Catarata dos Couros: atração deliciosa da Chapada dos Veadeiros

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/07/2019
Compartilhar este artigo:

A Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros (GO), é uma daquelas atrações que encantam os turistas. Minha mãe esteve lá em fevereiro, no carnaval, e fez fotos lindas de lá e, é claro, ela e a turma dela me contaram como foi essa aventura. E o melhor: a trilha para lá não é difícil! Além disso, o conjunto de quedas do Rio dos Couros é uma delícia para o banho.

Cascata dos Couros na Chapada dos Veadeiros

Catarata dos Couros, na Chapada dos Veadeiros. Foto: Adelia Ribeiro

Catarata dos Couros – Chapada dos Veadeiros: como chegar

Para chegar lá, o grupo da minha mãe preferiu contratar um guia (indicado pela pousada dela), mas ela disse que dá para ir sem guia sem nenhum problema. As cataratas ficam antes da cidade de Alto Paraíso de Goiás e podem ser uma boa opção no seu caminho de ida ou volta para Brasília, já que o acesso é pelo km 148 pela GO 118. Desta rodovia, você pegará cerca de 31 km de estrada de terra. Mas não foi preciso carro 4×4 nem passar perrengue. Em um carro comum para chegar lá.

O passeio, que eles classificaram de dificuldade de fácil a moderada, tem uma trilha que vai margeando o Rio dos Couros, e permite paradas para apreciar as quedas d’´água do alto, além de banhos.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Uma das quedas d’água se chama Almécegas 1000 e tem 50 metros de altura (não confundir com as cachoeiras Almécegas 1 e Almécegas 2, que são em outro lugar e sobre as quais eu já falei neste post aqui). O percurso apresenta poucos trechos íngremes, mas não descuide do protetor solar, porque em boa parte dele não há copas de árvores para se proteger.

Cascata dos Couros na Chapada dos Veadeiros

Cascata dos Couros na Chapada dos Veadeiros. Foto: Adelia Ribeiro

Ocupação por por sem-terra

Infelizmente eu não conheci as cataratas dos Couros quando estive na Chapada dos Veadeiros em fevereiro, porque passei apenas quatro dias lá e tive que limitar meu roteiro ao tempo disponível (Veja aqui o meu roteiro de 4 dias de viagem na Chapada dos Veadeiros).

Na véspera do dia em que estávamos pensando em ir aos Couros soubemos que trabalhadores sem-terra fizeram um tumulto na área onde ficam as cataratas. Na época, a fazenda onde fica a catarata estava sendo disputada por movimentos sociais. Então decidimos ir em outras cachoeiras, para evitar problemas.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Dois dias depois, no entanto, minha mãe foi lá e disse que não teve qualquer dificuldade. Por isso a dica é: converse com os moradores da Chapada para saber como está a região. Mas sobre uma coisa não há dúvida: os Couros são a principal razão para eu já estar doida de vontade para voltar à Chapada dos Veadeiros.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Carol Canuto
    20 jun 2016

    Ola! Primeiro, obrigada pelas dicas! Seu blogue é ótimo.
    Meu namorado e eu vamos para a chapada dos veadeiros no mes que vem, e pela primeira vez vamos alugar carro e tentar fazer os passeios sozinhos. Minha duvida é, por exemplo no caso desse passeio, aonde deixar o carro com segurança para poder fazer a trilha e se divertir sem preocupações?

    • 05 jul 2016

      Oi, Carol,
      As cachoeiras estão localizadas em fazendas e elas têm estacionamento. O parque também tem. Não se preocupe, não há perigo.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *