Trilha no Rio de Janeiro: Vistas incríveis da Pedra Bonita

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 17/02/2016
Compartilhar este artigo:

O Rio de Janeiro é uma cidade que não para de me surpreender com tanta coisa bonita pra ver. Me mudei de volta para cá em fevereiro, depois de 5 anos morando em São Paulo. E desde então tenho aproveitado para conhecer lugares diferentes. Um dos mais lindos que visitei foi a Pedra Bonita, em São Conrado, de onde você tem vistas INCRÍVEIS das praias e das zonas Sul e Oeste da capital. Aí você percebe que o único adjetivo possível para esta cidade só podia ser mesmo MARAVILHOSA.

Vista de São Conrado a partir da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro
Vista de São Conrado a partir da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro

Para chegar ao alto da Pedra Bonita, você faz uma trilha de 1.257 metros, de cerca de 45 minutos, de dificuldade média, já que boa parte é de subida. Mas lá do alto não tem como o seu queixo não cair. À esquerda você vê a praia de São Conrado, a Lagoa Rodrigo de Freitas e até o Cristo Redentor. À frente, a Pedra da Gávea, que muita gente curte subir (eu ainda não me aventurei, porque são cerca de 3h30 para ir, mais o mesmo tempo pra voltar). À direita, o visitante aprecia as praias e lagoas da Barra da Tijuca. Estonteante.

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
O Cristo, a Lagoa e a Praia de São Conrado. Foto: Marcelle Ribeiro
O Cristo, a Lagoa e a favela da Rocinha. Foto: Marcelle Ribeiro
Do alto da Pedra Bonita, visitantes apreciam a Pedra da Gávea (ao fundo). Foto: Marcelle Ribeiro
Da Pedra Bonita, visitantes apreciam a Pedra da Gávea (ao fundo). Foto: Marcelle Ribeiro
As praias e lagoas da Barra da Tijuca. Foto: Marcelle Ribeiro
As praias e lagoas da Barra da Tijuca. Foto: Marcelle Ribeiro
foto 2 (2)
A galera do voo livre em ação. Foto: Marcelle Ribeiro.

A trilha fica dentro do Parque Nacional da Tijuca (que é gigante). O início dela começa ao lado da rampa de voo livre (onde os corajosos saltam de asa-delta e parapente), na Estrada das Canoas, que fica em São Conrado. O ideal é ir de carro ou de táxi, porque acho que não há ônibus circulando pela Estrada das Canoas (região onde só há mansões).

Nós fomos de carro e apenas seguimos as placas que indicavam para a rampa de voo livre. Mas uma dica: pegue a fila de carros para estacionar dentro do Parque Nacional da Tijuca (estacionamento da rampa de voo livre). Não pare na rua, como nós (e uma galera!) fizemos, porque todo mundo que estacionou na rua foi multado (e nós também 🙁 ). Outra enorme vantagem de estacionar lá dentro, é que você vai percorrer de carro um trecho de ladeira (asfaltado) até o início da trilha propriamente dito. Nós, que estacionamos na rua, tivemos que subir tudo a pé, e quando a trilha começou, já estávamos mortos de cansados! Esse trecho de asfalto é bem mais cansativo que a trilha!! E percebemos que a fila de carros até anda rápido (ou seja, se tivéssemos esperado, teríamos evitado a multa, e economizado tempo e as perninhas!).

No início da trilha há uma placa e um vigilante que pede seu nome, telefone de contato, telefone para contactar alguém em caso de emergência e anota o horário em que você entrou. Super organizado! Tudo isso para saber quantas pessoas estão lá em cima e ficar mais fácil para o caso de um problema, resgate, sei lá. Esse vigilante também vende água mineral. A alguns metros da entrada da trilha, ladeira acima (!!), há um banheiro e a rampa de voo livre. Na volta, o vigilante pergunta o seu nome. O passeio é grátis.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

 

Maridão flamenguista no início da trilha. Foto: Marcelle Ribeiro
Maridão flamenguista no início da trilha. Foto: Marcelle Ribeiro

No caminho, ainda vimos uns micos fofos!

Mico na trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro
Mico na trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro

Reserve sua hospedagem no Rio de Janeiro pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Leia também:

Trilha e cachoeira em Guapimirim, pertinho do Rio de Janeiro

Como montar seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro

Dicas de outras trilhas no Rio de Janeiro

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 07 out 2015

    OLá, Tatiana,
    Te respondi por email. Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *