Chapada dos Veadeiros – O que fazer

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 10/02/2019
Compartilhar este artigo:

Decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros não é tarefa fácil:  são muitas atrações lindas e eu tinha poucos dias. Fui no carnaval e só tinha 4 dias. O ideal seria dedicar pelo menos uma semana para a região.

chapada dos veadeiros vale da lua

Vale da Lua. Foto: Marcelle Ribeiro

Com uma semana ou mais, indico dividir a hospedagem em pelo menos duas das três cidades da Chapada: Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e São Jorge (sendo que Alto Paraíso fica entre Cavalcante e São Jorge). Ficando uns dias em cada cidade, é possível conhecer as cachoeiras mais próximas e evitar deslocamentos longos, e muitas vezes por estradas de terra, até as atrações. De São Jorge até cachoeiras famosas de Cavalcante, por exemplo, leva-se quase 2h para ir e mais 2h para voltar. Dividindo a estadia, poupa-se tempo e gasolina.

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Chapada dos Veadeiros O que Fazer em 4 dias

Com apenas 4 dias disponíveis (sendo que no primeiro nós saímos de Brasília cedinho para ir até a Chapada e no último nós tivemos que dedicar a tarde à voltar para a capital federal), decidi montar base em São Jorge, pois a maior parte das cachoeiras que eu queria conhecer estava por ali, ou no caminho até a vila.

Deixei para outra viagem atrações que admirei por foto, como a cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante (até porque todos dizem que ela fica mais bonita na época da seca e eu viajei na estação chuvosa). Viajar é escolher, que jeito, né?

 

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
chapada dos veadeiros o que fazer cachoeira almecegas

Cachoeira de Almécegas 1. Foto: Marcelle Ribeiro

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Dia 1

Sexta-feira véspera de carnaval e  chegamos no aeroporto de Brasília por volta das 22h. Fomos à Hertz alugar o carro que já havíamos pré-reservado pela Rentcars, site que reúne as maiores locadoras de veículos do mundo. De lá fomos para o nosso hotel.

Chegamos no Hotel St. Paul, no setor hoteleiro Norte por volta das 23h, já com nossas reservas feitas pelo Booking. Depois de lanchar no quarto mesmo, dormimos. O hotel é excelente, super recomendo. Novo, amplo, com quarto grande, cama confortável, TV, banheiro impecável. Serviço de quarto bom, preços justos.

A diária foi barata, mesmo reservando com apenas uma semana de antecedência. O café da manhã estava muito bom e os funcionários foram super atenciosos. Exatamente em frente tem um estacionamento público gratuito, bem iluminado e com bastante vaga (até parecia estacionamento do hotel). Muito perto do hotel tem um shopping. O aeroporto fica a 15 minutos de carro.

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Dia 2

Pegamos estrada para a Chapada às 7h do sábado de carnaval. A estrada estava ótima. Às 10h já estávamos na entrada da Fazenda São Bento, onde visitamos as cachoeiras Almécegas 1 e Almécegas 2, que ficam entre São Jorge e Alto Paraíso (veja o post sobre Almécegas 1 e 2).

Depois de lanchar na trilha, pegamos o carro e seguimos rumo a São Jorge, mas paramos antes para conhecer o Vale da Lua, onde ficamos das 15h30 às 17h (as dicas do Vale da Lua estão aqui). Jantamos na vila de São Jorge, após fazer o check in na Pousada Águas de Março, que também reservamos pelo Booking.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Dia 3

Tentamos ir no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, mas como chegamos lá às 10h30, não pudemos entrar, porque já estava cheio. Rapidamente decidimos ir à Cachoeira do Segredo (leia o post sobre esse passeio aqui). Antes de ir para lá, passamos na vila para arrumar um guia. A trilha levou o dia inteiro. À noite, pizza na vila  (veja aqui onde comer  na Chapada dos Veadeiros)

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Dia 4

Acordamos cedo e às 9h já estávamos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fizemos a trilha do Salto do Rio Preto (pois a trilha dos Cânions já estava cheia de turistas e com lotação esgotada). Acabamos a trilha às 15h, minutos antes de cair um temporal. Fomos descansar na pousada. À noite, risoto na vila.

 

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Dia 5

Era terça-feira de carnaval e foi dia de levantar cedo de novo, fazer as malas e o check out. Às 9h15 começamos a trilha da cachoeira Raizama, pertinho de São Jorge. São apenas 3,5 km de estrada de terra.

A trilha tem cerca de 2km no total e é circular, com algumas descidas em escadarias, mas nada difícil (nós achamos leve). Há muitas placas no percurso e dois lugares para banho. A Raizama mesmo é um salto de 40 metros de altura, escondido entre paredões de pedra e só é possível vê-la do alto. Mas você pode se banhar nos trechos do rio que formam piscinas de água corrente entre as pedras.

Cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros. Foto: Marcelle Ribeiro.

No dia em que fomos a água estava meio escura, porque havia chovido bastante no dia anterior. Nós levamos 2 horas no total para conhecer a cachoeira e a piscina vizinha, porque fizemos tudo sem pressa.

A entrada custa R$ 20 por pessoa. Na fazenda não há lanchonete, mas há um banheiro simples. O estacionamento era gratuito.

Cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros.

Às 12h já havíamos trocado de roupa na fazenda onde fica a cachoeira e pegamos estrada para Brasília.

Chegamos em Brasília por volta das 15h e fomos direto para o Brasília Shopping almoçar. Em seguida, hora de devolver o carro na Hertz e fazer o check in para embarcar de volta pra casa.

 

Se eu tivesse mais dias…

  • Com mais dias meu roteiro na Chapada dos Veadeiros teria conhecido também:
  • A Catarata dos Couros, que a minha mãe visitou e contou tudo aqui
  • As cachoeiras de Cavalcante: Santa Bárbara e Capivara (veja mais sobre ela nos blogs Diana ViajaViagens Cinematográficas
  • As cachoeiras Loquinhas, Macaquinhos e Cristais, que a Fabi do Loucos por Viagem conheceu.

 

Conclusão

Em conclusão: a viagem foi incrível, mas se a gente tivesse mais dias, teria conhecido mais belezas da região.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Sarah
    24 mar 2015

    Oi, tudo bem? Vou agora em Abril e queria tirar uma duvida com vc! Vou chegar em brasilia as 8h e ja pegar o carro pra alto paraiso! Minha ideia eh nesse primeiro dia conhecer a fazenda sao bento (mais a cachu de mesmo nome e as almecegas) e tentar ir no vale da lua pra ja otimizar tudo! Acho q vale ir pra pousada e dps partir ou ganhar tempo e ir de carro direto pra sao bento? Sao bento eh perto do vale da lua? Beijos e obrigada!!

    • 01 abr 2015

      Oi, Sarah,
      Acho que não vai dar tempo de fazer tanta coisa no mesmo dia,a não ser que você fique bem pouco nas cachoeiras. Eu saí de Brasília às 7h, cheguei na fazenda São Bento às 10h (não passei na pousada antes, fui direto de Brasília para a fazenda). Vi Almécegas 1 e Almécegas 2 (onde almoçamos um lanche), não vimos a cachoeira São Bento. Chegamos no Vale da Lua às 15h30 (eles fecham às 17h). Saímos do Vale da Lua exatamente às 17h. E depois é que fomos fazer o check in na pousada, na vila de São Jorge. O vale da Lua é perto da fazenda de São Bento sim, uns 20 minutos de carro.
      Abraço,

  2. MARIANA
    28 abr 2015

    Olá, estou indo para a Chapada agora em Maio, encontrei muita informação por aqui, mas no fim fiquei um pouco perdida sobre o que fazer, não ficarei muitos dias. Fiz um roteiro baseada nos principais locais que queria conhecer, se possível gostaria da sua opinião, se é mesmo o melhor a fazer ou inverter alguns lugares.
    1 dia
    Vou alugar um carro e saio de BSB cedo,7h da manhã, ai pensei em logo no caminho conhecer a Macaquinhos, depois ir para Alto paraíso, almoço e depois vou para a cachoeira Loquinhas.
    Durmo em Alto paraíso
    2 dia
    Pensei em ir a Cachoeira de Sta. Bárbara, li que é um lugar que vale a pena e deve ocupar um dia inteiro
    Durmo em Alto paraíso
    3dia
    Pela manhã ir em são bento para visitar as Almécegas e tentar fazer o Voo do gavião. Nãos ei se isso ocuparia o dia todo, caso não, não sei o que faria de tarde.
    Durmo em São Jorge
    4 dia
    Pela manhã vou ao vale da lua e pela tarde gostaria de ir fazer a trilha do salto e o mirante da janela e se der tempo ir na Raizama.
    Durmo em São Jorge
    5 dia
    Pela Manha faria uma trilha pelo Parque , não sei ao certo quais os atrativos mas acredito que ser um passeio indispensável. E após o almoço volto para BSB.
    Se puderes me dar a tua opinião agradeço muito!!!!

    • 28 abr 2015

      Olá, Mariana,
      Os dias 1 e 2 são bem possíveis de serem feitos do jeito que você falou.
      No dia 3 você pode emendar Almécegas com Vale da Lua. Não conheço o Voo do Gavião.
      No dia 4, acho improvável você fazer tudo isso. Trilha do Salto é bem cansativa. Leva boa parte do dia (eu comecei a trilha por volta das 9h30 e terminei umas 14h) e tem muitos trechos íngremes. Li que a do Mirante da Janela também é de dia inteiro e é bem cansativa. Se você tiver muioto pique e começar cedo, acho que dá para emendar a Trilha do Salto com Vale da Lua OU Raizama, que são fáceis e próximas (as duas são em São Jorge), mas comece seu dia bem cedo.
      No dia 5, vocÊ terá meio dia apenas. Pode ir Raizama, se não tiver visto ainda.
      Mas a ideia de dormir alguns dias em Alto Paraíso e outros dias em São Jorge é ótima.
      Abraço,

  3. rafaela
    23 maio 2015

    Olá.. Tem alguma indicação de pousada baratinha?
    Estarei viajando para a Chapada em Julho com o meu namorado e estamos em dúvida entre acampar ou arrumar uma pousada mais em conta.. Obrigada =)

  4. Henrique Oliveira
    29 dez 2015

    Você recomenda conhecer a chapada no Carnaval? É muito cheio? Pelo seu post, há alguns inconvenientes…
    Obrigado

    • 12 jan 2016

      Oi, Henrique,
      Eu recomendo sim. É cheio, mas nada que inviabilize a visita. Porém, saiba que não é uma época boa para conhecer a cachoeira de Santa Bárbara, pois como é época de chuvas, as águas dela não devem estar verdes e transparentes e sim barrentas. O Vale da Lua estará bastante cheio, tente ir logo na hora que abrir.
      Abraço,

  5. Larissa
    07 jan 2016

    Olá, é possível fazer Almécegas I e II e Loquinhas no mesmo dia? Obrigada!

    • 11 jan 2016

      Oi, Larissa,
      Sim, é possível. Não conheci Loquinhas, mas li que é uma trilha curta e fácil até lá. E a trilha para Almécegas I e II também não é demorada.
      Abraço,

  6. Gabriel
    23 jan 2017

    Olá, estou montando um roteiro para o feriado de abril, porém estou no dúvida se será suficiente o número de dias.
    Você acha possível?
    dia 20 chegada em Brasília, pernoite
    dia 21 saída cedo de brasília e ir direto para Almácegas 1 e 2 e tentar encaixar mais uma cachoeira
    dia 22 cachoeira santa barbara e mais uma próxima
    dia 23 conhecer algo próximo de Alto Paraíso até as 14 horas, pois será minha cidade base, e voltar para Brasília para voar a noite

    Acha possível?

    • 27 jan 2017

      Oi, Gabriel,
      Super possível. Fiz um roteiro parecido. Mas prepare-se pq vc vai ficar meio cansado de dirigir. Melhor se hospedar em Alto Paraíso, que é mais perto desses lugares que você quer conhecer.
      Abs

  7. Fabio Pastorello
    11 fev 2019

    Obrigado pela indicação Marcelle. Sempre falta alguma coisinha para a gente conhecer, né? Nós, por exemplo, não fomos na Cachoeira do Segredo. Abração.

    • 12 fev 2019

      Pois é, Fábio. Eu já tô sonhando em ir de novo, porque a cachoeira de Santa Bárbara não sai da minha cabeça. Cada foto!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *