Nova York – Atrações grátis na primavera e verão

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019
Compartilhar este artigo:

Quem vai a Nova York no final da primavera ou no verão pode aproveitar vários eventos culturais gratuitos que rolam nesta época do ano. Eu chego na Big Apple na próxima semana, mas resolvi já deixar aqui as dicas de shows, peças de teatro, mostras de arte e feiras de rua que descobri pesquisando na internet e, que, é claro, eu pretendo conferir pessoalmente. Depois, volto neste post para dar a minha opinião. Abaixo, seguem as atrações gratuitas que você pode aproveitar.

Museum Mile Festival – Esse festival cultural é para os sortudos que, como eu, estarão em Nova York no próximo dia 11 de junho. Esse evento acontece um único dia por ano, sempre em junho, numa parte da Quinta Avenida conhecida como Museum Mile, porque reúne vários museus em poucas quadras: o Metropolitan Museum of Art (MET), o Guggenheim, o Museum for African Art, o Museo del Barrio, o Museum of the City of New York, o Jewish Museum, o National Academy Museum and School e a Neue Galerie New York. Durante o festival, que acontece das 18h às 21h, chova ou faça sol, a entrada em todos esses museus é gratuita. E mais! Na Quinta Avenida, entre a 82th St. e a 105th St, o trânsito fica fechado para carros, para que os visitantes possam curtir apresentações de DJs, de bandas musicais, performances de artistas de ruas. Para as crianças, vão rolar shows de mágicos, pintura de rosto, desenhos e balões. E tem comida de rua, claro. Eu adoro uma festa de rua, então já coloquei o festival na minha programação. Dizem que as filas para os museus ficam enormes, mas eu vou tentar ir pelo menos no Guggenheim! Mais informações no site http://museummilefestival.org/.

Atualização: Eu fui e confesso que achei bem mais ou menos… A grande maioria das atrações de rua é para crianças. A comida de rua se resumiu a uns 4 carrinhos de cachorro-quente, que vendiam basicamente a mesma comida sem graça…

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

A fila para o Guggenheim era gigante, mas andava rápido. Depois de 20 minutos esperando, nós entramos. Mas fui frustrante. O vão central do museu, que dizem que é bonito, estava fechado para obras, não dava para ver. E o museu estava tão lotado que parecia uma feira! Não dava para ver nada direito… e confesso que os quadros expostos não me entusiasmaram nem um pouco…

Museu Guggenheim, em Nova York. Foto: Marcelle Ribeiro

Museu Guggenheim, em Nova York. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5006

Palhaço diverte crianças no Museum Mile Festival. Foto: Marcelle Ribeiro

Como a gente viu o Guggenheim rapidinho, deu tempo de ir num outro museu da Quinta Avenida, o Museum of The City of New York, que até é bacaninha. Vimos uma sala que tem brinquedos antigos que mostram como era a polícia e os bombeiros no passado, bem interessante. E estava rolando também uma exposição temporária sobre os protestos que já foram realizados na cidade: políticos, por melhorias sociais, pelas bicicletas, pelos direitos homossexuais… Achei um barato!

O "Gay Bob" numa exposição do Museum of The City of New York. Foto: Marcelle

O “Gay Bob” numa exposição do Museum of The City of New York. Foto: Marcelle

Shakespeare in the Park – Quer ver obras de Shakespeare serem interpretadas num teatro aberto que fica dentro do Central Park sem ter que pagar um tostão? Então tente garantir um lugar no festival Shakespeare in the Park. Esse evento acontece todo ano e normalmente começa no fim da primavera e vai até meados do verão, com uma pausa de alguns dias. Esse ano, duas peças de Shakespeare vão ser encenadas no Delacorte Theather, um teatro aberto (com lugar para sentar, mas sem cobertura) dentro do Central Park. “A comédia dos erros” começou a ser apresentada em 28 de maio e vai até o dia 30 de junho, quase diariamente. E de 23 de julho a 18 de agosto, será encenada “Trabalhos de Amor Perdidos”, também quase todos os dias. As peças começam sempre às 20h30 e duram 1h30.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

O problema é que…. conseguir ingresso é uma luta! Os novaiorquinos adoram esse evento, que ao longo de 50 anos, já atraiu mais de 5 milhões de espectadores. Há três maneiras de conseguir ingressos. A primeira é ficar na fila. Os tíquetes são distribuídos no dia das apresentações, a partir das 12h, na bilheteria do teatro. Mas tem quem chegue às 6h da matina na fila. Li que se você chegar até às 10h, é possível conseguir ingressos. Cada pessoa só pode pegar dois ingressos e há filas exclusivas para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.

Como eu não pretendo ficar horas na fila para garantir um ingresso, vou tentar a sorte, literalmente! É que todos os dias há uma “loteria virtual” de ingressos. Você se cadastra no site do festival e, no dia em que quiser assistir a uma apresentação, se inscreve no mesmo site entre meia-noite e meio-dia para participar do sorteio de um par de ingressos. Todos os dias, depois do meio-dia, o site manda um email para quem se inscreveu no sorteio dizendo se a pessoa ganhou ou não o par de ingressos. Quem ganha pode pegar os bilhetes entre 17h30 e 19h30 do dia da apresentação, sem fila! Eu vou tentar a loteria.

A terceira forma de assistir às peças de Shakespeare no Central Park é fazendo uma doação de US$ 175 para a fundação que organiza o evento.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

Mais informações no site http://www.shakespeareinthepark.org/

Atualização: Não fomos…

Apresentação de peça de Shakespeare no Central Park. Foto: http://www.shakespeareinthepark.org/

Apresentação de peça de Shakespeare no Central Park. Foto: http://www.shakespeareinthepark.org/

SummerStage Festival – E quem disse que o Central Park é lugar só de teatro grátis? Tem shows de música “free” também. Na verdade, o SummerStage Festival acontece em parques dos cinco distritos que formam a cidade de Nova York. Na ilha de Manhattan, eles rolam no Central Park. Os eventos musicais se destacam, mas também tem teatro infantil, apresentações de comédia, eventos educativos, cinema… Esse ano vão ser mais de cem performances gratuitas, em 17 parques, quase diariamente. A maioria é gratuita (há eventos de gala que são cobrados). Os shows já começaram e vão até 29 de agosto. A programação completa está no site http://www.cityparksfoundation.org/summerstage/

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Bryant Park Summer Film Festival – No final da primavera e no início do verão, o parque Bryant Park fica tomado por cinéfilos que vão assistir a filmes antigos, sentadinhos na grama. Este ano, o festival vai de 17 de junho a 19 de agosto. A área reservada para os espectadores abre às 17h, mas o filme começa ao cair do sol (entre 20h e 21h). Não pode levar cadeira nem mesa, mas é permitido levar toalhas e fazer piquenique. Entre os filmes que vão ser exibidos estão “Tootsie” ( de 1982, com Dustin Hoffman), “Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate” e “E.T”. Mais informações no site http://www.bryantpark.org/plan-your-visit/filmfestival.html

Quer ver mais eventos que vão rolar na cidade de Nova York? Dê um pulo no site da Time Out, revista eletrônica que tem um milhão de dicas culturais da cidade.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *