Melhor época para ir a Bariloche: Quando neva, temperatura e mais!

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 14/04/2020

A melhor época para ir a Bariloche, na Argentina, para ver neve é de junho a agosto. Mas se você não quer ir no inverno e tem interesse em curtir Bariloche no verão, períodos como o Carnaval ou Réveillon, saiba que tem muito o que fazer lá e é bacana também. De maneira geral, em todos os meses chove pouco na cidade. Ou seja, isso não vai atrapalhar nos passeios.

Outra boa notícia é que não tem que ter passaporte para ir para Bariloche. É preciso apresentar apenas a carteira de identidade com no máximo 10 anos (a carteira de motorista não serve). O passaporte é aceito também.

Neste post, eu vou dar todas as dicas para você decidir qual a melhor época para ir a Bariloche para você, dependendo do que busca. Falo não apenas de Bariloche no inverno, como de Bariloche no verão, no outono, na primavera… E ainda dou dicas de o que levar para lá!

Quando neva em Bariloche?

Quando é inverno em Bariloche é inverno no Brasil também: é o período de 20 de junho a 20 de setembro. E quando neva em Bariloche? As datas variam um pouco, mas segundo o site World Wheather Online a época em que mais neva vai de junho à primeira metade de setembro. Ao analisarmos quando deve nevar mais, a melhor época para ir a Bariloche é agosto!

Mas atenção: o período de neve pode atrasar ou chegar mais cedo, e também demorar mais para acabar ou se encerrar mais cedo. Tudo depende do clima no ano. Por isso, a gente recomenda ficar de olho nos sites das estações de esqui e perguntar aos hotéis. Dá para ver como estão as condições das pistas no site do Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche, e no site do Cerro Bayo, que fica na cidade vizinha, de Villa La Angostura.

Para não correr riscos de chegar lá e não ter neve, compre a passagem para os meses do “meio” desse período, como meados de junho, julho e agosto. Por tanto, esta é a melhor época para ir a Bariloche se você pretende esquiar e fazer snowboard.

Se você quer neve na Argentina, mas só pode ir em setembro, eu arriscaria Ushuaia, onde a temporada de esqui e snow termina mais tarde. Veja qual a melhor época para ir a Ushuaia.

média neve melhor época para ir a bariloche

Média de neve mês a mês em Bariloche.

Bariloche no inverno significa uma temperatura variando de -1,4ºC a 10,7ºC.

É importante dizer que a quantidade de horas de sol por dia também varia de acordo com a época do ano. Ela chega a ser de apenas 9,3h no inverno em Bariloche.

Veja aqui a média mensal de horas de sol no dia.

melhor época para ir a bariloche horas de sol

Horas de sol mês a mês em Bariloche.

 

O que levar de roupa para Bariloche no inverno?

Desacostumados que somos com neve, nós, brasileiros podemos ficar com muitas dúvidas sobre o que levar de roupa para Bariloche no inverno. Alguns itens são indispensáveis ao fazer sua mala para este período.

No hotel dá para dormir de pijaminha por causa do aquecedor e os restaurantes são bem quentinhos também. Tanto que o ideal é você se vestir como cebola e ir tirando as camadas de roupa. Então, leve umas peças um pouco mais leves, para estes momentos, em que estiver jantando num lugar aquecido. Contudo, é preciso de roupas bem mais pesadas no geral, para aguentar atividades ao ar livre ou mesmo para caminhar do hotel até o restaurante.

Compartilho com vocês a minha lista:

Meias:

Leve muitas. Quem faz snowboard normalmente sai com a meia molhada por conta da neve que entra nas botas. E elas demoram a secar. A dica é, para praticar snowboard, levar um par de meias extra quando for pra a estação de esqui. Quando você aluga o equipamento, seu calçado fica na loja e você pode deixar sua meia dentro dele. Assim, quando for calçar para voltar para o hotel, sempre terá meias secas te esperando.

O ideal é ter meias para esqui, de cano longo. Eu comprei lá.

Camisa e calça segunda pele:

Se você for fazer snowboard, vai perceber que nos primeiros dias você cai mais, cansa mais, acaba transpirando mais também e precisando usar mais roupas tipo “segunda pele“.

Ganhe um segundo chip internacional grátis na compra do seu para usar até 2 anos da compra. Use o cupom VAIPASSAR até 14/06.

Fleece:

Os casacos de fleece são aqueles mais felpudos e quentinhos que a gente coloca por cima da camisa segunda pele, antes de vestir o casaco impermeável para ir na esquiar.

Bons gorros, luvas e cachecol:

Itens indispensáveis. Se você preferir, compre uma pescoceira lá. Ela é feita do mesmo material que o gorro, mas você põe no pescoço e não tem que ficar ajeitando toda hora.

Óculos escuros e protetor solar para o rosto:

A neve reflete o sol e queima como se você estivesse na praia! Lá é muito seco e, embora o corpo fique quase o tempo todo completamente cobertos, o rosto tende a ficar ressecado e o sol refletido na neve fica muito forte.

melhor época para ir a bariloche

Bariloche em um inverno que nevou muito.

Kit médico:

É importante levar, nem que seja só um analgésico, anti-inflamatório e um relaxante muscular. E fazer seguro viagem é essencial, né? É fácil escorregar no gelo ou na neve mesmo que você não faça snowboard ou esqui. Preste atenção para fazer um que cubra atividades na neve, ok? Além disso, num lugar tão frio, é fácil pegar uma gripe forte. Eu, por exemplo, levei um tombo tão feio ao esquiar pela primeira vez que tive que acionar o seguro na Argentina, de tanta dor. Veja aqui como escolher seu seguro viagem para a Argentina.

Dica para economizar

Para economizar na hora de comprar o seguro, a gente disponibiliza sempre descontos no buscador Seguros Promo, que vende seguros de grandes seguradoras. Eles começam em 10%, mas podem ser muito mais vantajosos. Confira aqui o maior desconto disponível e pegue seu cupom.

Botas ou tênis de cano altos:

Qualquer outro calçado vai acabar molhando, mesmo andando na cidade. Na base da montanha às vezes ficam muitas poças de água, ou da neve que derreteu, ou da chuva que pode ter caído. Mas dá para alugar bota apropriada lá, com solado de borracha antiderrapante. Foi o que eu fiz.

Aluguel de roupa em Bariloche

Quem não tem todo o conjunto de roupas de neve, pode optar pelo aluguel de roupas em Bariloche, que fica bem mais barato que comprar. O equipamento para esquiar também pode ser alugado. Um dos lugares é no mini shopping dentro da estação do Cerro Catedral, chamado Las Terrazas, numa loja do primeiro andar.

Eu recomendo que logo no início da viagem você passe no centrinho de Bariloche e alugue um traje de esqui completo para todo o período em que estiver lá. E alugue o mais bonitinho que você achar, de preferência o conjunto casaco + calça + luva de esqui (que é específica para isso). Pode ter certeza que você vai passar o resto da viagem com ele por cima da sua malha de frio.

Se você decidir comprar roupas e acessórios, saiba que é muito mais barato comprar por lá do que no Brasil. Chegue apenas com o essencial para aguentar o frio até as lojinhas.

O que fazer em Bariloche no inverno

Aqui no blog temos dicas de viagem completas sobre o que fazer em Bariloche no inverno em um post sobre passeios e roteiros na cidade e arredores. Confira!

Bariloche no verão, primavera ou outono

Bariloche no verão (dezembro, janeiro, fevereiro e março) quer dizer termômetros marcando entre 5,4º a 21,8º. Mas não pense que é baixa estação. É a época em que os argentinos vão para lá para curtir os lagos e praias, tomar banho, fazer esportes ao ar livre. Por isso.  é alta temporada também. No verão em Bariloche os dias são mais longos, com até 15h de dia claro em dezembro.

Já na primavera, a temperatura vai de -0,5ºC a 19,7ºC. No outono, os termômetros marcam entre -1ºC a 19ºC.  Veja abaixo a temperatura média mês a mês e também a quantidade média de chuva informadas pelo site Weather.

O que levar para Bariloche no verão, primavera ou outono

Leve roupas menos pesadas, para uma temperatura mais amena. Mas não esqueça de levar uns casaquinhos e calças, pois pode esfriar, especialmente no início da manhã e à noite.

média temperatura melhor época para ir a bariloche

Temperatura e chuvas mês a mês em Bariloche.

O que fazer em Bariloche no verão

Veja as dicas do blog sobre o que fazer em Bariloche no verão no nosso post sobre passeios e roteiros.

Como chegar a Bariloche

Uma vez que você já sabe qual a melhor época para ir a Bariloche, é preciso saber como chegar lá.

A melhor maneira é ir de avião, pois a cidade fica a 3991 km do Rio de Janeiro, por exemplo. Não há voos diretos do Brasil a Bariloche. Olhe os sites MaxMilhasViajanet e Passagens Promo para ver promoções.

Leia também: Tudo sobre transfer entre aeroportos em Buenos Aires + Transporte Ezeiza x Centro

Chegando em Bariloche, você pode pegar um táxi, um remis ou um transfer compartilhado para ir até o seu hotel. Ou, se optar por alugar um carro, já retirá-lo no próprio terminal.

Pacotes para Bariloche

Os pacotes para Bariloche podem ser uma boa opção para economizar, pois há muitos que são bem vantajosos financeiramente, incluindo passagem, hospedagem e passeios. Confira pacotes de viagem para Bariloche no Hotel Urbano para 2020 ou 2021.

Melhor época para ir a Bariloche – Conclusão

Em conclusão, com todas essas informações fica mais fácil definir a melhor época para ir a Bariloche, né? Se quiser neve, basta ir de junho a agosto. E você quando esteve lá?

Leia também:

Comentários

  1. Anonymous
    08 ago 2012

    amigos brasileros un buen lugar para comer es en la parrilla el refugio del montanes dejulian en av san martin 590.

  2. Heloisa
    21 abr 2018

    Olá, gostei muito dos comentários que me ajudaram bastante. Estou indo a Bariloche em setembro de 2018 e gostaria de saber se há isenção do IVA nos restaurantes (como obtive no Uruguai) ou se é apenas na hospedagem. Obrigada.

    • 22 abr 2018

      Oi, Heloísa,
      Os restaurantes não têm isenção de IVA, só hospedagem mesmo.
      Abs,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *