Chapada Diamantina: como ir? Tire todas as dúvidas!

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 12/10/2020

Como ir à Chapada Diamantina (BA) é uma dúvida que pode surgir durante o planejamento da viagem. A região, que fica na Bahia, inclui diversas cidades. Por isso, é importante pesquisar e definir previamente quais atrações você quer visitar. Assim, fica mais fácil de montar o roteiro, reservar a hospedagem e definir como você vai preferir chegar à cidade, por exemplo, de ônibus ou avião. Confira todas as dicas no índice abaixo:

Onde fica a Chapada Diamantina?
Mapa da Chapada Diamantina
Como ir de avião
Aeroporto mais próximo
Passagens aéreas
Ônibus de Salvador para Lençóis
Como ir de carro para a Chapada Diamantina
Como circular na Chapada Diamantina

chapada diamantina como ir vista morro santo inacio

Vista do Morro Pai Inácio na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro.

Antes de começar, vale dizer que, dependendo do que você quer visitar, é melhor dividir a hospedagem entre duas ou mais cidades. Então, é importante pensar também não só em como ir à Chapada Diamantina, mas também em como se deslocar entre os lugares. Além disso, pedir um roteiro personalizado ou comprar um pacote com uma agência de viagem pode ser uma boa opção.

A seguir, você vai ver tudo que precisa saber para visitar a Chapada Diamantina, incluindo o mapa com as cidades da região. Além disso, te explico como ir de avião, qual é o aeroporto mais próximo e como chegar de ônibus saindo de Salvador.

Mas antes, vamos a um quadro resumido das distâncias:

  • Salvador x Lençóis – 420 km
  • Salvador x Mucugê – 449 km
  • Lençóis x Mucugê – 140 km
  • Aeroporto de Lençóis x Centro de Lençóis – 20 km
  • Aeroporto de Vitória da Conquista x Lençóis – 419 km
  • Aeroporto de Vitória da Conquista x Mucugê – 260 km

Chapada Diamantina: onde fica e como ir?

A Chapada Diamantina é um parque nacional que fica no centro do estado da Bahia. O local é composto por 24 municípios, mas normalmente os turistas chegam pela cidade de Lençóis, que tem maior oferta de restaurantes, bares, agências de viagem e pousadas, além de uma vida noturna mais agitada. Mais a frente, você vai ver as melhores opções de trajeto e meios de transporte.

Como ir à Chapada Diamantina? Veja o mapa da região

Ver o mapa da Chapada Diamantina é importante para definir os lugares que você quer conhecer e quais caminhos vai fazer para chegar até eles. Como a região é muito grande, pode ser que você nem consiga visitar todas as atrações em uma única viagem. Por isso, é importante se planejar para aproveitar o máximo possível.

Abaixo, está o mapa do Parque Nacional Chapada Diamantina. As informações presentes nele são do Guia Chapada Diamantina, e também incluem o mapa rodoviário.

chapada diamantina como ir mapa

Mapa da Chapada Diamantina. Foto: Guia Chapada Diamantina.

Chapada Diamantina: como ir de avião

É possível chegar na Chapada Diamantina de avião, mas é bem provável que você precise fazer uma escala, visto que a rota para região é bem limitada. A seguir, você vai saber todos os detalhes para realizar a viagem de avião.

Como economizar na passagem aérea

Nós costumamos comprar passagens com desconto na MaxMilhas, Viajanet e Passagens Promo. Todos esses sites são parceiros aqui do blog e indicados por nós e você pode usar para comprar sua passagem para a Chapada Diamantina.

Qual o aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina?

O aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina é o Aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis, no Norte da região. Outra opção é pegar um voo com destino em Vitória da Conquista, no Aeroporto Glauber Rocha. Essa é a melhor escolha para quem quer conhecer as cidades ao sul da Chapada Diamantina, como Ibicoara e Itaetê.

Nesse caso, além de comparar os preços, você pode ver qual aeroporto fica mais perto dos lugares que você deseja visitar. Assim, já facilita a sua viagem.

Há ainda a possibilidade de desembarcar no aeroporto de Salvador e seguir para a Chapada Diamantina de ônibus ou de carro.

chapada diamantina como ir gruta lapa doce

Gruta Lapa Doce na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir à Chapada Diamantina? Comprando a passagem aérea

Na hora de comprar a passagem aérea para a Chapada Diamantina, você precisa saber que os voos comerciais para o aeroporto de Lençóis são bastante limitados. Todos partem de Salvador e são operados pela Azul. Normalmente, eles acontecem apenas às quintas-feiras e aos domingos, mas, durante a alta temporada, a empresa costuma adicionar voos extras.

A distância entre as cidades de Salvador e Lençóis é de aproximadamente 420 km e o voo dura, em média, 1h10. Vale ressaltar também que o aeroporto de Aeroporto Horácio de Matos está localizado a 20 km do centro da cidade. Ou seja, você terá que pegar um táxi para chegar ao hotel.

No caso dos voos para o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, as opções são um pouco maiores. No entanto, o desembarque costuma ser mais longe das principais atrações da Chapada Diamantina. Atualmente, as companhias que operam por lá são Azul, Gol e Voepass (antiga Passaredo).

Os voos partem diariamente de Belo Horizonte, Campinas, São Paulo e Salvador. Para se ter uma noção, a distância entre Salvador e Vitória da Conquista é de 440 km e o voo dura cerca de 1h e 5min. Essa é a melhor opção para quem quer visitar as cidades mais ao Sul da Chapada Diamantina, como Ibicoara e Itaetê.

No caso de Mucugê, mais perto do Centro, a melhor opção é pegar o voo Salvador-Lençóis e depois ir de carro para lá: são cerca de 140 km e 2h e 20 minutos de viagem. A nível de comparação, a distância entre Vitória da Conquista e Mucugê é de mais de 260 km, com trajeto de 4h30 de carro.

chapada diamantina como ir escorrega natural ribeirão do meio

Escorrega natural em Ribeirão do Meio, na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro.

Chapada Diamantina: como ir de ônibus de Salvador para Lençóis

Como Lençóis é uma das principais cidades da Chapada Diamantina, muitas pessoas vão direto de Salvador para lá de ônibus. Essa tarefa não é complicada, já que existem ônibus regulares saindo de Salvador para Lençóis. O trajeto é operado pela Real Expresso/Rápido Federal e as passagens  para a Chapada Diamantina de ônibus custam cerca de R$ 90. A viagem dura um pouco mais de 6 horas.

Além disso, também é possível pegar um ônibus de Salvador para Mucugê. A companhia que faz essa rota é a Cidade Sol e os preços variam na faixa de R$ 100. Já o tempo de viagem fica entre 7 e 8 horas.

Você pode comprar a passagem de ônibus para os trechos Salvador-Lençóis ou Salvador-Mucugê pelo site da Clickbus, parceiro aqui do blog e que oferece bons descontos.

Chapada Diamantina: como ir de carro

Você ainda pode ir de carro para a Chapada Diamantina, seja um veículo próprio ou alugado. Eu recomendo o site que sempre uso pra alugar carro, o da Rentcars, que reúne várias locadoras relevantes e onde você pode parcelar em até 12x. Na época em que fui de carro, a estrada estava bastante movimentada e nós levamos quase 7h para fazer o trajeto.

Depois, também fizemos todos os passeios com o veículo, que era um Corsa. Ou seja, mesmo que as estradas sejam de terra, não é preciso ter um 4×4. No entanto, é bom que o carro tenha ar, porque em vários momentos será necessário fechar a janela por causa da poeira. Além disso, tem poucos postos de gasolina na região. Então, não marque bobeira!

Também é preciso ficar atento, porque a maioria dos passeios exige a presença de um guia. Você pode contratar com alguma agência ou com as associações da região.

Aproveite para reservar seu carro pela Rentcars. No site, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e ainda colabora com o Viciada em Viajar.

chapada diamantina como ir cachoeira

Cachoeira na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro.

Chapada Diamantina: como circular entre as cidades?

Como já falamos, a Chapada Diamantina é composta por diversas cidades e, para visitar as principais atrações, é preciso circular entre elas. Você pode fazer esses trajetos de ônibus, mas é um pouco mais complicado. Por exemplo, não há ônibus direto ligando as cidades de Lençóis e Mucugê. Nesse caso, é preciso fazer uma parada em Feira de Santana.

Você também optar por rotas alternativas, de acordo com os passeios que você deseja fazer. Há ônibus para diversas cidades da Chapada Diamantina, como Nova Redenção, Ibicoara, Itaetê, entre outras. Além disso, a empresa Emtram opera alguns trechos de ida e volta entre os municípios.

Apesar de existir essa possibilidade, o mais recomendável é que os passeios sejam feitos de carro. Essa é a melhor forma de circular entre as cidades e aproveitar as atrações da região. Há ainda a opção de contratar um pacote para Chapada Diamantina com alguma agência de viagens. Assim, a empresa vai se responsabilizar pelo seu transporte no local.

chapada diamantina como ir cachoeira mosquito

Cachoeira do Mosquito na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro

Conclusão

Para concluir, é possível ir à Chapada Diamantina de diversas maneiras. Dá para chegar lá de avião, carro ou ônibus. Na hora de escolher, você pode avaliar quais transportes oferecem as melhores condições de disponibilidade e preço. Além disso, verifique quais atrações você pretende visitar e onde elas estão localizadas, e como você vai se locomover na região.

E para você, qual é a melhor forma de chegar à Chapada Diamantina?

Leia também:

Comentários

  1. 17 ago 2011

    Muito legal encontrar pessoas cheiras de energia como você e ainda mais que gostam de mostrar isso para as outros pessoas.

    Queria te convidar a conhecer o meu site também já que está planejando ir para Chapada Diamantina, caso você goste de caminhos um pouco alternativos eu também algumas trilhas que você não vai encontrar em outras agências por ai.

    Meu site http://www.extremeecoadventure.com.br/ espero que você goste Marcelle

  2. Anonymous
    31 ago 2011

    Oi Marcelle! Legal suas dicas, pretendo ir à Chapada em novembro e quanto mais informações, melhor! Só para consertar uma coisinha… a partir de 28 de setembro a TRIP vai oferecer 2 vôos semanais para Lençóis, saido de Salvador: às quintas e aos domingos, é só conferir lá no site da TRIP mesmo.

    Vlw, Fernanda.

  3. 31 ago 2011

    Valeu pela dica, Fernanda! Quando eu fui, já havia um boato de que a Trip passaria a ter dois voos semanais, mas ainda não estavam vendendo passagens. Bom saber que temos mais opções!
    Abraço,
    Marcelle

  4. Anonymous
    13 jul 2012

    Estou pela 2 vez na Chapada,com a Chapada Adventure que e sensacional.
    Gostaria que corrigissem os horarios dos voos e acrescentassem que a linha de onibus e Salvador-Seabra,de la ha outras ligações.

  5. Carol
    23 jan 2015

    Ótimo post!! Fui à chapada agora em Dezembro e coloquei um relato bem completinho num blog para que a informação seja útil a outros viajantes, dá uma olhada: http://awaywthebirds.blogspot.com.br/

  6. Brisa
    07 jun 2015

    Marcelle, parabéns pelo post. Tudo muito explicadinho, sanando todas as minhas dúvidas.

    um abraço!

  7. Augusta Andrade
    14 maio 2016

    Oi Marcelle! Legal o seu depoimento, realmente a Chapada Diamantina é incrível. Estive lá esse ano e fiz vários passeios. Conheci o Vale do Pati, a cachoeira da Fumaça por cima, Buracão, foi demais. Contratei o serviço da agência Chapada Soul, e o atendimento e serviço deles superou todas as minhas expectativas; ótimos guias, serviço de primeira qualidade. fui muito bem tratada na Chapada por toda equipe da Chapada Soul. Recomendo, vale a pena contratar. Segue o site deles, mostra bem todas as opções da Chapada. http://www.chapadasoul.com

  8. Claudio Quevedo
    05 jun 2016

    Olá, muito legal suas dicas. Você poderia dar alguma dica sobre quais pousadas ficar em Mucugê e Lençóis?

    Obrigado.

  9. Rogerio RK
    03 out 2016

    Boa tarde , indico o vídeo La Postura (De Partida ) que mostra imagens da chapada e a música fala do folclore da região, muito boa mesmo. abraços

  10. Cristiano Valente (TRIPtamina)
    11 abr 2017

    Atualmente me encontra na Chapada e fiz um post também para mochileiros com pouca grana.
    Deixei muitas dicas e fotos. Confira!
    https://triptaminablog.wordpress.com/2017/03/28/as-vistas-obliquas-da-chapada-diamantina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *