Onde ficar em Natal (RN)? 26 hotéis e dicas que ninguém dá

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/01/2024

Pode parecer fácil decidir onde ficar em Natal (RN), mas não é. Você deve ter lido por aí que o bom é se hospedar no bairro de Ponta Negra, mas o que muitos não falam é que tem ruas do bairro que são melhores do que as outras. E tem até um pedaço que fica bem estranho à noite. Além disso, é preciso ter muito cuidado ao escolher um resort em Natal, por causa da região onde a maioria deles fica. Neste post eu vou dar todas as dicas. Se preferir, clique no índice abaixo.

Melhores regiões e hotéis nelas
Hotéis baratos em Natal
Melhores hotéis em Natal para família
Aluguel por temporada
Melhor praia de Natal

praia de ponta negra onde ficar em natal

Praia de Ponta Negra com Morro do Careca ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar em Natal: Melhores regiões

Eu já estive 3 vezes em Natal e na última vez dividi a minha estadia em vários hotéis, para poder dar dicas de diferentes lugares para vocês.

Porém, antes de falar onde ficar em Natal, preciso dizer que é fácil se locomover pela cidade. Além de ônibus (que não cheguei a usar), a cidade tem carro por aplicativo e táxis.

Além disso, para escolher bem onde ficar em Natal é checar os comentários sobre cheiro de mofo no quarto ou objetos degastados pelo salitre. A cidade tem muitos hotéis mal conservados e que precisam de manutenção.

Ponta Negra é a melhor opção de onde ficar em Natal (RN). Além de ter a melhor praia da cidade, a região tem  hotéis de todos os preços e também flats e apartamentos por temporada. Lá ainda tem vários restaurantes, bares e feirinhas de artesanato. É em Ponta Negra que fica a mais famosa duna da cidade, o Morro do Careca. Aliás, vale dizer que dá pra tomar banho em toda a extensão da Praia de Ponta Negra.

Porém, tem ruas de Ponta Negra que são bem desertas. Além disso, o bairro tem ladeiras. Mas calma que eu explico.

Ah, vale dizer que todos os hotéis, flats, apartamentos e pousadas que vamos citar neste post têm nota maior que 8 no Booking e têm ar-condicionado.

bar em ponta negra onde ficar em natal

Bar na melhor parte de Ponta Negra. Foto: Marcelle Ribeiro.

Na Praia de Ponta Negra mesmo

A praia de Ponta Negra não tem uma grande avenida na beira do mar. As ruas mais coladas ao mar são a Erivan Franca e a João Pessoa, que mesmo assim são mais curtas do que a extensão da praia. Nelas tem algumas pousadas e até alguns hotéis maiores. Porém, há apenas um ou dois restaurantes bonitinhos. Essas vias, que são bem apertadinhas, têm muitos quiosques bem precários e um comércio bem simples. Ou seja, sem charme nenhum.

E o mais importante: muitos guias de turismo me falaram que não é uma boa ideia andar por ali à noite, por causa dos vários usuários de droga que ficam pelo calçadão.

Eu me hospedei uns dias ali e achei bem tranquilo durante o dia e também no final da tarde. No entanto, à noite eu jantei no hotel em alguns dias e em outros eu fui de Uber jantar em outros pontos do bairro.

rua beira mar ponta negra

Rua na beira da praia de Ponta Negra. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hotéis em que fiquei na praia

Fiquei no D Beach Resort*, que fica na beira da praia. Ele tem duas piscinas grandes, sala de jogos para crianças, parquinho, anfiteatro, restaurante (jantei um sanduba e gostei), serviço de quarto e música ao vivo bem boa em algumas noites. Além disso, em alguns horários também rolavam brincadeiras na piscina.

piscina d beach resort onde ficar em natal

Piscina do D Beach Resort com Morro do Careca ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Meu quarto era espaçoso, com varanda e vista para o jardim. A cama era confortável, o ar-condicionado era bom e o chuveiro era quentinho. O café da manhã era muito gostoso e variado.

A academia tem vista para o mar, mas o ar-condicionado estava em reparos quando fui e senti falta de identificação nos halteres. O atendimento é muito bom. Outra coisa bacana é que dentro do próprio resort tinha uma lojinha de conveniência. E pertinho dele tinha um restaurante bom, bonito e barato na orla. A diária do D Beach Resort estava R$ 520 quando eu fui, em novembro de 2023, com café incluído.

quartos d beach resort onde ficar em natal

Quartos ficam em área com jardins linda. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mais hotéis que recomendamos na praia:

Outras dicas de hotéis na praia de Ponta Negra bem avaliados, com preços para uma diária em quarto duplo para agosto de 2024, com café da manhã incluído:

• Pousada Manga Rosa Beira Mar, que fica perto do Morro do Careca e foi indicada pela minha prima Fernanda. Ela disse que a hospedagem é simples, mas bonitinha e confortável. (Diária: R$ 228)
  • Kristie Resort Natal Hotel (Diária: R$ 360)
  • Aquaria Natal Hotel (Diária: R$ 555)
  • Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, no lado oposto aos hotéis já citados. É luxuoso e é apontado por muitas pessoas como o melhor hotel de Natal. Fica quase no início da Via Costeira. (Diária: R$ 1.127, com jantar incluído além do café da manhã)

Entre a Av. Engenheiro Roberto Freire e a praia

A principal via de Ponta Negra é a Avenida Engenheiro Roberto Freire. Porém, é preciso ter muito cuidado, porque ela é enorme. Em alguns trechos ela fica mais perto da Praia de Ponta Negra e em outros fica a 4 quadras do mar. Nestas 4 quadras entre esta a avenida e o mar de Ponta Negra ficam muitas pousadas e alguns hotéis, além de casas. Porém, estas quadras são em ladeiras.

A principal vantagem da região é a proximidade com a melhor praia de Natal. Entretanto, você precisa saber que nestas vias há pouquíssimos restaurantes e mercadinhos. Eu andei bastante por ali e achei meio estranho porque as ruas estavam sempre bem desertas, mesmo de manhã ou à tarde. Além disso, tinha muitos terrenos baldios, abandonados.

Portanto, vale a pena dar uma olhada em imagens das ruas no Google Street View quando você for escolher onde ficar em Natal.

mapa ponta negra onde ficar em natal

Mapa mostrando a Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Hotéis em que me hospedei na região

Um dos hotéis da região onde me hospedei foi o Pizzato Praia Hotel*. Pertinho dele tem um restaurante e um ótimo supermercado. Além disso, o hotel tem restaurante, piscina e jogos como mesa de pingue-pongue e sinuca.

Quando cheguei a porta da varanda estava com problema, mas rapidamente me mudaram de quarto. Os funcionários são atenciosos. Meu quarto era espaçoso, com cama confortável, lençóis e toalhas novos e cheirosos. O ar-condicionado e o wi-fi funcionavam muito bem.

quarto pizzato hotel onde ficar em natal

Pizzato Praia Hotel. Foto: Marcelle Ribeiro.

O ponto alto era o café da manhã, porque era melhor e muito mais variado do que o de hotéis mais caros. A tapioca e os bolos estavam perfeitos! A diária estava R$ 157 em quarto duplo com café da manhã em novembro de 2023.

bolos hotel onde ficar em natal

Bolos maravilhosos do Pizzato Praia Hotel. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outro hotel onde fiquei nesta região é o Natal Dunnas, que tem duas piscinas, sendo uma delas aquecida e com jacuzzi, numa área verde charmosa. O café da manhã é bom, mas poderia ser mais variado. O quarto é ótimo, grande, confortável e bem bonito. Paguei R$ 368 a diária. Ou seja, este hotel é uma ótima dica para quem quer saber qual o melhor lugar para ficar em Natal.

piscina natal dunnas onde ficar em natal

Piscina aquecida do Natal Dunnas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outros hotéis que recomendamos nesta área

Já a minha amiga Tatiana indicou o Coral Plaza Apart Hotel, na mesma região. “É excelente, pela localização, atendimento, acomodação, e limpeza, além do café da manhã e refeições gostosas e baratas”, disse ela. A diária para agosto de 2024 está em torno de R$ 584.

Outros hotéis que nos pareceram bons nesta região, com preços para uma diária em agosto de 2024, em quarto duplo com café:

Melhor região de Ponta Negra para ficar

A melhor região onde ficar em Natal é no bairro de Ponta Negra, mas no trecho que vai da Avenida Engenheiro Roberto Freire até a via paralela a ela, a Avenida Praia de Ponta Negra, no bairro de Ponta Negra. E nestas avenidas, quanto mais perto do cruzamento com a Avenida Praia do Tibau, melhor.

mapa ruas ponta negra onde ficar em natal

Mapa com o melhor trecho para ficar em Ponta Negra.

Apesar de ser mais distante da praia de Ponta Negra, eu adorei esta região por alguns motivos. Em primeiro lugar, porque lá tem uma oferta maior de comércio e principalmente bons restaurantes e bares. É bem movimentado de dia e de noite, e me senti bem segura andando por ali sozinha. Além disso, nesta região estão hotéis mais bem conservados.

É uma região plana (sem ladeiras), com prédios altos, e onde tem pelo menos 2 centros de artesanato ótimos para compras.

Flats e hotéis nesta região que recomendamos:

Eu passei alguns dias no Reserva Madero Loft Hotel e gostei bastante. O flat era enorme, com cozinha, varanda, super limpo, com decoração moderna. Amei a localização, a poucos passos de bares, delicatéssens e restaurantes famosos. Paguei R$ 361 pela diária com café da manhã incluído (básico, mas gostoso), em novembro de 2023.

cama flat reserva madero onde ficar em natal

Flat Reserva Madero. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outro flat em que me hospedei foi o Paradise Flat*, que também fica super perto de restaurantes, bares e mercadinhos, e tem recepção 24h. Minha unidade era enorme e tinha cozinha equipada com fogão, geladeira, micro-ondas, panelas e utensílios e aparelhos eletrônicos para cozinhar ou mesmo preparar um lanche.

A cama era confortável e a vista da varanda era incrível, de toda a praia de Ponta Negra. A decoração do quarto em geral era nova. No entanto, a tampa do vaso sanitário estava bem amarelada e os cantos do box do banheiro estavam sujos. A piscina do flat era grande, mas os azulejos dela estavam precisando de uma limpeza mais caprichada.

O café da manhã era variado e gostoso, com bons doces (adoro doces!). A diária dele custava R$ 238 em novembro de 2023.

vista paradise flat praia de ponta negra

Vista do Paradise Flat para a praia de Ponta Negra. Foto: Marcelle Ribeiro.

cozinha paradise flat onde ficar em natal

Cozinha do meu flat no Paradise Flat. Foto: Marcelle Ribeiro.

Abaixo, seguem outros hotéis desta região que são bem avaliados. Os valores a seguir são para 1 diária em quarto duplo com café da manhã, para agosto de 2024:

Via Costeira

Conhecida como Via Costeira, a Avenida Senador Dinarte Mariz tem cerca de 10 Km de extensão e liga o bairro de Ponta Negra a outras praias de Natal. Lá ficam os resorts e maiores hotéis da cidade, até mesmo all inclusive. Porém, nesta região não tem bares, restaurantes e comércio. Ou seja, se você não quiser jantar no hotel, você vai ter que pegar Uber para jantar na Praia da Ponta Negra.

Outra desvantagem é que as praias desta região, chamadas Barreira D’Água e Barreira Roxa, têm ondas demais, o que tornam elas perigosas para banho.

Nesta região minha amiga Joyce já ficou no Ocean Palace All Inclusive Premium. Ela disse que gostou das várias piscinas, recreação e bons restaurantes. A diária para agosto de 2024 está em R$ 1.818.

Outro hotel all inclusive em Natal que nos pareceu bom é o Aram Imirá Beach Resort, em que a diária custa R$ 1.007, mas com todas as refeições incluídas.

Seguem mais hotéis e resorts bem avaliados nesta região:

Os valores acima são para 1 diária em quarto duplo com café da manhã, para agosto de 2024.

onde ficar em natal Hotel Marsol Beach Resort

Hotel Marsol Beach Resort. Foto: Booking.

Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas é uma das praias mais próximas do Centro de Natal. Até as décadas de 1980 e 1990 era nesta praia que se concentrava a maior parte dos hotéis de Natal. Depois disso, surgiu Ponta Negra, que “roubou” esse posto. Por ali ainda tem hotéis, mas a praia mesmo não é tão frequentada.  Contudo, vi poucos restaurantes nessa região, mas tem um centro de artesanato famoso.

Hotéis baratos em Natal

Quem procura pousada barata em Natal encontra várias opções. Seguem algumas dicas:

Melhores hotéis em Natal para família

Se você vai fazer uma viagem em família, aí vão alguns hotéis e resorts de Natal bem avaliados:

Os valores acima são para 1 diária em quarto duplo para agosto de 2024. Todos eles oferecem entretenimento para a família, piscina infantil e outras opções de lazer para crianças. Por isso, ao buscar o melhor lugar para se hospedar em Natal (RN), não deixe de conferir as dicas acima.

Onde ficar em Natal: dicas de aluguel por temporada

O aluguel por temporada em Natal pode ser uma opção interessante para grupos muito grandes que viajam juntos ou para quem prefere ter a casa toda para si. Por isso, seguem algumas alternativas para aluguel por temporada em Natal são:

Todos os valores acima são para 1 diária em quarto duplo, para agosto de 2024.

Qual a melhor praia de Natal para banho?

Como já disse, a melhor praia de Natal é a Praia de Ponta Negra, porque tem mar calmo e água quente. Além disso, há uma boa estrutura para os banhistas, com barracas e restaurantes. Por isso, ela é melhor praia onde se hospedar em Natal (RN).

Onde ficar em Pipa

Agora que você já sabe onde ficar em Natal, pode estar se perguntando onde se hospedar em Pipa, que também fica no Rio Grande do Norte. As 3 melhores regiões para ficar em Pipa são o Centro, a Praia do Amor e a Praia do Madeiro. Algumas sugestões de hospedagens:

Mas você pode ver outras dicas no nosso post sobre onde ficar em Pipa.

onde ficar em natal praia de pipa

Praia de Pipa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar em Natal: Conclusão

Para concluir, as melhores hospedagens da capital do Rio Grande do Norte ficam em Ponta Negra e na Via Costeira. A região oferece variedade de hotéis, pousadas e casas de temporada, além de opções para todos os bolsos. No entanto, quando for escolher onde ficar em Natal, fique atento aos comentários sobre a estrutura da cada acomodação.

E você, tem mais dicas de onde ficar em Natal? Escreva nos comentários!

*O Viciada em Viajar se hospedou no Paradise Flat, no D Beach Resort e no Pizzato Praia Hotel como cortesia. Nossa texto contém a nossa real opinião sobre o hotel.