Roteiro Lençóis Maranhenses: o que fazer em 1 a 7 dias e quanto custa

postado por Hannah Stoever e atualizado em: 09/12/2019

Você sonha em conhecer lagoas e dunas, mas não sabe como montar um roteiro nos Lençóis Maranhenses? E mais: quer saber quantos dias ficar, quanto custa a viagem e qual o preço de cada passeio nos Lençóis Maranhenses? Calma, calma, todas as dicas que você precisa para montar um roteiro para conhecer os Lençóis Maranhenses estão aqui.

Porém, já te adianto as principais respostas: fique 5 dias e espere gastar cerca de R$ 3 mil por pessoa nesta viagem. Se preferir, clique no índice. E mais: quer saber logo qual foi o meu roteiro (que eu recomendo!)? Clique no roteiro de 6 dias!

Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses?
Passeio Lençóis Maranhenses 1 dia
Roteiro Lençóis Maranhenses 2 dias
Roteiro Lençóis Maranhenses 3 dias
Roteiro Lençóis Maranhenses 4 dias
Roteiro Lençóis Maranhenses 5 dias
Roteiro Lençóis Maranhenses 6 dias
Roteiro Lençóis Maranhenses 7 dias
O que fazer nos Lençóis Maranhenses em mais de uma semana
Outros lugares para combinar com os Lençóis Maranhenses
Quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses?
Qual o aeroporto mais perto dos Lençóis Maranhenses?
Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?
Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?

Quantos dias ficar nos Lençóis Maranhenses

Eu fiz um roteiro de 6 dias nos Lençóis Maranhenses e te digo que foi uma quantidade boa, mas se você quiser ir a todas as lagoas possíveis de Atins e de Santo Amaro do Maranhão, vai precisar de um pouco mais tempo.

E dá para conhecer com menos dias? Dá sim!

Quantos dias no mínimo que eu recomendo? Bom, eu ficaria pelo menos 5 dias lá. Desta maneira, você vê o melhor de Barreirinhas e Santo Amaro e tem um gostinho de Atins.

Ah, mas “será que eu vou enjoar de tanto ver lagoas”? Afinal, o que tem para fazer em Lençóis Maranhenses? Bom, eu não enjoei de ver lagoas. Cada uma é diferente da outra, em cor, tamanho, altura… Fora que é uma delícia tomar banho naquela água quase morna, paradinha, transparente e azul esverdeada!

Além disso, a lista de o que fazer nos Lençóis Maranhenses inclui muito mais que lagoas. Tem praias, passeio em rio, passeio em boia, sobrevoo, passeio de quadriciclo…

Vale ressaltar, que se o seu roteiro inclui algumas noites em Barreirinhas e algumas em Santo Amaro do Maranhão, durma primeiro em Barreirinhas e depois em Santo Amaro. É mais fácil se deslocar no sentido Barreirinhas X Santo Amaro. E mais: como eu gostei mais das lagoas de Santo Amaro, deixaria elas para o final da viagem para que o encantamento cresça ao longo do meu roteiro nos Lençóis Maranhenses.

Saiba mais sobre os passeios e lagoas que você pode conhecer a partir de Barreirinhas e de Santo Amaro. Ah, outra coisa: apesar de os passeios terem o nome de 1 lagoa, na maioria das vezes você vai conhecer a lagoa que dá nome ao passeio e outras no mesmo tour!

roteiro lencois maranhenses

Lagoa do Junco fez parte do tour para Betânia, em Santo Amaro.

Passeio Lençóis Maranhenses 1 dia

Que passeio fazer nos Lençóis Maranhenses saindo de São Luís dá para fazer se você só tiver 1 dia? Em primeiro lugar, devo dizer que 1 dia é pouquíssimo tempo para conhecer a região. Em segundo lugar, que a distância de São Luís a Barreirinhas, uma das cidades de onde saem passeios, é de 240km e a viagem de carro ou van compartilhada dura cerca de 4h. A distância de São Luís a Santo Amaro do Maranhão também é de 240km, mas a viagem dura 4h30. (veja aqui todas as maneiras de chegar nos Lençóis Maranhenses, seja a Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro).

Em resumo: conhecer os Lençóis Maranhenses em 1 dia vai ficar corrido e cansativo.

1 dia em Barreirinhas a partir de São Luís

Portanto, em 1 dia, você vai passar muito tempo no transporte. Se você for de carro alugado, passará a manhã inteira dirigindo de São Luís a Barreirinhas. Ao chegar, almoce e depois faça o passeio para a Lagoa Bonita, que é o mais lindo que fizemos lá. Depois do pôr do sol, pegue estrada de volta para São Luís.

Porém, se você não quiser dirigir, até pode pegar um transfer compartilhado na ida (eles saem super cedo). Mas para voltar a São Luís, terá que combinar um transfer particular, pois não há saídas após o pôr do sol.

Já se você tem 1 dia inteiro para conhecer os Lençóis Maranhenses, faça o passeio da Lagoa Azul pela manhã, combinado com o da Lagoa Bonita à tarde. Retorne após o pôr do sol.

1 dia em Santo Amaro do Maranhão a partir de São Luís

A manhã será perdida em deslocamento desde São. À tarde, faça o passeio às lagoas das Andorinhas e Gaivotas, que é o mais lindo de lá. Pegue um transfer particular após o pôr do sol para retornar à capital.

Se tiver 1 dia inteiro em Santo Amaro, você tem 2 opções. A primeira é fazer o passeio à Lagoa América pela manhã e para as lagoas Andorinhas e Gaivota à tarde. A segunda é fazer o passeio de dia inteiro à lagoa Betânia.

Roteiro Lençóis Maranhenses 2 dias

Um roteiro nos Lençóis Maranhenses de 2 dias  ainda não é o ideal, mas já é menos cansativo. Dá para fazer mais passeios em 2 dias ou descansar mais.

Passeios em 2 dias dormindo em Barreirinhas

Você pode usar a amanhã do primeiro dia para chegar a Barreirinhas e fazer o passeio para a Lagoa Bonita à tarde. Na manhã do dia seguinte, faça o passeio da Lagoa Azul e à tarde volta para São Luís.

Com 2 dias inteiros em Barreirinhas, faça, no primeiro dia, Lagoa Azul + Lagoa Bonita (para o pôr do sol). No dia seguinte, passeie de lancha no Rio Preguiças se não quiser ficar tão cansado, uma vez que você estará de volta ao hotel às 15h30. Já se quer aproveitar o segundo dia inteirinho mesmo, você pode fazer um passeio de bate-volta a Santo Amaro e pegar um transfer privativo para São Luís à noite ou retornar à capital no dia seguinte.

Outra opção para o segundo dia inteiro é um bate-volta de Barreirinhas para Atins e Canto do Atins, que também te deixará de volta às 19h.

Passeios em 2 dias dormindo em Santo Amaro do Maranhão

Se você tem que incluir o tempo da viagem a São Luís nos 2 dias, faça o seguinte:

  • 1º dia: Manhã: transporte a Santo Amaro. Tarde: Passeio para as lagoas Gaivota e Andorinhas.
  • 2º dia: Manhã: Passeio para a Lagoa América. Tarde: retorno a São Luís.

Já se você tem 2 dias inteiros, recomendo isso:

  • 1º dia: Passeio à Lagoa América de manhã e passeio à Lagoa das Andorinhas e Gaivota à tarde.
  • 2º dia: Passeio de dia inteiro à Lagoa Betânia.
lagoa andorinhas santo amaro roteiro lencois maranhenses

Lagoa das Andorinhas, em Santo Amaro.

Roteiro Lençóis Maranhenses 3 dias

Com 3 dias, o meu roteiro de viagem para os Lençóis Maranhenses seria assim (com base nos passeios que mais gostei):

  • 1º dia: Manhã: Deslocamento a Barreirinhas. Tarde: Passeio à Lagoa Bonita. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (onde você conhece as lagoas Andorinhas e Gaivotas). Dorme em Barreirinhas.
  • 3º dia: Manhã: Passeio à Lagoa Azul. Tarde: retorno a São Luís.

Se você tiver 3 dias inteiros, recomendo o seguinte:

  • 1º dia: Manhã: Passeio à Lagoa Azul saindo de Barreirinhas. Tarde: Passeio à Lagoa Bonita saindo de Barreirinhas. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (onde você conhece as lagoas Andorinhas e Gaivotas). Mas não volte com o grupo: peça à sua agência para te deixar em Santo Amaro, onde você vai dormir.
  • 3º dia: Passeio à lagoa Betânia a partir de Santo Amaro. Dorme em Santo Amaro.

Outra opção para 3 dias inteiros:

  • 1º dia: Manhã: Tour à Lagoa Azul (Barreirinhas). Tarde: Passeio à Lagoa Bonita, em Barreirinhas, onde será o pernoite.
  • 2º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro. Dorme em Barreirinhas.
  • 3º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Atins e Canto do Atins.

Roteiro Lençóis Maranhenses 4 dias

Para incluir o tempo de deslocamento nestes 4 dias e não contratar transporte privativo, faça o seguinte:

  • 1º dia: Manhã: Deslocamento a Santo Amaro. Tarde: passeio às lagoas das Andorinhas e Gaivota. Dorme em Santo Amaro.
  • 2º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa da Betânia. Dorme em Santo Amaro.
  • 3º dia: Vá de Santo Amaro a Barreirinhas na van compartilhada que sai às 6h da manhã. Você chega a tempo de fazer o passeio da Lagoa Azul de manhã. À tarde, vá para a Lagoa Bonita. Dorme em Barreirinhas.
  • 4º dia: Passeio de lancha no Rio Preguiças. Como ele te deixa na pousada por volta das 15h30, dá tempo de pegar um transfer compartilhado ou ônibus de Barreirinhas para São Luís.

Outra opção, começando por Barreirinhas e incluindo Atins:

  • 1º dia: Deslocamento de São Luís a Barreirinhas. Tarde: Lagoa Bonita. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (onde você conhece as lagoas Andorinhas e Gaivotas). Dorme em Barreirinhas.
  • 3º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Atins e Canto do Atins. Pernoite em Barreirinhas.
  • 4º dia: Manhã: Lagoa Azul. À tarde, retorne a São Luís.
roteiro lencois maranhenses lagoa bonita

Dunas do tour para a lagoa Bonita, em Barreirinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Com 4 dias inteiros, faça assim:

  • 1º dia: Dois passeios de meio dia que saem de Barreirinhas: Lagoa Azul de manhã e Lagoa Bonita à tarde. Durma em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Atins e Canto do Atins. Dorme em Barreirinhas.
  • 3º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (para as lagoas Andorinhas e Gaivotas). Fique em Santo Amaro e durma lá.
  • 4º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa Betânia (Santo Amaro). Durma em Santo Amaro.

Roteiro Lençóis Maranhenses 5 dias

Incluindo o tempo de deslocamento, feito no modo compartilhado:

  • 1º dia: Deslocamento de São Luís a Barreirinhas. Tarde: Lagoa Bonita. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Fique em Santo Amaro e durma lá.
  • 3º dia: Passeio de dia inteiro à Lagoa Betânia. Dorme em Santo Amaro.
  • 4º dia: Santo Amaro X Barreirinhas na van compartilhada das 6h. Você chega a tempo de fazer o passeio de lancha pelo Rio Preguiças de manhã e estará de volta à pousada às 15h30 para descansar. Durma em Barreirinhas.
  • 5º dia: Manhã: Passeio à Lagoa Azul. Tarde: retorno de Barreirinhas para São Luís.

Já com 5 dias inteiros, eu faria assim:

  • 1º dia: Lagoa Azul de manhã e Lagoa Bonita à tarde (Barreirinhas). Dorme na mesma cidade.
  • 2º dia: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças, que retorna à pousada às 15h30. Descanse ou agende um sobrevoo nos Lençóis para o fim da tarde.
  • 3º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Atins e Canto do Atins. Pernoite em Barreirinhas.
  • 4º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Fique por lá.
  • 5º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa Betânia a partir de Santo Amaro. Dorme em Santo Amaro.

Roteiro Lençóis Maranhenses 6 dias

Incluindo o tempo de deslocamento, recomendo:

  • 1º dia: Deslocamento de São Luís a Barreirinhas. Tarde: Lagoa Bonita. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Peça para sua agência te deixar em Santo Amaro e durma lá.
  • 3º dia: Passeio de dia inteiro à Lagoa Betânia. Dorme em Santo Amaro.
  • 4º dia: Van de Santo Amaro a Barreirinhas às 6h da manhã. Assim que chegar em Barreirinhas, faça o passeio de lancha pelo Rio Preguiças, que acaba às 15h30. Durma em Barreirinhas.
  • 5º dia: Bate-volta de Barreirinhas a Atins e ao Canto de Atins, de dia inteiro. Durma em Barreirinhas.
  • 6º dia: Manhã: Passeio à Lagoa Azul. Tarde: retorno de Barreirinhas para São Luís.

Já com 6 dias inteiros:

  • 1º dia: Dois passeios de meio dia que saem de Barreirinhas: Lagoa Azul de manhã e Lagoa Bonita à tarde. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Você chegará na pousada às 15h30 e pode descansar ou agendar um sobrevoo nos Lençóis para o fim da tarde.
  • 3º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Atins e Canto do Atins. Dorme em Barreirinhas.
  • 4º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Combine com a agência de dormir em Santo Amaro.
  • 5º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa Betânia a partir de Santo Amaro, onde será o pernoite.
  • 6º dia: Manhã: passeio à lagoa América. Tarde: passeio pela lagoa Emendadas. Pernoite em Santo Amaro.

Esse roteiro acima foi o que eu fiz. A única exceção é que eu não fiz o passeio para a lagoa Emendada, pois achei que seria um pouco puxado pro maridão. Daí retornamos de Santo Amaro para São Luís na tarde do sexto dia.

Caso tenha 6 dias inteiros e queira dormir em Atins também:

  • 1º dia: Passeios que saem de Barreirinhas: Lagoa Azul de manhã e Lagoa Bonita à tarde. Dorme em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Ao invés de retornar a Barreirinhas com o grupo, peça para ficar em Caburé. De lá, pegue uma lancha até Atins. Dá tempo de fazer o passeio Revoada dos Guarás à tarde. Durma em Atins.
  • 3º dia: Passeios em Atins: praia e Lagoa Tropical (inclui pôr do sol). Durma em Atins.
  • 4º dia: Junte-se a um grupo que saiu de Barreirinhas de 4×4. Encontre eles em Atins e faça com eles o tour por uma lagoa de Atins, dê uma passada na praia de Atins novamente e almoce no Canto do Atins. Retorne com o grupo de 4×4 para Barreirinhas.
  • 5º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Não retorne a Barreirinhas. Durma em Santo Amaro.
  • 6º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa Betânia a partir de Santo Amaro. Dorme em Santo Amaro.
lagoa atins roteiro lencois maranhenses

Lagoa em Atins. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Lençóis Maranhenses 7 dias

Com 7 dias dá para fazer um roteiro completo nos Lençóis Maranhenses.

  • 1º dia: Passeios saindo de Barreirinhas: Lagoa Azul de manhã e Lagoa Bonita à tarde. Pernoite em Barreirinhas.
  • 2º dia: Passeio de lancha pelo Rio Preguiças. Peça para ficar em Caburé, de onde você pegará uma lancha até Atins. Faça o passeio Revoada dos Guarás à tarde. Durma em Atins.
  • 3º dia: Passeios em Atins: praia e Lagoa Tropical (inclui pôr do sol). Pernoite em Atins.
  • 4º dia: Junte-se a um grupo que saiu de Barreirinhas de 4×4. Encontre eles em Atins e faça com eles o tour por uma lagoa de Atins, dê uma passada na praia de Atins novamente e almoce no Canto do Atins. Retorne com o grupo de 4×4 para Barreirinhas e durma na cidade.
  • 5º dia: Bate-volta de dia inteiro de Barreirinhas a Santo Amaro (lagoas Andorinhas e Gaivotas). Fique em Santo Amaro e durma lá.
  • 6º dia: Passeio de dia inteiro à lagoa Betânia a partir de Santo Amaro. Dorme em Santo Amaro.
  • 7º dia: Lagoa América de manhã e lagoa Emendadas à tarde. Pernoite em Santo Amaro.
roteiro lencois maranhenses por do sol santo amaro

Pôr do sol no passeio à lagoa Betânia, em Santo Amaro.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses em mais de uma semana

Quer montar um roteiro de mais de uma semana nos Lençóis Maranhenses? Completo, completíssimo? Dá! Você pode incluir os seguintes passeios:

  • Bóia pelo rio Preguiças, em Barreirinhas: de meio dia
  • Quadriciclo em Barreirinhas: de dia inteiro
  • Quadriciclo ou cavalgada em Atins
  • Trekking pelas dunas de 3 ou 4 dias

Outros lugares para combinar com os Lençóis Maranhenses

São Luís (MA)

Um roteiro com São Luís e os Lençóis Maranhenses é uma ótima pedida. Nós passamos 1 dia inteiro conhecendo a capital do Maranhão e mais uma manhã de bobeira na deliciosa piscina do nosso hotel, o Blue Tree.

Delta do Parnaíba (PI)

Há algumas empresas que fazem transfer compartilhado de Barreirinhas ao Delta do Parnaíba, no Piauí, como a Rotacombo. Localizado na divisa dos estados do Maranhão com o Piauí, o Delta do Paranaíba é um local para você fazer belos passeios de rio, ver outras dunas e a revoada dos guarás, aves vermelhas. Confira mais sobre o Delta do Parnaíba, no Piauí, no blog Viajoteca.

Jericoacoara (CE)

Você pode emendar seu Roteiro Lençóis Maranhenses com Jericoacoara (CE) e fazer a chamada Rota das Emoções, passando ainda pelo Piauí no caminho entre o Maranhão e o Ceará. Dá para sair tanto de Jeri para os Lençóis quanto no sentido inverso. Entretanto, para isso, terá que contratar transfers em 4×4 entre as cidades, porque a viagem é feita em terreno arenoso. Ou contratar um pacote.

Eu não fiz a Rota das Emoções, mas já conheci Jeri. Veja o que fazer em Jericoacoara e todas as dicas sobre esse pedacinho do Ceará.

Jalapão (TO) e Chapada das Mesas (MA)

A Chapada das Mesas e suas belas cachoeiras são outras atrações do Maranhão. É bem verdade que fica longe dos Lençóis Maranhenses (são 10 horas de ônibus). Contudo, você pode aproveitar que já vai voar para São Luís e de lá pegar um voo para Carolina, na Chapada. De Carolina para o Jalapão são cerca de 10h de ônibus.

Quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses?

Quanto eu gastei em 6 dias

Para dar uma ideia de quanto custa uma viagem para os Lençóis Maranhenses, coloquei abaixo o valor dos passeios que fizemos, de transfers, gastos totais com alimentação, 4 diárias em quarto duplo com ar-condicionado e café da manhã na Pousada Toca dos Aventureiros (em Barreirinhas) e 2 na Pousada Rancho das Dunas, em Santo Amaro. Todos os valores são de agosto de 2019. (Saiba como eram as nossas pousadas e o que achamos aqui)

O preço da passagem de avião para os Lençóis Maranhenses  é estimado. Pagamos metade disso por pessoa pela passagem de volta. Como fizemos o trecho da ida usando milhas, estimei o preço da passagem ida e volta do Rio de Janeiro para São Luís dobrando o a quantia paga por um trecho.

Em resumo, para passar 6 dias nos Lençóis Maranhenses, gastamos R$ 3.050 por pessoa. Isso não inclui nenhum gasto em São Luís com hotel, passeio ou refeição.

roteiro lencois maranhenses quanto custa

Quanto custou a minha viagem.

Outros passeios

Seguem agora os preços de passeios nos Lençóis Maranhenses que eu mencionei aqui, mas não fiz.

roteiro lencois maranhenses precos passeios

Preços de passeios que eu não fiz.

As agências que usamos para fazer os passeios foram Taguatur Turismo, Rios Tour e Santo Amaro Coop*.

Qual o aeroporto mais perto dos Lençóis Maranhenses?

Vale lembrar que o aeroporto mais próximo é o de São Luís. Veja neste post como chegar nos Lençóis Maranhenses (em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro do Maranhão).

Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a agosto, quando as lagoas estarão cheias e o tempo estará ensolarado, sem chuvas. Saiba mais como é o tempo nos Lençóis Maranhenses e como estão as lagoas mês a mês.

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses?

Como deu para perceber, vale a pena dividir sua hospedagem entre duas ou três das cidades da região, ainda mais para quem tem mais dias para “ticar” a lista de o que fazer nos Lençóis Maranhenses. Confira onde é melhor ficar nos Lençóis Maranhenses e veja como escolher pousadas nas cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão.

*O Viciada em Viajar fez os passeios como cortesia da Taguatur Turismo, Rios Tour e Santo Amaro Coop. Esse texto representa a nossa real opinião.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *