O que fazer na Avenida Paulista? 12 melhores atrações!
A Avenida Paulista é uma das ruas mais importantes de São Paulo. Apesar de ser um grande centro financeiro, lá também tem muitas atrações turísticas, como museus, centros culturais e prédios históricos. Eu morei em São Paulo durante 5 anos e frequentei muito essa região. E recentemente mapeei bem o que fazer na Avenida Paulista, para dar dicas aqui. Também vou te explicar como chegar lá e onde se hospedar.
Se você procura alguma informação específica, pode usar o índice abaixo para facilitar.
Como chegar
Onde ficar
O que fazer de dia
O que fazer na Paulista aos domingos
Passeios na Paulista com crianças
Atrações gratuitas
O que fazer à noite

Avenida Paulista vista do Terraço do SESC. Foto: Débora Santiago.
Como chegar à Avenida Paulista?
A Avenida Paulista tem 2,8 km de extensão. Ao longo dela há 3 estações de metrô: Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação. Além disso, tem uma outra estação bem perto da Avenida Paulista, numa outra rua, que se chama “Paulista”.
Como é uma avenida plana e em linha reta, você consegue facilmente se deslocar a pé por ela. Além disso, também poder pedir um Uber, um táxi ou usar ônibus. Mas o trânsito da Avenida Paulista é sempre muito engarrafado.

Ttrânsito na Av. Paulista costuma ser intenso. Foto: Marcelle Ribeiro.
Onde se hospedar na Avenida Paulista?
Existem vários hotéis não apenas na Avenida Paulista em si, mas também em ruas próximas.
Eu tenho um post aqui no blog em que dou algumas dicas de hotéis na Avenida Paulista por preço, dos mais baratos até os mais caros. Alguns dos hotéis nessa lista são:
- Paraíso Paulista Flats by Feel Sampa – Hotel barato e simples, mas com boa avaliação;
- LDM – The Landmark Residence by Anora Spaces – Hotel barato com piscina;
- Ibis São Paulo Paulista – Hotel de rede com preço intermediário;
- Royal Collection Paulista – Preço intermediário e com academia;
- InterContinental São Paulo by IHG – Hotel com custo maior, mas excelente;
- Renaissance São Paulo Hotel – Um dos melhores hotéis na Avenida Paulista, com custo elevado.

Quarto do hotel Ibis São Paulo Paulista. Foto: Booking.
O que fazer na Avenida Paulista de dia?
Tem muito o que fazer na Avenida Paulista de dia. Se você quiser conhecer todas as atrações que eu listo aqui, muito provavelmente vai precisar de mais de um dia. Eu fui à Paulista em momentos diferentes de alguns dias e conheci algumas atrações em cada dia.
Tour pela Avenida Paulista
Se você não sabe por onde começar seu roteiro, uma boa opção é escolher um tour guiado, porque assim você vai conhecer vários pontos turísticos da Avenida Paulista de uma vez. Mas saiba que na grande maioria destes passeios você não tem tempo de entrar nos museus e centros culturais. Só dá pra vê-los de fora. Daí depois você volta pra entrar neles, até porque vale a pena fazer isso.
Um tour interessante pela Avenida Paulista é esse, gratuito, que dura cerca de 2h. As vagas dele esgotam super rápido e, mesmo sendo gratuito, você tem que reservar com antecedência. Na verdade ele não é 100% gratuito, porque ao final do passeio o guia pede uma gorjeta. Você dá quanto quiser.
Nesse tour guiado você vai passar pelo Conjunto Nacional, um complexo arquitetônico com casas, prédios comerciais e shoppings. Além disso, vai andar pela rua Augusta, próxima à Paulista, conhecida pelas lojas de moda e a vida noturna agitada.
No passeio você vê ainda a Casa das Rosas (um espaço cultural de poesia e literatura), o prédio da TV Gazeta, os parques Trianon e Mário Covas, os shoppings Cidade São Paulo e Center 3, o famoso Museu de Arte de São Paulo, a fachada do Hospital Matarazzo, as antigas mansões da Avenida Paulista e a Japan House.

Casa das Rosas. Foto: Marcelle Ribeiro.
Tour guiado mais fácil de agendar
Como nem sempre é fácil encontrar vagas no tour acima, separei esta outra dica passeio guiado pela Avenida Paulista, que custa R$ 200 e dura 4h.
Ele passa pelo MASP, pelo parque Trianon e entra no Instituto Itaú Cultural para ver as pinturas, desenhos e mapas que contam a história do Brasil colonial. Outro lugar onde você entra neste tour é na Casa das Rosas.
Vai de Roteiro
Eu fiz o passeio gratuito da Vai de Roteiro, que é organizado pela prefeitura de São Paulo. Porém, ele só acontece às terças-feiras e domingos, e precisa fazer a reserva com antecedência. Dura umas 2h.
Com um guia, conheci a história da avenida, onde já existiram fazendas e casarões enormes, com grande área verde. Além disso, passamos por prédios que não são turistáveis, mas que já foram ou são importantes. Vimos as fachadas do MASP, do prédio da Fiesp, do Instituto Itaú Cultural, da Japan House e da Casa das Rosas, entre outros.
Neste tour não entramos em nenhuma das atrações da Avenida Paulista. Mas gostei mesmo assim.
Pontos turísticos na Avenida Paulista na ordem
Agora vou te fazer uma breve apresentação dos pontos turísticos na ordem em que eles estão na Avenida Paulista, de uma ponta a outra. Para facilitar, marquei eles no mapa abaixo:
Ah, como muitos locais têm exposições temporárias, você precisa entrar nos sites oficiais deles pra saber o que está rolando na época em que você for.
Instituto Moreira Salles (IMS)
Este centro cultural fica bem numa ponta da Avenida Paulista e é uma atração gratuita. São três andares de exposições temporárias, com biblioteca e restaurante. Apesar disso, eu visitei tudo em menos de 1h.
O IMS fica na Avenida Paulista, número 2424 e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. Em feriados funciona no mesmo horário.

Exposição no Instituto Moreira Salles. Foto: Marcelle Ribeiro.
MASP
O Museu de São Paulo (MASP) é o mais famoso da Avenida Paulista e também da cidade. Ele chama a atenção com seu vão livre e fachada vermelha. Se você tem pouco tempo e não sabe o que fazer na Avenida Paulista, te digo pra ir no MASP.
O museu tem 2 prédios, um bem ao lado do outro. Numa das salas do prédio principal, bem grande, fica a exposição permanente, onde você vê quadros de artistas como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Djanira, Portinari, Monet, Picasso, Renoir e Van Gogh. Porém, preciso confessar que achei essa sala bem confusa, porque os nomes dos autores das obras desta sala ficam atrás dos quadros. E isso dificulta a identificação.
Nas outras salas do prédio principal e no prédio anexo ficam exposições que mudam de tempos em tempos. Quando eu fui em 2025, o tema geral era ecologia. Como não me interessei em particular por nenhuma obra, levei mais ou menos 1h20 para conhecer todo o museu.
A entrada no MASP custa R$ 75. Mas você não paga nada nas terças-feiras (das 10h às 20h) ou nas sextas-feiras a partir das 18h. O museu está aberto:
- Terça-feira: das 10h às 20h, entrada até às 19h;
- DeqQuarta a domingo: das 10h às 18h (entrada até às 17h);
- Sexta-feira: das 10h às 20h;
Ele fica na Avenida Paulista, número 1578.

A fachada do MASP. Foto: Marcelle Ribeiro.
Parque Trianon
Localizado bem em frente ao MASP, esse parque é bem arborizado, com espécies remanescentes da Mata Atlântica. É um bom lugar para dar uma caminhada ou descansar. A entrada é gratuita. Ele fica aberto todos os dias, das 6h às 18h.

Parque Trianon. Foto: Marcelle Ribeiro.
Centro Cultural Fiesp
O prédio da Fiesp é outro prédio icônico da Avenida Paulista, com uma fachada diferente, em formato de “vela de barco”. Lá tem vários escritórios ligados à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e um centro cultural que você pode visitar. Quando eu fui, estava rolando uma pequena exposição de fotografias sobre negritude. O lugar é pequeno e eu conheci em uns 20 minutos.
Além das exposições, lá acontecem shows gratuitos também. O Centro Cultural Fiesp fica na Avenida Paulista, 1313. Funciona de terça a domingo, das 10h às 20h.

Fachada do prédio da Fiesp. Foto: Marcelle Ribeiro.
Lojas e Shopping Cidade São Paulo
A Avenida Paulista tem algumas lojas de rua e centros comerciais. Alguns são pequenos, como galerias, com lojas populares. Mas também tem o Shopping Cidade São Paulo, que é maior, com cinema, praça de alimentação e diversas lojas conhecidas. Ele fica no número 1230 da Avenida Paulista e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Já aos domingos e feriados, fica aberto das 12h às 18h.
Instituto Pasteur
Quando você estiver caminhando pela Paulista, vai passar em frente ao Instituto Pasteur, órgão do governo de São Paulo voltado para vacinas e pesquisas na área de saúde. Você não vai entrar no prédio, mas apreciar a fachada dele, que é bem antiga e conservada. O endereço é Avenida Paulista, 393.

Fachada do Instituto Pasteur. Foto: Marcelle Ribeiro.
Escola Estadual Rodrigues Alves
Esse é outro prédio histórico na Avenida Paulista, com uma fachada bonita e em bom estado de manutenção. Também não é um lugar pra entrar, mas pra ver de fora. A escola fica na Avenida Paulista, 237.

Fachada da Escola Estadual Rodrigues Alves. Foto: Marcelle Ribeiro.
Itaú Cultural
Você está decidindo o que fazer na Avenida Paulista e quer saber onde de fato vale a pena entrar? A minha dica é o Instituto Itaú Cultural. O prédio tem vários andares com exposições temporárias e permanentes.
A mostra fixa é bem interessante, com muitas gravuras e quadros sobre o Brasil na época em que éramos colônia de Portugal. Foi interessante ver como eram as cidades brasileiras antigamente, por exemplo. Além disso, lá tem uma escadaria famosa para fotos, com imagens da fauna e flora brasileiras atrás.
O Itaú Cultural tem entrada grátis e fica na Avenida Paulista, 149. Fica aberto de terça a sábado, das 11h às 20h. Aos domingos e feriados, das 11h às 19h.

Exposição no Instituto Itaú Cultural.
Hospital Santa Catarina
O Hospital Santa Catarina chama atenção pelas placas de bronze na sua fachada, que têm relação com a ciência. Além disso, ao lado dele tem uma bela igreja, inaugurada em 1920. Ficam no número 200 da Avenida Paulista.

Hospital Santa Catarina. Foto: Marcelle Ribeiro.
Terraço do Sesc
Outro lugar que você não pode deixar de conhecer quando estiver decidindo o que fazer na Avenida Paulista é o terraço do prédio do SESC (Serviço Social do Comércio). É que lá em cima tem um mirante excelente para observar os prédios da Avenida Paulista.
É gratuito, mas você precisa fazer uma inscrição antes, pelo site oficial do SESC SP. Como é disputado, caso você não consiga vaga pro dia e horário que quer com antecedência, tente a reserva no próprio dia. É que eles disponibilizam as vagas dos “desistentes” a cada hora cheia. Eu me inscrevi às 16h pra entrar às 17h do mesmo dia e deu certo.
O mirante do Sesc de São Paulo fica na Avenida Paulista, número 119. Ele funciona de terça a sexta-feira das 10h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30.

A vista do mirante do Sesc. Foto: Marcelle Ribeiro.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas foi construída em 1935 pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo como forma de presentear sua filha no casamento dela. É um prédio lindo, todo branquinho por fora, e super bem preservado. Chama a atenção no meio dos edifícios modernos da região.
A família de Ramos de Azevedo morou lá durante anos e, por isso, você consegue ver como eram alguns cômodos antigamente, com um banheiro colorido, lustres bonitos e tetos diferentes. Porém, alguns espaços estão vazios, sem nenhum móvel.
Gostei da pequena exposição permanente que conta a história da Avenida Paulista de forma bem resumida. Outra coisa bacana é o jardim, que tem rosas lindas! Ah, e nele há também uma agradável cafeteria. Além disso, lá tem exposições temporárias e até concertos. Por isso, ao decidir o que fazer na Avenida Paulista, não deixe a Casa das Rosas de fora do seu roteiro. A visita é rápida e vale a pena.
E o melhor é que a entrada lá é grátis. O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30. Já o jardim funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, 37.

Lindo vitral na Casa das Rosas. Foto: Marcelle Ribeiro.
Japan House
A Japan House é um pequeno centro cultural dedicado à cultura japonesa, com uma fachada diferentona, com madeiras numa disposição moderna. As exposições são sempre temporárias, mas sempre sobre temas relacionados ao Japão. Quando eu fui, estava rolando uma mostra sobre a arquitetura das famosas casas de chá japonesas e sobre como o país asiático lida com a questão da água. Achei interessante, mas em apenas 30 minutos eu vi tudo.
Além disso, lá tem um restaurante de comida japonesa gostoso, mas que só abre para o almoço. Eu experimentei um prato que nunca tinha comido, super bem servido (e a R$ 75 – preço de 2025) e gostei bastante!
A Japan House tem entrada grátis e fica na Avenida Paulista, número 52. Funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 19h.

Fachada da Japan House. Foto: Marcelle Ribeiro.
Museus da Avenida Paulista
Em resumo, se você gosta de exposições artísticas, culturais e históricas esses são os museus da Paulista que eu citei acima:
- Instituto Moreira Salles
- MASP
- Centro Cultural Fiesp
- Itaú Cultural
- Casa das Rosas
- Japan House
O que fazer na Avenida Paulista no domingo?
As pistas da Avenida Paulista fecham para veículos aos domingos das 9h às 16h. Ou seja, neste horário, apenas pedestres podem transitar lá. Neste dia a via fica bem cheia de gente, com muitas barraquinhas vendendo coisas ou petiscos, rodas de dança de rua e apresentação de artistas urbanos.
Mas como fica bem cheio, é comum que aconteçam furtos de celulares. Então, fique atento.
Ah, e todas os museus e centros culturais que listei aqui abrem aos domingos.

Quadro de Heitor dos Prazeres no MASP. Foto: Marcelle Ribeiro.
O que fazer na Avenida Paulista com criança?
Há vários pontos turísticos na Avenida Paulista, mas nenhum muito voltado para crianças. Minha recomendação é que você leve seu pequeno ao Shopping Cidade São Paulo, onde tem cinema.
O que fazer na Avenida Paulista de graça?
Praticamente todas as atrações na Avenida Paulista são gratuitas. A única que eu citei aqui que é paga é o MASP.
O que fazer na Avenida Paulista à noite?
Existem bares e restaurantes na própria Avenida Paulista, mas vale a pena ir também aos estabelecimentos nas ruas próximas a ela. Além disso, a região da Avenida Paulista tem cinemas, teatros e espaços onde acontecem shows e espetáculos. Enfim, não vai faltar opção para você escolher o que fazer na Avenida Paulista à noite.
Ficou com dúvidas sobre o que fazer na Avenida Paulista? Escreva nos comentários.
Leia mais:
- O que fazer em SP: 31 atrações e roteiros para 1 a 4 dias
- Como é o museu do circo em São Paulo e como visitá-lo
- Lugares para comer em SP: 40 dicas imperdíveis para todos os gostos!
- Parque da Cantareira: trilhas, cachoeira e vista linda de São Paulo
- O que fazer no Parque Ibirapuera e como organizar a visita
- Todas as dicas sobre São Paulo
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!
