Passeio de barco privativo em Paraty (RJ): Como escolher?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 07/05/2021

Pode ser que ao visitar Paraty (RJ), você prefira fazer um dos passeios mais famosos da cidade, o de barco por praias e ilhas, de forma mais tranquila, privativa, com um barco só pra você e seu grupo. Assim, vocês ficam mais à vontade para curtir em grupo, e podem escolher os lugares em que querem parar e decidir quanto tempo ficar em cada lugar. Mas como encontrar um passeio de barco privativo em Paraty? E como escolher um? Neste post eu te te ajudo com isso!

Eu tive uma embarcação só pra mim e pra minha irmã por 6 horas na cidade e foi uma experiência incrível. Como eu já tinha feito um passeio de barco em Paraty em uma viagem anterior, só que compartilhado com pessoas que eu não conhecia, eu já conhecia algumas ilhas e praias da cidade. E desta vez eu queria ir a lugares diferentes, e fugir da muvuca de outros barcos que costumam parar ao mesmo tempo nos locais mais famosos.

barco porto seguro passeio de barco privativo em paraty

Nosso barco, o Porto Seguro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como escolher o passeio de barco privativo em Paraty

A primeira dica é procurar referências, em blogs ou com amigos, de embarcações que eles já conhecem, seja porque fizeram um passeio de barco privativo em Paraty ou compartilhado. Eu já conhecia a Barcos em Paraty*, porque já tinha pago pra fazer o passeio compartilhado deles anos antes. E tinha amado tudo: a decoração do barco, a trilha sonora, as paradas e especialmente o atendimento.

Então quando eles me convidaram para fazer o passeio privativo, já sabia o que esperar.

Em segundo lugar, recomendo que você se certifique de qual embarcação será usada, pra ver se ela aparenta estar em bom estado, e se é bonita o suficiente pra te render aquelas fotos lindas! Sim, porque quem tem um barco exclusivo tem que caprichar nas fotos! rsrssrrs

Em terceiro lugar, confirme o tempo total de passeio e se você poderá escolher os locais de parada e o tempo em que ficará em cada uma. Vale dar uma lida antes no meu post sobre as melhores praias e ilhas de Paraty, para te ajudar a escolher.

colchonete passeio de barco privativo em paraty

Colchonetes no barco Porto Seguro. Foto: Ticianne Ribeiro.

Mas é importante levar em conta também as recomendações do capitão. Como ele está na região todos os dias, ele sabe que praias e ilhas estão com melhor visibilidade dia a dia, além das que costumam ficar mais cheias e em que horário isso acontece. E isso pode mudar de acordo com o clima. Por isso, seja flexível. Lembre-se que a região tem dezenas de praias e ilhas (veja a lista completa no site da Prefeitura).

Outra dica importante é checar qual é o estilo da trilha sonora. E se você pode mudar o tipo de música. Acredite, um passeio com uma trilha sonora que se encaixa ao seu gosto musical faz tooooda a diferença.

Veja o vídeo abaixo e descubra quais são as praias de Paraty que você precisa conhecer!

Comida e bebida no passeio de barco privativo em Paraty

Por último, cheque se o passeio de barco privativo em Paraty inclui bebidas ou refeições. Ou mesmo se eles têm uma churrasqueira à bordo. No passeio que eu fiz na escuna Porto Seguro, da empresa Barcos em Paraty, eles tinham uma churrasqueira e cooler com gelo, de modo que nós pudemos levar itens de churrasco e bebidas.

Assim, não perdemos tempo parando em nenhuma ilha pra almoçar. Na hora da fome, pedimos pra equipe colocar as delícias na grelha e eles nos serviram. Também economizamos levando nossa própria bebida. Mas, se quiséssemos, poderíamos pedir drinks à equipe (pagos à parte).

Leia também: Onde ficar em Paraty: melhores regiões e praias + 20 pousadas

churrasco passeio de barco privativo em paraty

Churrasqueira do barco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro para passeio de barco privativo em Paraty

Agora que já dei as dicas pra você saber escolher, vamos ao roteiro do meu passeio de barco privativo em Paraty. Eu anotei todas as praias e ilhas que já conhecia e pedi ao capitão Thiago, do barco Porto Seguro, pra ver se poderíamos ir a lugares diferentes dos que eu já conhecia. E sim, fomos a lugares diferentes e lindos!! Além disso, ele nos levou a pontos em que não havia tantos barcos parados. E, em alguns casos, nós éramos praticamente os únicos no lugar!

Nosso tour levou umas 5h30 e paramos em:

Enseada da Preguiça

Essa parada foi sem faixa de areia, mas com mar paradinho e verdinho! É um lugar onde os barcos costumam parar para os turistas darem um mergulho. Apesar de não dar pé, é uma delícia! Pegamos as boias estilo “macarrão” do barco e tiramos fotos na água.

enseada da preguica passeio de barco privativo em paraty

Enseada da Preguiça. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ilha do Algodão

A Ilha do Algodão também não tem faixa de areia, mas tem um mar verde esmeralda lindo e paradinho. Nós éramos as únicas lá. Como o barco Porto Seguro tem pranchas de stand up paddle, que a gente ama, é claro que a gente aproveitou pra dar uma remadinha!

ilha do algodão passeio de barco privativo em paraty

SUP na Ilha do Algodão. Foto: Ticianne Ribeiro.

Ilha dos Côcos

Sem faixa de areia, essa ilha tem um verde lindo e uma água gostosa para saltar do barco e se banhar.

ilha dos cocos passeio de barco privativo em paraty

Banho na Ilha dos Côcos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Prainha de Santa Rita

Com cerca de 150 metros de faixa de areia, a Prainha de Santa Rita só tem uma casa particular, umas amendoeiras que fazem bastante sombra, uns bancos de madeira e uma lancha encalhada. Foi a nossa última parada no nosso passeio de barco privativo em Paraty. A água, verde escura, é gostosa para banho, apesar de ter algumas ondas.

prainha de santa rita passeio de barco privativo em paraty

Prainha de Santa Rita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Veja o vídeo com todas as dicas para escolher o melhor passeio de barco em Paraty!

Como era o nosso barco

O barco Porto Seguro é uma escuna novinha (foi construída em 2019), toda branquinha com decoração floral em vermelho, e super limpa. Ele tem dois andares. Na parte de baixo, a área de sombra é bem grande e os bancos são acolchoados.

Já na parte superior, há espreguiçadeiras para quem quer tomar sol, mas também tem uma área deliciosa coberta, com colchonetes e almofadões.

O barco leva, como eu disse, boias do estilo “macarrão” e pranchas de SUP, que no passeio privativo são gratuitas. Tem churrasqueira e cooler para gelar bebidas (e conservar a carne pra churrasco que você levar). Além disso, a trilha sonora tem pop e rock internacional e nacional, além de MPB. É um barco grande, comporta 30 pessoas.

A tripulação é de uma simpatia enorme. E, como fomos em tempos de pandemia do novo coronavírus, todos estavam de máscara. E tinha álcool gel disponível para os passageiros e equipe.

Além disso, o barco tem ducha de água doce.

Eles oferecem como cortesia água saborizada e frutas.

espreguiçadeira passeio de barco privativo em paraty

Espreguiçadeira no barco Porto Seguro. Foto: Ticianne Ribeiro.

*O Viciada em Viajar fez o passeio como cortesia da Barcos em Paraty. O texto reflete nossa real opinião sobre a experiência vivida.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *