Roteiro na Tailândia: Quantos dias ficar e meu roteiro PRONTO!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 03/02/2023

Como fazer um roteiro para a Tailândia? Essa é uma das tarefas mais difíceis de quem planeja uma viagem para lá. É que são tantas cidades, praias e templos lindos no país que escolher entre eles é complicado. Mas calma! Neste post eu vou falar sobre quantos dias ficar na Tailândia e onde ir. Além disso, vou contar meu roteiro na Tailândia para o caso de você querer fazer igual ou se inspirar. Veja o índice deste post:

Quantos dias na Tailândia?
Como viajar para a Tailândia?
Como facilitar o deslocamento pela Tailândia?
Meu roteiro pela Tailândia (20 dias)
Roteiro na Tailândia de 30 dias
Sugestão de roteiro de 7 dias
Roteiro na Tailândia de 8 dias
Países perto da Tailândia

Quantos dias passar na Tailândia?

Para você que quer uma resposta curta sobre quanto tempo ficar na Tailândia, te digo: entre 15 e 20 dias, porque é o tempo ideal para ver um pouco das principais atrações do país.

Há muito o que visitar na Tailândia. Com 15 dias no país, dá para você conhecer a capital, Bangkok, com seus templos, palácios, prédios altíssimos e muitas lojas, além de visitar regiões de praia lindíssimas, como as ilhas Phi Phi e outros destinos da região de Krabi, como Railay Beach.

Contudo, se você tiver 20 dias, consegue incluir também a região Norte, que tem templos diferentões, como os templos Branco, Azul e Prata, além de montanhas lindas. Além disso, dependendo da época do ano, dá para ver o festival de lanternas! Nesta área, recomendo as cidades de Chiang Mai e Chiang Rai.

Eu expliquei melhor sobre as atrações destas cidades no post “O que fazer na Tailândia“.

Tá, mas quantos dias ficar em cada cidade? E onde se hospedar na Tailândia? Fique:

  • De 3 a 4 dias em Bangkok;
  • Entre 3 e 4 dias em Chiang Mai / Chiang rai
  • De 2 a 3 dias nas ilhas Phi Phi
  • Entre 3 e 5 dias em Railay / Krabi

Mas calma, porque eu explico mais a razão dessas quantidades de dias até o final deste post. A seguir, um mapa dos destinos que vou mencionar aqui.

Cuidado ao decidir onde ficar na Tailândia

Antes de fechar o seu roteiro pela Tailândia, sugiro que você cheque como é o clima nas cidades e regiões em que pretende ir. Aliás, é bom fazer isso mesmo antes de comprar a sua passagem. É que tem meses que são péssimos para viajar para o país, porque chove demais. Confira tudo no post Melhor Época para Ir à Tailândia.

Como viajar para a Tailândia?

Não há voos diretos do Brasil para a Tailândia. Você terá que fazer escala em pelo menos 1 país no caminho e isso vai depender da companhia aérea pela qual comprar sua passagem de avião.

Mas são quantas horas de voo de São Paulo à Tailândia? São pelo menos 25 horas considerando todos os trechos aéreos. Contudo, dependendo das escalas do seu voo, pode chegar a mais que isso. Além disso, considere que você terá que chegar no aeroporto pelo menos 3h antes do embarque.

Com isso, conte que vai levar 2 dias inteiros para ir à Tailândia e mais 2 dias inteiros para voltar. E isso se você morar em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, de onde costumam sair os voos.

Stopover é uma boa

Pode ser interessante aproveitar sua viagem à Tailândia para conhecer outros países em que seu voo faça escala, num “stopover”. Muitas vezes é possível fazer isso sem custo extra na passagem. Por exemplo, você pode aproveitar que seu voo para a Tailândia faz escala em Dubai, nos Emirados Árabes, para saltar do avião nesta cidade, passar uns dias lá e depois seguir viagem para a Tailândia.

Seguem algumas companhias aéreas que voam para a Tailândia desde o Brasil e locais onde costumam fazer escala:

  • Emirates: Parada em Dubai, nos Emirados Árabes
  • Qatar Airways: Parada em Doha, no Qatar, no Oriente Médio
  • Etihad Airways: Parada em Abu Dhabi, também nos Emirados Árabes
  • KLM: Parada em Amsterdã
  • Air France: Parada em Paris

Passagens aéreas mais baratas

Eu comprei minhas passagens do Rio para a Tailândia com desconto no site Passagens Promo e foi tudo tranquilo, do início ao fim. Outro site que recomendo olhar promoções é o MaxMilhas.

 

Como facilitar o deslocamento pela Tailândia?

Uma das coisas mais difíceis sobre organizar um roteiro pela Tailândia é descobrir a melhor forma de ir de uma cidade ou ilha a outra. É que são muitas empresas de ônibus, transfer, trem e barco no país. Além disso, muitas delas só têm site em tailandês. E mesmo as que têm site em inglês, muitas vezes são super confusas.

Outro “complicador” é ter que ficar entrando em vários sites de empresas concorrentes para comparar preços, horários e trajetos. E mais: para fazer algumas viagens, você vai ter que fazer baldeações. Em resumo: organizar tudo isso é extremamente complicado.

Por isso, preciso dar a dica aqui de um site que foi fundamental para o planejamento do nosso roteiro na Tailândia, que é o 12GoAsia. Ele reúne várias empresas de transporte não só da Tailândia, mas também de outros países do Sudeste Asiático. No 12GoAsia você consegue ver e comparar preços, horários, trajetos e empresas.

Além disso, dá para ler a opinião de pessoas que já contrataram as empresas que estão no site e comprar tudo no 12GoAsia mesmo. Apesar de o 12GoAsia cobrar uma pequena taxa de conveniência, eu acho que vale a pena pagar, por causa da economia de tempo que ele representa.

Leia também: Como se locomover na Tailândia sem perrengue

Powered by 12Go system

 

Meu roteiro pela Tailândia (20 dias)

Meu roteiro de cerca de 20 dias na Tailândia incluiu não só o país, mas também 3 dias e meio no Laos, um país vizinho. Ou seja, foram, de fato, 15 dias e meio na Tailândia. Além disso, você tem que considerar que levamos 2 dias para chegar no Sudeste Asiático, mais 2 dias pra voltar pro Rio de Janeiro.

Ou seja, se você tem 20 dias de férias no total, pode fazer só a parte da Tailândia do nosso roteiro e pronto!

Eu tinha me programado para passar 30 dias na Tailândia. Entretanto, com o início da pandemia, acabei tendo que voltar antes e fiquei na Ásia apenas cerca de 20 dias.

Por isso, vou falar aqui dos meus 2 roteiros para a Tailândia. O primeiro, que é o de 20 dias (junto com o Laos), foi o que eu de fato eu fiz. E o outro, de 30 dias, era o que tinha planejado fazer.

Em primeiro lugar, vou falar dos roteiros resumidos, tá? Logo após, eu falo um pouco mais explicadinho sobre eles.

Meu roteiro na Tailândia e Laos (20 dias) – Resumido:

  • 1º dia – Bangkok – Chegada
  • 2º dia – Bangkok
  • 3º dia – Bangkok –  Bate-volta para Ayutthaya
  • 4º dia – Bangkok
  • 5º dia – Laos – Manhã: voo de Bangkok para Luang Prabang. Tarde: Luang Prabang
  • 6º dia – Luang Prabang (Laos)
  • 7º dia – Luang Prabang (Laos)
  • 8º dia – Luang Prabang (Laos) de manhã. À tarde, voo para Chiang Mai (Tailândia). Passeamos à tarde em Chiang Mai.
  • 9º dia – Chiang Mai
  • 10º dia – Chiang Mai
  • 11º dia – Chiang Mai – Bate-volta para Chiang Rai de ônibus.
  • 12º dia – Ida de Chiang Rai para Ko Phi Phi pela manhã de avião + van + ferry. Tarde: Phi Phi.
  • 13º dia – Phi Phi
  • 14º dia – PhiPhi
  • 15º dia – Phi Phi
  • 16º dia – Viagem de Phi Phi para Ao Nang (Krabi) pela manhã de ferry. Tarde: Railay Beach.
  • 17º dia – Krabi
  • 18º dia – Krabi. À noite, começamos o nosso retorno para o Brasil.
estatuas douradas roteiro tailândia

Detalhe de templo em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

Meu roteiro na Tailândia e Laos (20 dias) – Explicadinho:

Na conta de dias do meu roteiro na Tailândia, estou considerando apenas os períodos turistáveis, descontando o período gasto em deslocamento de uma cidade para a outra, ok?

Roteiro em Bangkok: 3 dias e meio

Você provavelmente vai chegar na Tailândia por Bangkok, e estará morto de cansaço depois de 2 dias de voos e muitos fusos horários. Não esqueça, o fuso lá é de cerca de 12 horas em relação ao Brasil. Por isso, recomendo FORTEMENTE que você não programe nada para o seu primeiro dia de viagem. Acredite, tudo que você vai querer é esticar a coluna na cama.

Cheguei pela manhã e descansei no hotel à tarde. Depois, à noite, fui no Asiatique The Riverfront, um espaço ao ar livre à beira de um rio, com restaurantes, lojas e parque de diversões, lindo e super agradável.

No segundo dia, conheci 1 Palácio e 3 templos:

  • Grand Palace e templo do Buda Reclinado;
  • Almoço e passeio na Khaosan Road, a rua mais “louca” de Bangkok à noite;
  • Templo Wat Arun (Templo do Amanhecer);
  • Templo Wat Traimit (maior estátua de Buda em ouro maciço do mundo).

No terceiro dia, fizemos o passeio de dia inteiro para os templos da cidade histórica de Ayutthaya.

Por fim, no quarto dia, fiz o seguinte:

  • Templo Wat Ben (Templo de Mármore);
  • Templo Wat Saket (Golden Mount);
  • Mercado de roupas e acessórios Chatuchak;
  • Compras de eletrônicos no MBK, um dos maiores shoppings de Bangkok;
  • Pôr do sol no mais alto prédio da cidade, o Mahanakhon Skywalk, que tem chão de vidro e drinks.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Bangkok.

mulher arvore buda roteiro tailândia

Cabeça de Buda dentro de árvore em Ayutthaya. Foto: Maridão.

Roteiro no Laos

Tive 2 dias e meio na cidade de Luang Prabang, no Laos, sem contar o tempo gasto para chegar até lá. Não vou colocar aqui porque esse é um post sobre a Tailândia. Mas escrevi meu roteiro lá no post sobre o que fazer em Luang Prabang.

Roteiro em Chiang Mai e Chiang Rai: 3 dias e meio

Quando pesquisei onde ir na Tailândia, decidi incluir Chiang Mai porque queria muito ir até uma cidade próxima, Chiang Rai, por causa do Templo Branco. Porém, se você tiver pouco tempo, ver os templos de Bangkok pode te bastar.

Meu roteiro nesta região foi o seguinte:

  • Primeiro dia: Chegada à tarde e visita ao Templo de Prata, que é super diferente de outros na Tailândia.
  • Segundo dia: Visitei 5 templos: o Doi Suthep (o mais famoso, no alto de uma montanha), Wat Lok Moli, Wat Chiang Man, Wat Ched Luang e Wat Phra Singh (Templo Dourado).
  • Terceiro dia: Passeio de bate-volta para o Parque Nacional Doi Inthanon, que tem jardins e templos lindos em montanha. Com direito a trilha e paradas em cachoeira e no ponto mais alto da Tailândia.
  • Quarto dia: Bate-volta para a cidade de Chiang Rai, onde vimos o fantástico e super diferente Templo Branco, além do Templo Azul e do Singha Park, com seus jardins enormes, plantações e fazendinha.

Caso você vá a Chiang Mai no período do Festival das Lanternas, vai precisar de mais tempo na região.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Chiang Mai.

escultura mãos roteiro tailândia

Detalhe do templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro nas Ilhas Phi Phi: 3 dias e meio

Meu roteiro foi assim:

  • Primeiro dia: Chegada à tarde e praia de Nice Beach (Tom Sai). Fim de tarde: caminhada na praia de Loh Dalum;
  • Segundo dia: Passeio de lancha com guia em português por Maya Bay (só passamos), Loh Sama Bay, Pileh Lagoon, Viking Cave (só passamos), Monkey Beach, Nui Bay (só passamos) e Bambu Island. Pôr do sol em Loh Dalum;
  • Terceiro e quarto dias: Descansamos na praia de Long Beach.

Se você tiver menos tempo no seu roteiro pela Tailândia, pode dedicar um dia a menos para Phi Phi do que eu.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Phi Phi.

mulher praia roteiro tailândia

Bambu Island, parada de passeio de barco em Koh Phi Phi. Foto: Maridão.

Roteiro em Krabi: 2 dias e meio

No primeiro dia chegamos no início da tarde e já fomos para Railay. Conhecemos em 1 tarde as praias de Railay West, Railay East e Phra Nang.

Depois, no segundo dia, fizemos o passeio de barco das 4 ilhas, em que curtimos as ilhas Chicken, Tup e Poda, que são lindíssimas.

Por fim, no terceiro dia em Krabi (que foi nosso último dia de roteiro pela Tailândia) fizemos o passeio de barco para Hong Island, em que aproveitamos as ilhas Pakbia, Rai, Lading e Hong, além da Hong Lagoon. À noite começamos a voltar para o Brasil.

Se eu tivesse mais um dia, teria feito um outro passeio de barco de dia inteiro em Krabi, que é o que leva à ilha de James Bond, onde foi filmado um dos filmes da série.

Ou seja, o ideal seria ter 4 dias inteiros em Krabi.

Veja o post com dicas sobre onde ficar em Railay Beach.

mulher hong island roteiro tailândia

Hong Island, que fica na baía de Krabi. Foto: Maridão.

Por que não fiquei em Phuket?

Decidi não me hospedar em Phuket porque pelas minhas pesquisas, as praias de Phuket mesmo (da parte continental) me pareceram menos bonitas que outras da Tailândia. Além disso, Phuket tem fama de atrair muita gente em busca de turismo sexual e também de quem quer fazer fazer baderna (bebendo demais e perturbando o descanso alheio).

Roteiro na Tailândia de 30 dias

Eu tinha planejado passar cerca de 30 dias na Tailândia, mas, como eu disse, tive que voltar antes por conta da pandemia. Deixo aqui abaixo o que eu tinha planejado fazer nos 10 dias finais. Em resumo, o que faltou foi:

  • 3 dias na ilha de Koh Lipe;
  • 1 dia em Koh Samui;
  • 2 dias e meio em Koh Lipe;
  • E mais uns dias de deslocamento entre esses lugares.

Reparem que abaixo eu repeti os 20 dias iniciais:

  • 1º dia – Bangkok – Chegada
  • 2º dia – Bangkok
  • 3º dia – Bangkok –  Bate-volta para Ayutthaya
  • 4º dia – Bangkok
  • 5º dia – Laos – Manhã: voo de Bangkok para Luang Prabang. Tarde: Luang Prabang
  • 6º dia – Luang Prabang (Laos)
  • 7º dia – Luang Prabang (Laos)
  • 8º dia – Luang Prabang (Laos) de manhã. À tarde, voo para Chiang Mai (Tailândia). Passeamos à tarde em Chiang Mai.
  • 9º dia – Chiang Mai
  • 10º dia – Chiang Mai
  • 11º dia – Chiang Mai – Bate-volta para Chiang Rai
  • 12º dia – Ida de Chiang Rai para Ko Phi Phi pela manhã. Tarde: Phi Phi
  • 13º dia – Phi Phi
  • 14º dia – PhiPhi
  • 15º dia – Phi Phi
  • 16º dia – Viagem de Phi Phi para Krabi pela manhã. Tarde: Railay Beach
  • 17º dia – Krabi
  • 18º dia – Krabi
  • 19º dia – Ida de Krabi para Koh Lipe
  • 20º dia – Koh Lipe
  • 21º dia – Koh Lipe
  • 22º dia – Koh Lipe
  • 23º dia – Ida de Koh Lipe para Surat Thani, a caminho para Koh Samui
  • 24º dia – Ida de Surat Thani para Koh Samui
  • 25º dia – Koh Samui
  • 26º dia – Ida de Koh Samui para Koh Tao. Tarde em Koh Tao
  • 27º dia – Koh Tao
  • 28º dia – Koh Tao
  • 29º dia – Ida de Koh Tao para Bangkok, para começar o retorno ao Brasil
barco mar koh lipe roteiro tailândia

Praia em Koh Lipe. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro na Tailândia de 7 dias

Para quem deseja saber o que fazer na Tailândia em 7 dias, recomendo concentrar-se em Bangkok e Phi Phi. Além disso, sugiro que você programe os deslocamentos para a noite, de avião, para não perder o dia no transporte.

Passe 4 dias em Bangkok e em um desses dias faça um bate-volta para Ayutthaya. Na sequência, fique os demais 3 dias em Phi Phi.

Roteiro pela Tailândia de 8 dias

Muitos pacotes de viagem vendidos pelo Hotel Urbano (HURB) são de 8 dias na Tailânda. De forma geral, os pacotes incluem 4 dias em Bangkok e 4 em Phuket. Eu sugiro que você curta 3 dias inteiros na capital e reserve mais 1 dia para um bate-volta para Ayutthaya.

Em seguida, nos seus 4 dias em Phuket, dedique 1 dia para um bate-volta para Phi Phi (a 1h45 de distância) e 1 dia para Railay Beach (a cerca de 2h de Phuket). Descanse os outros 2 dias nas praias de Phuket mesmo.

Veja um pacote para Tailândia por 8 dias por R$ 3.999 para 2023, com aéreo e hospedagem. E um outro para 2022 também por 8 dias por R$ 8.999.

Porém, se você NÃO contratou um pacote com hospedagem em Bangkok e Phuket, minhas dicas são um pouco diferentes. Passe 3 dias inteiros em Bangkok, 3 dias em Phi Phi e 2 em Railay. Contudo, programe seus deslocamentos para a parte da noite. Desta forma, você não perde tempo.

gran palace bangkok roteiro tailândia

Complexo do Grand Palace, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.

Países perto da Tailândia

Ao montar seu roteiro pelo Sudeste Asiático, é importante saber quais são os países próximos à Tailândia, porque você pode querer incluí-los.

Países vizinhos da Tailândia (que fazem fronteira terrestre):

Outros países próximos para onde é fácil pegar um avião a partir da Tailândia, apesar de não fazerem fronteira terrestre:

Para viajar para Tailândia precisa de visto?

De acordo com a Embaixada da Tailândia no Brasil, turistas brasileiros têm isenção de visto por até 90 dias.

Assista também ao vídeo sobre a melhor época para ir à Tailândia:

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *