Trilha do Maço: Como fazer desde Guarda do Embaú e Pinheira (SC)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 23/02/2021

A Trilha do Maço esconde praias selvagens e um visual com montanhas verdinhas e propício para meditação, no chamado Vale da Utopia. Localizadas na região de Pinheira e bem pertinho da Guarda do Embaú, ambas vilas de praia da cidade de Palhoça (SC), esta trilha mostra que praia é muito mais do que banho de mar. É caminhada e aventura também. Então, recomendo que você conheça a Trilha do Maço, no Vale da Utopia.

Localização da Trilha do Maço

Em primeiro lugar, é importante entender que as praias do Maço, Pinheira e Canto Grande ficam na cidade de Palhoça. Todas elas ficam bem próximas a Guarda do Embaú, que é outra praia famosa da cidade de Palhoça. Sendo assim, a Trilha do Maço é um passeio comum para quem está hospedado em Guarda do Embaú ou em Pinheira.

No meu caso, eu conheci a vila de Pinheira perto de um Réveillon, quando passei 5 dias explorando o litoral catarinense. Nossa base foi em Guarda do Embaú, que fica a menos de 10 Km de Pinheira. Foi na Guarda que ficamos hospedadas. Num dia nublado, aproveitamos para conhecer a vizinha Pinheira e fazer a trilha que leva à Praia do Maço, no Vale da Utopia, escondida entre as montanhas. Foi bem bacana. Por isso, resolvi contar tudo aqui.

Mapa

Vale conferir o mapa para entender melhor. A Guarda do Embaú está na extrema direita dele.

trilha do maço mapa

Mapa da região de Pinheira e Guarda do Embaú (reprodução do guia Vale do Maciambu).

Dificuldade da Trilha do Maço

Para chegar à praia do Maço, a trilha é curta e fácil, cerca de 40 minutos, com subida não muito íngreme. Não precisa de guia. Fiz apenas com minha irmã e nos sentimos seguras.

Em primeiro lugar, você deve parar o carro em um dos estacionamentos mais na ponta direita da Praia de Cima (outra praia da vila de Pinheira) e perguntar onde começa a Trilha do Maço, no Vale da Utopia. Isso vai ser bem tranquilo, porque sempre tem gente fazendo o trajeto, famílias inteiras. Ah, fiquei sabendo que a trilha para a Praia do Maço pode ser feita a partir da praia da Guarda do Embaú também, mas é mais longa nesse caso.

O chato é que como havia chovido, a lama estava desafiadora. Então, a gente perdia tempo decidindo onde botar o pezinho. Eu fui de chinelo, minha irmã, descalça.

Do meio da trilha, vimos a Praia de Cima, separada da Praia do Maço pelo morro em que estávamos. Enfim, pena que o sol não deu as caras.

trilha do maço guarda embau

Trilha para a praia do Maço. Foto: Marcelle Ribeiro.

trilha do maço praia de cima

Praia de Cima, em Pinheira, vista da trilha para a Praia do Maço. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como é a Praia do Maço

Chegando ao final da trilha, na Praia do Maço, o visual é bucólico e relaxante. A praia é OK, dá para tomar banho tranquilamente, mas confesso que não entrei, porque o tempo ameaçava chover quando estivemos no local. Uma pena! Mas, com certeza, queremos voltar para ter uma experiência completa em um dia de sol.

Na chegada à Praia do Maço, é lindo ver a água batendo nas rochas. Não há ninguém alugando guarda-sol ou cadeira, então você deve ir preparado e sem expectativa de encontrar uma boa infraestrutura para turistas. Mesmo assim, ali, no meio do nada, há um bar que serve petiscos e bebidas. Acaba que serve de ponto de apoio para a galera que vai acampar nas proximidades.

Depois da trilha, aproveite para dar um pulinho na Praia de Cima, que fica pertinho dos estacionamentos. Tem ambulante vendendo milho. Além disso, caiaque e banana-boat são as atrações locais para entreter as crianças. Mas confesso que não achei bonita, não: a areia é dura e meio escura.

trilha do maço praia do maço

Praia do Maço,. Foto: Marcelle Ribeiro.

trilha do maço sc

Praia do Maço. Foto: Marcelle Ribeiro.

trilha do maço praia pinheira

Praia de Cima, em Pinheira. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde comer depois da Trilha da Pinheira

Para completar o passeio, vá ao restaurante Cozinha da Mamma, provar um dos clássicos da gastronomia de Santa Catarina, a sequência de camarão. Em Florianópolis, é super comum. No litoral sul, nem tanto. O Cozinha da Mamma fica na Rua Manoel Martins, 148, na via paralela ao mar. Serve também comida a quilo e outros pratos a la carte.

Sequência de camarão

Explicando: sequência de camarão são vários pratos feitos de camarão servidos um logo depois do outro, normalmente para duas pessoas.

Primeiro chega à mesa a salada e a casquinha de siri (que eu não curti tanto, porque no Casa da Mamma o siri vem empanado). Logo após, vem peixe empanado com molho de camarão. Por fim, antes mesmo de você acabar de comer o peixe, chegam camarão no bafo (ferventado, normalmente com casca), camarão ao alho e óleo, e camarão empanado.

Em resumo, essa refeição e tanto saía por por R$ 100 em 2016 (serve bem 2 pessoas). Ah, tem também arroz, batata frita e pirão de peixe com camarão.

 

trilha do maço restaurante

Restaurante Cozinha da Mamma, em Pinheira (SC). Foto: Marcelle Ribeiro.

Conclusão sobre a trilha do Maço

Em conclusão, acho a Trilha do Maço e o Vale da Utopia ótimas pedidas para quem está no litoral Sul de Santa Catarina. O trajeto é leve, então pode ser feito mesmo por viajantes que não querem muita aventura. O local é bem bucólico e pitoresco, então merece uma chance no seu roteiro pela região. Além disso, você pode fazer esse passeio rapidamente saindo de Guarda do Embaú, onde eu fiquei hospedada.

Veja o vídeo sobre as 11 melhores praias de Santa Catarina abaixo!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *