Santorini – Praia de Perissa e despedida em Fira

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 26/09/2012 - Atualizado em: 08/02/2019
Compartilhar este artigo:
grecia-santorini19

A praia de Perissa, em Santorini, na Grécia. Foto: Marcelle Ribeiro.

No meu terceiro dia na ilha de Santorini, na Grécia, fui com o maridão conhecer outra praia com areia preta: Perissa. Esta praia é bem parecida com outra sobre a qual eu já falei aqui, Kamari, que também fica em Santorini. As duas são praias de pedrinhas escuras, porque a ilha é vulcânica. A água de Perissa também é transparente e sem ondas, meio fria (mas dá para mergulhar). No meu ranking de beleza de praias gregas, levou nota 6,5.

A vantagem de Perissa é que lá há vários restaurantes com cadeiras e guarda-sol e alguns deles não cobram nada por essas regalias. Basta você consumir qualquer coisa que pode se refugiar na sombra à beira-mar. A praia não tem um perfil fechado: todo mundo frequenta. Para chegar lá, basta pegar uma estrada asfaltada, com estacionamento grátis no final. Mas deveria ter mais sinalização, porque são poucas as placas que orientam o caminho.

Nós ficamos numa barraca/restaurante deliciosa, com um astral ótimo, chamada Tranquilo. Toda coloridona, a barraca tem até rede. Tocou até MPB lá, o que fez a gente achar que os donos eram brasileiros. Não eram. Almoçamos por lá, e comi uma salada baratésima, por uns 5 euros. São poucas opções de pratos, todos vegetarianos, mas estava tudo bem gostoso.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
grecia-santorini18

Maridão na barraca Tranquilo, em Perissa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de curtir mais essa praia grega (a última que visitamos em nosso périplo de mais de 10 dias no país), fomos para o hotel tomar um banho e saímos para passear em Fira (também chamada de Thira), que é o “centrinho” de Santorini.

Assim como Oía, Fira é uma região da ilha cheia de lojinhas e ruazinhas para pedestres, apertadinhas com pedrinhas brancas. Há vários hotéis e restaurantes bacanas lá. Uma espécie de teleférico liga Fira a um pequeno porto próximo. O trajeto também pode ser feito por mulas, que carregam os turistas até lá em cima.

grecia-santorini22

O teleférico de Fira, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

É em Fira que está o terminal rodoviário da ilha, de onde partem ônibus para outras regiões. Fira também tem museus (que não visitamos) e uma catedral ortodoxa, que vimos apenas por fora (mas é uma graça!).

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!
grecia-santorini20

Gui e a catedral da ilha de Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nós chegamos lá antes do pôr-do-sol, para passear pelas ruazinhas. Levamos uma garrafa de vinho e brindamos vendo o sol se pôr de uma das muitas ruelas que dão vista para a caldeira. Depois, jantamos por lá e nos despedimos da Grécia… No dia seguinte, pegamos um avião bem cedinho para Viena, na Áustria. O aeroporto de Santorini é pequeno, mas de lá saem vários voos internacionais. Então, na hora de planejar a sua viagem, leve isso em consideração: você não precisa necessariamente voltar para Atenas para deixar a Grécia. Isso é, se você conseguir deixar a Grécia… Eu fiquei morrendo de vontade de voltar! São tantas ilhas para conhecer!

grecia-santorini21

Fira também tem casinhas brancas com vista para a caldeira. Foto: Guilherme Calil.

Veja a lista com todos os posts sobre a Grécia

 

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!
Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Aparecida G. A. Toledo
    25 abr 2013

    Achei ótimo tudo que vocês viveram na Grécia e nos passaram. Em outubro eu e meu “maridão” iremos conferir tudo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *