Trilha do Parque da Catacumba (RJ) vale a pena? Saiba tudo!

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 09/10/2020

Cercado por morros, o Rio de Janeiro tem inúmeros locais de onde é possível ver a beleza da cidade do alto. Quem tem um mínimo de disposição para fazer uma trilha pode aproveitar a vista da capital fluminense de pontos não tão óbvios como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Um desses pontos é a Trilha Parque da Catacumba, que fica no Parque Natural Municipal da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade, onde tem o Mirante do Urubu e o Mirante do Sacopã. É linda! Vem que eu conto mais!

Morro Dois irmãos lagoa trilha parque da catacumba

Morro Dois Irmãos ao fundo. Foto: Caio Ribeiro.

Onde fica o Parque da Catacumba?

O Parque da Catacumba fica na Av. Epitácio Pessoa, nº 3.000, um pouco antes da região que os cariocas chamam de Corte do Cantagalo, bem em frente a um posto de gasolina BR. O bairro é Lagoa Rodrigo de Freitas, porém, é bem pertinho de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para quem busca estacionamento, a dica é estacionar em um estacionamento que tem um pouco adiante perto da quadra de beisebol da Lagoa Rodrigo de Freitas, na região do Corte do Cantagalo. O estacionamento ali é pago, mas costuma ter um bom número de vagas. Dali, caminhe um pouco até a entrada do Parque Natural Municipal da Catacumba. Cuidado ao atravessar, prefira ir pela passarela, pois os carros passam na curva voando!

Também é possível ir de ônibus até lá, pois há várias linhas que passam por ali. Aliás, o metrô também é super perto. Desça na estação General Osório e pegue a saída mais próxima da Lagoa (Acesso E – General Osório). Em seguida, caminhe uns 10 minutinhos até o parque.

Leia também: Trilhas no Rio de Janeiro: 11 lugares que você TEM que conhecer!

Trilha Parque da Catacumba – Como é?

A trilha do Parque da Catacumba leva ao Mirante do Sacopã, de onde dá para ver a Lagoa e o mar de Ipanema e Leblon, além da Pedra da Gávea e outros morros do entorno e do Jóquei Clube. E também ao Mirante do Urubu, de onde a vista também é bonita. Vale a pena ir nos dois.

É uma trilha fácil, que passa por uma área de floresta que está sendo regenerada. Em uma hora dá para subir, ver o visual, tirar fotos e voltar. Além disso, não tem risco de se perder lá não, não precisa de guia nem nada.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como parte dessa trilha é descampada, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Além da Trilha da Catacumba, no parque tem uma empresa de atividades de aventura, a Lagoa Aventuras, que oferece atrações como tirolesa, arvorismo, muro de escalada e rapel. Ou seja, é uma boa dica para quem vai ao Rio com crianças e adolescentes. Mais informações, inclusive sobre preços no site da Lagoa Aventuras.

No dia em que você for fazer essa trilha, aproveite para conhecer as atrações do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas.

fotografo trilha parque da catacumba

Ao fundo, as praias de Ipanema e Leblon. Foto: Caio Ribeiro.

Parque da Catacumba – Preço

A entrada para a Trilha Parque da Catacumba é gratuita.

Parque da Catacumba  – Horário

O Parque da Catacumba fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h e no horário de verão das 8h às 18h. Contudo, o horário de horário de funcionamento das trilhas e equipamentos de aventura é outro: de terça a domingo, das 8h às 16h e, quando há horário de verão, das 8h às 17h.

Leia também: Outra dica de trilha tranquila é a do Forte do Leme. Saiba mais!

Qual o telefone do parque?

O telefone do parque é (21) 2247-9949.

O Parque da Catacumba é perigoso?

Não, não é perigoso. Ele tem até uma portaria e sua entrada é cercada de grades. Nunca li sobre nenhum assalto lá.

prédios lagoa trilha parque da catacumba

Prédios e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Caio Ribeiro.

Trilha Parque da Catacumba – Conclusão

Para concluir, a Trilha do Parque da Catacumba é uma ótima oportunidade de fazer exercício e ainda ver uma vista linda. E você, já foi lá? O que achou?

Leia também:

Comentários

  1. Orlando
    03 mar 2017

    Gostei da dica e pretendo fazer esta trilha o mais rápido possível!
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *