Centro histórico de Paraty (RJ): O que fazer? Como é o passeio?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 22/02/2021

Um dos maiores cartões-postais de Paraty (RJ) é o centro histórico, com suas ruas de paralelepípedos e casinhas coloridas charmosas. Aparentemente pequeno, ele esconde construções curiosas, que vale a pena descobrir num passeio. Mas afinal, o que fazer no centro histórico de Paraty? Que igrejas visitar e quais as construções mais icônicas?

Para ajudar a gente a entender melhor sobre os pontos turísticos da região, a gente fez um city tour em Paraty com a Casa da Aventura*, de cerca de 2h. Eu já tinha perambulado sem guia pelo centro de Paraty em 2 outras viagens, mas foi só desta vez, com o guia Felipe, que pude entender melhor o que eu estava vendo. E também fui a lugares que nem imaginava serem de tanta relevância histórica, mas que me surpreenderam. Até bater papo com herdeiro da família real a gente bateu!

Por isso, vou falar sobre o que fazer no centro de Paraty com base no que aprendi no tour, ok?

 casario centro histórico de paraty

Casario e Praça da Matriz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mapa do centro histórico de Paraty

Veja no mapa as atrações que cito neste post.

O que fazer no centro histórico de Paraty

Antes de começar a falar das atrações, é importante dizer que não é permitido andar de carro em boa parte do centro histórico, já que muitas ruas são apenas para pedestres. O ideal é estacionar em ruas próximas. Mas atenção: não desobedeça as placas de proibido estacionar. Há muitos fiscais na região, e a multa é certa. Mais abaixo eu explico sobre estacionamento.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios (Igreja da Matriz)

No coração do centro histórico de Paraty, esta igreja fica em frente a uma praça e ao lado de vários bares e restaurantes gostosos da região. Ela já foi demolida e reconstruída algumas vezes. Em 1750, por exemplo, com o início do Ciclo do Ouro, a antiga Igreja da Matriz, que ficava no mesmo local, foi demolida porque era muito pequena.

Foi, então, construída uma nova igreja no lugar, que levou cerca de 100 anos para ficar pronta. Porém, como o Ciclo do Ouro chegou ao seu auge em apenas 50 anos, a construção da nova igreja se arrastou. Por isso, ela acabou não tendo uma torre que estava planejada.

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios carece de manutenção por fora e por dentro. O interior é simples, mas ainda assim, vale tirar fotos na parte externa. Fica na Praça da Matriz.

igreja da matriz centro histórico de paraty

Igreja da Matriz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cinema da Praça

Esse cinema funciona numa casinha linda e colorida na Praça da Matriz. Ficou anos fechado. Fica na Rua Marechal Deodoro, 3.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Localizada bem de frente para a baía da cidade, essa igrejinha também vale umas fotos quando você for decidir o que fazer no centro histórico de Paraty. Não cheguei a entrar, mas é interessante fotografar a fachada. Ela era frequentada apenas por mulheres. Fica na Rua da Capela.

Casas com símbolos da Maçonaria

Outra dica bacana sobre o que fazer no centro histórico de Paraty é observar as casas com símbolos da Maçonaria na fachada. Há várias no entorno da Praça da Matriz.

casas centro histórico de paraty

Em azul, símbolos da Maçonaria. Foto: Marcelle Ribeiro.

Casa do Príncipe João de Orleans e Bragança

Se eu estivesse sem um guia, eu certamente passaria na frente dessa linda casa de janelas verde e amarelo achando que era apenas mais uma casinha charmosa do centro histórico de Paraty. Porém, o guia Felipe nos contou que ali morou o Príncipe João de Orleans e Bragança. E que atualmente aquela é a casa de veraneio do filho dele, um herdeiro dos nossos tempos de monarquia, João Henrique de Orleans e Bragança. E a gente conversou com o herdeiro no tour!

Ele é bisneto da Princesa Isabel e tataraneto de Dom Pedro II.

Enquanto nosso guia explicava sobre a casa, o herdeiro abriu a porta de casa pra ajudar a esposa com as malas e acabou batendo papo com a gente sobre sucessão em caso de um dia a Monarquia voltar. Uma pena que ele não nos convidou para entrar pra conhecer a casa, como já fez com outros turistas que pararam ali. Mas dá para você ter uma ideia de como ela é na revista Casa Vogue.

casa principe centro histórico de paraty

Casa do herdeiro do trono português. Foto: Felipe.

Casa da Cultura de Paraty

Uma atração que vale muito a pena quando o assunto é o que fazer no centro histórico de Paraty é a Casa da Cultura. Ela é pequena, mas tem uma exposição bonita de fotografias na parte de baixo. Além disso, no andar de cima tem uma super colorida mostra sobre a cultura da região, com artesanato indígena e quilombola, comidas típicas, embarcações… Aliás, sabia que até hoje vivem índios em Paraty?

Foi uma grata surpresa do nosso tour. A Casa da Cultura fica na Rua Dona Geralda, 194. A entrada é gratuita. Ela funciona de terça a sábado, das 12h às 18h.

casa de cultura centro histórico de paraty

Artesanato na Casa da Cultura de Paraty. Foto: Marcelle Ribeiro

Ateliês

Outra atração bacana do centro histórico de Paraty são os ateliês. Nosso guia nos levou para ver um em que os artesãos cunham símbolos em moedas históricas, um de artesanato e um em que se fazem remos e outros objetos de de decoração de madeira.

moedas centro histórico de paraty

Moedas em ateliê de Paraty. Foto: Marcelle Ribeiro.

Casario colorido

No nosso city tour em Paraty com a Casa da Aventura aprendemos várias curiosidades sobre as construções do centro histórico, como, por exemplo, que:

  • O branco das paredes das casas é cal e não tinta.
  • As casas com muitas portas devem provavelmente ter sido lojas de comércio no passado.
  • Quando uma casa passava a ter dois andares era sinal de prosperidade do dono e que isso aconteceu especialmente no Ciclo do Café.
  • As ruas do centro histórico de Paraty não são retas de propósito, mas tem 3 possíveis explicações pra isso.

Uma casa que destaca é a Casa dos Abacaxis (ou Solar dos Abacaxis), que fica na R. Cel. José Luiz, 224. Ela tem abacaxis nos detalhes em ferro da fachada, além de símbolos maçons.

casa abacaxi centro histórico de paraty

Veja os abacaxis no detalhe perto do topo da janela. Foto: Marcelle Ribeiro.

Igreja de Santa Rita

Esta igreja é curiosa porque tem, na entrada, uma parte rebaixada, para que a água da chuva e da maré entrasse e formasse uma “poça” de propósito. Assim, as pessoas limpavam os sapatos da sujeira da rua antes de entrar na igreja.

igreja santa rita centro histórico de paraty

Igreja de Santa Rita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Armazém da Cachaça

O tour termina em uma das cachaçarias de Paraty, o Armazém da Cachaça, onde nosso guia Felipe nos explicou sobre como os escravos eram estimulados a beberem cachaça por seus senhores e por que para estes isso era conveniente. Fica na Rua do Comércio, 162. Lá você pode provar cachaça sem custo.

Por que as ruas de Paraty alagam?

Outra coisa bacana que aprendemos no city tour em Paraty com a Casa da Aventura foi que as ruas do centro histórico alagam de tempos em tempos não por um erro de cálculo ou de construção, mas sim porque isso foi pensado para ser assim, por uma questão de limpeza e logística.

É que era nesta região que havia o desembarque de mercadorias antigamente, que vinham por barco para a cidade. Quando a maré baixava, as ruas ficavam secas e daí vinham os burros para retirar a carga que chegava e levar para Minas Gerais. Só que os burros sujavam toda a região. E quando a maré enchia, as ruas alagavam, limpando a sujeira dos burros das ruas do centro histórico de Paraty.

Veja o vídeo e descubra outros passeios em Paraty além do Centro Histórico!

Quanto custa o passeio guiado no Centro de Paraty?

A Casa da Aventura cobra R$ 25 por pessoa no tour compartilhado, que acontece sempre às 17h30. Ou R$ 75 por pessoa se o passeio for privativo. Neste caso, ele acontece no horário de preferência do turista.

Restaurantes no centro histórico de Paraty

Você pode aproveitar para jantar ou almoçar antes ou depois do passeio. O centro histórico é justamente a região da cidade que mais reúne restaurantes e bares e vários deles são bacanas. Abaixo os que nós já testamos e aprovamos. Para mais detalhes, vale a leitura do post Onde Comer em Paraty.

  • Café Paraty (Rua do Comércio s/n, esquina com a Rua da Lapa)
  • Punto Divino (Praça da Matriz s/n, esquina com a Rua Dona Geralda)
  • Pizzaria da Cidade (Rua do Comércio, 40)
  • Bendita’s (Rua Doutor Samuel Costa, 267)
  • Banana da Terra (Rua Dr. Samuel Costa, 198)
  • Bartolomeu (Rua Samuel Costa, 196)
  • Prosa (Rua Marechal Deodoro, 257)
  • Sorveteria Ice Paraty (Esquina das Ruas da Lapa e do Comércio)
  • Sorveteria Pistache (Esquina da ruas Doutor Samuel Costa e do Comércio)
  • Café Pingado (Rua Doutor Samuel Costa, 11)
  • Bombom da Maga (Rua da Matriz, 10)
  • Boteco da Matriz (Rua Tenente Francisco Antônio, nº 57)
restaurantes centro histórico de paraty

Restaurantes no Centro Histórico de Paraty. Foto: Marcelle Ribeiro.

Horário de funcionamento do centro histórico de Paraty

Pra quem se pergunta que horas o centro histórico da cidade funciona, vale dizer que as lojinhas, ateliês e restaurantes ficam abertos da manhã à noite. No entanto, se a sua intenção for entrar em igrejas ou na Casa de Cultura, vale checar o horário específico de cada um, porque no geral eles fecham no final da tarde.

Endereço do centro histórico de Paraty

Para quem precisa de um endereço para colocar no GPS do carro, é interessante colocar o endereço de uma das ruas em que é permitido estacionar, já que, como eu disse, boa parte delas é de uso exclusivo para pedestres.

Há dois bolsões de estacionamento interessantes. Um é o que fica perto da Santa Casa de Paraty, na Avenida Beira Rio. Dali basta você cruzar a ponte a pé e já está nas ruas de pedestres. Outro fica perto do píer, e pode ser acessado pela Rua Aurora, que apesar de ser de paralelepípedo é liberada para carros. No entanto, esse estacionamento não é recomendado em horários de maré alta, pois alaga.

Um endereço do centro histórico de Paraty interessante pra colocar no GPS é o da Burguer House (R. Jango Pádua, 428 – Patitiba), uma vez que nesta região você pode tentar estacionar na rua mesmo e dá pra ir a pé pra parte de pedestres sem ter que andar muito.

Quer saber quais são as praias mais imperdíveis de Paraty? Veja o vídeo abaixo e descubra!

Pousadas no centro histórico de Paraty

Algumas dicas de pousadas no centro histórico de Paraty, testadas por nós ou amigos nossos:

Já pra quem quer dicas de pousadas próximas ao centro histórico de Paraty, a gente testou e aprovou as seguintes:

Eu explico tudo sobre as melhores regiões para se hospedar em Paraty, as vantagens e desvantagens de ficar no Centro Histórico ou fora dele e dou mais dicas de pousadas no post Onde Ficar em Paraty.

O que fazer em Paraty além de visitar o centro histórico?

Passeio de barco, cachoeiras, praias, passeio de caiaque, visitas a alambiques… Tem muita atração! Veja tudo no post sobre O Que Fazer em Paraty.

*O Viciada em Viajar fez o tour no centro de Paraty como cortesia da Casa da Aventura. O texto reflete nossa real opinião sobre a experiência vivida.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *