Roteiro em Nova York – Passeio no Financial District

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 01/09/2013 - Atualizado em: 07/02/2019
Compartilhar este artigo:

É no Sul da ilha de Manhattan que Nova York é mais “histórica”: na parte conhecida como Lower Manhattan os visitantes aprendem bastante sobre o surgimento da cidade e da potência econômica que é os Estados Unidos. Nem preciso dizer que um passeio pela região é obrigatório, né?

Eu e meu marido passamos meio dia conhecendo Lower Manhattan na viagem que fizemos em junho, seguindo uma sugestão de roteiro de um guia de viagem que peguei emprestado (Nova York a pé – Insight Guides, da Editora Martins Fontes).

Começamos o passeio vendo o arranha-céu que está sendo construído no lugar onde ficavam as Torres Gêmeas, o “One World Trade Center”, de 541 metros de altura. O local ainda está em obras. Nós decidimos não entrar no Tribute WTC Visitor Center , exposição sobre os ataques de 11 de setembro, porque muitos amigos e familiares que foram lá disseram que não valia a pena, pois não há muito o que ver. Nós apenas olhamos o prédio de fora e seguimos nosso passeio.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

 

DSCN5487

O prédio “One World Trade Center”. Foto: Marcelle Ribeiro

Em seguida, fomos na Trinity Church (Igreja da Trindade), uma igreja gótica construída em 1846, com belos vitrais e um antigo cemitério em volta.

 

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!
DSCN5490

Porta de madeira trabalhada na Trinity Church. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5494

Trinity Church. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5528

Trinity Church. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Na sequência, fomos caminhar em Wall Street, ou, em português, a “Rua do Muro”. Ela tem esse nome porque os holandeses construíram um muro na orla de Nova Amsterdã em 1653 para se protegerem das colônias britânicas. Epicentro do sistema financeiro mundial, a Wall Street é parcialmente fechada para o trânsito de carros e tem prédios importantes que podem ser apreciados de fora, como o New York Stock Exchange, onde funciona a bolsa de valores. Por questão de segurança, porém, não é permitida a entrada de turistas.

DSCN5539

Prédio da New York Stock Exchange. Foto: Marcelle Ribeiro

Ao lado do prédio da New York Stock Exchange fica o edifício do Federal Hall National Memorial, uma construção neoclássica onde o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, foi empossado em 1789 (não é à toa que há uma estátua dele em frente ao prédio). Dentro do Federal Hall National Memorial há exposições sobre a história americana e o papel da cidade de Nova York. O prédio já foi sede da Aduana e do Tesouro. Nós não entramos, apenas vimos de fora.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!
DSCN5544

Federal Hall National Memorial. Foto: Marcelle Ribeiro

Caminhamos mais um pouquinho e chegamos ao Bowling Green, um parque que mais parece uma praça, onde fica o maciço Charging Bull, a escultura de touro de 3 toneladas que traz sorte para os corretores da bolsa de valores que passarem a mão nele. Nós não somos corretores, mas mesmo assim disputamos com os turistas asiáticos pela oportunidade de tocar e tirar uma foto com a estátua.

 

DSCN5552

Maridão fazendo carinho no Charging Bull. Foto: Marcelle Ribeiro

Caminhamos até o Battery Park, de onde saem os ferrys para a Estátua da Liberdade, mas o parque estava coberto de tapumes, pois estavam fazendo obras de recuperação do local, que foi bastante danificado pelo furacão Sandy no final de 2012.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Como não dava para ver quase nada do Battery Park, pegamos o ferry grátis para Staten Island, para ver a Estátua da Liberdade (veja aqui neste post como é o passeio para a estátua).

Na volta, fomos andando pela orla até chegar ao Píer 17 Pavilion (South Street Seaport), uma espécie de minishopping com lojinhas, uma praça de alimentação e vista para a Ponte do Brooklyn. Eu confesso que esperava mais do lugar. Apesar de a praça de alimentação ter vista para o East River, 90% das opções de alimentação são de fast food (sanduíches, comida rápida oriental e frituras). A gente almoçou sanduba mesmo. Do lado do Píer 17 Pavilion, nos píeres 15 e 16, há navios históricos ancorados e é possível visitá-los. O South Street Seaport Museum, com exposições náuticas, fica ali ao lado também.

DSCN5598

Píer 17 Pavilion – South Street Seaport. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5600

Navio antigo ancorado no Píer 16, em Manhattan. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Nossa última parada histórica neste dia foi na St’s Paul Chapel, uma igreja que vale a visita pelo fato de abrigar um mini memorial sobre o trabalho de resgate das vítimas do ataque de 11 de Setembro. Ela fica em frente ao local onde antigamente ficavam as Torres Gêmeas e miraculosamente resistiu ao desastre. Nesta igreja os bombeiros montaram base para escavar os destroços. Eles descansavam nos bancos da igreja, recebiam atendimento médico e até psicológico lá.

A igreja propriamente dita é sem graça, sem vitrais bonitos ou rococós. Mas nela estão uniformes de bombeiros, cartas de crianças em apoio às vítimas e várias fotos das pessoas que morreram nos ataques. Achei muito interessante, pois há quadros descrevendo como foi o trabalho dos bombeiros. De arrepiar!

DSCN5603

St. Paul’s Chapel ao lado do novo prédio “One World Trade Center”. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5604

Capacetes de bombeiros na St. Paul’s Chapel. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5606

Traje de bombeiro usado no resgate do 11 de Setembro. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5607

Banco usado por bombeiro para dormir na St. Paul’s Chapel. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5613

Cartinhas de crianças às vítimas do 11 de Setembro e aos bombeiros

DSCN5614

Fotos de vítimas do ataque de 11 de Setembro. Foto: Marcelle Ribeiro

Se você está programando ir fazer compras na loja de descontos Century 21 (veja as minhas dicas sobre a loja neste post), este é um bom dia para ir lá, pois a loja é pertíssimo da St. Paul’s Chapel. Nós fizemos, no mesmo dia, o passeio pelo Financial District, o passeio para ver a Estátua da Liberdade e chegamos às 16h na Century 21.

One World Trade Center:

Endereço: 120 Liberty Street. Para ir de metrô, pegue as linhas W ou R para a estação Cortland Street ou a linha 1 para a estação Rector Street.

Trinity Church (Igreja da Trindade):

http://www.trinitywallstreet.org/

Endereço: 79 Broadway Avenue esquina com a Wall Street. Para ir de metrô, pegue as linhas 2,3, 4 e 5 para a estação Wall Street, ou linhas J e Z para Broad Street, ou linhas R e 1 para Rector Street.

Horário de funcionamento: Dias de semana, das 7h às 18h. Sábados, das 8h às 16h. Domingos, das 7h às 16h.

Preço: Grátis

New York Stock Exchange:

www.nyse.com

Endereço: 11 Wall Street, esquina com a Broad Street. Para ir de metrô, pegue as linhas 2, 3, 4 ou 5 para a estação Wall Street.

Federal Hall National Memorial:

www.nps.gov/feha

Endereço: 26 Wall Street.  Para ir de metrô, pegue as linhas 2, 3, 4 ou 5 para a estação Wall Street.

Preço: Grátis

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Píer 17  Pavilion – South Street Seaport:

http://www.southstreetseaport.com/

Endereço: 19 Fulton Street, Manhattan. Para ir de metrô, pegue as linhas 2,3,4,5, A, C, J ou Z para a estação Fulton St.

Horário de funcionamento: De segunda a sábado, de 10h às 21h. Domingos, das 11h às 21h.

Preço: Grátis.

St Paul’s Chapel:

http://www.trinitywallstreet.org/congregation/spc/

Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 18h e aos domingos das 7h às 18h.

Endereço: 209 Broadway Avenue, esquina com a Fulton Street. Para chegar de metrô, pegue as linhas 6 para Brooklyn Bridge-City Hall, ou E para a estação Chambers Street, ou A, C, 2, 3, 4 e 5 para a estação Broadway-Nassau Street.

Preço: Grátis.

 

 Veja o índice de posts sobre Nova York

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Maga
    26 jan 2014

    Parabéns pelo seu Blog. Fantásticas dicas e excelentes descrições de todos os passeios. Faremos nossa viagem em breve e vc nos ajudou muito!!!! Desejamos que vocês façam inúmeras outras viagens e curtam ainda mais!!!

  2. Juliana
    25 jul 2014

    Oi Marcelle, gostaria de saber se dar pra fazer primeiro a Estátua e voltar pela Financial District. Obg.

  3. Florbela Fernandes
    02 jun 2017

    Excelente blog! Parabéns! Fiquei fã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *