Viagem pra Tailândia: 28 coisas que você tem que saber antes de ir

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 08/09/2022

Para planejar uma viagem pra Tailândia você precisa saber algumas coisas sobre o país de modo a não cair em roubada e não ter suas expectativas frustradas. Além disso, há algumas dicas sobre a Tailândia que vão te fazer aproveitar melhor o país. Neste post eu vou tirar várias dúvidas comuns de quem pretende viajar pra Tailândia. Então confira!

Viagem pra Tailândia: O que você precisa saber

1 – Para viajar para Tailândia precisa de visto?

Segundo a Embaixada da Tailândia no Brasil, brasileiros que vão a turismo para a Tailândia têm isenção de visto por até 90 dias.

2 – As cidades da Tailândia são precárias?

Numa viagem pra Tailândia você vai perceber que há várias cidades muito grandes e desenvolvidas, como a capital, Bangkok, e Chiang Mai, por exemplo. Elas têm arranha-céus, shoppings enormes e mega avenidas. Algumas cidades têm metrô super eficiente e abrangente.

Bangkok, aliás, é uma cidade de contrastes. Tem o trânsito engarrafado, o céu sempre poluído, os prédios gigantes, mas também tem rato em ruazinha menor, por exemplo.

Eu achei a Tailândia bem mais desenvolvida que a Indonésia e o Laos, por exemplo, que me pareceram países bem mais pobres.

prédios bangkok viagem pra tailândia

Prédios em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – É perigoso ir para a Tailândia?

Pela minha experiência, não. É seguro viajar para a Tailândia. Passei 22 dias lá e fiquei com meu marido a maior parte do tempo. Não tivemos nenhum problema, apesar de termos andado em algumas ruas mais vazias e escuras à noite, usado muito transporte público e trocado dinheiro em casas de câmbio nas ruas.

Além disso, não ouvi relatos de turistas com problemas com violência quando estive por lá.

Li sobre um suposto golpe de pessoas que mentem ao dizer que o Grand Palace de Bangkok está fechado, para te levar a lojinhas. Contudo, não vi ninguém dizendo isso nas proximidades do palácio.

Nos dias em que estive sozinha na Tailândia, só fiquei temerosa num transfer que peguei de madrugada. Fui a única passageira por uns 30 minutos e ficamos procurando por outros passageiros num condomínio escuro. Mas daí fiquei conversando no telefone e nada me aconteceu.

4 – Para viajar para a Tailândia precisa de passaporte?

Sim, brasileiros precisam de passaporte válido para entrar no país.

5 – Para ir para a Tailândia precisa de vacina?

Sim. precisa de vacina contra febre amarela. Para saber os pré-requisitos relacionados à Covid-19, veja o post sobre os países abertos para brasileiros.

6 – A comida tailandesa é apimentada?

Nem sempre. Tem comidas que em geral não levam pimenta. Uma dica sem erro é pedir “fried rice” (ou arroz frito, em português), que é em geral é arroz cozido com frango (ou camarão ou carne de porco), ovos fritos picadinhos e pedacinhos de tomate e cebolinha. Além de nunca vir com pimenta, é um prato barato e que você encontra em tudo que é lugar.

Outro prato sem pimenta é arroz com castanhas e camarão (ou frango) no abacaxi.

Porém, se você vir “green curry” escrito no cardápio, saiba que é mega picante!

Um prato clássico que pode vir ou não com um pouquinho de pimenta é o pad thai. É um macarrão de arroz frito com broto de bambu, castanhas ou amendoim, ovo frito picadinho e frango ou camarão. É minha comida tailandesa preferida!

Uma sobremesa famosa (e que não leva pimenta) é arroz com leite de coco com manga.

comida abacaxi viagem pra tailândia

Camarão com arroz no abacaxi, típico da Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Que língua se fala na Tailândia?

A língua oficial é o tailandês. Aliás, o alfabeto tailandês é diferente do nosso. Porém, é muito comum ver placas, cardápios e dizeres de maneira geral escritos também com o nosso alfabeto.

Segundo a Embaixada da Tailândia no Brasil, o inglês é uma matéria obrigatória no currículo do Ensino Médio, e é amplamente falado e compreendido em todo o país. Contudo, na prática, muitos tailandeses com renda menor não falam inglês.

8 – Não falo bem inglês, dá para viajar pra Tailândia?

Dá sim. Use e abuse de aplicativos de tradução. Além disso, a velha e boa mímica sempre ajuda. Os tailandeses são muito prestativos e adoram ajudar.

9 – Qual a religião dos tailandeses?

Mais de 90% dos tailandeses são budistas. Porém, os moradores do país também praticam outras religiões, como o cristianismo, o hinduísmo, o islamismo e o sikismo. A Constituição da Tailândia não menciona nenhuma religião ou seita como sendo religião nacional. Além disso, a Constituição dá total liberdade de culto a todos os cidadãos tailandeses.

mulheres templo budista viagem pra tailândia

Budistas em templo na Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro.

10 – O que levar numa viagem pra Tailândia?

Além de itens para aproveitar as praias, como biquíni, protetor solar, óculos escuros, e roupas leves, leve também algumas roupas compridas e que cubram os ombros. É que para visitar os templos budistas você terá que usar saias compridas (que cubram o tornozelo), sem fendas, e camisas que cobram os ombros e sem decote. Muitos templos nem permitem a entrada de turistas com roupas inapropriadas.

Mas dá para improvisar usando uma canga ou um lenço grande como saia ou para cobrir os ombros. Além disso, os templos não permitem a entrada de pessoas com roupas transparentes nem justas (mesmo que sejam calças ou saias) ou que mostrem a barriga.

Porém, nas ruas, você pode se vestir como se veste no Brasil, que não haverá problemas.

Outra dica sobre os templos é ir com um calçado fácil de tirar e colocar, porque para entrar nos templos é preciso estar descalço. Vai por mim: depois de tanto tirar e colocar sapato, você vai cansar.

mulher templo viagem pra tailândia

Saia comprida e camisa cobrindo ombros na Tailândia. Foto: Maridão.

11 – É melhor levar mochilão ou mala numa viagem pra Tailândia?

Na nossa viagem pra Tailândia eu e maridão levamos duas malas de rodinhas (uma grande e uma pequena). Não nos arrependemos. Mesmo quando você visita uma ilha pequena, de barco, em geral há pelo menos um pequeno píer para o desembarque.

Em nenhum momento tivemos que arrastar mala na areia, por exemplo. Além disso, sempre tem alguém para ajudar a carregar a mala por uma gorjeta. Eu não gosto do desconforto de carregar quilos e quilos de roupas nas minhas costas.

12 – Quais são os países perto da Tailândia?

Quem decide viajar pra Tailândia muitas vezes quer aproveitar para conhecer outros destinos da Ásia. Por isso, segue abaixo uma listinha que pode ajudar.

Países vizinhos da Tailândia (que fazem fronteira terrestre):

Países que não fazem fronteira terrestre, mas que são próximos e para onde é fácil ir de avião:

mulher cachoeira laos viagem pra tailândia

Cachoeira em Luang Prabang, no Laos. Foto: Maridão.

13 – É fácil comprar chip de telefone na Tailândia?

Sim, é fácil. Nós compramos chip no aeroporto de Bangkok, numa loja com atendentes que falavam inglês. Eles é que fizeram o procedimento de instalação do chip.

Porém, se você não quiser perder tempo durante a sua viagem pra Tailândia comprando chip, nem quiser ter que gastar o seu inglês para entender o que o vendedor da loja de chip fala, você pode receber um chip na sua casa, no Brasil.

É que há chips internacionais para celular pré-pagos que você compra em sites em português e recebe antes mesmo de embarcar, na sua casa. Eu já testei 5 chips desses nas minhas viagens pelo mundo e gostei de 2 marcas. A minha preferida foi a “O Meu Chip“. Outra que testei e gostei foi a Viaje Conectado. Saiba mais no post “Melhor Chip Internacional“.

14 – Qual a melhor época para visitar a Tailândia?

Para você que quer uma resposta resumida sobre quando ir para a Tailândia, digo que, de maneira geral, é de dezembro a março. Contudo, dependendo dos destinos que você for visitar no país, pode ser que tenham outros meses bons para viajar. Além disso, é preciso ficar atento para evitar os meses onde acontecem as monções, que são chuvas torrenciais.

O ideal é ler o post Melhor Época para Ir à Tailândia.

15 – Quando é mais barato viajar para Tailândia?

É mais barato justamente na época de chuvas torrenciais, as chamadas monções. Esta é a baixa temporada. Para quem vai para destinos de praia no Mar de Andaman, como Krabi, Phuket, Phi Phi, Railay e Koh Lipe, é mais barato viajar de maio a novembro.

Já para quem vai para destinos de praia do Golfo da Tailândia, como Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan, é mais em conta viajar de setembro a novembro.

Por sua vez, se você vai só a destinos mais urbanos, como Bangkok e Chiang Mai, os meses mais baratos (e mais chuvosos) são maio, julho, agosto, setembro e outubro.

Entretanto, eu não viajaria nesses meses em que chove demais para nenhum desses destinos na Tailândia, porque dizem que chove tanto que alaga tudo. Fica difícil se locomover.

mar phi phi viagem pra tailândia

Praia de Long Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.

16 – Quanto custa uma viagem para a Tailândia?

Eu gastei cerca de R$ 11 mil para fazer a minha viagem pra Tailândia, entre o final de fevereiro e março de 2020. Porém, preciso dizer que não sou mochileira e gosto de ficar em hotéis com quarto privativo e ar-condicionado. Na maior parte das vezes meu hotel era de padrão econômico, mas em alguns lugares ele tinha piscina.

Além disso, eu não viajei de trem ou de ônibus noturno para economizar em diárias de hotel. Nem tampouco comi comida de rua, por não achar muito higiênico.

Na minha opinião, viajar para Tailândia é barato se você considerar apenas os preços de alimentação, porque mesmo para comer em bons restaurantes lá gasta-se menos que no Brasil. Além disso, você consegue ficar em um hotel incrível lá pelo preço que pagaria num hotel econômico no Brasil.

Porém, você deve levar em conta que o preço das passagens aéreas para a Tailândia é alto!

Para entender melhor sobre se viajar pra Tailândia é caro e saber mais detalhadamente sobre meus gastos lá, confira o post Quanto Custa Viajar para a Tailândia?.

mulher templo branco viagem pra tailândia

No Templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Maridão.

17 – Como viajar pra Tailândia gastando pouco?

Como o maior custo de uma viagem à Tailândia é o da passagem aérea, busque promoções! Eu comprei minha passagem para o país com desconto no site da Passagens Promo. Deu tudo certo, tanto durante a compra quanto para voar. E olha que eu precisei mudar a data do retorno e não tive transtorno nenhum!

Eu conto mais sobre a minha experiência no post “Passagens Promo é confiável?”.

Outro site em que vira e mexe tem boas promoções é o da MaxMilhas. Vale a leitura do post “MaxMilhas é confiável?”.

Outras dicas para viajar à Tailândia gastando pouco são:

  • Comprar café da manhã e lanches rápidos em lojas de conveniência, como a 7 Eleven, que tem em tudo que é canto;
  • Preferir comer comida asiática do que ocidental, porque a asiática é sempre mais barata;
  • Evitar andar de tuk tuk, que é caro. Além disso, é perigoso, pois é fácil se acidentar em um tuk tuk.
  • Negociar ao fazer compras e pedir desconto! Eles estão acostumados e até esperam que você peça desconto mesmo! E isso não só para roupas e objetos de decoração, mas também para passeios, por exemplo.
  • Comprar seu seguro viagem com cupom de desconto. Veja o cupom de desconto da Seguros Promo válido para a Tailândia.
tuk tuk carro viagem pra tailândia

Tuk tuk: caro e perigoso. Foto: Marcelle Ribeiro.

18 – Vale a pena comprar um pacote de viagem pra Tailândia?

Depende do número de dias de viagem e do valor. Atualmente, no site Hotel Urbano (HURB) há um pacote para viajar pra Tailândia por 8 dias por R$ 3.999 para 2023, com aéreo e hospedagem. E um outro para 2022 por 8 dias por R$ 8.999.

No entanto, tente procurar pacotes com mais diárias. É que são quase 2 dias para chegar à Tailândia e mais 2 dias para voltar. Além disso, o país tem muitas cidades, praias e atrações incríveis. Se você vai levar tanto tempo em deslocamento e tem tanta coisa pra fazer por lá, o ideal é passar mais tempo.

Porém, se a gente for considerar só o preço, pode valer a pena sim. Porque só os preços das passagens aéreas para viajar pra Tailândia saindo de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo já são quase o preço do pacote todo. E os pacotes incluem hospedagem.

19 – Qual a moeda da Tailândia?

É o baht (a sigla é BHT). Pronuncia-se “bá”. Segundo a cotação de hoje:

  • US$ 1 = 36,6 baht
  • R$ 1 = 6,8 baht
jardins templo viagem pra tailândia

Doi Inthanon Park, que visitamos a partir de Chiang Mai. Foto: Marcelle Ribeiro.

20 – Qual moeda levar numa viagem pra Tailândia?

Leve Dólares ou Euros (tanto faz) e troque por Baht assim que chegar à Tailândia. Os tailandeses não costumam aceitar dólares ou outras moedas estrangeiras no dia a dia deles, nem em restaurantes ou lojas. Um ou outro hotel mais chique aceita dólares.

Os tailandeses aceitam cartão de crédito na maioria dos lugares.

Não compre Baht no Brasil, porque além de ser super difícil de encontrar, a cotação será péssima.

Não leve Reais para trocar na Tailândia, porque será super complicado achar casas de câmbio que aceitem. Além disso, a cotação também não será boa.

21 – Como viajar para a Tailândia?

Não tem voo direto do Brasil para a Tailândia. Você precisará fazer escala em pelo menos 1 país no caminho. Mas em qual país vai ser sua escala da viagem pra Tailândia? Vai depender da companhia aérea pela qual comprar sua passagem de avião. Alguns exemplos abaixo:

  • Dubai, nos Emirados Árabes (Emirates)
  • Doha, no Qatar, no Oriente Médio (Qatar Airways)
  • Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes (Etihad Airways)
  • Amsterdã (KLM)
  • Paris (Air France)

São pelo menos 25 horas de voo de São Paulo para Bangkok, considerando todos os trechos aéreos. Entretanto, pode chegar a mais que isso, caso seu voo tenha mais de uma escala ou tenha escalas mais longas. Além disso, lembre-se que você terá que chegar ao aeroporto pelo menos 3h antes do embarque.

Portanto, considere que você vai levar 2 dias inteiros para ir à Tailândia e mais 2 dias inteiros para voltar. E isso se você morar em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, de onde costumam sair os voos.

Vale lembrar que para passagens aéreas com desconto eu recomendo olhar os sites da Passagens Promo e da MaxMilhas.

barco ilha viagem pra tailândia

Parada de passeio em Krabi. Foto: Marcelle Ribeiro.

22 – Quais os melhores lugares para viajar na Tailândia?

De maneira geral, eu recomendo que você divida a sua estadia entre essas cidades abaixo. Clicando no nome delas você pode ler mais dicas sobre cada uma.

  • Bangkok (a capital)
  • Chiang Mai (para templos no Norte)
  • Phi Phi (ilha com praias lindas)
  • Krabi (para praias lindas, como Railay Beach)
  • Koh Lipe (ilha com praias lindas)
  • Koh Tao (ilha com praias lindas e boa para mergulho)
  • Koh Samui (ilha com praias lindas)
  • Koh Pha Ngan (ilha com festas e praias lindas)

Tem um post aqui do blog que explica melhor sobre o que fazer na Tailândia e fala mais destas cidades.

E tem um outro texto com o meu roteiro na Tailândia e com dicas de quantos dias ficar em cada lugar.

mulher nadando praia viagem pra tailândia

Monkey Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Maridão.

23 – Preciso contratar os passeios da viagem pra Tailândia com antecedência?

Depende. Se você pretende fazer passeios com guia em português, sim, contrate com o máximo de antecedência possível. É que há poucos guias brasileiros ou que falam português na Tailândia. Com isso, eles têm uma agenda disputada!

Para passeios em português na Tailândia, a gente recomenda a empresa Tailandiando. Nós fizemos um passeio de barco com eles pelas ilhas Phi Phi, na época em que a empresa ainda se chamava Passeios em Phi Phi. Adoramos! Nossa guia era brasileira, assim como todos os turistas a bordo. Foi muito animado e lindo!

Hoje eles oferecem passeios não só em Phi Phi, mas nas principais cidades do país.

Já se você quiser fazer passeios em inglês e quiser ter o diferencial de poder ler as opiniões de outros turistas que já contrataram cada tour, minha dica são os sites Get Your Guide e Civitatis. Eu também já comprei experiências neles e deu tudo certo! No site Civitatis inclusive dá pra pagar em Reais.

Se você optar pelos sites Get Your Guide e Civitatis, recomendo comprar com ao menos 2 dias de antecedência, pois algumas empresas que oferecem seus passeios nestes portais pedem essa antecedência mínima.

 

 

24 – Como se locomover na Tailândia?

Numa viagem pra Tailândia você pode experimentar os diversos meios de transporte deles para ir de uma cidade para a outra como avião, trem, ônibus, ferry, barcos rápidos e vans. Há inclusive companhias aéreas low cost (de baixo custo) no país, que são bem boas.

Há muitas empresas de transporte no país. O site de várias delas está apenas em tailandês. E mesmo as que têm versão em inglês, podem ter sites super confusos. Por isso, para comparar preços, rotas, horários e empresas de transporte, recomendo o site 12GoAsia.

Nele você também pode ver a opinião de pessoas que compraram passagens em cada companhia. Além disso, dá para comprar online com antecedência. Eles cobram uma pequena taxa de conveniência. Contudo, eu acho que vale a pena, não só pela praticidade, como também porque os preços do 12GoAsia não são muito diferentes dos praticados nas ruas da Tailândia.

Powered by 12Go system

25 – Tem Uber na Tailândia?

Não, mas tem um aplicativo que é como o Uber. É o Grab. É bem fácil de usar e funciona de forma semelhante ao Uber. A vantagem é que você pode selecionar para ver tudo em inglês.

Além disso, você pode escrever uma mensagem para o motorista em inglês, que o Grab mesmo traduz para o tailandês. Da mesma forma, o motorista pode escrever em tailandês que a mensagem dele será traduzida automaticamente pelo app para inglês.

Entretanto, durante nossa viagem pra Tailândia, só conseguimos usar o Grab porque tínhamos um chip de celular comprado no país (desses pré-pagos mesmo, ideais para turistas estrangeiros).

26 – É fácil dirigir durante uma viagem pra Tailândia?

Não. Aliás, estrangeiros são proibidos de dirigir na Tailândia, mesmo que tenham uma carteira internacional de habilitação.

A Embaixada do Brasil em Bangkok explica que somente as carteiras de motorista tailandesas são aceitas no país. Segundo a embaixada, empresas de aluguel de automóveis na Tailândia até alugam carros para estrangeiros. Contudo, em caso de acidentes, o seguro do veículo pode ser cancelado e o motorista pode ser processado por direção ilegal.

27 – Precisa de seguro viagem pra Tailândia?

Atualmente não é mais obrigatório ter seguro viagem para entrar na Tailândia. Contudo, não é muito esperto viajar sem um, porque são muitos os riscos que você corre lá. Eu explico mais no post “Seguro Viagem Tailândia“.

28 – A Tailândia tem rei?

Sim, a Tailândia é uma monarquia. Na realidade, é uma democracia parlamentarista (bicameral) com uma monarquia constitucional, como explica o site da Embaixada da Tailândia no Brasil.

Confira abaixo o vídeo sobre as melhores cidades da Tailândia:

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.