Vale do Wachau – Passeio perto de Viena pelo rio Danúbio

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/01/2024

Um passeio lindo que pode ser feito como um bate-volta de Viena, na Áustria, é pelo vale do Wachau, que tem uma igreja linda e vinícolas em volta do rio Danúbio. E quem vai passar uns dias em Viena e também quer ir a Salzburg pode fazer como nós fizemos: aproveitar que vai passar próximo do Wachau no caminho entre Viena e Salzburg para conhecer a região.

Melk, uma das cidades do vale do Wachau, fica entre Viena e Salzburg. Por que não fazer uma parada para conhecê-la? A logística de fazer tudo sozinho, sem excursão, não é tão simples, mas com planejamento, dá tudo certo!

(Se você prefere adquirir já, em site em português, uma excursão para fazer esse mesmo passeio, eu recomendo o Get Your Guide)

castelo vale do wachau

Castelo de Schönbühel, na região do Wachau. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir de Viena ao Vale do Wachau

Em Viena, pegamos o trem que saiu da estação de Westbahnhof às 9h18 em direção à cidade de Melk, no vale do Wachau. Chegamos em Melk às 10h30. Deixamos as nossas malas no guarda-volumes da estação de Melk. Lá há um locker grande, que coube duas malas, saiu a 3,50 euros por um período de 24h. O médio custa 2,50 euros (em 2019).

Fomos andando até a abadia de Melk e chegamos a tempo de fazer a visita guiada das 10h55 em inglês.

fachada igreja melk

Detalhe da fachada da igreja de Melk. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que ver na Igreja de Melk

Com a guia, conhecemos, em cerca de uma hora, o salão de mármore e as salas imperiais, que têm objetos antigos, como cetros, e aquelas roupas que os religiosos usam para celebrar missas. Foi bem interessante.

Mas a parte mais legal foi a biblioteca, que tem livros dourados lindíssimos. E durante a visita, você ainda vê o visual lindo do alto da cidade, com muito verde.

No final do passeio, pudemos conhecer a igreja de Melk e vou te falar… é impressionante! Tudo bem, eu adoro visitar igreja, mas essa é imperdível. Eu não imaginei que ia gostar tanto do passeio, amei, amei.

salao marmore igreja melk

Teto decorado do salão de mármore da abadia de Melk. Foto: Marcelle Ribeiro.

órgão igreja melk

O órgão da igreja de Melk. Foto: Maridão

Depois da visita guiada, ainda demos uma voltinha num jardim da abadia, fofinho. Para entrar nos jardins, os ingressos custam 4,50 euros (adultos) ou 3,50 euros (estudantes). Crianças pagam 1 euro. Os preços são de 2019.

jardim abadia melk

Jardim da abadia de Melk. Foto: Maridão.

melk vista de cima vale do wachau

A vista da cidade de Melk: casinhas e verde. Foto: Marcelle Ribeiro.

Preços e horários da igreja de Melk

Atualmente a visita guiada ao complexo da igreja de Melk custa 14,50 euros por pessoa. De novembro a março, só é possível conhecer a igreja com o tour guiado, e só há dois horários: 11h e 14h.

Em outros meses, é possível visitar a abadia fora de visita guiada. Nesse caso, a entrada para adultos custa 12,50 euros. Estudantes de até 27 anos pagam 8,50 euros (com visita guiada inclusa) ou 6,50 (sem visita guiada). De abril a outubro o complexo da igreja de Melk fica aberto das 9h às 17h30 (última entrada às 17h). E as visitas guiadas acontecem às 10h55, 14h e 14h55, em inglês e alemão.

É possível comprar um combo de trem ida e volta desde Viena, barco e tíquete para a igreja por 55 euros por pessoa. Veja no site da OBB, empresa de transporte público da Áustria.

Todos estes preços são de 2019.

Passeio de barco pelo Vale do Wachau

Como escolher barco e trajeto

Depois de ver a igreja e os jardins, andamos pelas ruazinhas de Melk até o cais de onde saem barcos que passeiam pelas cidades margeadas pelo Rio Danúbio, para fazer, de fato, nosso passeio pelo Vale do Wachau. O Danúbio é enorme, e há quem faça um passeio por ele desde Viena. E não, não é mais azul, mas suas águas são bonitas ainda.

Só há duas empresas que fazem o passeio de barco pelo Rio Danúbio a partir de Melk: a Brandner e a DDSG Blue Danube. Eu já sabia os horários das saídas dos barcos com antecedência, pois vi nos sites das empresas. E vi que a mais adequada para nós era a Brandner, por causa do horário (os preços das duas são idênticos).

barco vale do wachau

Barco da Brandner no qual fizemos o passeio pelo rio Danúbio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os barcos fazem basicamente o mesmo trajeto: saem de Melk e param nas cidades de Emmersdof, Spitz, Durnstein e Krems. Na volta de Krems para Melk, as paradas são nas mesmas cidades. Para fazer o trajeto Melk-Krems, leva-se 1h40. É possível comprar passagens só para a ida e voltar de trem.

O passeio não é barato. Ir de barco de Melk a Krems custa 26,50 euros (só ida) ou 30,50 euros (ida e volta). Muita gente vai só até Dunstein, um vilarejo com lojinhas, vinícolas e restaurantes. A gente fez um passeio ainda mais curto, para economizar tempo e dinheiro: fomos só até Spitz de barco, apreciando a vista e tirando fotos. OS preços de 2019 para esse trecho de Melk a Spitz são 18 euros (só ida) ou 21,50 euros (ida e volta).

Os valores são de 2019.

Como é o passeio de barco pelo Vale do Wachau

Saímos de Melk no barco das 13h50 e às 14h45 chegamos em Spitz. Paramos num restaurante para almoçar e tiramos umas fotos do vilarejo, que é minúsculo.

Depois, pegamos o barco em Spitz de volta para Melk às 17h05 e chegamos às 18h25. O tempo foi mais que suficiente para almoçar e relaxar. E deu para sentir como é andar de barco no Danúbio relaxadamente, tirar muitas fotos… E o melhor: para fazer o passeio Melk-Spitz-Melk pagamos bem mais barato do que ir até Krems.

barco rio danubio vale do wachau

Na área aberta do barco dá para ver o rio e as cidades da região. Foto: Marcelle Ribeiro

No barco, uma gravação em alto-falante descreve um pouco do que o turista está vendo, como ruínas de castelo.

É possível fazer esse passeio também de bicicleta, mas você tem que ter pernas preparadas, pois são muitos quilômetros. Tem uma ciclovia que margeia esse trecho do Rio Danúbio e é possível levar as bicicletas nos barcos.

O barco da Brandner é lindo, super chique, com uma parte avarandada e outra coberta. Tem mesas para refeições e um restaurante bacana à bordo. Nós comemos apenas um sanduba de salsicha, um vinho e uma cerveja para “repor” as energias…rsrsrs

restaurante barco rio danúbio

O restaurante do barco. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Spitz

Na cidade de Spitz, almoçamos num dos restaurantes mais próximos do cais, mas que foi bem gostoso, chamado Spitzerl. Um schnitzel, um prato com salsichas e batatas fritas, uma cerveja e uma taça de vinho custaram cerca de 25 euros. Depois, demos uma voltinha na cidade, que é micra, e paramos para comprar uns chocolates baratos num supermercado.

vale do wachau centro spitz

Uma fonte no meio de casinhas bonitinhas em Spitz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Chegamos no cais de Melk às 18h25 e fomos andando até a estação de trem (a uns 20 minutos de distância). Pegamos nossas malas no locker e pegamos um trem mais ou menos às 19h30 para Salzburg.

Conclusão

Em conclusão: o dia foi puxado, começou cedo e terminou tarde, com muitas baldeações (trem, caminhada, barco, mais barco, caminhada, trem, ônibus) e muitas cidades envolvidas (Viena, Melk, Spitz, Melk, Salzburg), mas valeu a pena. Conseguimos conhecer um lugar lindo no caminho entre duas cidades e aproveitamos ao máximo nosso tempo.

Mas tem que ter pique para fazer tudo isso num dia. E é fundamental já ir para lá com tudo mais ou menos planejado, com horários de trens e barcos impressos.

Ah, já ia esquecendo: todos os tíquetes (trem Viena-Melk, ingresso na abadia, barco Melk-Spitz-Melk, trem Melk-Salzburg) foram comprados na hora, em maquininhas ou guichês. E eu não falo alemão, toda a comunicação foi em inglês.

Se você não quer ter que se preocupar com a logística de tíquetes e horários de trens e barcos, pode fazer um passeio guiado desde Viena até o vale do Wachau e Melk, comprando antecipadamente e no site em português da Get Your Guide. Eles têm vários tipos de excursões para a região, alguns com refeições, com ou sem bicicleta, com degustação de vinhos e etc.

Leia também:

Comentários

  1. 01 nov 2012

    Quantos lugares lindos!

  2. Denise
    11 mar 2016

    Marcelle, tudo bem? Muito interessante suas informações. Gostaria de saber se você precisou agendar a visita guiada pela internet ou adquiriu o ingresso no local ao entrar? Irei em janeiro e a visitação é só por visita guiada. Desde já agradeço sua atenção.

  3. marcelo
    03 out 2016

    Oi Marcelle
    Vou descer o Danúbio de Passau para Viena de bicicleta
    Estes barcos levam a bike se necessário?
    Obrigado

  4. Selma Castro Barreto
    22 fev 2019

    Aquela primeira foto em que diz ruína, não é; é o Castelo de Schönbühel. Ruínas é o Castelo de Kueringer. Reveja.

  5. Tamires
    10 jun 2019

    Olá! Irei fazer esse passei em julho, só não entendi se o passeio de barco apenas passa pelas cidades listadas ou se ele para um tempo lá e podemos dar uma volta…. Vi que você só foi de uma cidade para outra de barco, mas será que sabes se, na compra do passeio todo, é possível descer e pegar outro barco logo em seguida (hop on hop off)? Obrigada!

    • 10 jun 2019

      Oi, Tamires,
      O barco para em várias cidades sim. Os pontos de parada estão descritos nos sites das empresas. Não sei em quantas você pode parar, acredito que em todas listadas, como um hop on hop off. Mas fique atenta aos horários, porque não sei se há vários horários disponíveis para saída de cada ponto. Eu optei por ir a uma cidade só porque estava com pouco tempo.
      Abs

  6. Pingback: O que fazer em Viena: 10 atrações imperdíveis - Ideias na mala

  7. claudia
    27 ago 2022

    Olá..hoje nao tem locker ma estacao de trem..somente no centro de informacão e sao lockers pewuenos…Minha mala media nao coube e a moça do centro de informacao nao quis ficar com ela….tive que deixar do lado de fora..fiz a visita a abadia correndo..voltei e a mala ainda estava lá..enfim…cancelei o passeio pelo wachau…..fica o aviso…nada de mala de rodinha

  8. Pingback: O que fazer em Salzburg + onde se hospedar - Viciada em viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *