Itália – Um dia em Assis

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019

Após conhecer Pisa e San Gimignano, na Itália, passamos um dia em Assis, que fica a 2h40 de trem de Florença. Pegamos o trem que saiu de Florença às 8h02 (só tem trem de hora em hora) e chegou às 10h44. Cada trecho custou 11,95 euros e compramos a passagem no trem regional na véspera, na maquininha da estação Santa Maria Novella. Apesar da distância, a viagem foi bem tranquila, porque o trem saiu no horário, não precisamos fazer nenhuma baldeação e fomos dormindo na viagem.

Chegando em Assis, pegamos um ônibus da linha C da empresa APM que saiu do ponto em frente à estação de trem às 10h46 (ele sai de 30 em 30 minutos, das 6h16 às 21h47). Se você comprar o bilhete na banca de jornal, paga 1 euro por pessoa. Você pode optar por pagar o bilhete dentro do ônibus, mas aí pagará 1,50 e tem que ter o valor exato (o motorista não tem troco).

Em 10 ou 20 minutos, o ônibus deixou a gente bem no pé da Basílica de Assis. Mas não dá para ir andando da estação de trem até lá, porque é uma subida e tanto.

Em Assis não tem muito para ver. A graça é mesmo a Basílica, que é mais bonita por dentro que por fora. A entrada é gratuita e a gente só pagou 4 euros para ouvir explicações sobre a igreja nas maquininhas de audioguia (muito boas, inclusive para quem não conhece nada da vida de São Francisco). Pena que a basílica de Assis foi muito danificada pelo terremoto de 1997… Muita coisa da igreja está danificada até hoje, como parte dos afrescos de Giotto, que contam a vida de São Francisco.

Meu maridão com a Basílica de Assis ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro

Meu maridão com a Basílica de Assis ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro

Andamos um pouco em Assis e passamos pelo Tempo di Minerva, cuja fachada é do tempo dos romanos, de Augusto. Entramos, mas não vi tanta graça lá não… A Basilica de Santa Chiara (ou Santa Clara), é meio mais ou menos também… Só entrei porque li que a santa, discípula de São Francisco, também abandonou tudo para cuidar dos pobres e da igreja.

A visita a Assis é rápida. Passamos umas 4 horas na cidade (contando o tempo que levamos para chegar de ônibus até a basílica e a parada para o almoço). Voltamos para Florença no trem das 15h17.

Saldo de Assis: A Basílica é bonita, mas não é tão imperdível numa viagem à Itália. E a cidade praticamente só tem a Basílica de interessante…

Leia também:

Comentários

  1. Anonymous
    18 set 2011

    vc teria que ser devota e fã de sao francisco para gostar de lá e querer ficar mais dias, pq o clima lá respira o ar dele.

  2. Anonymous
    27 set 2011

    Parece que Assis é mesmo interessante para quem é devoto ou se interessou pela vida de Francisco (meu caso rs).
    De qualquer modo, suas dicas sobre transporte foram bem úteis. Era justamente o que eu procurava.
    Valew!

  3. 28 jan 2012

    olá qtas horas de trem foi a volta de assis para florença?
    Estava pensando em sair de florença.. dormir em assis e depois ir para Roma.ou
    Será melhor voltar de Assis para Florença e depois ir para Roma?
    obrigado
    Antonio

  4. 30 jan 2012

    Ir de Assis para Florença leva 2h40 de trem. Quando eu estava planejando a viagem, eu também cheguei a pensar nessa possibilidade: ir com mala e tudo de Florença para Assis, deixar as malas num depósito de bagagens em Assis, conhecer a basílica, e depois pegar um trem para Roma, para ter que evitar voltar para Florença e economizar tempo. O problema é que eu não sei o tamanho do depósito de bagagens, e fiquei com medo de arriscar (veja o que falaram sobre o depósito de bagagens em Assis no Trip Advisor – http://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g187905-i1049-k4465728-Lockers_in_train_station-Assisi_Umbria.html ). Mas simulando uma passagem com a data de amanhã no site Trenitalia.it, vejo que tem passagem saindo às 18h18 e chegando em Roma às 20h30, num trem Regional (o mais lento), sem ter que trocar de estação. A passagem custa 9,40 euros. De repente, é uma opção para você.
    Abraço,
    Marcelle

  5. 13 ago 2012

    Este comentário foi removido pelo autor.

  6. Anonymous
    30 set 2012

    Olá Marcele! Sou Izabel, moro em Brasilia e também sou jornalista! Bom, encontrei seu site fazendo pesquisas sobre a cidade de Assis, que é para onde vou em outubro. Voce pode me explicar algumas coisas? A passagem de trem voce comprou na hora ou aqui no Brasil? Qual é a estação que devo descer em Assis (não falo necas de italiano!). E da estação, qual onibus pegar? Desculpe tantas perguntas (coisa de jor?), mas apesar de já ter viajado muuuito por aí, estou com medo da Italia, me falaram que o povo é meio bruto…Muito obrigada pela atenção!

  7. 01 out 2012

    Oi, Izabel,
    Comprei as passagens de trem na estação de Florença (na principal, que se chama Santa Maria Novela), em uma maquininha, um dia antes da viagem.
    Como eu disse no texto do blog, pegamos um ônibus da linha C da empresa APM que saiu do ponto em frente à estação de trem às 10h46 (ele sai de 30 em 30 minutos, das 6h16 às 21h47). Se você comprar o bilhete na banca de jornal, paga 1 euro por pessoa. Você pode optar por pagar o bilhete dentro do ônibus, mas aí pagará 1,50 e tem que ter o valor exato (o motorista não tem troco).
    Acho que em Assis só tem uma estação de trem…
    Fique tranquila, os italianos não são brutos não. É que nem todos falam inglês, mas se você tentar se comunicar em espanhol, eles entendem!
    Boa viagem,
    Marcelle

  8. Adaise Brasil
    02 dez 2013

    Oi, Marcelle, estamos programando nossa viagem a Italia para abril de 2014. Gostaria de muitas dicas. Vou de Natal a Roma e de Roma subimos para a região da Toscana. Gostaria de saber de Roma para Assis, basta um dia, tem onibus ou trens disponiveis, e em Roma é melhor ficar mais no centro de Roma ou proximo ao Vaticano? Grata pelas informações>

    • 02 dez 2013

      oi, Adaise,
      Dê uma olhada no link-índice de posts sobre a Itália, você encontra várias dicas lá: https://www.viciadaemviajar.com/category/europa/italia/
      Sim, há trens de Roma a Assis. Dê uma olhada em horários e preços no site da companhia italiana de trens: http://www.trenitalia.com
      O Vaticano é quase um bairro de Roma, você nem percebe que é um “país” diferente. Fique perto de um local que seja central para que você possa conhecer as atrações desejadas. Eu fiquei no “centrão”, perto da estação de trem Termini, só porque era mais maia barato e ao lado da estação de trem/metrô Termini e de um terminal de onde saía ônibus para toda a cidade. Mas a região de Termini é bem feiinha e não tem nada legal para ir à noite (restaurantes, cafés, etc).
      Abraço,
      Marcelle

  9. Lucimara
    16 mar 2014

    Obrigada pelas ótimas dicas!
    Mas, honestamente, amei Assis, a paisagem, as ruas medievais e as igrejas! Foi muito tocante e cheio de significado

  10. Ana Luiza
    26 jun 2014

    Muitíssimo obrigada pelo post marcelle! As informações sobre transporte nos ajudaram muito! Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *