O que você precisa saber antes de ir à Praia da Ferrugem (SC)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 22/12/2020

Garopaba tem uma das praias mais bonitas do litoral Sul de Santa Catarina, a Praia da Ferrugem. E olha que no dia em que estive lá, em um mês de janeiro, estava chuviscando e super nublado. Mesmo assim, achei o lugar incrível, com água num tom meio azul, meio esverdeado, muito lindo. Se é assim em dia de tempo ruim, imagina com tempo bom!

Por isso, preparei algumas dicas para você saber o que fazer na Praia da Ferrugem, a localização dessa orla famosa em Santa Catarina e um mapa das principais atrações.

Além disso, reuni recomendações de casas por temporada e de pousadas na Praia da Ferrugem.

praia da ferrugem surf

Praia da Ferrugem, em Garopaba. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde fica a Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem fica na cidade de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, a cerca de:

  • 95 km de Florianópolis
  • 54 km de Guarda do Embaú
  • 18 km da Praia do Rosa
  • 7 km da Praia do Centro de Garopaba

Mapa da Praia da Ferrugem

Abaixo, um mapa com os locais citados neste post.

O que fazer na Praia da Ferrugem

Curtir a praia

Quando conheci Garopaba, passei apenas algumas horas na cidade, pois eu estava hospedada na cidade de Guarda do Embaú, que é vizinha, e fiz um bate-volta para lá (Leia tudo sobre Guarda do Embaú). Fui direto para a praia da Ferrugem, onde caminhei na beira do mar e almocei.

De verdade, é uma delícia caminhar na areia da Ferrugem e subir no mirante de pedras na ponta direita da praia, para tirar fotos bacanas, da vista e dos surfistas que aproveitam as ondas em uma das pontas.

O canto Norte é o que atrai a galera do surf e conta com um bar a beira mar. Já no canto Sul, há um sambaqui (depósito de conchas e vestígios de povos originários milenares), uma área elevada chamada de Morro do Índio. Além disso, você vai encontrar um rancho de pesca artesanal e piscinas naturais.

Ah, importante dizer que nas areias da praia da Ferrugem não vi praticamente nenhum tipo de comércio, nem sequer ninguém alugando guarda-sol. É que os catarinenses estão acostumados a levar tudo que precisam para a praia, como barracas, cadeiras, isopor com bebida, etc. Então, vá preparado e carregue tudo o que precisar para passar o dia nesta que é uma das melhores praias de Garopaba.

praia da ferrugem sc

Praia da Ferrugem, em Garopaba. Foto: Marcelle Ribeiro

Ir para a vizinha Praia da Barra

Uma das praias perto da Ferrugem é a praia da Barra, onde há um lago paradinho, muito popular entre pais com crianças.

A Praia da Barra é separada da Ferrugem pelo canal da lagoa, que é conhecida por diversos nomes (Lagoa da Garopaba, Encantada, Capão ou Ferrugem, como você verá abaixo).

A praia chama atenção por casas de alto padrão de veraneio. Porém, também não tem muita infraestrutura turística, mas com algumas pousadas e casas de aluguel por temporada.

praia da ferrugem barra

Praia da Barra com lagoa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ver as lojinhas da Rua Geral

Ferrugem não é apenas uma praia, mas também um bairro, meio afastado do centro da cidade, mas com vida própria. Na avenida principal, a Rua Geral da Praia da Ferrugem, e nas ruas do entorno, há várias pousadas bonitinhas, restaurantes, lanchonetes e lojinhas. Achei uma graça.

É bem verdade que o público, na época do Réveillon, quando eu fui, era mais de adolescentes ou gente na faixa dos 20 e poucos anos, que iam em turma. Ou seja, não exatamente da minha faixa etária. Mas pareceu um lugar bacana de se hospedar.

Curtir a Lagoa da Encantada

No caminho para a Praia da Ferrugem, passamos por uma lagoa linda, chamado Lagoa da Encantada. Vale uma paradinha para fotos. Uma boa dica é ver o pôr do sol por lá, dizem que é incrível.

Aliás, fique sabendo que a mesma lagoa também é conhecida como Lagoa de Garopaba, Lagoa da Ferrugem e Lagoa do Capão. Muitos nomes, né?

praia da ferrugem lagoa

Lagoa da Encantada, em Garopaba. Foto: Marcelle Ribeiro.

Curtir a vizinha Praia da Silveira

Localizada a 101 Km de Florianópolis, Garopaba não é só Ferrugem. Muito famosa também é a praia da Silveira. Ela fica ao lado da Ferrugem, mas pelo que li, ir de uma para outra requer fazer uma trilha não muito fácil. Além disso, pelo que dizem a praia da Silveira também não tem infraestrutura para os visitantes, mas é muito bonita.

A Praia da Silveira é muito famosa pela ondas perfeitas para surfistas. Ela já sediou até campeonatos internacionais de surf. Já no inverno, aparecem algumas visitantes bem fofas por lá: baleias podem ser avistadas! Independentemente da época do ano, o visual é sempre bem bonito, já que o local fica em uma área de preservação ambiental e a praia é cercada por montanhas.

Praia do Silveira. Foto: Renato Soares/MTur / Flickr.

Praia da Ferrugem ou Praia do Rosa?

Na minha viagem, a Praia da Ferrugem tinha mais jovens como frequentadores. Já na Praia do Rosa, a galera é mais chique. Para você ter ideia, tem gente descolada e até carrocinha vendendo espumante na areia. Gostei das duas, de verdade. Porém, dei azar de só pegar sol na do Rosa, então fica difícil comparar as duas orlas. Por isso, recomendo que você visite as duas. (Saiba mais sobre a Praia do Rosa).

praia da ferrugem praia do rosa

Praia do Rosa vista da trilha para a Praia do Luz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Casas para alugar e pousadas na Praia da Ferrugem

Em primeiro lugar, quero explicar que, apesar de não ter ficado hospedada em Garopaba, percebi que é uma ótima opção de cidade para curtir em Santa Catarina em mais de um dia. Então, saiba que há diversas casas para alugar na Praia da Ferrugem.

No AirBnb, um dos destaques é uma casa com 3 suítes na lagoa da Ferrugem. O local recebe até seis hóspedes e tem ótima avaliação, com nota 4,95 (de 5, com base em 19 comentários).

Da mesma maneira, há bangalôs na Praia da Ferrugem que chamam atenção pela vista deslumbrante e a 10 minutos a pé da orla. O estúdio recebe até 4 hóspedes e tem nota de 4,95 (com base em 96 avaliações na plataforma).

praia da ferrugem casa para alugar

Casa na Praia da Ferrugem. Foto: Airbnb.

Quem procura por pousadas na Praia da Ferrugem também tem alternativas bem bacanas. Algumas delas são bem elogiadas no Booking, como por exemplo a Pousada Maunaloa, com ótimo café da manhã e piscina, segundo os clientes. Por fim, o Hotel Ferrugem Eco Village também é um dos destaques pela localização, estrutura e hospitalidade.

Por que a Praia da Ferrugem tem esse nome?

O nome da praia faz referência à cor das águas, alaranjadas, como ferrugem, que descem das encostas até a Lagoa Encantada e acabam no canal da Barra.

Quais são as praias de Garopaba?

Praias Central, da Barra, Silveira e Vigia são outras praias do município, além da linda Praia da Ferrugem. Aliás, você pode conferir todas no site da prefeitura.

Onde comer na Praia da Ferrugem?

Na Rua Geral tem vários restaurantes, um do lado do outro. Quando fomos, escolhemos comer no restaurante Bahamas. Infelizmente, não indico o estabelecimento, pelo péssimo atendimento. Apesar dos preços serem aceitáveis (uns R$ 40 por pessoa, o prato, em 2016), o garçom nos ignorou várias vezes e a comida demorou mais de uma hora para chegar à mesa. Uma falta de sorte!

Conclusão

A Ferrugem precisa estar no seu roteiro de praias em Santa Catarina. O lugar é bacana, tem outras praias famosas e interessantes por perto. Além disso, vale a pena parar para conhecer a Lagoa Encantada, outro cartão postal pertinho. Apesar de ter muitos frequentadores jovens, não é só a garotada que vai se divertir por lá. Muito pelo contrário, essa é uma boa pedida para turistas de todas as idades. Afinal, praia boa é praia bonita e divertida.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *