Roteiro de praias no Ceará: O que fazer em 7 a 15 dias de viagem

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 12/11/2020

Montar um roteiro de praias no Ceará vai muito além de Fortaleza e Jericoacoara. São tantos lugares lindos para conhecer que é possível ficar mais de 10 dias por lá sem repetir as atrações.

Se você não faz ideia de quantas praias tem no Ceará, saiba que são mais de 80 opções para conhecer. Você pode visitar praias, lagos, falésias, parque aquático e muito mais, em lugares como Cumbuco, Águas Belas, Morro Branco e Canoa Quebrada. Para quem gosta de natureza, o Ceará é um prato cheio!

roteiro de praias no ceara praia do futuro

Praia do Futuro, em Fortaleza. Foto: Marcelle Ribeiro.

Para te ajudar a decidir o que fazer no Ceará, separei algumas dicas com base nos passeios que eu fiz quando estive lá. Veja, a seguir, dicas de roteiro de praias no Ceará e descubra quais são as praias mais bonitas e quantos dias ficar no estado.

Mapa das praias do Ceará

Antes de começar com o roteiro de praias no Ceará, primeiro, vale dar uma olhada no mapa do estado. Assim, você já fica sabendo para que lado está cada vilarejo e qual é a distância entre eles.

Abaixo, está o mapa das praias do Ceará, com todas as atrações citadas neste post.

Roteiro de praias no Ceará – 7 dias

Antes de tudo, se você tem dúvidas de quantos dias ficar em Fortaleza, saiba que existem muitas atrações por lá. Uma opção para aproveitar bem a viagem é fazer vários bate-voltas a partir da capital.

Vou deixar aqui o nosso roteiro de 7 dias no Ceará que inclui Fortaleza e o litoral sul do estado basicamente (como Canoa Quebrada), além de bate-voltas de 1 dia desde a capital.

Logo abaixo, deixarei dicas sobre o que fazer no Ceará para quem tem mais dias disponíveis e quer explorar também o litoral norte, incluindo Jericoacoara. Abaixo, veja as minhas sugestões para montar roteiro de praias no Ceará.

roteiro de praias no ceara canoa quebrada

Praia de Canoa Quebrada, no Ceará. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 1 – Fortaleza

A dica para o primeiro dia de seu roteiro de praias no Ceará é aproveitar a capital Fortaleza, por onde a maioria das pessoas costuma chegar. Quando estivemos lá, chegamos no aeroporto de Fortaleza no fim da manhã e quem fez nosso transfer para o Mercure Fortaleza Meireles foi a Nettour*.

Logo após o check-in, fomos para a Praia do Futuro, onde almoçamos e curtimos o começo da tarde. O local é um dos mais visitados da capital e deve estar na sua lista de praias do Ceará para conhecer. Depois,  aproveite o fim do dia na Feira Beira Mar.

Dia 2 – Bate-volta para Águas Belas

No segundo dia, fizemos um passeio para Águas Belas, uma praia de águas calmas que fica a 65 km de Fortaleza (1h20 de carro). Para isso, saímos pela manhã e voltamos no fim da tarde. Por lá, curtimos a praia e também fizemos um passeio de buggy pelas falésias e lagos da região. À noite, aproveitamos para jantar em Fortaleza.

roteiro de praias no ceara praia aguas belas

Praia de Águas Belas, no Ceará. Foto: Marcelle Ribeiro

Dia 3 – Passeio das 3 Praias com Morro Branco e Canoa Quebrada

A dica para o terceiro dia no Ceará é fazer o Passeio das 3 Praias, que passa por vários lugares lindos e termina em  Canoa Quebrada, no litoral leste, a 163 km de Fortaleza. Minha sugestão é que você faça o passeio, mas não volte pra capital e fique pelo menos três dias em Canoa Quebrada.

Primeiro paramos em Morro Branco, onde fizemos um passeio de buggy e conhecemos o deslumbrante Labirinto de Falésias. Depois, fomos à Praia das Fontes e pra uma lagoa. Por fim, chegamos em Canoa Quebrada e aproveitamos um pouquinho da praia antes de fazer o check-in no Hotel Il Nuraghe. Por fim, jantamos na Broadway, principal rua de restaurantes de Canoa Quebrada.

roteiro de praias no ceara labirinto de falesias

Labirinto de Falésias, em Morro Branco. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 4 – Canoa Quebrada

No quarto dia de roteiro de praias no Ceará (e segundo em Canoa Quebrada), fizemos um passeio incrível de quadriciclo pelas praias da região, que vai até a praia de Ponta Grossa, onde fizemos snorkel para ver peixinhos. Além disso, conhecemos também a Garganta do Diabo, uma falésia enorme e famosa.

Almoçamos em uma das barracas de praia de Canoa Quebrada e vimos um pôr do sol maravilhoso nas dunas. Mais uma vez, jantamos na Broadway.

Dia 5 – Canoa Quebrada

No dia 5, fomos à praia em Canoa Quebrada bem cedo, antes de fazer um passeio de buggy pelas dunas da região, onde também descemos em uma tirolesa. Ainda deu tempo de conhecer o Paraíso Arriégua, uma lagoa entre dunas, onde almoçamos.

roteiro de praias no ceara por do sol canoa quebrada

Pôr do sol em Canoa Quebrada, no Ceará. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por fim, fizemos o check-out e embarcamos em um micro-ônibus de volta para Fortaleza. Dessa vez, nos hospedamos no Ibis Fortaleza Praia de Iracema*. À noite, caminhamos pelo calçadão da Praia de Iracema e jantamos por lá.

Dia 6 – Bate-volta para Cumbuco

No oitavo dia de seu roteiro de viagem para o Ceará, faça o passeio para a Praia de Cumbuco, que fica a 40 quilômetros da capital. Ela é linda e considerada point de kitesurf.

Vale a pena fazer um passeio de buggy (o mais emocionante de todos) para conhecer as dunas e a lagoa do Cauípe. Depois, aproveite a estrutura da barraca, já que esse é um tour de dia inteiro.

roteiro de praias no ceara praia cumbuco

Praia do Cumbuco é famosa por causa dos ventos para o kitesurf. Foto: Maridão.

Dia 7 – Fortaleza/Beach Park

Separe um dia inteiro em seu roteiro de praias no Ceará para conhecer o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do mundo. O maridão saiu por volta das 9h de Fortaleza para aproveitar todo o período de funcionamento do parque. Na volta, ele caminhou pelo calçadão da Praia de Iracema e jantou por lá.

roteiro de praias no ceara beach park

O Arrepius é uma das principais atrações do Beach Park. Foto: Maridão.

Roteiro de praias no Ceará para 15 dias

Com 15 dias, meu roteiro de praias no Ceará seria como esse abaixo:

Dia 1 – Fortaleza: praia do Futuro

Dia 2 – Bate-volta de Fortaleza para Águas Belas

Dia 3 – Passeio de Fortaleza para Cumbuco

Dia 4 – Tour de Fortaleza para o Beach Park

Dia 5 – Passeio das 3 Praias, dormindo em Canoa Quebrada

Dias 6 e 7 – Canoa Quebrada

Dias 8 e 9 – Fortim

Invés de voltar para Fortaleza depois de curtir Canoa Quebrada, eu esticaria a viagem pelo Sul do estado até  Fortim, que fica a 30 km de Canoa.

Lá, aproveite para conhecer a linda Praia Pontal de Maceió, que tem poucas ondas, areias limpas e água com boa temperatura. Outras dicas de praias para conhecer na região são Canto da Barra, do Ceará e das Agulhas. Além disso, você pode aproveitar para fazer passeios de buggy, barco, a cavalo, esqui náutico, mergulho e kitesurf. Retornaria a Fortaleza no fim da tarde do segundo dia.

Aproveite para reservar seu carro pela Rentcars. Você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e paga em 12x.

roteiro de praias no ceara vista eolicas fortim

Torres eólicas em Fortim, no Ceará. Foto: Adélia Ribeiro.

Dia 10 – Bate-volta para Lagoinha

No dia 10, aproveite para fazer mais um passeio bate-volta saindo de Fortaleza. Dessa vez, vá para a Praia de Lagoinha, que fica na costa oeste do estado. Eu não tive tempo de conhecer, mas o local tem várias lagoas de água doce, dunas e falésias e é uma ótima opção do que fazer no Ceará.

A Ana Carolina, do blog Vamos por Aí, esteve na Praia de Lagoinha e conta como foi.

Dias 11 e 12 – Flecheiras

Hora de explorar o litoral Norte! Outra opção para “esticar” o roteiro no Ceará é ir para a Praia de Flecheiras. O local é uma vila de pescadores entre Fortaleza e Jericoacara, por isso muita gente faz só um pit-stop lá no caminho para Jeri. No entanto, vale passar uns dias na região, que é bem tranquila e tem várias dunas e piscinas naturais. Veja mais no blog Viajoteca sobre Flecheiras, no Ceará.

Dias 13 a 15 – Jericoacoara

Por fim, se você quiser incluir Jericoacoara nesse roteiro de praias no Ceará, reserve, pelo menos, 3 ou 4 dias apenas para curtir os passeios na vila. Nesse caso, não conte com o tempo de deslocamento até lá, que pode ser demorado.

roteiro de praias no ceara duna por do sol jericoacoara

Duna do Pôr do Sol, em Jericoacoara. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em Jeri, a dica é separar pelo menos um dia para fazer o passeio do lado Leste, que passa por Pedra Furada, Árvore da Preguiça e Lagoas Azul e do Paraíso, e outro dia para o passeio do lado Oeste, que inclui sandboard nas dunas de Camocim e banho no Lago Grande em Tatajuba. Se der tempo, aproveite também para conhecer a praia da Malhada e a Vila de Jericoacoara.

Ah, já adianto que não é bom ir de Fortaleza para Jeri de carro, porque o caminho na vila é pela areia. Veja como ir de Fortaleza para Jericoacoara.

Roteiro de praias no Ceará – Conclusão

Em conclusão, existem atrações suficientes para montar um roteiro de praias no Ceará por, pelo menos, 15 dias. Agora, é só escolher as melhores praias e montar seu planejamento de acordo com a quantidade de dias que você tem disponível.

E para você, qual a praia mais bonita do Ceará?

*O Viciada em Viajar fez o transfer do aeroporto para o hotel em Fortaleza como cortesia da Nettour.

**O Viciada em Viajar se hospedou no Mercure Fortaleza Meireles e no Ibis Fortaleza Praia de Iracema como cortesia dos hotéis.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *