O Rio visto do Forte do Leme

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/07/2019
Compartilhar este artigo:

Recentemente uma grande amiga me apresentou um lugar lindo do Rio sobre o qual eu nunca tinha ouvido falar, e de onde é possível tirar ótimas fotos da cidade maravilhosa: o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme. Lá do alto do Forte, é possível ver o Rio sob ângulos diferentes. Você vê o Bondinho do Pão-de-Açúcar, a Baía de Guanabara e também as praias do Leme e de Copacabana e umas favelas da região. Além disso, o local tem um monte de micos doidos atrás de biscoito! Uns fofos.

O bondinho do Pão-de-Açúcar e o visual do Rio, do alto do Forte do Leme. Foto: Marcelle Ribeiro

Para chegar lá, ande até o final da praia do Leme e observe uma área militar à sua esquerda ao final do calçadão. Fica perto de um estacionamento e tem sempre uns soldados em frente.

Basta entrar, dizer que vai ao forte e pagar (no dia em que fui era de graça). Você terá que subir por uma trilha larga e com calçamento, mas que é meio íngreme e requer algum preparo físico. Eu, que não malho nem faço nenhum exercício, diria que a dificuldade da trilha é de fácil a moderada (porque no final você tem que ter um certo fôlego).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
A trilha do Forte do Leme. Foto: Marcelle Ribeiro
Vista do Forte do Leme. Foto: Marcelle Ribeiro
Meninos dando comida aos micos no Forte do Leme. Foto: Marcelle Ribeiro
Os canhões do Forte do Leme: Foto: Marcelle Ribeiro
As praias do Leme e de Copacabana vistas do Forte. Foto: Marcelle Ribeiro

A trilha é super segura, porque você está numa área do Exército. Em uns 20 minutos você chega ao topo, onde há o forte propriamente dito, com uns canhões e a vista panorâmica. A descida é feita pelo mesmo caminho da subida. Lá no alto há um bebedouro, mas não tem estrutura de venda de lanches nem nada. Eu aconselho que você leve a sua própria garrafinha de água para beber na subida e, chegando no alto, reabasteça a garrafa no bebedouro.

Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme
Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº – Leme

Horário de visitação: De terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Ingresso: R$ 4 (maiores de 65 anos e menores de 10 anos não pagam). Grátis às terças-feiras.

Tel. (21) 3223-5076 / 3223-5000

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Thaís
    08 jan 2013

    Acabei de chegar do Rio! Sempre estou lá por causa da família do marido, mas não conheço esse lugar!
    Amei e da próxima vez quero passar por lá!
    bjoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *