O que fazer em Ushuaia + Quantos dias ficar + Roteiro e Guia completo!

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 14/04/2020

Quando eu comecei a pesquisar o que fazer em Ushuaia, na Argentina, fiquei surpresa com a quantidade de passeios e atrações que tem nesta cidade da Patagônia (quase 20!). Eu também fiquei espantada quando, ao perguntar sobre quantos dias ficar em Ushuaia a uma agência local, me responderam 5 dias. “Será que tem tantos passeios em Ushuaia assim?”, pensei. Tem. E eles são bem bacanas, viu? Meu roteiro em Ushuaia acabou tendo 4 dias e não 5, e achei o suficiente para ver o principal. Mas se tivesse ficado 1 a mais, seria bacana também.

Neste post eu explico tudo que você precisa para montar seu roteiro e dou todas as dicas de o que fazer em Ushuaia no verão, final da primavera e no inverno. Se preferir, clique no índice e vá direto ao que te interessa.

Como ir a Ushuaia e como se locomover lá?
Qual melhor época para ir para Ushuaia?
Quantos dias ficar em Ushuaia?
O que fazer em Ushuaia: Passeios pagos e de graça
O que fazer em Ushuaia à noite
Ushuaia: roteiro de 3 a 6 dias
Qual moeda levar para Ushuaia?
Onde fazer câmbio em Ushuaia
Onde se hospedar em Ushuaia

Como ir a Ushuaia e como se locomover lá?

Vá de avião.  São 5,7 mil km desde o Rio de Janeiro, estamos falando de um destino no extremo sul da Argentina, na Patagônia. Não há voos diretos do Brasil para Ushuaia. E mesmo se sair de Buenos Aires, El Calafate ou Bariloche, o avião é a melhor maneira, porque Ushuaia fica longe. Olhe os sites MaxMilhasViajanet e Passagens Promo para ver promoções. Minha passagem Rio x El Calafate X Ushuaia X Rio custou R$ 2.143 e foi comprada com seis meses de antecedência. Aerolíneas Argentinas e TAM são as únicas que saem do Brasil para lá.

Para locomover lá, use os pés e táxi. Saiba mais como ir para Ushuaia e sobre o transporte na cidade.

Qual melhor época para ir para Ushuaia?

Para quem não quer esquiar, a melhor época para ir para Ushuaia, na Patagônia Argentina, é no final da primavera e no verão, nos meses de outubro a fevereiro, pois a temperatura está mais agradável, apesar de continuar sendo bastante frio. Dá para fazer todos os passeios que não dependem de neve e você verá mais pinguins. O verão (dezembro a fevereiro) é a alta temporada, quando tudo fica mais caro e a temperatura varia de 4,9ºC a 13,9ºC. Para economizar, prefira outubro ou novembro.

No entanto, se quiser esquiar, vá de junho a setembro, no inverno, quando a média da temperatura é de -2ºC a 8,2ºC. Eu fui em outubro e adorei. Veja o que achei e como é a temperatura e o clima mês a mês em Ushuaia.

pinguim rei o que fazer em ushuaia

O pinguim amarelo é o Rei e nem sempre está em Ushuaia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias ficar em Ushuaia?

Ao decidir quantos dias ficar em Ushuaia, opte por pelo menos 4 dias, para poder fazer os passeios “obrigatórios” e ter um gostinho de cada coisa. Eu fui em outubro, passei 4 dias e achei a quantidade ideal. Há muito o que fazer em Ushuaia, como vocês podem ver abaixo. Confira meu roteiro em Ushuaia ao final do post.

Leia também: Onde ficar em Ushuaia: quais as melhores regiões + dicas de hotéis

O que fazer em Ushuaia: Passeios pagos e de graça

1 – Parque Nacional Tierra del Fuego
2 – Trem do Fim do Mundo
3 – Passeio de barco no Canal Beagle
4 – Caminhada com Pinguins
5 – Expedição 4×4 pelos Lagos Fagnano e Escondido
6 – Passeio de van pelos Lagos Fagnano e Escondido
7 – Trekking Laguna Esmeralda
8 – Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra
9 – Passeio de bicicleta pela neve
10 – Passeio de bicicleta pela Playa Larga e Estância Tunel
11 – Passeio de caiaque
12 – Centros invernais: caminhada e moto na neve + trenó com cães
13 – Trilhas ou snowboard no Glaciar Martial
14 – Esqui e snowboard no Cerro Castor
15 – Galeria Temática História Foguina
16 – Museu Marítimo e do Presídio
17 – Praça Islas Malvinas e letreiro

1 – Parque Nacional Tierra del Fuego (meio dia)

Entre os passeios em Ushuaia, este é um dos mais clássicos. O Parque Nacional Tierra del Fuego* tem belos lagos, com montanhas e mirantes. Além de uma história muito interessante, que tem a ver com o fato de os primeiros habitantes de Ushuaia terem sido presidiários.

Você pode fazer uma visita guiada ao parque, de meio dia (que inclui tempo para o passeio do Trem do Fim do Mundo), ou até trilhas nele. Ele funciona todos os dias. Saiba mais sobre como visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego neste post. Reserve o passeio aqui.

lago roca parque nacional tierra del fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Trem do Fim do Mundo

Uma dos passeios pagos que vale a pena incluir na sua lista de o que fazer em Ushuaia é o Trem do Fim do Mundo*, que fica dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego. O ideal é fazer o passeio, que é curtinho, durante a visita ao parque. Porém, dá para fazer o passeio em separado também e inclusive comprar online no site em português da Get Your Guide pelo mesmo preço do site oficial.

É uma atração bacana por causa da história que aprendemos no audioguia e das belas paisagens em ambiente aquecido. Saiba mais sobre o Trem do Fim do Mundo neste post. Ele funciona todos os dias.

3 – Passeio de barco no Canal Beagle

Ao decidir o que fazer em Ushuaia, não deixe de fora o passeio de barco no Canal Beagle, para ver a ilha dos pássaros e a ilha dos lobos marinhos, onde esses animais ficam aos montes tomando sol. O passeio passa ainda no Farol Les Eclairs, que junto com o canal e as montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes formam uma paisagem linda!

É um passeio de meio dia, que é oferecido o ano todo.

Leia também: Quanto custa viajar para Ushuaia: o que você precisa saber

Ganhe um segundo chip internacional grátis na compra do seu para usar até 2 anos da compra. Use o cupom VAIPASSAR até 14/06.
lobo marinho o que fazer em ushuaia

Lobos marinhos: atrativo do passeio pelo canal Beagle. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Caminhada com os Pinguins

Um dos melhores passeios em Ushuaia é certamente a caminhada com os pinguins. Foi o meu preferido! Achei surreal ver tantos pinguins no ambiente deles, no tempo deles e a gente ali privilegiado por perto para admirá-los. Foi uma sensação de paz, um deslumbramento. Algo que eu jamais vou esquecer.

Eu fiz esse passeio combinado com o tour de barco no canal Beagle. O mesmo barco que nos levou para o Canal Beagle seguiu, após o passeio, para a Estancia Harberton, propriedade privada que os pinguins escolheram para acasalar todo ano e ter seus filhotes.

Chegando lá, tivemos tempo para almoçar (há um restaurante e um café), ver um museu super interessante sobre os animais da região e caminhamos por cerca de 1h com os pinguins, que ficaram a centímetros de distância de nós. Vimos eles cavando buracos, fazendo sexo, nadando. Eu já disse que jamais esquecerei? Pois é. Experiência única. E tudo com guia super especializados, com dados na ponta da língua.

A única empresa autorizada a operar esse passeio da caminhada é a Piratour. As demais podem chegar com o barco perto da ilha dos pinguins (Ilha Martillo),contudo não podem desembarcar os passageiros. E todas podem revender o passeio da caminhada da Piratour, mas quem executa é a Piratour.

pinguins o que fazer em ushuaia

Pinguins aos montes em Ushuaia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Qual a melhor época para ver os pinguins?

Em teoria a caminhada com os pinguins é um passeio de meio dia, que pode ser feito independentemente do tour pelo Canal Beagle, mas na época que eu fui, em outubro, não dava. Só fazendo o combo dos dois passeios juntos, que dura um dia inteiro.

Ah, e a melhor época para ver os pinguins é de outubro a março, quando há mais animais lá. É que nesta época a ilha abriga milhares de pinguins Magallanes, uma espécie migratória que vai ao local no período de reprodução. Porém, os pinguins Papuas ficam na ilha durante todo o ano, entretanto em número bem menor: de 30 a 100 animais.

o que fazer em ushuaia

Humanos não podem passar da corda, mas eles passam!

5 – Expedição 4×4 pelos Lagos Fagnano e Escondido

Uma das melhores coisas que fiz foi incluir este passeio* na minha lista de o que fazer em Ushuaia. Entrou de última hora, mas foi incrível! São grupos pequenos (4 pessoas) em cada carro offroad, com motorista/guia simpático num trajeto cheio de emoção, com lama (ou neve) na medida certa até chegar ao Lago Fagnano. Lá, comemos churrasco à beira da fogueira, com vinho e bate-papo.

O passeio (que passa pelo lago Escondido na ida, além de mirantes) acontece em qualquer época do ano e dura o dia inteiro. Saiba mais no post sobre a expedição 4×4 Ushuaia.

lago fagnano o que fazer em ushuaia

Lago Fagnano visto de pertinho na expedição 4×4.

6 – Passeio de van pelos Lagos Fagnano e Escondido

Se você preferir, dá para ir de van conhecer os lagos Fagnano e Escondido, no entanto, parte do trajeto é diferente. Além disso, há algumas outras diferenças para o tour feito em 4×4. Uma delas é que no tour de van não tem o churrasco em volta da fogueira na beira do lago. Invés disso, o passeio de van inclui uma parada em antiga casa de campo e lanche.

O passeio dura 6h, porém é melhor considerar que é de dia inteiro. E é oferecido durante todo o ano.

lago escondido o que fazer em ushuaia

Lago Escondido e as Cordilheiras dos Andes. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Trekking Laguna Esmeralda

Logo que eu comecei a pensar em o que fazer em Ushuaia, eu incluí o trekking da Laguna Esmeralda, que tem nível médio. Só que acabei desistindo na semana anterior, porque a laguna ainda estava coberta de neve e eu não veria a cor esmeralda dela, só um grande campo de neve em cima. Eu não sabia que nevava em outubro (primavera) e ainda dei o azar de ter nevado muito uns dias antes da minha chegada.

Além disso, minha mãe fez o trekking, de 9,4km no total, em outubro, dias antes da minha chegada, e disse que foi super sofrido. Foram 4h de neve tava na altura do joelho quase, ventava, nevava e não tem abrigo no caminho ou final da trilha. Ela teve que comer o sanduíche com neve caindo na cara, congelando. É um tour de dia inteiro, oferecido o ano todo. No entanto, eu acho que só vale fazer de dezembro a fevereiro, sem neve para ver a cor esmeralda.

8 – Trekking Laguna de Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra

Quem busca uma aventura na natureza e não tem medo de atividades mais puxadas, ao decidir o que fazer em Ushuaia deve incluir este trekking, que é de nível difícil e dura 9h. São 13km de trilha saindo da base da cadeia de montanhas Vinciguerra. Você passará por um bosque de lengas, além de castoreiras, que são diques feitos por castores que destroem a madeira nativa. Tem uma parada rápida à beira de uma cachoeira e uma subida de uma hora até a Laguna Los Tempanos.

Esse passeio só é oferecido de 01/10 até 30/04 e dura o dia todo.

9 – Passeio de bicicleta pela neve

Com tempo livre na cidade, eu cheguei a tentar incluir um passeio de bicicleta na neve na minha lista de o que fazer em Ushuaia de última hora. Entretanto, é preciso formar grupo e não deu. A ideia é andar de bicicleta no centro invernal Valle de Lobos, perto de onde se inicia a trilha para a laguna Esmeralda. Porém, não se espante: são bicicletas especiais, com pneus largos e grampões neles para não derrapar.

Uma das poucas agências que oferecem é a Ushuaia Extremo. São percorridos 7km e o nível de dificuldade é baixo. Também dá para reservar online no site em português da Viator.

10 – Passeio de bicicleta pela Playa Larga e Estância Tunel

Esse é um passeio de 25km de bike de nível de dificuldade médio ou alto, que passa por paisagens bonitas de Ushuaia e dura uma manhã.

11 – Passeio de bote inflável (canoagem)

É amante de esportes náuticos? Então na hora de decidir o que fazer em Ushuaia, inclua o passeio em botes infláveis pelo Parque Nacional Tierra del Fuego (dia inteiro).

12 – Centros invernais: caminhada e moto na neve + trenó com cães

Centros invernais são locais de montanha em que não dá para esquiar ou fazer snowboard, mas dá para brincar com a neve de outra forma. Em geral, os de Ushuaia oferecem como atrações esquibunda, caminhada curta (20min) na neve com placas apropriadas afixadas no seu calçado, passeio de moto na neve (20min), esqui de fundo (no plano) e trenó puxado por cães.

Eu sou contra esse tipo de atrações com animais, então, te peço, que evite esse tipo de turismo também.

Os centros invernais de Ushuaia são Valle de Lobos, Tierra Mayor, Llanos del Castor, Valle Hermoso, Las Cotorras e Haruwen. Reserve metade de um dia para eles. Alguns deles ainda tinham neve suficiente para brincar em meados de outubro. Ou seja, esse tipo de atrativo não funciona o ano todo.

motoneve o que fazer em ushuaia

Moto na neve em centro invernal: rápido, mas divertido!

A melhor maneira de ir a um centro invernal

Você pode ir por conta própria a um centro invernal (de carro alugado, táxi ou de microônibus, como expliquei no post sobre transporte em Ushuaia) e lá pagar apenas pela atração que quiser experimentar. Ou contratar um passeio fechado a um centro invernal, que já inclui todas as atrações do lugar + transporte ida e vida + almoço. Uma das agências que vendem passeios assim é a Brasileiros de Ushuaia (clicando aqui você ganha 5% de desconto em qualquer passeio com eles, com meu código, VICIADAEMVIAJAR).

Eu acabei optando por comprar um pacote assim, porque, na ponta do lápis, ia ter um custo benefício melhor, porque estava incluído almoço, com vinho e sobremesa. Fui ao Llanos del Castor, num tour que comprei no centrinho de Ushuaia. Mas a comida era horrorosa.

Ninguém da minha mesa gostou nem do peixe, nem do frango, nem do cordeiro. E acharam a comida vegetariana sem sabor. A gente podia escolher entre 1 de cada uma dessas opções e todas desagradaram. Só o vinho era bom. E a porção de sobremesa era bem pequena.

13 – Trilhas ou snowboard no Glaciar Martial

A apenas 7,6km do centrinho de Ushuaia, o Glaciar Martial é uma montanha nevada visitável em qualquer época do ano. De junho ao final de setembro, dá para fazer aulas de snowboard por lá e o teleférico está funcionando.

Outro atrativo é fazer uma trilha de meio dia na montanha, com grampões para as botas se tiver gelo no chão.

Eu estive lá apenas para conhecer a fofíssima casa de chá que fica na base da montanha. Custou 350 pesos (US$ 5,85 ou R$ 24,70), por trecho de táxi desde o centro. Reserve meio dia.

14 – Esqui e snowboard no Cerro Castor

O que fazer em Ushuaia na temporada de neve (junho a setembro)? Fácil! Ir ao Cerro Castor! Com 30 pistas de esqui, o local fica a cerca de 30km do centro da cidade. Dá para ir de transfer ou de carro alugado (se for alugar, a gente sempre recomenda a Rentcars, site que já usamos inúmeras vezes). Reserve um dia inteiro (ou mais de um!).

15 – Galeria Temática História Foguina

Estátuas em tamanho real de personagens da história da Terra do Fogo, como prisioneiros, indígenas e navegadores: essa é a principal atração da galeria. Abre de terça a domingo, das 12h às 20h. Fica na Avenida San Martín 152, no centrinho de Ushuaia.

galeria temática fueguina o que fazer em ushuaia

A fachada da Galeria Temática Fueguina chama a atenção. Foto: Marcelle Ribeiro.

16 – Museu Marítimo e do Presídio

Quando eu pesquisei o que fazer em Ushuaia, eu já desconfiava que ia curtir esse museu e, de fato, foi isso que ia acontecer. Eu fiz um tour guiado por dentro do presídio onde os primeiros habitantes de Ushuaia – prisioneiros reincidentes – viviam. E foi muito interessante saber da vida deles lá, as histórias de fuga, de presos famosos, etc. Além disso, eu pude entrar em celas e ver muitas fotos da época.

Dá para visitar o museu também por conta própria. No mesmo complexo há o Museu Marítimo, que fala de navegações, expedições, etc. Não conheci porque já estava cansada.

De março a dezembro, o horário de funcionamento do Museu Marítimo e do Presídio é das 10h às 20hs (entra até 19hh30), com visita guiada às 11:30 hs e às 18:30 hs. Em janeiro e fevereiro o museu abre uma hora mais cedo e promove uma visita guiada a mais, às 16h30.

A entrada custa 600 pesos (US$ 10 ou R$ 41), mas é válida por dois dias seguidos e dá direito à visita guiada, que dura entre 1h a 2h.

museu do presídio o que fazer em ushuaia

Museu do Presídio: visita guiada só em espanhol. Foto: Marcelle Ribeiro.

17 – Praça Islas Malvinas e letreiro

A lista de o que fazer em Ushuaia de graça é pequena, mas existe! Na beira da orla de Ushuaia, bem no centrinho, fica a Praça Islas Malvinas, que lembra a disputa entre argentinos e britânicos pela ilha com um monumento. Por ali também fica o letreiro “Ushuaia” onde muita gente tira foto.

Também dá para dar uma caminhada ou mesmo alugar um bike (procure na agência Ushuaia Extremo) para passear por ali, admirando a Baía Encerrada e a Baía de Ushuaia. Contudo, prepare-se para o vento! No dia em que eu fui tava implacável!

plaza islas malvinas o que fazer em ushuaia

Plaza Islas Malvinas. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Ushuaia à noite

À noite não há muito o que fazer em Ushuaia, pois é uma cidade mais diurna. Mas seguem abaixo algumas opções:

Roteiro Ushuaia: de 3 a 6 dias

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que fazer em Ushuaia e já está mais familiarizado com os passeios, vamos às dicas de roteiro em Ushuaia! Vou partir sempre do princípio que a quantidade de dias se refere a dias inteiros, ok?

O que fazer em Ushuaia no verão e final da primavera (outubro a março)

Ushuaia Roteiro de 3 dias

Com 3 dias, recomendo que seu roteiro em Ushuaia tenha:

  • 1º dia – Passeio de barco no Canal de Beagle + caminhada com pinguins.
  • 2º dia – Expedição offroad nos lagos Escondido e Fagnano. No fim da tarde deste mesmo dia, faça a visita guiada no Museu do Presídio.
  • 3º dia – Tour pelo Parque Nacional Tierra del Fuego com Trem do Fim do Mundo pela manhã. À tarde ou à noite vá a um centro invernal (se estiver com neve). Outra opção para a tarde é uma visita à Plaza Islas Malvinas.

Ushuaia Roteiro de 4 dias

Meu roteiro em Ushuaia teve quatro dias e foi assim:

  • 1º dia – Passeio de barco no Canal de Beagle + caminhada com pinguins.
  • 2º dia – Tour pelo Parque Nacional Tierra del Fuego com Trem do Fim do Mundo pela manhã. À tarde fiz a visita guiada do Museu do Presídio.
  • 3º dia – Expedição offroad nos lagos Escondido e Fagnano. No fim da tarde fui na Casa de Chá do Cerro Martial.
  • 4º dia – Passeio de moto e caminhada na neve no centro invernal Llanos del Castor pela manhã. À tarde, fui na Plaza Islas Malvinas e no letreiro de Ushuaia. Além disso, fiz umas comprinhas. Fui embora à noite.

Ushuaia Roteiro de 5 dias

Com 5 dias, meu roteiro em Ushuaia seria igual ao de 4 dias + acrescentaria um trekking à Laguna Esmeralda (se não estiver coberta de neve) ou o passeio de bicicleta na neve (se tiver neve).

Ushuaia Roteiro de 6 dias

Eu faria o mesmo roteiro de 5 dias e acrescentaria o trekking ao Glaciar Martial.

Com mais de 6 dias, eu desbravaria outro destino e faria um roteiro em Ushuaia e El Calafate. Passaria pelo menos 3 dias inteiros (sem contar o tempo de deslocamento) em cada uma destas cidades. Aliás, foi isso que eu fiz: passei 3 dias e meio em El Calafate + meio dia em deslocamento + 4 dias em Ushuaia. 😉

O que fazer em Ushuaia no inverno

Ushuaia Roteiro de 3 dias

  • 1º dia – Passeio de barco no Canal de Beagle + caminhada com pinguins.
  • 2º dia – Esportes de neve no Cerro Castor
  • 3º dia – Tour pelo Parque Nacional Tierra del Fuego com Trem do Fim do Mundo pela manhã. Em seguida, vá a um centro invernal.

Ushuaia Roteiro de 4 dias

Eu faria o mesmo roteiro de 3 dias acima, mas no dia a mais, faria aula de snowboard no Glaciar Martial e, em seguida, iria ao Museu do Presídio.

Ushuaia Roteiro de 5 dias

Eu faria o mesmo roteiro de 4 dias, mas incluiria a expedição 4×4 offroad pelos lagos Fagnano e Escondido e uma passada Plaza das Islas Malvinas e letreiro de Ushuaia.

Ushuaia Roteiro de 6 dias

Para 6 dias, considere o roteiro de 5 dias e acrescente o passeio de bicicleta na neve.

Qual moeda levar para Ushuaia?

Leve dólares, e troque lá por pesos. Não vale a pena comprar pesos no Brasil. Reais não são aceitos em Ushuaia e podem não ter uma cotação vantajosa nas casas de câmbio. Agências de passeios, restaurantes e hotéis de Ushuaia aceitam cartão de crédito. Porém, para passeios, você pode ter desconto se pagar em dinheiro. E precisará de dinheiro para pagar táxis.

Onde fazer câmbio em Ushuaia

O ideal é já chegar em Ushuaia com pesos, porque só há uma casa de câmbio na cidade, a Júpiter. Ela fica na Calle Presidente Bernardino Rivadavia, 176, no centro de Ushuaia e fecha às 18h. Além disso, há a opção de fazer câmbio no Banco Nación ou Tierra del Fuego, que funcionam justamente nos horários em que você estará fazendo passeios.

Eu troquei dólares por pesos no Banco Nación no aeroporto de Buenos Aires do Aeroparque (tem agência também no Ezeiza). A cotação não é ruim.

Onde se hospedar em Ushuaia

Eu me hospedei no Centrinho e achei ótimo, pois tinha acesso fácil a restaurantes, agências, lojinhas e mercadinhos, tudo fácil, a pé. Fora que tem atrações turísticas no centrinho também. Fiquei no Hotel Cap Polonio e amei. Além disso, indico outros hotéis e albergues testados por amigos no post sobre onde ficar em Ushuaia.

*O Viciada em Viajar fez os passeios no Parque Nacional Tierra del Fuego e no Trem do Fim do Mundo como cortesia da agência Brasileiros em Ushuaia, assim como a expedição offroad 4×4. Este texto representa a nossa real opinião sobre eles.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *