Ilhas gregas: como comprar passagens de barco

postado por Marcelle Ribeiro em 21/08/2012 - Atualizado em: 07/09/2018
Compartilhar este artigo:

Comprar passagens de barco para ir às ilhas gregas dá trabalho e gera muitas dúvidas e insegurança. Ainda mais se você, como nós, prefere conhecer a Grécia com calma, ficando muitos dias  em cada ilha, invés de fazer aquelas paradas super rápidas de cruzeiro. Para tentar ajudar, aí vão algumas dicas.

ilhas-gregas-barco-sea-jats-atenas

O catamarã da Sea Jets no porto de Atenas. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Entre as  ilhas gregas: de barco ou avião?

Viajar de avião entre uma ilha grega e outra é difícil, porque as duas maiores empresas aéreas gregas, a Aegean Airlines e a Olympic, quase não têm voos ligando uma ilha a outra. Por exemplo: se você quer ir da ilha X para a ilha Y, muito provavelmente você terá que pegar um avião da ilha X para a Atenas e depois de Atenas para a ilha Y.

Apesar de os voos entre as ilhas e Atenas serem curtos e rápidos, nem sempre o voo que sai de Atenas para a ilha que você quer sairá num intervalo pequeno de horas. Ou seja, você provavelmente terá que mofar no aeroporto de Atenas, ou até dormir lá.

A empresa aérea Sky Express oferece voos entre algumas ilhas, sem ter que passar por Atemas, mas naqueles aviõezinhos pequenos. O Alessandro, autor do blog Wazari, viajou por essa empresa, e diz aqui como foi. Quando eu fui à Grécia, não dava para viajar de avião entre as ilhas que eu visitaria. Então, decidimos viajar de barco.

Procurando hotéis em Atenas? Reserve pelo Booking e ajude o blog sem pagar nada a mais! 

 

Com que antecedência comprar passagens?

Infelizmente, não é possível comprar passagens de barco para as ilhas gregas com muita antecedência. E pior: em geral, as empresas que oferecem o serviço de barco só divulgam os horários e dias em que farão os trajetos com 45 a 60 dias de antecedência.

Portanto, temos aí  um pesadelo para quem precisa planejar uma viagem. Além disso, os percursos de barco não são feitos todos os dias. Por exemplo: pode ser que você queira viajar da ilha X para a ilha Y numa terça-feira e naquele dia não saia nenhum barco para a ilha Y. Consequentemente, você terá que tentar viajar para a ilha Z e de lá, tentar um barco para o seu destino final.

Ainda tem mais: as empresas de barco não divulgam seus calendários de viagem todas num mesmo dia. Uma empresa pode divulgar hoje, outra daqui a uma semana.

Olhar as frequências de viagens de barco de meses anteriores ou de anos anteriores para tentar “prever” os horários que serão oferecidos exatamente nos dias em que você vai estar lá não adianta muito.

No verão, há mais barcos por semana que na primavera, e na primavera há mais barcos que no outono, e por aí vai. No inverno, uma ilha pode ficar dias sem barco, porque as condições climáticas pioram. Mas se você olhar as frequências de viagem de barco de meses anteriores, pelo menos terá uma ideia das rotas que são oferecidas e saberá quantas horas dura cada viagem. Claro, ilhas grandes e mais famosas têm mais barcos por dia.

Não vá para a Grécia sem seguro viagem internacional. Compre com a Sul América, em parceria com a Conset Seguros e conosco, e consiga preços imbatíveis! Contrate aqui.

grecia-barcos-porto-atenas

Passageiros embarcando no porto de Atenas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Um bom site para olhar as frequências de barcos é o http://www.gtp.gr/. Mas não é possível comprar as passagens por ele, apenas ver as rotas oferecidas. O legal é que dá para pesquisar as rotas num dia específico.

Além disso, outros sites que você pode visitar são http://www.greekferries.gr/  e http://www.ferries.gr/, mas nem sempre eles disponibilizam as frequências de todas as empresas (como o GTP).

Tá achando ruim? Espera que piora. Na Grécia, é bem comum o cancelamento e atraso de viagens de barco, geralmente por causa do vento ou do mar muito agitado. Daí você, que comprou sua passagem com antecedência depois de muita pesquisa, pode chegar lá no cais e descobrir que seu barco só vai sair dali a horas, porque tá ventando demais… E a programação vai para o beleléu!

Eu olhei as frequências de viagem de barco de meses anteriores só para saber que era provável haver barco de Atenas para Milos, de Milos para Mykonos e de Mykonos para Santorini. Reservei hotéis nestas ilhas nesta ordem, antes mesmo de ter passagens de barco para elas nos dias que eu queria. E no final, deu tudo certo!

Está pesquisando hotéis em Atenas? Reserve pelo Booking e ajude o blog sem pagar nada a mais! 

 

Passagens de barco: dias ou horas de antecedência?

Não recomendo deixar para comprar as passagens horas antes, porque é grande o risco de não haver lugar no barco. Há muitos barcos grandes e, mesmo nos catamarãs, há muitas poltronas disponíveis. Mas para quê correr o risco de não achar lugar?

Eu comprei quase todas as minhas passagens de barco com 45 dias de antecedência, pela internet, no Brasil, pelo site da empresa de barcos. Só deixei um trecho para comprar lá, porque queria ter flexibilidade para sair de uma ilha mais cedo se o clima estivesse ruim ou chuvoso.

Comprei a passagem Mykonos – Santorini com três dias de antecedência, numa loja oficial da empresa de barcos no cais de Mykonos. Conseguimos lugares normalmente, mas notei que o catamarã que pegamos estava cheio, sem um assento livre.

Para contratar seguro viagem internacional, compre com a Sul América, em parceria com a Conset.

 

Comprando passagens de barco pela internet

Eu já dei, alguns parágrafos atrás, as dicas de alguns sites para você se familiarizar com as rotas oferecidas. Mas na hora de comprar efetivamente, o melhor é usar o site da empresa pela qual você vai viajar. Foi o que eu fiz.

Todos os barcos que peguei foram da mesma empresa, a Sea Jets, e, no caso dela, o comprovante que eu imprimi pela internet teve que ser trocado por um bilhete para que eu pudesse entrar no barco. Eu poderia ter deixado para trocar o comprovante pelo bilhete até 1h30 antes do embarque, mas como sairíamos muito cedo, preferi passar num posto de atendimento da Sea Jets no porto de Atenas dois dias antes.

A Sea Jets tem postos de atendimento em todas as ilhas em que eles operam. Mas o do porto de Atenas só funciona de manhã, e como fomos lá durante à tarde, trocamos as passagens no escritório dos caras. Acho que cada empresa funciona de um jeito.

Com exceção do porto de Atenas, em nenhum dos portos por onde passamos (Milos, Santorini e Mykonos) havia funcionários de cada uma das empresas de barco o tempo todo para dar informações. Os funcionários delas estão nos barcos e só na hora em que o barco atraca é que eles vão te dar informações.

barcos-sea-jets-ilhas-gregas

Interior de catamarã da Sea Jeats. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ah, antes de comprar a passagem de barco pela internet, veja se a empresa devolve o dinheiro caso você queira cancelar a sua passagem, pois há companhias que não retornam o valor pago em caso de cancelamento.

 

Ilhas gregas: quais são os tipos de barco?

Os catamarãs são lanchas rápidas que não transportam veículos, apenas passageiros e suas respectivas malas. Eles podem fazer um mesmo trajeto operado por um ferry boat em até metade do tempo. E nos catamarãs, todo mundo viaja sentadinho em poltronas confortáveis, com ar-condicionado, banheiro limpo e revista de bordo. Mas não dá para ver o mar, porque os passageiros não têm acesso à parte aberta da embarcação enquanto ela está em movimento. Os catamarãs têm lanchonete com pães e bebidas pagos à parte.

Os ferry boats são mais grandalhões, transportam veículos, e demoram mais para cumprir um trajeto (por isso, as passagens são bem mais baratas). Não viajei em nenhum ferry boat, por isso, não sei dizer como é o interior deles.

ilhas-gregas-interior-catamara

Compartimento de malas dentro do catamarã. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nos catamarãs que eu peguei, o processo de colocar todos os passageiros dentro do barco foi rápido, e meio confuso. Você vai empurrando a sua mala do cais até a embarcação e lá dentro, um funcionário vai te perguntar qual o seu destino. É que um barco sempre vai para uma ilha X passando e parando por várias outras no caminho. Daí no mesmo barco pode haver passageiros que vão para ilhas diferentes.

Dependendo da ilha para onde você for, o funcionário da empresa vai te falar para colocar as suas malas num determinado lugar da embarcação. Na hora de desembarcar, você é que terá que achar a sua mala e pegá-la. As malas não recebem identificação do proprietário e ninguém confere se a mala que você está pegando é mesmo a sua. Por isso, preste atenção, ok?

Todo esse processo é rápido. Não durma no ponto! Dentro do barco, os funcionários avisam pelo sistema de som qual será a próxima parada, mas não espere que alguém vá te acordar para você saltar, ok?

ilhas-gregas-bar-restaurante-barco

O catamarã tem bares. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os barcos que peguei tinham lugar marcado (os lugares foram marcados quando troquei o comprovante impresso pela internet pela passagem de verdade, no posto de atendimento da Sea Jets). Funcionários dentro do barco ajudam a identificar onde é o seu lugar, pois as marcações ficavam no teto e a maioria das pessoas não via.

Eu não fiquei enjoada nas viagens, mas tomei um Dramin antes. O catamarã balança (dizem que balança mais que o ferry boat, porque é menos estável), mas não é nada do outro mundo.

Para concluir, uma última dica: preste atenção que os portos de cada cidade têm um nome. Às vezes uma cidade ou ilha pode ter mais de um porto. Atenas, por exemplo, tem dois portos: Piraeus e Rafina. Muitas vezes, na hora de comprar a passagem de barco, você não vai ver no site da empresa o nome “Atenas” como destino ou ponto de partida, mas sim Piraeus ou Rafina. Para ir de Atenas para Mykonos, por exemplo, há barcos que saem de Piraeus e outros de Rafina.

E você? Viajou de barco na Grécia? Conte como fez para comprar as passagens e como foi a viagem!

 

Procurando passeios em Atenas? Veja aqui na Get Your Guide!

Não vá para a Grécia sem seguro viagem internacional. Compre com a Sul América, em parceria com a Conset Seguros e conosco, e consiga preços imbatíveis! Contrate aqui.

Procurando hotéis em Atenas? Reserve pelo Booking e ajude o blog sem pagar nada a mais! 

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

 

Leia também:

Mais fotos e curiosidades de nossas viagens no nosso Facebook, Instagram , Twitter e Pinterest

 

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Vanessa Witter
    14 maio 2018

    Oi Marcelle
    Fiz a compra da passagem pela Sea Jets. Recebi por e-mail apenas a confirmação da compra. Não me enviaram nenhum voucher. Esse e-mail comprovando a compra é suficiente para trocar pelos ticktes no porto?
    Aguardo
    Muito obrigada!

    • 21 maio 2018

      Oi, Vanessa,
      Entre em contato por email com a empresa e peça o voucher, em que conste o horário e dia da passagem. Veja se não foi parar na sua caixa de spam. Acredito que só a confirmação da compra não serve.
      Abraço,
      Marcelle

  2. Joana Sirgado
    15 maio 2018

    Olá Marcelle,
    Adorei o post. Uma dúvida, tem mesmo que trocar os bilhetes do ferry até 1:30 antes do embarque? Não pode ser tipo 30 ou 40 min antes?

    Obrigada

    Bjs Joana

    • 21 maio 2018

      Oi, Joana,
      O ideal é sempre seguir as recomendações da empresa de ferry que você contratar, para evitar problemas.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *