O que fazer na Tailândia e a quais cidades ir? Veja o que é imperdível

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 09/06/2022

Você está cogitando fazer uma viagem à Tailândia, mas não sabe bem se o país é mesmo a sua “praia”? Ou até já está convencido de ir, mas quer entender se tem muito o que fazer na Tailândia e quais as atrações além das praias e templos? Neste post eu vou dar uma “geral” sobre o país e também falarei sobre as melhores cidades da Tailândia para clarear seu planejamento. Segue abaixo um índice deste post.

Por que ir à Tailândia?
Tipos de pontos turísticos
Melhores cidades da Tailândia
O que não fazer na Tailândia
Tailândia é perigosa?
5 dias na Tailândia
7 dias na Tailândia
8 dias na Tailândia
20 dias na Tailândia
Com que países combinar a viagem?
Qual o melhor mês para ir a Tailândia?

Por que viajar à Tailândia?

Porque o país é “completo”. Não apenas tem praias lindíssimas, como também tem templos impressionantes, uma natureza exuberante, comida deliciosa e uma cultura bem interessante e diferente da nossa. Além de tudo isso, há ainda mais o que fazer na Tailândia, como compras, mergulho, rooftops e festas. E mais: é um país seguro e acessível para nós, brasileiros.

Tipos de pontos turísticos da Tailândia

Vamos começar nosso papo sobre o que fazer na Tailândia primeiro pelos tipos de atrações que tem lá. Neste primeiro momento, não se preocupe em entender os nomes das cidades ou ilhas, ok? É que em seguida vou te falar sobre as melhores cidades da Tailândia para o seu roteiro, onde você pode curtir estas atrações que mencionei aqui.

O que fazer na Tailândia: Praias

Uma das primeiras coisas que vem à cabeça quando pensamos em o que fazer na Tailândia são as praias e ilhas (e também os passeios de barco para conhecê-las). Eu visitei 3 regiões do litoral do país. Em todas elas a temperatura do mar era agradável, nem quente nem fria.

mulher praia phi phi o que fazer na tailândia

Praia das Ilhas Phi Phi. Foto: Maridão.

Nas Ilhas Phi Phi, próximas à cidade de Phuket, o mar é azul turquesa, transparente e com poucas ondas. As praias têm areia branca e fininha. Para chegar a alguns locais, você precisa fazer um passeio de lancha. Mas também pode optar pelo “long tail boat”, o tradicional barco de madeira tailandês, com fitinhas coloridas presas.

Por outro lado, algumas praias de lá têm restaurantes em frente e acesso fácil.

Na região de Railay Beach, a cor do mar é verde, mas, ainda assim, muito linda. Aqui, da mesma forma, há praias que você só conhece de passeio de lancha e também há outras de fácil acesso e com restaurantes.

Passei rapidamente em Koh Lipe, outra ilha, mas bem ao Sul do país. Ela também tem mar azul, transparente e calmo. As praias são de fácil acesso.

O que conhecer na Tailândia: Templos

Outra coisa que rapidamente vem à nossa mente quando pensamos em o que fazer na Tailândia são os templos. Há muitos. Só na capital do país, Bangkok, eu conheci 6, e isso em pouquíssimos dias.

O dourado predomina em muitos deles, especialmente nos de Bangkok. Eles têm aqueles topos pontudos e muitas imagens de Buda. Algumas são gigantescas. São lugares não apenas bonitos, como de muita paz. Por isso, são os principais pontos turísticos da Tailândia.

templo chiang mai o que fazer na tailândia

Templo em Chiang Mai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Entretanto, há templos que não são dourados mas valem demais a visita, como os templos de pedra de Ayutthaya, perto de Bangkok. Ou o Templo Branco, da cidade de Chiang Rai, e o Templo de Prata, de Chiang Mai, ambas cidades bem no norte do país. Estas duas cidades ficam longe de Bangkok e dos destinos de praia, mas merecem entrar no seu roteiro.

O que fazer na Tailândia: Massagens

Tem uma lojinha de massagem em todo canto na Tailândia. Algumas são bem simples e até feiosinhas, com um monte de cadeira enfileirada uma do lado da outra, onde você recebe a massagem e vê o movimento da rua ao mesmo tempo.

Entretanto, também dá para fazer massagem na beira da praia ou em verdadeiros spas. Há vários tipos de massagens e os preços variam de acordo com a beleza do local e a qualidade da massagista. Contudo, mesmo nos locais mais caros os preços costumam ser mais baratos do que os praticados no Brasil.

O que visitar na Tailândia: Montanhas

Há lugares para visitar na Tailândia para quem curte natureza além de praias. Eu fui no Parque Nacional Doi Inthanon, perto da cidade de Chiang Mai (ao Norte do país) e amei. Em um dia de passeio com trilha de dificuldade média, conheci uma bela cachoeira, jardins de cair o queixo (e ainda ao lado de templos) e também vi a vista das montanhas.

templos doi inthanon park o que fazer na tailândia

Montanhas e templo na região do Doi Inthanon Park. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Tailândia: Compras

Considere separar algumas horas, ou até mesmo um dia, para as compras ao decidir o que fazer na Tailândia. Nem eu que tenho tendências minimalistas resisti 100% à tentação. Em Bangkok, por exemplo, há vários e enormes shoppings, todos numa mesma região da cidade. Por lá, comprei um acessório oficial de celular por 60% do preço praticado no Brasil.

Dizem que os shoppings também são ótimos para maquiagens, além de eletrônicos em geral.

Além disso, é fácil encontrar roupas lindas e baratas na Tailândia. Em Bangkok tem uma feira gigante onde você encontra ótimos preços. E nas demais cidades mesmo essas lojinhas de lembrancinhas turísticas têm peças bonitas.

O que fazer na Tailândia: Gastronomia

Não dá para fazer turismo na Tailândia sem provar a gastronomia riquíssima do país. Nem tudo é apimentado, já te adianto. Eu provei um monte de coisa, mas minha comida preferida é o pad thai, um prato de macarrão de arroz, broto de feijão, castanhas, ovo frito e frango ou camarão. Você pode achar que os ingredientes não combinam, mas eles ficam deliciosos juntos.

Porém, fique tranquilo, porque em todo lugar você acha comida “ocidental” também, além dos pratos típicos.

O que fazer na Tailândia: Mergulho, luta e esportes

Há muito o que fazer na Tailândia para quem é fã de esporte. Uma das atrações é mergulhar ou praticar snorkel nas ilhas e praias, especialmente nas ilhas Phi Phi.

Por sua vez, a região de Railay Beach é ótima para quem escala, porque tem montanhas ideais para esta prática e ainda por cima na beira da praia.

Já para os fãs de luta, há vários locais onde você pode aprender ou treinar o muay thai. Ou mesmo apenas assistir a uma luta.

cardume phi phi o que fazer na tailândia

Cardume em ilha de Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Tailândia: Noite e festas

A Tailândia também é um destino ótimo para quem curte noite e festas. Mesmo para quem não quer ir a baladas propriamente ditas. Em Bangkok vale a pena tomar um drink em um dos badalados rooftops da cidade, com uma vista espetacular da cidade. Eu fui a um em que havia até um chão de vidro.

Nas Ilhas Phi Phi eu curti um show de malabarismo e acrobacias com fogo na areia da praia à noite, de graça.

Melhores cidades da Tailândia

Agora que você já tem uma ideia geral sobre o que fazer na Tailândia, vamos falar sobre as cidades que devem entrar no seu roteiro. Eu fui a 6 delas em 20 dias de viagem.

Porém, preciso dizer que o país é grande e comprido e você terá pegar um avião ou agarrar muitas horas de trem ou ônibus para conhecer estas cidades, ok?

Powered by 12Go system

Vamos começar as dicas dos melhores lugares na Tailândia pela capital e arredores.

Bangkok:

Uma das melhores cidades para visitar na Tailândia. Na capital do país você vai ver muitos templos dourados e outros de pedra, mas também vai conhecer o grandioso Palácio Real. Além disso, vale a pena curtir a noite em um rooftop, como esse do chão de vidro que eu mencionei.

Outras atrações são os shoppings e feira para compras e as lutas de muay thai, que você pode ver em grandes estádios.

Veja mais detalhes sobre o que fazer em Bangkok.

mulher chão de vidro o que fazer na tailândia

Rooftop de Bangkok com chão de vidro! Foto: Maridão.

Ayutthaya:

Eu conheci Ayutthaya como um passeio de bate-volta desde Bangkok, porque é perto. Achei que coube bem em 1 dia, porque além dos templos de pedra lindos, ainda deu tempo de visitarmos o Bang Pa-In Palace, um complexo de mansões que é considerado o Palácio de Verão da Família Real tailandesa.

Além disso, também vimos um templo famoso porque uma árvore cresceu em torno de uma cabeça de Buda e um outro que inspirou o cenário do personagem Sagat, do jogo Street Fighter 2.

cabeça buda dentro de árvore o que fazer na tailândia

Buda “engolido” por árvore em templo de Ayutthaya. Foto: Marcelle Ribeiro.

Que lugares visitar na Tailâdia – No Norte:

Chiang Mai:

É uma das maiores e mais importantes cidades do país e tem aeroporto internacional. Se você ama templos, não deixe de fora ao decidir o que fazer na Tailândia. Mas você deve estar se perguntando “eu já vou ter que ir a Bangkok e lá já verei templos”. Certo. Eu confesso que decidi incluir Chiang Mai no meu roteiro porque a partir de Chiang Mai é que eu conseguiria fazer 2 bate-voltas que eu queria muito: à cidade de Chiang Rai e ao Parque Nacional Doi Inthanon.

E em Chiang Rai eu queria visitar um templo super diferente, o Templo Branco. Ele é uma mistura de templo com obra de arte, com esculturas de mãos saindo do chão. E tem também estátuas bem inusitadas.

Já o bate-volta para o Parque Nacional Doi Inthanon inclui a visita a lindos jardins, montanhas, cachoeira e templos também.

Mas os templos da cidade de Chiang Mai mesmo são lindos, tá? Especialmente o super diferente Templo de Prata. Além disso, muitos deles ficam na antiga cidade murada.

Veja mais sobre O que fazer em Chiang Mai.

templo prateado chiang mai o que fazer na tailândia

Templo de Prata, em Chian Mai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Chiang Rai:

Alguns dos melhores pontos turísticos da Tailândia estão em Chiang Rai. Entre eles o Templo Branco e também o Templo Azul, que é todo azul e dourado por dentro.

Além disso, no meu passeio incluí também uma visita a um parque visitado praticamente apenas por tailandeses, onde vimos campos de flores, de abóboras e estátuas diferentonas.

Ah, a cidade tem aeroporto e fica quase na divisa com outros dois países: o Laos e o Myanmar.

Veja mais sobre O que fazer em Chiang Rai.

templo branco chiang rai o que fazer na tailândia

Templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores lugares da Tailândia: Costa do Mar de Andaman

As praias da Tailândia estão divididas em duas costas. Do lado esquerdo do país ficam as praias do Mar do Andaman. E do lado direito, as do Golfo da Tailândia. E por que é importante saber disso para decidir o que fazer na Tailândia?

Em primeiro lugar, porque não é rápido cruzar de uma costa para a outra, apesar de parecer perto no mapa. Para ir de uma ilha do lado esquerdo para uma do lado direito, você deve levar de 1 dia inteiro a 1 dia e meio. É que você terá que pegar um barco pra ir ao continente, um ou dois ônibus, vans ou trens até chegar ao outro lado e depois novamente mais um barco para ir à ilha do lado esquerdo. E vice-versa.

No mapa abaixo eu marquei em roxo as cidades sem praia, em amarelo os destinos de praia do Mar de Andaman e em laranja os do Golfo da Tailândia.

Em resumo, é difícil coordenar os horários de saída de todos esses transportes. Um site ótimo para isso é o 12Go,  que reúne várias empresas de transporte da Tailândia. Neste site você encontra combos de passagens de barco com van, com ônibus, tudo já com horário coordenado para muitos trajetos. E dá para comprar online, com antecedência.

Além disso, outra vantagem é que ao comprar um desses combos, se um dos transportes atrasar, a empresa se responsabiliza por te alocar na saída seguinte.

Também é importante decidir qual lado da costa da Tailândia visitar porque a época de chuvas da Costa de Andaman em geral não coincide com a do Golfo da Tailândia. Saiba mais no post Melhor Época para ir à Tailândia.

Ko Phi Phi ou Ilhas Phi Phi

Ao decidir onde ficar na Tailândia, eu com certeza dormiria algumas noites nas Ilhas Phi Phi, porque elas têm as praias mais lindas do país. O mar é azulzinho, transparente e calmo. A areia é branca. Por lá tem passeios de barco incríveis, de lancha ou long tail, em que você vê peixinhos. Numa das praias dá pra você ver macacos soltos na natureza.

Além disso, nas Ilhas Phi Phi tem festas à noite, com música, bebida e acrobacias com fogo. E tem até luta de muay thai. Em resumo: é um prato cheio para quem busca o que fazer na Tailândia. Ah, ela pertence à região de Phuket, tá? Fica a 1h de barco rápido de Phuket e a 1h30 de Krabi, que são os locais onde há aeroporto próximo.

Veja mais sobre o que fazer Phi Phi.

mulher praia phi phi o que fazer na tailândia

Praia de Long Beach, nas Ilhas Phi Phi. Foto: Maridão.

Railay Beach

Railay é uma península só acessível por barco. Fica a cerca de 1h de Ko Phi Phi, e dos aeroportos de Krabi e Phuket. Por lá você curte praias de água verde e calmas, cercadas de montanhas, uma caverna cheia de estátuas fálicas e escalada. Também pode fazer passeios de barco para praias próximas, umas azuis e outras verdes. Além disso, dá para nadar com plânctons fluorescentes, que são organismos que brilham no mar à noite.

Veja mais sobre o que fazer em Railay Beach.

Ah, vale dizer que se você quer ver mais fotos da minha viagem à Tailândia, elas estão salvas nos stories do Instagram do Viciada em Viajar!

praia railay beach barco o que fazer na tailândia

Praia em Railay Beach. Foto: Marcelle Ribeiro.

Koh Lipe

Koh Lipe fica quase na fronteira com a Malásia e tem praias azuis e transparentes, quase sem ondas. Além disso, a areia é fininha. É uma ilha rústica, com ruas de areia.

mar barco koh lipe o que fazer na tailândia

Mar azul em Koh Lipe. Foto: Marcelle Ribeiro.

Pontos turísticos da Tailândia: Golfo da Tailândia

E nas praias do lado direito do país, no Golfo da Tailândia, o que fazer?

São 3 principais destinos e todos são ilhas com praias lindas: Koh Samui, Koh Tao e Koh Pha Ngan. Koh Tao tem o diferencial de ser uma ilha famosa para mergulho. E Koh Pha Ngan é uma ilha famosa pelas festas e baladas.

O que não fazer na Tailândia

Passeios com elefantes

Não recomendo que você faça passeios com elefantes, mesmo os que anunciam que os turistas não sobem nos elefantes. Esse é um passeio muito oferecido no Norte do país.

As agências de passeios da Tailândia já perceberam que muitos turistas não querem mais montar no elefante para passear com ele, porque já estão conscientizados de que isso significa maus tratos aos animais. Por isso, dezenas de agências anunciam nos seus cartazes com a expressão “no riding”. Ou seja, dizem que você não montará no elefante. Daí a interação que elas oferecem é você dar banho no elefante.

Mas ambientalistas afirmam que mesmo esse “banho” é prejudicial, porque até que aceitem receber vários banhos por dia, todos os dias, os animais são submetidos a crueldades. Ficam sem água e sem comida, por exemplo. Vale a leitura deste texto da ONG Proteção Animal Mundial, uma das maiores do mundo no tema.

Também li que há suspeitas de que as mesmas empresas que são donas de locais onde é possível montar em elefantes são proprietárias também de supostos “santuários de elefantes”.

Por isso, como é difícil ter certeza, eu não recomendo fazer nenhum tipo de atividade com elefantes, mesmo em supostos santuários.

Alimentar animais silvestres

Uma das praias das Ilhas Phi Phi se chama Monkey Beach, porque é comum aparecerem macacos lá. Não alimente esses animais, pois isso faz mal à saúde deles.

Visita à comunidade das mulheres-girafa

Outro passeio comum no norte do país é uma visita a uma comunidade de refugiados onde vivem mulheres com aquelas argolas metálicas enormes alongando o pescoço. Um texto do blog 360 Meridianos faz questionamentos sobre os passeios para lá e sugere algumas maneiras de fazer a visita de forma mais ética.

Nós preferimos não fazer.

Tailândia é perigosa?

Passei 20 dias no país com meu marido e não achei a Tailândia perigosa. Entretanto, essa é a minha opinião com base na minha experiência no país. Não tivemos nenhum problema relacionado a segurança, mesmo tendo andado na rua à noite em várias cidades e usado muito transporte público.

Também não ouvi relatos de brasileiros tendo problemas com segurança.

TAILÂNDIA O que conhecer em 5 dias

O país é enorme, você já percebeu. Mas então, que fazer na Tailândia em 5 dias? Eu sugiro ficar apenas em 2 destinos. Passe 3 dias em Bangkok e os outros 3 nas Ilhas Phi Phi (perto de Phuket). Mas vá de avião de Bangkok para Phuket e de lá pegue um barco rápido, tá?

Além disso, programe seus deslocamentos para acontecerem à noite, para ganhar o dia.

estátua grand palace bangkok o que fazer na tailândia

Grand Palace, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

TAILÂNDIA O que fazer em 7 dias

Para quem quer saber o que fazer na Tailândia em 7 dias, minha sugestão é a mesma de 5 dias. Concentre-se em Bangkok e Phi Phi e programe os deslocamentos para a noite, de avião. No entanto, dá para fazer as coisas um pouco menos corridas.

Fique 4 dias em Bangkok e em um dos dias faça um bate-volta para Ayutthaya. Em seguida, passe os demais 3 dias em Phi Phi.

O que fazer na Tailândia em 8 dias

Oito dias é um período muito comum nos pacotes de viagem vendidos pelo Hotel Urbano (HURB). Em geral os pacotes incluem 4 dias em Bangkok e 4 em Phuket. E o que fazer na Tailândia nesse período? Curta 3 dias inteiros na capital e deixe mais 1 dia para um bate-volta para Ayutthaya.

Depois, nos seus 4 dias em Phuket, dedique 1 dia para um bate-volta para Phi Phi (a 1h45 de distância) e 1 dia para Railay Beach (a cerca de 2h de Phuket). Descanse os outros 2 dias nas praias de Phuket mesmo.

Veja um pacote de viagem para a Tailândia de 8 dias por R$ 2.259 com aéreo e hospedagem para 2023. E outro para 2024 por R$ 2.199

Agora se você NÃO contratou um pacote com hospedagem em Bangkok e Phuket, tenho dicas um pouco diferentes. Fique 3 dias inteiros em Bangkok, 3 dias em Phi Phi e 2 em Railay. Programe seus deslocamentos para a parte da noite para não perder tempo.

Veja abaixo o vídeo sobre o que fazer em Phi Phi:

O que fazer na Tailândia em 20 dias

Com 20 dias de férias, onde ficar na Tailândia?

Esse foi mais ou menos o tempo que eu passei no país. Entretanto, eu aproveitei e dei uma esticadinha a um país vizinho. Em resumo, eu dividi meus dias assim:

  • Dois dias só para chegar do Rio a Bangkok
  • 4 dias em Bangkok (com 1 dia para bate-volta a Ayutthaya).
  • Outros 4 dias no Laos, um país vizinho.
  • Mais 4 dias em Chiang Mai, na Tailândia, com direito a bate-volta para Chiang Rai.
  • 4 dias em Phi Phi Island.
  • 3 dias em Railay Beach.

Com que países combinar a viagem à Tailândia?

Países que fazem fronteira terrestre com a Tailândia:

Outros países próximos para onde é fácil pegar um avião, apesar de não fazerem fronteira terrestre:

Qual o melhor mês para ir a Tailândia?

De maneira geral, a melhor época para ir à Tailândia é entre novembro e abril, mais especificamente entre janeiro e março, porque é quando chove pouco em grande parte do país. Contudo, dependendo de para onde você vai pode ser diferente. Veja mais no post Melhor Época para ir à Tailândia.

Assista abaixo ao vídeo sobre quanto custa viajar para a Tailândia:

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.