Cachoeira Almécegas 1 e 2 – Chapada dos Veadeiros: como é a trilha

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 13/02/2019
Compartilhar este artigo:

A cachoeira Almécegas 1 e 2, na Chapada dos Veadeiros, na verdade são 2 quedas d’água próximas e, apesar do nome delas parecer difícil , a trilha para lá é fácil e curta. Com direito a uma piscina deliciosa para banho.

Almécegas 1 e Almécegas 2 ficam na estrada entre as vilas de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás. Procure as placas para a Fazenda São Bento, onde, além dessas duas cachoeiras, há uma terceira, a de São Bento (que não conhecemos porque achamos que não valeria a pena, por ela ser muito baixinha).

Na portaria da fazenda, paramos para comprar água e água de coco, ir ao banheiro e logo pagamos a taxa de R$ 20 por pessoa que dá direito a ir às duas cachoeiras. Depois do portão, dirigimos por 3 km numa estradinha de terra para Almécegas 1 (que tem 50 metros de altura), estacionamos e depois fizemos uma trilha de cerca de 1,5km (só de ida).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
Cachoeira de Almécegas 1, na Chapada dos Veadeiros

Cachoeira de Almécegas 1, na Chapada dos Veadeiros. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira Almécegas Chapada dos Veadeiros: precisa de guia?

A trilha tem placas, não é necessário guia. Sugiro que você primeiro siga as placas para o mirante, tire fotos e depois continue essa trilha para descer 600 metros de trilha íngreme para o poço d’água formado pela cachoeira Almécegas 1.

Esse poço é fundo, mas você pode ficar na parte rasa (pequena) ou nadar até debaixo da queda d’água (foi isso que fizemos). Depois suba a escada de pedra e volte pela mesma trilha até encontrar a bifurcação onde verá as placas das “corredeiras”. Dali, ande mais uns metros e chegue até piscinas calmas formadas entre as pedras (no alto de Almécegas 1). Estique a canga e curta um sol ali, tomando mais um banho.

No total, você andará 3 km para visitar Almécegas 1. Não precisa de carro 4×4, o seu veículo 1.0 dá conta do recado.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
Cachoeira de Almécegas 1.

Cachoeira de Almécegas 1. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Depois, pegue o carro novamente, ande mais uns metros de estrada de terra e estacione perto da cachoeira Almécegas 2. Deste estacionamento são mais uns 400 metros (só de ida) para Almécegas 2, que é um pouco mais baixa (tem 15 metros). Mas ela também tem uma área ótima para banho (uma parte rasa e outra funda) e uma boa área para almoçar um sanduba.

Piscina natural da Cachoeira de Almécegas 1

Piscina natural da Cachoeira de Almécegas 2. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira de Almécegas 2 chapada dos veadeiros

Cachoeira de Almécegas 2. Foto: Marcelle Ribeiro

Fizemos todo esse passeio das 10h às 15h e, em conclusão, foi uma ótima maneira de começar a conhecer a Chapada dos Veadeiros.

 

Leia também:

 

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *