O que fazer na Chapada dos Veadeiros: 16 passeios imperdíveis

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/02/2021

Quem vai pela primeira vez à Chapada dos Veadeiros, em Goiás, fica na dúvida sobre quais os passeios são obrigatórios. Para te ajudar a decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros, listei as principais atrações. Claro que existem várias outras cachoeiras, mas preferi organizar pelos passeios imperdíveis.

Confira o índice deste post:

Cachoeiras mais próximas de Alto Paraíso de Goiás
O que fazer entre Alto Paraíso de Goiás e São Jorge
Cachoeiras mais próximas de São Jorge
O que fazer mais perto de Cavalcante

O que fazer na Chapada dos Veadeiros

As atrações da Chapada dos Veadeiros estão divididas em três núcleos principais: Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás e São Jorge (sendo que Alto Paraíso fica mais ou menos entre Cavalcante e São Jorge). Ao contrário do que muita gente pensa, nem todos os passeios são dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros propriamente dito.

Em primeiro lugar, se você tiver até 4 dias de viagem, o ideal é escolher uma dessas vilas e fazer as atrações próximas. Porém, o ideal para o roteiro da Chapada dos Veadeiros é ter pelomenos de 7 a 10 dias, para poder explorar as cachoeiras de mais de uma região.

Com uma semana ou mais, indico dividir a hospedagem em pelo menos duas das três cidades. Então, ficando uns dias em cada cidade, é possível conhecer as cachoeiras mais próximas e evitar deslocamentos longos, e muitas vezes por estradas de terra, até as atrações. De São Jorge até cachoeiras famosas de Cavalcante, por exemplo, leva-se quase 2h para ir e mais 2h para voltar. Então, dividindo a estadia, poupa-se tempo e gasolina.

Leia também: Roteiro para 4, 5 e 8 dias na Chapada dos Veadeiros

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Mapa

Separei as atrações com cores diferentes por cidades, sendo roxo para São Jorge, azul para Alto Paraíso de Goiás e amarelo para Cavalcante.

Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros mais próximas de Alto Paraíso

1 – Catarata dos Couros

A Catarata dos Couros é uma daquelas atrações que encantam os turistas. Portanto, deve ser priorizada ao decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

Minha mãe esteve lá em um carnaval, e me disse que a trilha para lá não é difícil! Além disso, o conjunto de quedas do Rio dos Couros é uma delícia para o banho.

Para chegar lá, o grupo da minha mãe preferiu contratar um guia (indicado pela pousada dela), mas ela disse que dá para ir sem guia sem problema. As cataratas ficam antes da cidade de Alto Paraíso de Goiás e podem ser uma boa opção no seu caminho de ida ou volta para Brasília. Aliás, carro comum (1.0) chega lá sem problemas.

O passeio, que eles classificaram de dificuldade de fácil a moderada, tem uma trilha que vai margeando o Rio dos Couros, e permite paradas para apreciar as quedas d’água do alto, além de banhos.

Uma das quedas d’água se chama Almécegas 1000 e tem 50 metros de altura (não confundir com as cachoeiras Almécegas 1 e Almécegas 2, que são em outro lugar e sobre as quais eu vou falar abaixo). Há poucos trechos íngremes. Boa parte da trilha é descoberta.

Infelizmente eu não conheci as cataratas dos Couros porque estava havendo uma disputa pela área onde elas ficam, envolvendo alguns movimentos sociais e outros grupos e a situação estava tensa por lá. Dois dias depois, no entanto, minha mãe foi lá e disse que não teve qualquer dificuldade. Por isso, a dica é: converse com os moradores da Chapada para saber como está a região.

Acesso: Estrada GO 118, km 148. Desta rodovia, a cerca de 31 km de estrada de terra.

o que fazer na chapada dos veadeiros catarata dos couros

Catarata dos Couros. Foto: Adelia Ribeiro

2 – Loquinhas

A Cachoeira Loquinhas tem uma trilha de 2 km (ida e volta) e, por isso, é ideal para viagem com crianças e pessoas com mobilidade reduzida. São sete poços para banhos deliciosos. No Poço do Xamã, há cascata e piscina rasa. Não pode ficar de fora quando você decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

O acesso é pela Rua do Segredo e é necessário percorrer cerca de 3km de estrada de terra. Preço: R$ 30 (em 2021).

o que fazer na chapada dos veadeiros loquinhas

Cachoeira Loquinhas. Foto: Os Rúpias/ Flickr.

3 – Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais tem fácil acesso pela cidade de Alto Paraíso, por uma estrada de terra de 3 km e bem conservada. O estacionamento fica bem perto da primeira cachoeira, chamada Poço da Vovó. Por ali tem um restaurante.

Endereço: Estrada GO 118, no sentido Cavalcante. Há sinalização do caminho.

o que fazer na chapada dos veadeiros cachoeira dos cristais

Cachoeira dos Cristais. Foto: Os Rúpias/ Flickr.

4 – Macaquinhos

Para conhecer essa trilha de 4 km (ida e volta), você precisa contratar um guia. São várias quedas e piscinas naturais no caminho. A Cachoeira do Encontro é no fim da trilha e marca a junção dos rios Macaquinho e Fundão. O cânion da Pedra Furada também fica nesse caminho.

Endereço: Fazenda Santuário das Pedras, na Estrada GO-118, km 151 no sentido Brasília.

O que fazer entre Alto Paraíso e São Jorge

5 – Cachoeiras Almécegas 1 e 2

As cachoeiras Almécegas 1 e 2 ficam próximas entre si e a trilha para elas é fácil e curta. Com direito a uma piscina deliciosa para banho.

Elas ficam na Fazenda São Bento, na estrada entre a Vila de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás.

Na portaria da fazenda, paramos para comprar água e água de coco, ir ao banheiro e logo pagamos a taxa de R$ 20 (em 2015) por pessoa que dá direito a ir às duas cachoeiras. Depois do portão, dirigimos por 3 km numa estradinha de terra para Almécegas 1 (que tem 50 metros de altura), estacionamos e, em seguida, fizemos uma trilha de cerca de 1,5 Km (só de ida).

A trilha tem placas, não é necessário guia. Sugiro que você primeiro siga as placas para o mirante, tire fotos e depois continue essa trilha para descer 600 metros de trilha íngreme para o poço d’água formado pela cachoeira Almécegas 1.

Esse poço é fundo, mas você pode ficar na parte rasa (pequena) ou nadar até debaixo da queda d’água. Na sequência, suba a escada de pedra e volte pela mesma trilha até a bifurcação onde verá as placas das “corredeiras”. Dali, ande mais uns metros e chegue até piscinas calmas formadas entre as pedras (no alto de Almécegas 1).

o que fazer na chapada dos veadeiros alamacegas

Cachoeira de Almécegas 1. Foto: Marcelle Ribeiro

No total, você andará 3 km para visitar Almécegas 1. Seu carro 1.0 dá conta do recado.

Depois, dirija mais uns metros de estrada de terra e estacione perto da cachoeira Almécegas 2. Deste estacionamento são mais uns 400 metros (só de ida) para Almécegas 2, que é um pouco mais baixa (tem 15 metros). Mas ela também tem uma área ótima para banho (uma parte rasa e outra funda) e uma boa área para almoçar um sanduba.

6 – Cachoeira de São Bento

A cachoeira fica na Fazenda São Bento, bem perto de São Jorge. Porém, não é tão imponente e impressionante quanto as Almécegas 1 e Almécegas 2, porque tem apenas 6 metros de altura. Mesmo assim, vendo as fotos, o local é bem bonito.

o que fazer na chapada dos veadeiros cachoeira sao bento

Cachoeira São Bento. Foto: Cecilia Heinen/ Flickr.

7 – Vale da Lua

O Vale da Lua é uma atração imperdível ao decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Esta cachoeira fica a 9,5 km de distância da Vila de São Jorge. A paisagem é super diferente e realmente as pedras parecem lunares. Por outro lado, eu não aproveitei tanto esse passeio, porque fui em um carnaval e o local estava lo-ta-do! Então, recomendo programar esse passeio para cedinho, para aproveitar sem muvuca.

Leia mais:Como visitar o Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros

o que fazer na chapada dos veadeiros vale da lua

Vale da Lua. Foto: Marcelle Ribeiro

8 – Jardim de Maytrea

O jardim, na verdade, é uma fileira de palmeiras com as montanhas ao fundo. Você pode dar uma paradinha para contemplar quando estiver indo de uma cidade para outra ou voltando de algum passeio. Dá pra ver da estrada mesmo. Muitos turistas vão lá ver o nascer ou pôr do sol lá. Eu vi no meio da tarde e não achei tanta graça.

o que fazer na chapada dos veadeiros jardim maytrea

Jardim Maytrea é um cartão-postal da Chapada. Foto: Flickr/A. Duarte

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros mais próximas de São Jorge

9 – Cachoeira do Segredo

Se você tem disposição para trilhas, priorize a Cachoeira do Segredo quando escolher o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Uma delícia! Porém, a trilha é bem cansativa, já que é necessário percorrer 8 km, passando por rios. Se eu acho que vale o cansaço? Claro, a queda d’água tem mais de 100 metros de altura e com piscina grandona para o banho.

Quer saber mais? Veja as dicas para conhecer a Cachoeira do Segredo.

o que fazer na chapada dos veadeiros segredo

Cachoeira do Segredo. Foto: Marcelle Ribeiro.

10 – Trilha do Salto

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um passeio obrigatório quando o assunto é o que fazer na Chapada dos Veadeiros. Lá há várias trilhas e cachoeiras, entre elas a Trilha do Salto, que tem 11 Km (ida e volta) e é bem sinalizada. Não precisa de guia.

o que fazer na chapada dos guimaraes cachoeira salto

Salto do Rio Preto: Foto Marcelle Ribeiro

Chegue cedo, pois há limite diário de visitação (de 250 na trilha do Salto e de 300 na dos Cânions). Nós fomos no carnaval e às 10h, a trilha já estava com capacidade esgotada. E o Ibama não se importa se os visitantes vão sair cedo. Se o número máximo de pessoas for atingido, eles barram a entrada. No dia seguinte chegamos às 8h45 (o parque abre às 8h) e conseguimos entrar.

O parque diz que a trilha é difícil, mas meu pai, de 65 anos e frequentador de academia com regularidade, fez. Eu diria que é de dificuldade média, porque há muitos trechos que, apesar de planos, não têm sombra. Além disso, há subidas com escadarias bem cansativas. Mas valeu muito a pena.

A nossa primeira parada foi em um mirante, para ver o Rio Preto, e a cachoeira dele, o Salto do Rio Preto, que tem 120 metros de altura. Pena que não dá para tomar banho nela.

Depois, chegamos na Cachoeira do Garimpão, que tem 80 metros de altura e um grande poço para banho.

o que fazer na chapada dos guimaraes garimpao

Cachoeira do Garimpão. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em seguida, a pior parte: subir uma escadaria e depois caminhar em um trecho que, apesar de plano e aberto, nos deixava bem expostos ao sol.

Por fim, paramos em um rio com piscinas naturais com “hidromassagem”!

Concluímos a trilha às 14h30.

O ingresso para o parque custa R$ 18 (em 2021).

o que fazer na chapada dos guimaraes

Piscina natural. Foto: Antônio Carlos de Souza.

11 – Trilha dos Cânions

A Trilha dos Cânions tem 12 Km (ida e volta), mas é mais plana do que a Trilha do Salto. Não conheci porque fui barrada, uma vez que o limite máximo de visitantes (300 pessoas) já havia sido atingido quando cheguei ao parque. Não é necessário contratar um guia para esse passeio.

O nível de dificuldade é moderado superior. O percurso é feito em trilha plana, com paisagens belíssimas. Depois de cerca de 5 km de caminhada, chega-se a uma bifurcação. No caminho da esquerda, você caminha por mais 1 km para chegar à Cachoeira das Cariocas, onde o Rio Preto se divide em duas quedas. A descida até o poço é íngreme e requer atenção redobrada.

Se você tiver escolhido o caminho da direita, depois de 800 metros, estará no Cânion II. Em seguida, terá que atravessar blocos de pedra até chegar a um grande poço para banho. Na época das chuvas, somente um pequeno trecho do poço é usado, devido à forte correnteza do Rio Preto. Numa próxima viagem, certamente priorizarei essa trilha ao decidir o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

12 – Trilha das Sete Quedas

Essa trilha tem 23 Km e você precisará dormir no camping no meio do mato. O passeio pode ser feito só na estação seca, de junho a novembro. Ela leva a uma das cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros mais difíceis de chegar, a da Sete Quedas.

Não esqueça de reservar o camping online e contratar um guia. Por fim, li que a travessia termina na beira da rodovia GO-239, a cerca de 12 km de São Jorge e 24 km de Alto Paraíso. Por isso, segundo o parque, o visitante tem que contratar por conta própria o serviço de traslado.

13 – Trilha da cachoeira Raizama

A cachoeira Raizama é uma ótima dica sobre o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

o que fazer na chapada dos veadeiros raizama

Cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros.

A trilha tem cerca de 2 Km, com algumas descidas em escadarias e nós achamos leve. Há muitas placas no percurso e dois lugares para banho. A Raizama mesmo é um salto de 40 metros de altura, escondido entre paredões de pedra. Então, só é possível vê-la do alto. Mas você pode se banhar nos trechos do rio que formam piscinas de água corrente entre as pedras.

Na nossa visita, a água estava meio escura, porque havia chovido bastante no dia anterior.

Endereço: GO-239 (São Jorge-Colinas do Sul) km 41.

o que fazer na chapada dos veadeiros raizama

Cachoeira Raizama. Foto: Marcelle Ribeiro.

14 – Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo

A Cachoeira do Abismo é uma fina queda d’água, com três poços naturais. A trilha é bem fácil e tem cerca de 1,5 km.

Após conhecer a Cachoeira do Abismo, você pode pegar uma trilha difícil, de 1,5 km, até a Cachoeira Janela. A vista de lá é sensacional, para avistar o Salto do Rio Preto.

Para chegar nesse mirante sensacional, é necessário enfrentar uma descida difícil e uma subida bem íngreme. Então, apesar de ser um passeio incrível, não é indicado para todos.

Endereço: GO-239, km 3 sentido Alto Paraíso. Pegar o acesso à direita que leva ao estacionamento (depois de cerca de 2 km).

O que fazer mais próximo de Cavalcante

15 – Cachoeira da Santa Bárbara

A Cachoeira de Santa Bárbara tem 35 metros de queda e tem fama de ser uma das melhores cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O poço de água cristalina e azul turquesa é lindo para um mergulho. Aliás, como a cor da água é que chama a atenção, não vá em época de chuva, ou você não verá o azul.

Endereço: Estrada para Engenho II.

o que fazer na chapada dos veadeiros santa barbara

Cachoeira Santa Barbara em um carnaval. Foto: Flickr/Cecilia Heinen

16 – Cachoeira da Capivara

A Cachoeira Capivara fica perto de uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros, a da Santa Bárbara, e também tem um bom poço para banho. Dá pra conjugar as duas no mesmo dia.

Endereço: Acesso pela Estrada para Engenho II.

o que fazer na chapada dos veadeiros capivara

Cachoeira Capivara. Foto: Cavalcante Chapada dos Veadeiros/ Flickr.

O que fazer à noite na Chapada dos Veadeiros

Não há muito o que fazer na Chapada dos Veadeiros à noite. O programa clássico é mesmo sair para lanchar ou jantar nos bares e restaurantes da região.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros em 5 dias

Agora que você já sabe o que fazer na Chapada dos Veadeiros, recomendo que você veja minha dicas de roteiro para organizar os pontos turísticos a cada dia. Eu passei 5 dias lá e explico quantas atrações dá pra conhecer por dia no post sobre o meu roteiro pela Chapada dos Veadeiros.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros – Conclusão

Em conclusão, a Chapada dos Veadeiros é um destino ecológico que você precisa conhecer no Brasil. Em primeiro lugar, é a oportunidade de fazer trilhas e conhecer cachoeiras espetaculares. Enfim, é a certeza de uma viagem inesquecível. Portanto, pegue minhas dicas e organize sua viagem o mais rapidamente possível!

Confira esse e outros destinos de natureza no Brasil. Assista ao vídeo!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *