11 melhores praias de Santa Catarina: já foi a todas?

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 23/03/2021

Quais as melhores praias de Santa Catarina? Quais são as boas pra família, sem ondas, paradinhas? E as mais badaladas? Será que a praia é gelada demais? Quando ir pra curtir as praias mais lindas de lá?

Eu já estive 3 vezes em Santa Catarina, em épocas diferentes, todas elas para curtir praia. Fui de norte a Sul e passei e também na capital, claro. Hoje eu vou contar quais as melhores praias de Santa Catarina na minha opinião!

Quando ir às melhores praias de Santa Catarina

O ideal é ir no final da primavera, no verão ou no início do outono. Os melhores meses são novembro, março e abril, em que a temperatura para ir à praia é agradável, porque não está frio ainda e dá para curtir um sol.

Além disso, para ir a Florianópolis e às praias do Norte do estado, como Bombinhas e Balneário Camboriú, é altamente recomendável evitar ir de dezembro a fevereiro, porque nestes meses os engarrafamentos nestas cidades são grandes. Só para exemplificar: dizem que Floripa fica pior que São Paulo. Em outras palavras: você leva 2h para fazer um trajeto que normalmente levaria 30min de carro.

Por sua vez, no litoral sul-catarinense o trânsito flui bem mesmo no verão e você não deve ter problemas com engarrafamentos.

As águas das melhores praias de Santa Catarina são tão frias (ou um pouco mais frias) que as do Rio de Janeiro, mesmo no verão. Tem várias opções de praias tranquilas, para a família, calmas, com poucas ondas.

Quais as melhores praias de Santa Catarina?

Antes de mais nada, um aviso: a lista abaixo das praias mais bonitas de Santa Catarina não está em ordem de beleza, ok?

1 – Praia da Ilha do Campeche – Florianópolis

A praia da Ilha do Campeche tem águas azuis, calminhas e bem transparentes. Ou seja, é um pedacinho do paraíso em Floripa. A ilha fica em frente a uma praia de Florianópolis chamada Praia do Campeche e perto de outra praia, a da Armação, ambas na região sul. Para chegar lá, é necessário pegar um barco.

O passeio é rápido e tranquilo. Ficamos por 4 horas na praia, que tem duas barracas de praia em que você pode ficar com mesa e guarda-sol, pagando apenas o que consumir.

Importante! Há limite de 480 visitantes na ilha por dia. Então, na alta temporada prefira fazer o passeio mais cedo, para não perder a oportunidade de conhecer esta que é uma das melhores praias de Santa Catarina para famílias. Veja mais detalhes sobre como ir para a Ilha do Campeche.

Vale ler o post sobre onde ficar em Florianópolis, que explica a diferença dos bairros.

ilha campeche melhores praias de santa catarina

Ilha do Campeche. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Praia de Jurerê – Florianópolis

É fácil chegar a Jurerê, uma das praias mais badaladas de Santa Catarina. Além do acesso, outras vantagens é que o mar é gostoso e ela tem infraestrutura de aluguel de guarda-sol e barraquinhas simples servindo lanches. E mais: não estava lotada quando fomos, apesar de toda a fama.

Como fomos em março, os beach clubs (onde rolam mega festas no verão) estavam fechados, já que não era alta temporada. A água do mar estava gostosa, não muito gelada e com poucas ondinhas.

No entanto, senti falta de uma barraca no estilo “restaurante” e de chuveiro com água doce.

Alugamos três cadeiras e dois guarda-sóis por R$ 45 (preços de 2016).

Jurerê na verdade é dividida em duas: do lado direito, ficam hotéis, casas de veraneio e famílias, na Jurerê Tradicional. Do lado esquerdo, as ruas têm mansões gigantes, na área conhecida como Jurerê Internacional.

Aliás, Jurerê Internacional é considerada uma das melhores praias de Santa Catarina para Réveillon.

jurerê melhores praias de santa catarina

Praia de Jurerê, em Florianópolis. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Praia de Matadeiro – Florianópolis

A praia de Matadeiro, em Florianópolis, é pequena, mas bem bonita. O mar por ali tem ondas, mas nada que impeça você de tomar um banho refrescante. E o melhor: em Matadeiro há uma barraca de praia com cadeirinhas, guarda-sol, bebidas e petiscos. Para usar a cadeira e o guarda-sol basta consumir qualquer coisa.

Para chegar à praia de Matadeiro, vá até a praia de Armação, cruze a barreira de pedras (que forma o píer de onde saem os barcos para a Ilha do Campeche) e siga por uma trilha fácil por cerca de 20 minutos. Se a maré estiver alta, você vai ter que cruzar caminhando pela água por um “braço” de mar que forma um riozinho. Ou, então, pode caminhar pela ponte de pedestres que fica um pouco mais recuada.

praia matadeiro melhores praias de santa catarina

Praia de Matadeiro, em Florianópolis. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Guarda do Embaú – Palhoça

A 54 Km de Floripa, a Guarda do Embaú é pra muitos a melhor praia de Santa Catarina. É uma vila praiana bem rústica, com clima de descontração, com a galera andando de chinelo. Você encontra pessoas de todas as idades por lá e muita gente bonita. Além disso, é possível chegar a todos os lugares da vila a pé.

Para chegar à praia, é preciso atravessar um riozinho de barco. O mar é transparente e calma, e a areia é clarinha. Além disso, tem uma boa estrutura de tendas, com aluguel de cadeiras, guarda-sóis e lanches. Não tem chuveiro de água doce por lá. No entanto, como o Rio da Madre fica a alguns passos do mar, é uma opção para quem quer tirar o sal do corpo. Veja mais sobre o que fazer na Guarda do Embaú.

guarda do embaú melhores praias de santa catarina

Praia da Guarda do Embaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

5 – Praia do Rosa – Imbituba

A Praia do Rosa, em Imbituba, não é apenas uma das melhores praias de Santa Catarina. O jornal The Guardian elegeu ela uma das mais bonitas do mundo em 2015, sabia?

De Florianópolis até lá são cerca de 93 km (1h35 de carro). Os 7 km de extensão de areia são divididos em 2 praias, separadas por uma lagoa. Ambas têm água transparente e com temperatura agradável.

Do lado esquerdo é o Rosa Norte, que atrai surfistas, jovens que adoram baladas, gente bonita, sarada e endinheirada. Tem ondas, mas elas não impedem quem não surfa de curtir um banho gostoso. Neste lado, você pode alugar guarda-sol e cadeira e comprar lanches em barracas simples e ambulantes. No dia em que fui, tinha até bicicleta decorada vendendo tacinhas de espumante importado.

No canto da direita da Praia do Rosa, chamado Rosa Sul, a vibe é outra. Há restaurantes enormes na via próxima à orla e que servem petiscos em espreguiçadeiras na areia, com garçons sempre a postos. O público é composto por famílias com crianças e casais de meia-idade. Inclusive, se você quiser, dá para almoçar ali mesmo, pois os cardápios são completíssimos. Além disso, eles oferecem chuveiro de água doce e banheiro.

Veja mais sobre o que fazer ne Praia do Rosa. Também vale a pena ler o post sobre onde ficar na Praia do Rosa pra entender a região.

praia do rosa melhores praias de santa catarina

Praia do Rosa. Foto: Marcelle Ribeiro.

6 – Praia da Lagoinha – Bombinhas

A praia da Lagoinha, na cidade de Bombinhas, é uma das melhores praias de Santa Catarina para banho por vários fatores. Em primeiro lugar, porque tem água transparente e sem ondas, com muitos peixinhos coloridos. Nem precisa de snorkel para vê-los! Eles ficam ali numa espécie de piscininha, onde você pode tomar um banho gostoso e tranquilo.

É uma praia pequena e quando eu fui, na baixa estação, o único ponto de venda de bebidas estava fechado.

Vale a pena ler as nossas outras dicas sobre o que fazer e também sobre onde ficar em Bombinhas.

peixes praia da lagoinha melhores praias de santa catarina

Peixes na praia de Lagoinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Praia da Sepultura – Bombinhas

Muitas das melhores praias de Santa Catarina ficam na cidade de Bombinhas. A praia da Sepultura é mais uma delas. Ela é linda, proporciona um banho divino e, além disso, dá para curtir a vista dos barquinhos e da praia de Bombinhas de lá. E a água é transparente!

A faixa de areia é pequena, tipo 100m de extensão. Por isso, não recomendo visitá-la na alta estação, pois ela pode estar lotada e perder todo o charme.

Na Sepultura há uma loja de aluguel de snorkel, caiaque e stand up paddle, que também vende bebidas e salgadinhos. Mas, na baixa estação, não alugam guarda-sol ou cadeira.

Além disso, é importante avisar que a areia é mais densa. Por isso, você se sentirá mais acomodado e confortável em uma cadeira do que na canga.

praia de sepultura bombinhas

Praia da Sepultura, em Bombinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Praia da Tainha – Bombinhas

A praia da Tainha, também em Bombinhas, é uma beleza, porque tem areia fininha e branquinha, mar paradinho e verdinho. Além disso, não tem muvuca (pelo menos na baixa estação) e tem muito verde em volta. Mesmo fora de temporada, havia pessoas alugando guarda-sol e cadeira, além de um restaurante em frente à praia que vendia bebidas na areia.

praia da tainha bombinhas melhores praias de santa catarina

Praia da Tainha, em Bombinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

9 – Praia das 4 Ilhas – Bombinhas

Com uma faixa de areia maior que as outras praias que citei aqui de Bombinhas, a praia das 4 Ilhas é uma ótima escolha para a alta estação, quando a cidade lota!

A areia é clarinha e fofa e a água, transparente, quase não tem ondas. Ou seja, é uma das melhores praias de Santa Catarina para banho. Na alta estação, há pontos de aluguel de guarda-sol e cadeira.

praia quatro ilhas bombinhas

Praia das 4 Ilhas, em Bombinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

10 – Praia da Ilha de Porto Belo – Porto Belo

Uma das melhores praias de Santa Catarina para descansar é a da ilha de Porto Belo, que fica no município de Porto Belo, a 11 Km de Bombinhas. Em 10 minutinhos de barco você chega.

Dá para ir para lá num dos passeios de barco estilo “pirata” (porque eles são decorados como uma embarcação pirata), ou num barco direto. Veja mais sobre como visitar a ilha de Porto Belo.

O ponto turístico é operado por uma empresa, mas não é necessário pagar nada para ENTRAR na ilha. Você paga apenas o seu transporte até lá e o que consumir ou alugar. A ilha é bacana para adultos e crianças, pois tem infraestrutura de lazer (snorkel, banana boat, tirolesa, wakeboard, caiaque, SUP), banheiro, bar e restaurante e aluguel de armários, guarda-sol, cadeira e espreguiçadeira.

A capacidade máxima de visitantes na ilha é de 1.879 pessoas por dia.

Além disso, é importante saber que a faixa de areia é pequena, mas há trechos em que a vegetação faz sombras e, se você achar um espacinho por ali, economiza no aluguel de guarda-sol.

ilha porto belo melhores praias de santa catarina

Ilha de Porto Belo. Foto: Marcelle Ribeiro.

11 – Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú

E pra fechar a nossa lista de melhores praias em Santa Catarina, temos a praia de Laranjeiras, na cidade de Balneário Camboriú, que é linda! Pequena, cercada de muito verde, sem prédios em volta e com água de um verde esmeralda belíssimo. E o melhor: mar paradinho e sem ondas.

A praia de Laranjeiras tem estrutura para atender o visitante mesmo na baixa estação. É fácil alugar um guarda-sol (R$ 10) e há ambulantes vendendo bebidas, milho e outros petiscos de praia. A areia é meio dura para quem curte deitar em uma canga. Melhor alugar uma cadeira. É uma praia bem família, com muitas crianças e argentinos.

Se você quiser, pode almoçar na praia mesmo, pois há um restaurante.

bondinho praia laranjeiras guarda do embau

Bondinho e Praia de Laranjeiras, em Camboriú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Além disso, uma das maneiras de chegar é pelo bondinho do Parque Unipraias*, que lembra um pouco o Bondinho do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro. O Parque tem 3 estações de bondinho e uma delas é na praia. É um passeio incrível, de verdade.

Assista ao vídeo abaixo para ver mais sobre as melhores praias em Santa Catarina!

Melhores praias de Santa Catarina: conclusão

Em conclusão, as praias mais lindas de Santa Catarina estão espalhadas de Norte a Sul do estado. E para você, quais são as praias mais bonitas de Santa Catarina? Escreva nos comentários!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *