País de Gales: vale dar uma esticadinha pra conhecer!

postado por Marcelle Ribeiro em 17/09/2011 - Atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

A correspondente na Inglaterra do blog, a querida amiga Fernanda Maniero, que mora no país da rainha Elizabeth, mandou mais um post (veja o primeiro aqui) para o meu e seu deleite. Desta vez, a Fer fala sobre o País de Gales, para onde foi recentemente com a família. As fotos, fantásticas, são do marido da Fer, o Daniel Valle (como no primeiro post da Fer).

Com a palavra, a Fer:

“Wales, ou País de Gales pra gente, é uma das nações que compõem o Reino Unido. Confesso que, até vir pra cá, tinha ouvido muito pouco sobre o país e não conhecia nada turístico de lá. Mas com um feriado à vista e com Wales pertinho (Cardiff, a capital do País de Gales, fica a menos de 2 horas de carro da minha cidade, Bracknell), elegemos esse como nosso próximo destino e fui fazer as pesquisas. E me surpreendi: tem muita coisa legal pra fazer!

Acho que uma das partes com mais apelo turístico (e ao mesmo tempo mais com a cara de Wales, que é essencialmente rural) é o norte do País. Não é à toa que William e Kate, o casal mais queridinho daqui, escolheu essa região pra fixar residência (http://extra.globo.com/tv-e-lazer/viagem-e-turismo/no-norte-do-pais-de-gales-um-roteiro-inspirado-no-casamento-real-de-principe-william-kate-middleton-1390233.html). No entanto, como pra gente era muito mais distante, focamos a viagem na região sudeste, onde fica a capital, Cardiff.

Um parêntesis: em Wales e na Escócia estão os castelos mais lindos e antigos do Reino Unido. São centenas de opções. Então, se você gosta desse tipo de passeio, esse é o lugar. O site de turismo de lá é super bem feito e mostra todas as opções por região (http://www.visitwales.co.uk/). Vale consultar antes de programar uma visita!

CardiffCastle1

Cardiff Castle. Foto: Daniel Valle

Mas, voltando ao nosso roteiro, o primeiro destino foi Cardiff. Chegamos à cidade perto da hora do almoço e fomos direto ao centro, onde está o principal ponto turístico: o Cardiff Castle. Em 2000 anos de história, o castelo já foi uma fortaleza romana, um reduto dos normandos na época medieval, até ser transformado em um conto de fadas gótico na era vitoriana. Meio complicado, né? Mas isso se reflete no castelo, que reúne ruínas medievais de um lado e um palacete do outro (com salões lindos e bem conservados). O cartão postal é a Torre do Relógio. A entrada custa 11 pounds e dá direito a um audio guide (não tem em português).

CardiffCastle2

Cardiff Castle. Foto: Daniel Valle

Saindo pelo portão principal, você já está no centro, que tem uma área bonitinha para pedestres com lojinhas e cafés. Depois, vale ir ao Cardiff Bay, a zona portuária que foi totalmente reformada e hoje em dia é repleta de bares, restaurantes e pubs à beira-mar. Lá está o MIllenium Center, de estrutura super moderna, bem ao lado da Igreja Norueguesa. É um bom lugar para jantar.

Já no segundo dia, quisemos aproveitar o calor inglês do mês de agosto para conhecer uma praia daqui. A escolhida foi a Three Cliffs Bay, que está entre as mais lindas do Reino Unido. De Cardiff, de carro, fica a 1h10 de distância. É claro que não dá pra comparar com o litoral brasileiro, mas o visual é lindo. O nome é uma homenagem ao trio de picos rochosos avistados no contorno da costa. Para chegar tem de fazer uma trilha de uns 20 minutos (e a gente, sem saber, levou o carrinho de bebê. Uma furada!). E como não tem biscoito Globo nem mate gelado, leve lanche pra passar o dia. Da areia, dá pra ver no alto a ruína de um castelo do século XII, o Pennard Castle, que tem muitas lendas com direito a fadas e magia. E essa foi a estréia da minha filhota numa praia, então o passeio teve gostinho especial.

3cliffs2

Three Cliffs Bay. Foto: Daniel Valle

3cliffs1

Three Cliffs Bay. Foto: Daniel Valle

No terceiro e último dia, fomos ao Caerphilly Castle, que fica a apenas 20 minutinhos de Cardiff. Erguido na sua maior parte entre 1268 e 1271, trata-se de um típico exemplar de fortificação normanda. É considerado o maior castelo de Gales e um dos maiores da Europa. O complexo é formado por um conjunto de torres, grossas muralhas e engenhosas linhas de defesa contra os ataques inimigos. Uma das torres do castelo foi tombada durante a Guerra Civil Inglesa e hoje apresenta inclinação maior que a Torre de Pisa, na Itália. É lindo e foi, sem dúvida, o melhor passeio da viagem. Muito pelo fato de termos ido num dia em que estava tendo encenação de um grupo de teatro sobre a vida na Idade Média. As crianças podiam se vestir com roupas da época, os adultos aprendiam a lidar com o arco e flecha, entre outras atrações. Um passeio muito legal para a família. E barato: o ticket custa apenas 4 pounds. Super recomendo.

Caerphilly1

Caerphilly Castle. Foto: Daniel Valle.

 

Caerphilly2

Caerphilly Castle. Foto: Daniel Valle

A viagem foi toda feita de carro a partir de Cardiff. E acredito que o carro é a melhor forma de conhecer a região. E não se assuste com a mão inglesa: a gente estranha no primeiro dia, mas logo se acostuma”.

Reserve sua hospedagem em Cardiff pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. 22 set 2011

    Amei o post e as fotos Fer! Já pode virar blogueira! eheheh

  2. 19 maio 2012

    Este comentário foi removido pelo autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *