Passagens aéreas baratas e promoções: como achar e cuidados

postado por Marcelle Ribeiro em 11/04/2011 - Atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Post atualizado em 09/08/17

Encontrar passagens aéreas baratas é sempre um desafio, mas eu dou as dicas aqui pra vocês. Eu já tinha falado um pouquinho sobre passagens em promoção na Europa neste post, mas resolvi ampliar o assunto.

Seguinte: existem empresas aéreas que vendem passagens baratinhas, mas não dão muito conforto no avião. Aí você me pergunta: o que é baratinha? Para analisar direitinho, você tem que levar em consideração as taxas. Isso é mega importante: nas empresas barateiras da Europa, a passagem de um país para outro do continente às vezes custa 15 euros, mas de taxas (de embarque, etc) você paga mais uns 35, 40 euros. Por isso, na hora de comprar, confira se as taxas já estão incluídas (normalmente já aparece logo o valor das taxas).

Esse tipo de passagem não é tão difícil de achar não. Basta você olhar com alguma antecedência.

Lembra da Gol logo que ela se lançou no Brasil? Os preços eram ótimos, né? Então. A Gol é uma “cópia” de uma empresa inglesa low-cost, chamada EasyJet. O logotipo das duas são parecidos. Só que a Gol hoje é uma empresa careira.

Como eu disse, as low-costs não têm muito conforto, mas como elas cobram barato e os voos que fazem não costumam ser longos (até onde eu sei, não tem low-cost fazendo voo de 12h, por exemplo), dá para aguentar. Mas saiba desde já que as cadeiras são pequenas, a distância entre elas é pequena e elas não costumam recostar nem um centímetro. Já tem até low-cost estudando a possibilidade de colocar alguns passageiros em pé, presos por um cinto diferente, mas acho que isso ainda não foi aprovado.

As empresas aéreas low-costs, em sua maioria, cobram pelo serviço de bordo, inclusive pela água!!! É isso mesmo que você ouviu. Nem a barrinha de cereal elas dão! Se você quiser comprar, eles têm um cardápio com preços e tudo, e você paga em dinheiro, na hora. Eu não tenho muita noção do preço das coisas desse cardápio não, porque normalmente eu deixo para lanchar quando chego em terra firme. Ah, o uso do banheiro é gratuito, mas eu já ouvi história de empresa querendo cobrar pelo banheiro (também não sei se as autoridades aéreas locais autorizaram).

Já tem seguro de viagem internacional? Faça pela Mondial por esse link e ganhe desconto.

Outra coisa importante: muitas vezes essas companhias não marcam assento. Você pode até escolher marcar o assento na hora em que vai comprar a passagem, mas pagará mais por isso. No aeroporto, o portão de embarque só é divulgado nos painéis meio perto do horário, e daí, como não tem lugar marcado, todo mundo corre para o portão. Ou seja, se você quer garantir que vai ficar perto da pessoa que está viajando com você, fique de olho no painel e entre na fila para o embarque logo.Você deve estar querendo saber: bom, empresa com passagem barata, que economiza até na água, só deve ter avião ruim, velho, inseguro, né? Olha, nas empresas que eu viajei, as aeronaves pareciam bem cuidadas, e deu tudo certíssimo. Nenhum voo atrasou. Daqui a pouco eu falo por quais empresas viajei.

Reserve seu hotel este link do Booking (que tem o meu código) e ajude o blog.

Mas antes, deixa eu falar de um item fundamental, que você tem que observar antes de comprar a passagem: o aeroporto para onde o seu voo vai. É que as low-costs costumam voar usando aeroportos que ficam mais distantes do centro das cidades (mas nem sempre, ok?).  Às vezes é melhor pagar mais numa passagem para um aeroporto mais central do que comprar uma passagem mais baratinha para um terminal lá nos cafundós, longe e que vai te demandar mais tempo e dinheiro de traslado.

Alugue carro pelo portal Rentcars nas maiores operadoras do mundo e ganhe desconto.

O quesito bagagem também é fundamental quando se fala de empresas low-cost. É que a grande maioria tem um limite de bagagem pequeno, de cerca de 15 kg. E as empresas aéreas que voam do Brasil para a Europa costumam ter um limite grande, de 22kg, 23kg. Ou seja, você sai daqui todo alegre e pimpão, com 20 kg de bagagem e chega lá na Europa, e vai fazer um voo interno (dentro da Europa), com limite de bagagem de 16 kg!!!

Então, fique atento para não pagar excesso de peso, até porque as empresas barateiras cobram os olhos da cara pelo excesso de peso (e isso às vezes pode significar o mesmo preço que você pagou pela passagem).

Uma solução para isso é já comprar o excesso de peso na hora de comprar a passagem. Essa é uma possibilidade que a Easyjet oferece, por exemplo. Você compra a passagem por 50 euros, por exemplo, e na mesma hora, escolhe um adicional de bagagem para ter direito a 23kg, ao invés de 16 kg, e daí o excesso de peso pré-pago sai a 15 euros ao invés dos 25, 30 euros que você pagaria na hora do check in. Eu costumo fazer isso. Assim, viajo tranquila e não pago horrores.

Mas é bom fazer a conta, para ver se o preço da passagem na empresa barateira + o excesso de peso pré-programado não fica mais caro que uma passagem numa empresa mais tradicional e não barateira (como a British Airlines, no caso da Inglaterra), que naturalmente já tem um limite de bagagem grande. Já voei de empresa “tradicional” por isso, porque valia mais à pena.

Ainda no quesito bagagem, fique atento à bagagem de mão. A maioria das empresas low-cost só permite 1 volume de mão. E quando eles falam 1, é 1 só. Se você estiver com uma bolsa de mulher e uma mochila, isso são 2 bagagens de mão. Se estiver com uma bolsa de mulher e uma sacola do freeshop (que comprou depois de passar pelo raio x), isso são 2 bagagens de mão. Ou seja, leve uma mochila e coloque nela a sua bolsa de mulher, a sua revista, tudo que precisar lá. Você só pode entrar no avião carregando 1 coisa, entendeu? E eles medem essa mala de mão, tem uma caixinha no check in, e a atendente vai falar para você colocar nessa caixinha a sua bagagem de mão. Coube na caixinha? Então pode entrar. Não coube? Então paga como se isso fosse uma bagagem “de porão”, que vai no porão do avião. Mas me lembro que a gente viajava com mochilas médias (dessas de estudante de escola) e nunca tivemos problemas. Cheque no site da empresa aérea as dimensões das bagagens permitidas.

Bom, na Europa, eu viajei pelas empresas Easyjet (inglesa, mas que te site em português de Portugal) e Vueling (espanhola). E , na Ásia, voei de Air Asia. Mas já ouvi falar da Euro Wings (alemã), da Ryanair, e da  Air Berlin (alemã, mas que também tem site em português de Portugal). Mas tem mais uma pilha delas.

Dois sites são ótimos para pesquisar passagens aéreas de várias empresas aéreas que voam por todo  o mundo: http://www.kayak.com.br e http://www.skyscanner.com.br. Você coloca lá o trecho que quer fazer e eles buscam em várias companhias aéreas de uma vez só, poupando o seu tempo!

Olha a fila para entrar no Reichstag! Foto: Marcelle Ribeiro

A Alemanha tem algumas empresas de avião low-cost. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Reserve seu hotel este link do Booking (que tem o meu código) e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão.

Já tem seguro de viagem internacional? Faça pela Mondial por esse link e ganhe desconto.

Pelo Rentcars você reserva nas maiores operadoras do mundo, ganha desconto e ajuda o blog.

 

Leia também:

Como economizar na viagem ao exterior e no Brasil

Como descobrir a previsão do tempo meses antes da viagem

Como arrumar a mala: um eterno dilema

Quantos dias ficar em cada lugar na viagem: dicas práticas

Mais fotos e curiosidades das nossas viagens no Facebook (https://www.facebook.com/viciadaemviajar/), Instagram (https://www.instagram.com/viciada_em_viajar) e Twitter (https://twitter.com/viciadaemviajar)

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. 06 jun 2011

    Boas dicas, me ajudaram muito. Parabéns pelo blog. David

  2. 01 set 2011

    Bom dia, boas dicas, parabéns!!!!

    Você conhece algum site confiável que eu possa comprar com o catão visa do Brasil a passagem da Easyjet?
    Já tentei no próprio site da empresa, porém não obtive sucesso.

    Obrigado!

    Felipe – http://www.fotografiasdepaisagens.com

  3. 01 set 2011

    Felipe,
    Não conheço, infelizmente. Eu comprei as minhas passagens com cartão Mastercard (internacional, mas feito no Brasil), direto no site da Easyjet. Nunca comprei passagem pela Decolar.com ou outras empresas que revendem passagens aéreas.
    Desculpe não poder te ajudar 🙁
    Abraço,
    Marcelle

  4. 03 set 2011

    Oi Marcelle,

    Consegui comprar pelo site da Easyjet e de outras 2 low-costs. Esqueci de desbloquear o cartão do Banco do Brasil no terminal eletrônico para uso internacional. Mesmo comprando aqui no Brasil, achava que não era necessário, já que sempre adquiro créditos para o Skype, sendo que a sede fica em Luxemburgo, e nunca tive problemas!

    Obrigado pela atenção!

    Felipe

  5. rosaria
    02 jan 2013

    Voce comentou na CBN que havia um site que permite pesquisa comparativa de passagens de baixo custo pela europa. por favor, informe esse endereço. Agradeço a ajuda. Rosaria

  6. 03 jan 2013

    Oi, Rosaria,
    Os sites são:

    http://www.kayak.com.br
    e
    http://www.skyscanner.com.br/
    Abraço,
    Marcelle

  7. Anonymous
    04 jan 2013

    oi Narcelle, agradeço a informação e boa aventura na próxima viagem.

  8. Eduarda
    02 mar 2016

    Boa noite, estou adorando seu site e suas dicas! Pode me dizer em que site você prefere comprar passagem de avião para voos nacionais? Moro em Curitiba e pretendo ir pra Salvador agora em Junho e gostaria de comprar uma passagem na promoção. Você pode me ajudar? Obrigada desde já!

    • 09 mar 2016

      Oi, Eduarda,
      Eu sempre compro pelos próprios sites das companhias aéreas. Uso os sites agregadores apenas para ter uma ideia geral de preços.
      Deixe para acessar os sites nos finais de semana (de preferência de madrugada). É quando costumam entrar as promoções (independentemente do dia em que você pretende viajar e do destino).
      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *