O que fazer na Croácia? Quais ilhas e cidades priorizar no roteiro?

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 15/01/2024

Quais cidades visitar na Croácia? Se você chegou aqui, pode ser que esteja sem saber quais lugares da Croácia priorizar e o que pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. Afinal, tem muito o que fazer na Croácia e este tipo de decisão não é fácil. Por isso, neste post eu vou dar um panorama bem geral das principais atrações do país. Ah, e eu vou falar sobre as cidades mais famosas da Croácia seguindo a ordem do Norte ao Sul do país. Se preferir, acesse o índice:

Zagreb
Plitvice
Zadar e Pag
Split
Bol/Brac
Hvar
Vis
Dubrovnik
Quantos dias na Croácia?

lagos de plitvice o que fazer na croácia

Lagos de Plitvice, na Croácia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Zagreb

Zagreb é a polêmica capital da Croácia. Isso porque muita gente diz que não vale a pena conhecer a cidade pela falta de atrativos memoráveis. E eu confesso que minha ideia inicial era não colocá-la na minha viagem à Croácia por causa dessa fama.

Contudo, ficava muito mais barato e prático se chegássemos por Zagreb (e saíssemos por lá também), porque a capital é a cidade croata melhor conectada com o resto da Europa em relação a voos. Muito melhor, inclusive, que outras cidades da Croácia que têm aeroportos internacionais, como Split e Dubrovnik. Ah, e já adianto que não tem voos diretos do Brasil para a Croácia.

Atrações de Zagreb

Nós acabamos decidindo passar um dia quase inteiro lá para que o maridão pudesse dormir um pouco depois do voo longo vindo do Brasil. Como fomos com expectativas baixas, gostamos da capital.

Uma coisa importante na hora de escolher a hospedagem em Zagreb é saber que existem opções disponíveis perto da rodoviária, perto do aeroporto e perto do centro histórico. Então, cabe analisar qual delas é melhor para o seu roteiro. Mas fique tranquilo: é muito fácil se locomover por lá, pois o Uber é muito barato.

Voltando às atrações, fizemos um passeio guiado gratuito pela parte antiga em umas 2h, que foi ótimo para ter um contato inicial com a história do país. Vimos prédios históricos importantes, sendo o mais famoso deles a Igreja de São Marcos, com seu teto colorido. Pena que não pudemos entrar, porque ela estava em reforma.

Outro ponto turístico famoso de Zagreb é o Museu dos Relacionamentos Partidos, que tem objetos doados por pessoas que tiveram relacionamentos encerrados, em sua maioria de forma trágica. Achei muito interessante, já que é um museu com uma proposta diferente do que estamos acostumados. Ainda deu tempo de ir a um parque verde, mas nada demais. Vale lembrar que Zagreb não tem praia.

Se ficar mais fácil ou mais barato montar seu roteiro pela Croácia incluindo Zagreb, inclua. Mas lembre-se que não está na lista dos melhores lugares da Croácia. Por isso, dedique uma tarde ou no máximo 1 dia à capital e já está de bom tamanho.

igreja são marcos em zagreb

Igreja São Marcos, em Zagreb. Foto: David Boca/Unsplash

Plitvice

Um dos lugares mais famosos quando o assunto é turismo na Croácia é o Parque Nacional Plitvice, que fica a 2h de carro de Zagreb. É um lugar com muitas cachoeiras e lagos verde-esmeralda de uma cor impressionante. Não é permitido tomar banho, mas ainda assim vale a pena demais.

Este é um destino para passar o dia inteiro, feito no estilo bate-vola desde Zagreb, Zadar ou Split. Isso porque não tem uma cidade interessante por perto. Apesar de também não ter praia, este é um lugar imperdível na Croácia. Afinal, é tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial e tem muitas trilhas para explorar.

Eu conheci Plitvice no meio do caminho entre Zagreb e Zadar.

lagos de plitvice o que fazer na croácia

Lago de Plitvice visto de cima. Foto: Marcelle Ribeiro.

Zadar e a Ilha de Pag

A duas horas ao Sul de Plitvice fica a cidade de Zadar, onde eu fiquei hospedada por duas noites. Zadar é famosa pela Saudação ao Sol e pelo Órgão do Mar.

A Saudação ao Sol é um painel de placas solares instalado no chão de uma área na beira do mar. Depois de receber sol o dia inteiro, as placas se iluminam e ficam piscando quando anoitece.

Já o Órgão do Mar é uma mistura de arquitetura com música. Um conjunto de tubos de vários comprimentos e diâmetros foi instalado na altura da maré mais baixa da região. Com o movimento das ondas, os tubos produzem sons. Você consegue conhecer estas 2 atrações em 30 minutos.

O pôr do sol da cidade também é um dos mais lindos que já vi. Contudo as praias de Zadar mesmo não são bonitas. A região também tem uma parte histórica relevante, com igrejas e ruínas, mas são bem menos importantes que as das cidades de Split e Dubrovnik. Ou seja, é um lugar para você passar um final de tarde e está de bom tamanho. Portanto, se você tiver pouco tempo na Croácia, pode cortar do roteiro sem grandes traumas.

Eu acabei dormindo lá e, durante o dia, ao invés de ir a uma praia de Zadar, eu preferi alugar um carro e ir a uma das ilhas da Croácia, a 1h30 da cidade, que é a ilha de Pag. Lá tem a praia Baby Beach, além de fábricas de queijos croatas famosos. O lugar é bonito, mas também não é uma das melhores ilhas na Croácia. Logo mais, falarei de praias que são bem mais bonitas e o que vale a pena conhecer na Croácia, especialmente no verão.

pôr do sol o que fazer na croácia

Pôr do sol visto do Órgão do Mar, em Zadar. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Croácia: Split

Esta é uma cidade famosíssima. Por isso, muitos que pesquisam o que fazer na Croácia consideram ir até lá. Porém, aqui eu também vou deixar uma polêmica no ar (já explico).

Split é famosa por duas coisas: pela parte histórica e pelo litoral.

A parte histórica é o Palácio de Diocleciano, uma construção murada grandiosa feita para ser a casa do imperador Diocleciano quando ele se aposentasse. Lá dentro tem igreja, museu e uma torre enorme. Eu achei que valeu a pena, porque, de fato, é uma construção muito rica e variada. Lá, você encontra objetos de outros reinos, como uma esfinge trazida da Turquia e colunas romanas. Além disso, também pode ver a catedral que foi construída para ser, na verdade, o mausoléu do imperador.

Essa parte histórica você consegue conhecer em um período, isto é, manhã ou tarde. Além disso, outro atrativo é que na parte histórica de Split foram gravadas algumas cenas da série Game of Thrones.

Mas Split também atrai muita gente querendo praia — e esta é a questão polêmica. Na verdade, as praias localizadas na cidade mesmo não são bonitas. Isso porque a cor do mar é um verde bem mais ou menos. Então, a fama de Split se deve ao fato de que lá perto tem várias ilhas com praias bonitas. Ou seja, para ver um mar paradisíaco nesta região, você tem que fazer vários passeios de barco, de dia inteiro em sua maioria.

Passeios a partir de Split

Eu confesso que preferi me hospedar numa dessas ilhas lindonas para não ter que fica fazendo mil passeios de barco a partir de Split e também para curtir praia de uma maneira mais relaxada. Desde Split, você pode também fazer passeio de dia inteiro para Plitvice, como eu já disse aqui, e também para as cachoeiras de Krka, onde é permitido tomar banho. Também dá pra fazer um passeio de bate-volta para a Bósnia, que é ali perto.

Leia também: O que fazer em Split (Croácia)? Roteiros prontos para 1, 2 ou 3 dias

palácio diocleciano o que fazer na croácia

Palácio Diocleciano em Split. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Croácia: Bol / Brac

Uma dessas ilhas lindas que você pode conhecer num passeio de 1 dia a partir de Split (e também a partir de outro lugar da Croácia, de Hvar, como eu vou explicar) é a ilha de Brac. Aliás, este é um dos melhores destinos da Croácia e eu vou contar o porquê.

Nesta ilha tem uma cidade chamada Bol, onde fica uma praia que já foi eleita como uma das mais bonitas do país, que é a de Zlatni Rat, ou Chifre Dourado em português. Ao decidir o que fazer na Croácia, não deixe essa praia de fora, pois o mar é de um azul claro lindo demais e sem ondas. Pensa num mergulho perfeito!

A maioria das pessoas passa apenas um dia na ilha para conhecer a praia de Zlatni Rat — e foi o que eu fiz. Mas achei a ilha tão charmosa e com um clima tão tranquilo que, se eu voltar à Croácia, passarei ao menos uma noite lá.

Leia também: Melhores praias da Croácia: 7 dicas de quem de fato visitou o país

praia zlatni rat o que fazer na croácia

Praia de Zlatni Rat, na ilha de Brac. Foto: Dronepicr / Flickr

O que fazer na Croácia: Hvar

É em Hvar que estão as melhores praias da Croácia. Esta ilha tem várias cidades, mas se você ficar hospedado na cidade chamada Hvar (de mesmo nome da ilha), consegue conhecer diversas praias com mar azul-turquesa de forma fácil.

E não só as praias da ilha mesmo são lindas como, a partir de Hvar, você pode fazer passeios de barco de dia inteiro para lugares espetaculares. Um famoso é o da Gruta Azul, imperdível por causa da cor fosforescente da água dentro da caverna. Neste passeio você ainda vai a outros lugares lindos, como a ilha de Vis.

Além disso, de Hvar você ainda pode pegar um catamarã para a praia de Zlatni Rat, como mencionei acima.

Hvar também é a ilha mais badalada da Croácia. A ilha atrai também quem curte vida noturna por causa das festas. Entretanto, se você for mais tranquilo e só quiser ir jantar num lugar legal, você vai gostar, porque tem muitos bares e restaurantes charmosos. Além disso, tem atrações históricas para aquele momento do pós-praia, como uma fortaleza com uma vista linda.

Eu fiquei hospedada 8 dias em Hvar e conheci todas as praias famosas, fiz os passeios e vi atrações históricas. Se quando estiver pesquisando o que fazer na Croácia você se der conta de que só pode escolher um lugar para curtir praia, vá para Hvar mesmo que tenha menos dias.

Leia também:

praia de mlini em hvar

Mlini, localizada em frente à ilha de Hvar. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Croácia: Vis

Uma ilha perto de Hvar onde eu quase dormi, mas à qual acabei dedicando apenas um par de horas, foi Vis. Isso aconteceu apenas por uma questão de praticidade, não porque duvidei da beleza do lugar.

Vis é uma ilha mais pacata e com belas praias. A mais famosa de lá é a praia de Stniva, que fica entre paredões e tem um mar esverdeado e transparente. Pertinho de Vis fica a Gruta Azul, sobre a qual já falei aqui, e também a Gruta Verde. Eu conheci estas duas atrações num passeio de barco de dia inteiro a partir de Hvar. A minha ideia era dormir umas 2 noites em Vis, mas acabei desistindo por conta da logística geral da viagem.

Leia também: Roteiro na Croácia em 14 dias perfeitos! (Bônus: países vizinhos)

praia stiniva em vis

Praia de Stiniva em Vis. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Croácia: Dubrovnik

Não dá para falar sobre o que fazer na Croácia sem falar de Dubrovnik. É uma das cidades mais famosas pela parte histórica, mas também tem praias bonitas. Ou seja, se você vai pra Croácia, só tem tempo de ir a uma cidade e quer um pouco de tudo, Dubrovnik é o seu lugar. Eu fiquei 4 dias e, com toda a certeza, valeu a pena.

A cidade murada de Dubrovnik é tão impressionante que também foi cenário da série Game of Thrones. O muro é enorme e imponente. Por lá, tem várias igrejas lindas, um Monastério Franciscano, fonte de água, museus, restaurantes e até hotéis em prédios históricos. Contudo, para conhecer essa parte da cidade, você vai levar 1 dia inteirinho e bem cheio, viu?

Além disso, Dubrovnik também tem um teleférico com uma bela vista e, como mencionei, praias lindas. Eu fui a duas praias com mar azul claro e calminho.

Ah, e de Dubrovnik eu fiz um passeio de dia inteiro para a Bósnia, onde vi cachoeiras e uma cidade famosa pela sua ponte antiga e mesquitas. Além disso, também dá para fazer um passeio de dia inteiro para Montenegro, outro país vizinho, para ver uma baía de cor verdinha e construções de pedra.

Leia também:

muralhas de dubrovnik o que fazer na croácia

Muralhas que cercam a cidade antiga de Dubrovnik. Foto: Marcelle Ribeiro

Quantos dias ficar na Croácia?

Fique pelo menos 7 dias pra ver só as cidades e ilhas mais imperdíveis. No meu caso, passei 15 dias e achei ótimo. Cortando as cidades menos interessantes do meu roteiro, que foram Zadar e Zagreb, poderia ter ficado 10 dias e ainda assim conseguiria visitar as minhas prioridades quando listei o que fazer na Croácia.

Leia também: Quanto custa viajar para a Croácia? Quanto gastei e como economizar

Quer ver mais detalhes? Assista abaixo ao vídeo sobre o que fazer na Croácia: 

E você, tem mais dicas sobre o que conhecer na Croácia? Escreva nos comentários!

Leia mais: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *