Quatro banhos de piscina natural e cachoeira num só dia em Lençóis

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Antes de falar sobre meu terceiro dia na Chapada Diamantina, na Bahia, quero fazer uma declaração: gente, esse lugar é apaixonante de lindo. Fizemos trilhas ótimas, sendo que a maioria não exigia muito esforço (uma sedentária de 30 anos como eu consegue perfeitamente fazê-las), e vimos lugares deslumbrantes. É cachoeira que não tem mais fim. Tem das maiores, mas as pequenas também são uma delícia, principalmente quando você vem andando pela trilha, já suada e está louca para se refrescar. E, como se não bastasse, tem grutas belíssimas, com estalactites, e poços com “água azul”. Pensa que acabou? A Chapada tem ainda comida sertaneja gostosa, carne-do-sol, feijão tropeiro, cocada, bolo… Claro, tem também a hospitalidade dos baianos, que não tem preço.Bom, agora vamos lá.

Na segunda-feira (dia 08/08/11), fizemos o que as agências de viagem de Lençóis chamam de “roteiro local”, pelas atrações bem próximas da cidade, que nem precisam de carro para serem visitadas. Pela manhã, comecei pela parte que costuma ser deixada para a parte da tarde, pois a minha mãe só poderia me acompanhar depois do almoço (ela teve que trabalhar via web de manhã). Fui com o guia no escorrega natural do Ribeirão do Meio. A trilha até lá é fácil, apesar de ter um trecho de degraus de pedra. Logo vimos a piscina natural formada pela água do escorrega. Depois do sol abrir e de ver uns turistas escorregando, criei coragem e fui com meu guia escorregar. Cheia de medo, mas fui. Não desci do topo do escorrega (afinal, não sou tão corajosa assim! Rsrsr), mas achei a aventura bem divertida. Dá para ir controlando a velocidade da descida, e no final, você fica numa parte da piscina que dá pé. Não me machuquei, e foi bem engraçado.

DSCN0583

O escorrega natural do Ribeirão do Meio. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

À tarde, depois de almoçar no Centro de Lençóis (as dicas de restaurantes serão dadas num próximo post), fui com minha mãe fazer a segunda parte do “roteiro local”. Depois de andar 10 minutos numa trilha plana, chegamos nos “caldeirões” do Rio Serrano, que são piscinas d´água pequenas numa pedra enorme, que lembram panelas borbulhantes. A quedinha d’água faz uma hidromassagem natural que é tudo de bom.

DSCN0613

Os caldeirões do Serrano. Foto: Marcelle Ribeiro

 

A 5 minutos andando dali, visitamos o Salão das Areias Coloridas, que são pedras enormes que soltam areia de várias cores ao toque dos dedos. Achei meio bobo, mas tá valendo. Mais uma trilha leve e paramos na Cachoeirinha, com água cristalina, bem diferente da água cor de “Coca-Cola” das demais cachoeiras que vimos. E, mais adiante, fizemos a última parada para banho do dia (foram 4 no total!), na Cachoeira da Primavera, que é alta e escondidinha atrás de uma rocha. Só que é meio difícil tomar banho lá, porque não tem uma piscina natural. Ainda conseguimos subir até o mirante para ver a cidade de Lençóis de cima. Só não deu tempo de ir no Poço Halley, que também fica na região. Fica para a próxima.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
A cachoeira da Primavera. Foto: Marcelle Ribeiro

A cachoeira da Primavera. Foto: Marcelle Ribeiro

Eu e minha mãe com a vista de Lençóis ao fundo.

Eu e minha mãe com a vista de Lençóis ao fundo.

VEJA A LISTA COM OS POSTS SOBRE A CHAPADA DIAMANTINA

Reserve sua hospedagem na Chapada Diamantina pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *