Trem na Áustria: como comprar passagens baratas

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 31/07/2019

Andar de trem na Áustria é fácil. A primeira coisa que você tem que saber é que, assim como em vários países europeus, o país tem apenas uma empresa que opera o serviço. A empresa de trem na Áustria, a OBB, funciona direitinho, com vagões bons e trens pontuais. Comprar passagens pelo site dela não foi difícil, porque ele tem versão em inglês.

predio histórico viena áustria

Prédio histórico de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro

O Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, até fez um manual com o passo-a-passo para comprar as passagens pelo site da OBB. Mudou um pouquinho desde que ele fez o texto, mas nada demais. É que agora você tem que prestar mais atenção na hora de comprar a passagem, para não esquecer de reservar os seus assentos.

Eu comprei passagens pelo site com meu cartão de crédito internacional Mastercard emitido no Brasil sem nenhum problema. Depois da compra, recebi um email todo em alemão, mas joguei o texto no Google Translator. E vi que eles me mandaram no email um link. E o link abria um pdf com a passagem para eu imprimir em casa.

A passagem tava todinha em alemão (que eu não falo). Mas daí coloquei no Google Translator de novo e fui descobrindo como se escreve “vagão”, “assento” e outras palavras em alemão e escrevi a versão em português na própria passagem. Pronto! Problema resolvido!

Minha dica principal é: se você lê bem em inglês, vasculhe bastante o site da OBB. Foi fuçando que descobri que é possível adquirir tíquetes mais baratos e vantajosos para duas ou mais pessoas que viajam juntas, em determinada faixa de horário e que servem para várias regiões do país.

 

Trem na Áustria: como descobrir passagem barata

Um dos tíquetes para grupos é o Einfach-Raus-Ticket. Este tíquete é bom para grupos de duas a cinco pessoas, independentemente da idade delas e vale para os tipos de trens mais lentos (os tipos são: R, REX e S-Bahn).

Ou seja, se você vai de Viena para Salzburg, é melhor pegar um trem rápido, pois no rápido você vai demorar umas 3h, imagine no lento!

Porém, há várias cidades que são interligadas apenas por trens lentos, como Hallstatt – Bad Ischl e Melk-Viena. Daí o Einfach-Raus-Ticket é vantajoso! O legal é que você compra apenas um tíquete para 2 pessoas, por 34 euros. Para 3 pessoas, ele custa 38 euros, para 4, 42 euros e para 5 pessoas, 46 euros.

Esse tíquete de trem na Áustria funciona da seguinte forma. Aos sábados, domingos e feriados, ele vale durante todo o dia até às 3:00 do dia seguinte. Já de segunda a sexta-feira, ele vale das 9:00 às 3:00 do dia seguinte.

Supondo que você está na Áustria com mais 4 amigos e vocês querem ir de Viena para Melk (ou para qualquer outra cidade, desde que usando os trens mais lentos que mencionei acima) e voltar de Melk para Viena, vocês só precisam comprar um Einfach-Raus-Ticket (mas tem que dizer na hora da compra que é para 5 pessoas) e vocês só pagarão, no total, 46 euros. Baratinho, né?

 

Onde comprar o tíquete de grupo de trem na Áustria

Eu comprei o meu tíquete na maquininha da estação, porque pelo site só dá para comprar em alemão. Ah, e o Einfach-Raus-Ticket não tem hora marcada nem assento marcado. Você entra em qualquer trem lento e senta em qualquer lugar.

Outra coisa: o Einfach-Raus-Ticket não precisa ser validado antes de você entrar no vagão. Lá dentro do trem é que você mostra o tíquete para um fiscal e daí ele marca o tíquete.

Ah, aproveitando que estamos falando de transporte: a empresa de ônibus intermunicipal da Áustria é a Postbus, do mesmo grupo da OBB.

 

Leia também:

Comentários

  1. Helio Jr
    17 set 2013

    Muito bom o seu blog!
    Passarei a semana do Natal em Viena. Serão seis noites. Você acha que valeria a pena algum bate e volta?

  2. Adriana
    16 mar 2014

    Boa Tarde!
    Adorei o seu blog e peguei várias dicas para minha viagem mês que vem. Estou com uma dúvida e talvez vc possa me ajudar. Estou tentando comprar passaagens de trem pelo site obb, mas quando vou preencher os dados do passageiros, aparece um campo para reserva do assento. Não sei se tenho que repetir o nome qque usei no bilhete ou se tenho que colocar o nome do outro passageiro, já que somos duas pessoas viajando. Não sei se fui muito clara, mas espero que possa me ajudar. Grata, Adriana

    • 24 mar 2014

      Oi, Adriana,
      Eu repetiria o nome do passageiro que você já colocou… Mas você já tentou mandar email para a Obb? Eles costumam responder.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Gabriela
    04 out 2014

    Marcelle,
    seu blog é muito bom, estou planejando uma viajem a europa por 30 dias ida final de abril, iniciando em Amsterdã. ainda estou cheia de dúvidas, eu falo alemão mas como é outro dialeto, eu falo Hochdeutsch tb mas nao sei se vou me virar bem na alemanha e Austria.

    • 05 out 2014

      Oi, Gabriela,
      Na Alemanha, há vários lugares turísticos em que há pessoas que sabem espanhol, porque eles recebem muitos turistas da Espanha por lá. Na Áustria, eu me virei bem em inglês.
      Abs

  4. Kaka
    21 abr 2015

    Olá, posso usar esse ticket promocional de €32 para ir e voltar de Bratislava a partir de Viena?

  5. Thaís
    16 maio 2015

    Quando você foi comprar as passagens pelo site da OBB, eles pediram a senha do cartão de crédito? Fomos fazer a compra ontem e pediram, achei estranho, por que nunca vi nenhum site pedir!
    Abs

    • 19 maio 2015

      Oi, Thaís,
      Quando comprei as passagens o site não pediu a senha não. Também acho a medida estranha…

  6. PAULO
    31 jul 2015

    Olá, pretendo ir de trem de Veneza para Salzburg, não vejo muitas informações desse trajeto, no site da Empresa, pelo que entendi tem conexão, tá meio confuso. Alguém já fez esse percurso, ou tem informações? Obrigado, Paulo

  7. iza
    04 set 2015

    Preciso de ajuda. Eu e minha filha chegaremos em Viena dia 14 de outubro e precisamos ir no mesmo dia para Alpbach. O congresso indicou o site OEBB para comprar o ticket mas não estou conseguindo. Ajude-nos, por favor. Seria mais fácil comprar ao chegar lá?

  8. william
    03 jan 2016

    Não fiz reserva de assento na compra do bilhete pela internet, por ser ëscondido” passei desapercebido.
    Teria como reservar ainda?

    • 12 jan 2016

      Olá, William,
      Sugiro que entre em contato com a empresa de trem por email para esclarecer essa dúvida. Eles costumam responder.
      Abraço

  9. Rosemarie Pacchini
    14 jun 2016

    Gostaria de saber se tem um pasde de trem que teria validade em dias ou com um numero maior de padsagens e que seja economico dentro fazer Austrália?

    • 15 jun 2016

      Oi, Rosemarie, você quis dizer Áustria ou Austrália?
      Para pesquisar passes na Áustria, entre no site da empresa de trens: http://www.oebb.at/en/index.jsp.
      Muitas vezes os passes não valem a pena. Pesquise se é o seu caso.
      ABraço,
      Marcelle.

  10. ANIBAL DINIZ
    05 jul 2016

    a partir de 1 de junho de 2016 o site usa 3d securecode para Mastercard é visa. Os cartões do Itaú não estão sendo aceitos, mesmo com a digitalização do itoken. Já mandei email pra lá mas eles não respondem. No site da dbbahn tudo funciona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *