Cachoeirinha do Pai Inácio: a única meio sem graça da Chapada Diamantina

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 16/11/2017
Compartilhar este artigo:

Resolvi escrever um post curtinho só para falar de um lugar que me decepcionou um pouco na Chapada Diamantina (o único, aliás!): a Cachoeirinha do Pai Inácio. É muito pequenininha, uma queda d’água baixinha (de uns 2 ou 3 metros de altura), bem rala. Tem um poço onde você pode tomar banho, mas ele fica completamente na sombra. Mesmo no verãozão de fevereiro, a água é gélida. E o recuo da trilha onde você pode sentar é pequeno e completamente na sombra. Pode parecer bom depois de andar no sol para chegar lá, mas depois que você encara a água gelada, você quer é um solzinho para se aquecer, certo? Mas a área é toda coberta por um monte de árvore. Sol mesmo, você só vai ver quando já estiver andando de volta, e já estiver com a roupa de novo!

Trilha da Cachoeirinha, Chapada Diamantina

Meu pai se protegendo do sol na trilha. Foto: Marcelle Ribeiro

Ficou a impressão que a Cachoeirinha do Pai Inácio é mais um tapa buraco, para preencher um roteiro mais vazio. E como a cachoeira é perto da cidade de Lençóis, com acesso fácil, não é difícil encaixá-la num passeio na região. Talvez por isso o nosso guia tenha sugerido irmos lá.

Eu, meus irmãos e meu pai morrendo de frio na água. Foto: Virginia Mascarenhas

Eu, meus irmãos e meu pai morrendo de frio na água. Foto: Virginia Mascarenhas

Ok, esta foi a última cachoeira que visitei na Chapada e quando fui lá, já tinha visto todas as outras quedas d’água, muito mais altas, volumosas e “aconchegantes”. Por isso, talvez eu tenha achado ela “sem sal”. Pelo menos não dá muito trabalho para chegar lá: você vai de carro na direção do Orquidário, estaciona o carro, e caminha uns 3 km de trilha fácil e larga. O início é de pedras grandes, depois vira areia. E quase não tem sombra na trilha.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

VEJA TODOS OS POSTS SOBRE A CHAPADA DIAMANTINA

Reserve sua hospedagem na Chapada Diamantina pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *