Passeio de bicicleta de San Francisco a Sausalito pela Golden Gate Bridge

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 06/09/2019
Compartilhar este artigo:

Se você ama natureza, vistas incríveis e gosta de andar de bicicleta, um passeio é obrigatório em San Francisco: ir de bike do píer da cidade (na região do Fisherman’s Wharf) à super charmosa cidade de Sausalito, na outra margem da baía. É um tour delicioso, com ventinho no rosto, liberdade para quantas paradas você quiser e não muito cansativo. E o melhor: super seguro, pois você pedalará quase que o tempo inteiro em vias próprias para ciclistas.

Na saída, você vê toda a baía de San Francisco, a Golden Gate Bridge, pedala por ela, e chega em Sausalito, cidadezinha com mansões em montanhas, barquinhos, lanchas, lojinhas e jardins fofos. Na volta para San Francisco, pode fazer como nós, e economizar pernas, retornando, com bicicleta e tudo, de barco. E ainda dá para aproveitar navegando na baía.

Nós nos inspiramos no passeio da blogueira Mariane, do blog Hotel Califonia, que detalhou bem esse roteiro de bike (leia aqui).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

O ideal é dedicar um dia inteiro ao passeio, mas como todos os dias eu tinha aulas pela manhã em San Francisco (passei o mês de março fazendo aulas de inglês lá), fizemos em apenas uma tarde mesmo.

Adiei por várias vezes o dia do nosso passeio, pois queria que o tempo estivesse perfeito, para que as fotos ficassem ótimas. Era inverno e nem sempre o tempo esteve bom. Já na última semana do maridão em San Francisco, o tempo não abria e resolvemos fazer o passeio assim mesmo. Foi divertido, mas fica muito melhor com tempo bom, principalmente em Sausalito, que com sol é bem mais charmosa.

A sorte é que nós já havíamos passado em Sausalito antes, pois o passeio que fizemos para ver as árvores gigantes do parque Muir Hoods fez uma parada boa em Sausalito e naquele dia o tempo estava lindo (leia sobre o passeio combinado de Muir Hoods e Sausalito neste post).

Para aluguel de carro em qualquer lugar do mundo, eu recomendo a Rentcars. Pague parcelado e sem IOF.

Por isso, neste post eu vou misturar fotos do tempo nubladão que pegamos no dia em que andamos de bicicleta com fotos de dias de sol, tiradas em outros momentos da viagem, ok?

Quanto tempo leva o passeio?

No total, levamos cerca de 5 horas para fazer o passeio todo. Alugamos as bicicletas às 14h em uma loja no Fisherman’s Wharf, andamos com calma (em alguns trechos inclinados tivemos que sair da bike para empurrá-la), fizemos várias paradas para fotos, paramos para ajeitar a bike na ponte, ficamos um pouco em Sausalito (uns 40 minutos) e voltamos de barco.

Por volta das 19h30 já estávamos devolvendo a bicicleta na loja do Fisherman’s Wharf. Se o tempo estivesse melhor, teríamos ficado mais tempo em Sausalito e quem sabe lanchado lá (a cidadezinha tem vários cafés e restaurantes bacanas, mas os preços não são baratos).

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Por isso, se você tiver um dia inteiro para o passeio, é melhor. Não chegamos a circular o Palace of Fine Arts (que é uma construção belíssima e centenária, ao lado de um lago) nesse dia, mas se eu fosse você, aproveitaria para já conhecer essa atração de bicicleta, pois é bem pertinho do percurso que terá que fazer de bike. Assim, você evitará ter que voltar lá só para conhecer melhor o Palace of Fine Arts, como eu fiz.

Palace of Fine Arts, em San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Palace of Fine Arts, em San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro.

IMG_1952

Palace of Fine Arts, em San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde alugar a bicicleta em San Francisco?

Alugar uma bicicleta para o passeio não tem segredo. No píer da região de Fisherman’s Wharf, o lugar ideal para o seu ponto de partida, há diversas lojas e os preços são semelhantes. A maioria oferece de 10% a 20% de desconto se você reservar pela internet. Para fazer esse passeio, você terá que alugar a bike pelo dia todo.

Nós pegamos as nossas com a empresa Blazing Saddles, que ofereceu a mim e meu marido cortesia para duas bicicletas comuns. Eles têm seis pontos de aluguel em Fisherman’s Wharf e um na Union Square.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

A vantagem da Blazing Saddles é que o horário para devolver as bicicletas é melhor, mais amplo, pois eles têm um esquema de devolução em que você entrega a bike em um depósito em Fisherman’s Wharf, mesmo sem a presença de funcionários lá, a qualquer hora (eles chamam isso de “After-hours drop off). Assim, você pode ficar até mais tarde em Sausalito. Nós não chegamos a deixar a bike nesse depósito, mas nos informamos porque cogitamos essa possibilidade.

Todas as empresas de aluguel já incluem no preço capacete e um mapa com os pontos turísticos para você parar no seu caminho até Sausalito. Esse mapa vem preso na sacolinha da bicicleta e também em formato de folder. É super fácil e não tem como errar. Assim como você, várias pessoas estarão fazendo o trajeto.

O início do passeio: subida!

Após passar pela chocolateria Ghirardelli, no fimzinho do Fishmerman’s Wharf, você terá a primeira subidinha, entrando no Fort Mason.

IMG_1388

Maridão empurrando a bike no início do trajeto. Foto: Marcelle Ribeiro

Depois vai passar por uma área verde chamada Crissy Field e vai ver uma espécie de prainha, onde vai poder curtir a vista para a Golden Gate Bridge e, em dias de sol, ver os americanos lagarteando na areia ou brincando com seus cachorros.

 

Acaba dia 11/10/19 a promoção de 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já internet. Clique aqui e use o cupom CUIDESE.
IMG_1390

No Crissy Field. Foto: Guilherme Calil.

 

 

IMG_1956

Em dia de sol, tem até aula de surfe na praia. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1961

A Golden Gate Bridge é a maior atração do passeio. Foto: Marcelle Ribeiro

Você vai apreciar a Golden Gate Bridge de vários ângulos e não vai querer parar de fotografar.

 

IMG_1413

Golden Gate Bridge, linda mesmo em dias nublados. Foto: Marcelle Ribeiro

A ponte tem uma ciclovia ótima, separada dos carros por uma grade de  ferro. Você terá que dividir o espaço apenas com alguns poucos pedestres, mas não terá que disputar espaço com os carros. E dá para parar em vários pontos da ciclovia para ver o mar lá do alto da ponte.

 

IMG_1416

Maridão vendo o mar do alto da Golden Gate Bridge. Foto: Marcelle Ribeiro

Saindo da ponte, há diversas placas indicando o caminho para os ciclistas descerem para Sausalito. Em Sausalito você terá que andar na mesma faixa dos carros, mas eles respeitam bekm, pois estão mais que acostumados. Esse passeio é super comum e centenas de pessoas fazem o trajeto todos os dias. Aperte os freios se não quiser uma descidinha “com emoção”. Lá embaixo, mais paradas para ver a ponte.

 

IMG_1419

A Golden Gate Bridge vista do início de Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

O que fazer em Sausalito

A cidade de Sausalito é uma graça, especialmente em dias de sol. Não tem muito o que fazer: a curtição é ver as mansões no alto das montanhas, as lojinhas, os cafés charmosos, a baía e os barquinhos. Em 1 hora você consegue apreciar.

IMG_1062

Mansões e o calçadão de Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1063

Mesinhas nas calçadas, um hit de Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1065

Luminária diferente em Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1070

Fonte e jardim em Sausalito.

IMG_1077

Flores no calçadão de Sausalito. Foto: Guilherme Calil

IMG_1080

O pássaro de Sausalito também gosta de aproveitar o calçadão. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1085

Barquinho e mansões em Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

Se você tiver pique, volte de bicicleta pela ponte. No fim de tarde ela costuma ficar coberta de névoa, o que é beeeem comum. Tem gente que reclama que foi a San Francisco e a névoa atrapalhou a vista da ponte. Eu vi a Golden Gate Bridge com sol, com dia nublado e apenas no finalzinho da viagem é que peguei ela com névoa. Estava voltando do passeio a Muir Woods e confesso que achei o máximo passar pelo meio da névoa. Deu um charme ainda mais especial!

IMG_1100

Golden Gate Bridge coberta de névoa. Foto: Marcelle Ribeiro

 

IMG_1098

Golden Gate Bridge coberta de névoa. Foto: Marcelle Ribeiro

Retorno de barco ou de bike?

No dia em fizemos o passeio de bicicleta nós preferimos economizar as nossas perninhas e voltar de barco. O cais onde você embarcará fica bem no centrinho de Sausalito, perto das lojinhas, antiquários, galerias de arte e restaurantes. Você verá uma fila de bicicletas se formando, mas não precisa chegar com muito tempo de antecedência não, desde que você esteja com seu tíquete em mãos na hora de embarcar.

Nossa estratégia foi passar para comprar o tíquete e confirmar os horários de saída assim que chegamos. Depois de comprar os tíquetes em uma maquininha no píer, fomos dar mais uma volta de bike e comprar um sorvete. Voltamos para a fila faltando 5 minutos para o horário de saída do barco.

O ruim é que não há funcionários para tirar dúvidas sobre os tíquetes. Eles só aparecem quando os barcos chegam, daí já não dá tempo. Há duas empresas que operam o trajeto entre San Francisco e Sausalito, que têm horários diferentes e preços parecidos.

Escolha a que tiver horário melhor para você. Você pode também já sair de San Francisco com os tíquetes em mãos, pois as empresas de aluguel de bicicleta normalmente vendem eles para você pelo mesmo preço das maquininhas. Mas o que não entendi até agora é se o tíquete de uma empresa pode ser entregue em outra (já que os preços são diferentes).

Atenção na hora de comprar o bilhete do barco

Outra diferença é que apesar de o ponto de embarque em Sausalito ser o mesmo para as duas empresas, cada uma desembarca em San Francisco em locais diferentes. A Blue & Gold Fleet sai de Sausalito e te deixa no píer 41. Eles estão cobrando US$ 11,50 para adultos e US$ 6,75 para crianças de 5 a 11 anos de idade e pessoas com mais de 65 anos. Veja os horários de saída do ferry da Blue & Gold Fleet entre San Francisco e Sausalito aqui.

A Golden Gate Ferry te deixa no Ferry Building (ou pier 1). Eles cobram US$ 10,75 para pessoas entre 19 e 64 anos de idade e US$ 5,25 para maiores de 65 anos, jovens entre 6 e 18 anos de idade. Crianças com 5 anos de idade ou menos não pagam. E aí vem uma dica que vai te fazer economizar: se você tiver comprado o Clipper Card (cartão em que você carrega valores para usar nos meios de transporte de San Francisco, sobre o qual eu já expliquei neste post aqui), você paga apenas US$ 5,50 na Golden Gate Ferry.

Nós pegamos o barco da Golden Gate Ferry, que tinha um horário mais conveniente para nós (veja os horários dos barcos da Golden Gate Ferry entre San Francisco e Sausalito aqui). E como eu tinha o Clipper Card, paguei mais barato. Se você já tiver os US$ 5,50 de crédito no Clipper Card, não precisa acrescentar mais nada nele, é só entrar no barco direto.

Se seu cartão não tiver pelo menos US$ 5,50 de crédito, você terá que passar ele na maquininha de venda de tíquetes, acrescentar o valor mínimo (acho que é US$ 10) e depois de usar os US$ 5,50 da passagem de barco, ficará com o troco de saldo no cartão, para usar depois se quiser. Não dá para receber a diferença de volta em dinheiro. Ah: e tem que ser um cartão Clipper por pessoa.

Na entrada do barco, os funcionários apenas pedem para você mostrar o tíquete. É só quando você desembarca que passará ele na máquina leitora, que registrará que você pagou pela viagem que acabou de fazer.

Onde ficam as bikes no barco?

Entrando no barco, os funcionários te mostrarão a área onde você tem que deixar a sua bike. Elas têm que ficar destravadas, para que o desembarque seja rápido. Ninguém pode ficar no bicicletário durante a viagem, por segurança. O trajeto de barco entre San Francisco e Sausalito é curtinho, cerca de 20 minutos. Dá para ficar sentadinho em área confortável, comprar um café ou ir para área externa e ver a vista. É um barco mais confortável que a barca Rio-Niterói.

No desembarque, os funcionários ajudam você a tirar a bicicleta, mas é sempre você mesmo que carrega, eles só mostram como desembarcar.

IMG_1428

A fila de bikes para entrar no barco em Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

IMG_1429

Bicicletas estacionadas dentro do barco a caminho de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Veja também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Maryanne
    22 set 2016

    Adorei ter inspirado vcs com meus posts. bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *