O que fazer em Ibiza: 11 dicas imprescindíveis para seu roteiro

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 02/06/2020

Decidir o que fazer em Ibiza, na Espanha, significa apenas escolher a quais praias ir? Olha, você pode até focar sua viagem em praias, mas a mais badalada das Ilhas Baleares tem mais a oferecer. São muitos passeios em Ibiza, sejam de barco, o bate-volta mais incrível que eu já fiz na vida, visitas à parte histórica e arquitetônica, e, claro, festas. Mesmo para quem não é super da badalada, há festas mais “lights” que valem a pena ir, de dia.

Um resumão do que fazer em Ibiza seria este abaixo (clicando em cada um você vê mais detalhes). Tá, mas quantos dias ficar em Ibiza? Eu fiquei 5 dias inteiros e deu para ver as principais praias, fazer um bate-volta e ir a 1 balada. Mas ficaram coisas de fora. Para facilitar, montei roteiros para vocês de 1 a 6 dias. Clique aqui para ir direto para a parte de roteiros em Ibiza. Mais abaixo nesse post você também encontra um mapa de Ibiza com tudo que citamos.

1 – Curtir as praias
2 – Ver o pôr do sol
3 – Fazer um bate-volta para Formentera
4 – Visitar os pontos turísticos de Ibiza e a parte histórica e arquitetônica lindona
5 – Conhecer_o_Museu_de_Arte_Contemporânea de Ibiza
6 – Fazer um passeio de barco com snorkel
7 – Fazer um esporte aquático
8 – Aproveitar um tour de bicicleta
9 – Curtir um beach club durante o dia
10 – Dançar em uma das festas em Ibiza
11 – Curtir uma festa no barco

Ao final do post você encontra um mapa de Ibiza com as atrações listadas aqui no blog.

1 – Curtir as praias de Ibiza

Quando eu decidi o que fazer em Ibiza, as praias foram a minha prioridade. Em 4 dias só na ilha de Ibiza, eu conheci algumas das melhores praias, como Cala Comte, Cala Tarida, Cala Salada, Cala Saladeta, Cala Bassa e Cala D’Hort. É claro que com mais praias que dias, eu acabei indo em mais de uma praia por dia, como vocês verão no roteiro que eu escrevo mais abaixo desse post.

Estas praias são todas de areia branquinha e fininha, mar azulão lindão, super transparente e sem ondas. Em meados de junho, a água era fria, mas dava para tomar banho tranquilamente.  Em algumas apareciam águas-vivas, como é comum nas Ilhas Baleares, mas das ilhas da região, Ibiza foi a que menos tinha águas-vivas.

Estas praias acima visitamos de transporte público. Como decidimos não alugar carro em Ibiza, ficou faltando conhecer algumas praias que eram ruim de chegar de busão. E é impossível conhecer todas as praias de Ibiza numa viagem só, uma vez que são mais de 50!!

Saiba mais neste post sobre as praias de Ibiza (e confira uma seleção das 11 melhores e mais famosas).

cala bassa o que fazer em ibiza

Cala Bassa, em Ibiza. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Ver o pôr do sol

Seja sentado na areia da praia, seja num bar avarandado charmoso e chique tomando um vinho, ver o pôr do sol é um item que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Ibiza. Nós nos hospedamos na vila de San Antoni de Portmany (conhecida só como San Antoni), na cidade de mesmo nome, que tem um cair da tarde suuper famoso em Ibiza.

Sentamos em um dos charmosos bares à beira-mar na orla de San Antoni para ver o pôr do sol com uma tacinha de vinho branco gelado (e uma cervejinha) e foi uma delícia! Dá para jantar nesses bares também, porque eles são meio bar, meio restaurante. Um dos mais famosos é o Café del Mar. Ou, querendo economizar, você pode ver o sol cair da areia da praia mesmo, como muita gente faz.

barco por do sol o que fazer em ibiza

Pôr do sol em San Antoni. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Fazer um bate-volta para Formentera

Na hora de decidir o que fazer em Ibiza, não deixe de fora uma bate-volta para Formentera, a mais linda das quatro Ilhas Baleares. Sério, parece uma grande piscina azul. Que mar! Sem onda, gostoso, transparente até dizer chega. Nós fomos e voltamos no mesmo dia de catamarã e valeu demais! Um dos melhores passeios em Ibiza, com certeza!

Se você não estiver apertado de grana, vale a pena dormir em Formentera pelo menos 1 noite, para poder conhecer mais praias (veja hotéis em Formentera). Nós pegamos o catamarã e, chegando lá, alugamos duas bikes para ir a 2 praias, apesar de ser um pouco cansativo pedalar no sol. Há várias empresas de catamarãs, que podem sair ou do porto de Ibiza Town (Eivissa), da praia de Figuertas, ou da Playa D’En Bossa. No Get Your Guide dá para reservar online no site em português.

Dá também para alugar uma moto, carro ou quadriciclo (que não pode entrar em várias praias da ilha) e retirar no próprio porto de Formentera. Ou optar pela alternativa menos trabalhosa, que é ir com um passeio de 1 dia, que já inclui todos os deslocamentos.

Leia também: Como chegar a Ibiza, quando ir, quanto custa viajar e guia completo!

mulher boiando mar formentera espanha

A praia lindona de Formentera. Foto: Maridão.

4 – Visitar os pontos turísticos de Ibiza (história e arquitetura)

Além das praias incríveis, há muito o que fazer em Ibiza, já que a ilha tem muita história para contar! A ocupação da ilha começou há mais de 2700 anos, ainda na Era de Bronze! Por lá, ainda é possível encontrar vestígios dessa época.

Muitos pontos turísticos de Ibiza estão no Centro Histórico, construído dentro de uma imensa fortaleza medieval. A região, conhecida como Dalt Vila (ou Cidade Alta), é um conjunto de muralhas construído no século XVI. Por estar super bem preservada, foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade em 1999. Dá para conhecer a região numa visita guiada de apenas 12 euros por pessoa.

Dentro da fortaleza, existem igrejas, restaurantes, lojas… Prepare um calçado confortável para poder caminhar bastante e não deixe de conhecer o mirante que fica em frente à Prefeitura, que também abriga exposições, concertos e eventos culturais).

Ganhe um segundo chip internacional grátis na compra do seu para usar até 2 anos da compra. Use o cupom VAIPASSAR até 14/06.

O principal acesso à Dalt Vila é a Porta de Ses Taules, protegida por duas estátuas romanas. Entrando por ela, você já chega à Plaza de Vila, a mais importante da região.

A cidade de Ibiza, capital da ilha, também tem igrejas muito interessantes. No total, a ilha tem 30 igrejas e uma curiosidade: todas foram concebidas para que fossem usadas como torres de defesa. Não deixe de conhecer a Catedral de Nossa Senhora das Neves, que começou a ser construída ainda no século XIII. A catedral está aberta de terça a domingo, das 10h às 14h e das 17h às 20h. A entrada é gratuita.

dalt vila o que fazer em ibiza

Dalt Villa, em Ibiza. Foto: Ibiza Travel.

5 – Conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Ibiza

Entre os pontos turísticos de Ibiza, também merece destaque o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado em 1969 e um dos primeiros do gênero em toda a Espanha. As obras de artes estão dentro de um edifício do século XVII e que fica dentro do Centro Histórico.

A coleção permanente tem obras importantes de artistas como Will Faber e Portmany e de artistas que nasceram ou moram nas Ilhas Baleares. Outro destaque é o jardim, que recebe exposições temporárias. Para encerrar a visita, não deixe de ver os achados arqueológicos encontrados durante a expansão do museu.

A entrada é gratuita. O Museu de Arte Contemporânea muda de horários várias vezes ao longo do ano, mas está sempre fechado às segundas. De terça a domingo, o museu está sempre aberto das 10h às 14h. Você encontra os horários neste link.

museu de arte contemporanea de ibiza o que fazer

Museu de Arte Contemporânea de Ibiza. Foto: Ibiza Travel.

6 – Fazer um passeio de barco com snorkel

Ao decidir o que fazer em Ibiza, considere fazer um passeio de barco, porque o mar de lá é lindo demais. A gente não fez por falta de tempo e porque a grana já tava curta no final da viagem, mas há tantas opções bacanas de passeios em Ibiza que envolvem o mar! E de lugares que só são acessíveis de barco mesmo. Uma delas é um passeio de 3h período à ilha de Es Vedrá, com direito a parada para banho.

Outro dos passeios em Ibiza que parece super bacana é o passeio à ilha de Espalmador, que fica ao lado de Formentera e é inabitada.

Dentre os passeios em Ibiza mais famosos, tem a volta à ilha, que inclui a ilha de Tagomago, a Cala Martina, a Playa D’En Bossa, e as ilhas de Espalmador e de Es Vedrá.

 

7 – Fazer um esporte aquático

Esportes aquáticos também são uma opção de o que fazer em Ibiza. O mar paradinho de Ibiza é bom para praticar stand up padle. Na cidade de Sant Antoni de Portmany dá para fazer um tour de SUP com o apoio de um barco, para conhecer grutas. Ou andar de jet ski. Ou, ainda, fazer um passeio de parasail na cidade de Santa Eulària des Riu ou em Caló des Moro (Sant Antoni de Portmany). Ou seja, são passeios em Ibiza para quem quer unir praia e aventura!

parasail por do sol mar o que fazer em ibiza

Parasail na praia de San Antoni, em Ibiza. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Aproveite um tour de bicicleta

Para quem busca por passeios em Ibiza e quer algo diferente, a dica são os vários tours de bicicleta que são oferecidos nesta ilha da Espanha. Dá para visitar o Parc de la Pau e a orla marítima.

Os tours podem durar de 2h a 4h e ter como roteiros:

  • Ses Taules (2h): muralhas da cidade, Parc de la Pau, necrópole de Puig desMolins e  impressionantes paredes do Portal Nou e do Portal Ses Taules;
  • Dalt Vila (3h): Cidade velha (Dalt Vila) dentro das muralhas, Catedral de Castell Almudaina, El Ayuntamiento e o Convento de Sant Domènec;
  • Playa D’en Bossa (4h): Todos os pontos turísticos da rota Dalt Vila + praias de Figueretes e Playa d’en Bossa;
  • Sa Punta (3h): Hotel Vara del Rey, Portal Ses Taules e beira-mar da marina e da Praia de Talamanca;
  • Jesús (4h): Mesma rota que a excursão Sa Punta, mas com parada na antiga vila de Jesús para ver a bela Iglesia Nuestra Señora de Jesus.

Saiba mais sobre tours de bicicleta em Ibiza no site da Get Your Guide, portal no qual confiamos.

bicicleta praia o que fazer em ibiza

Os passeios de bicicleta podem passar por praias. Foto: Ibiza Travel.

9 – Curtir um beach club durante o dia

Conhecida mundialmente por suas festas, Ibiza tem vários beach clubs que valem ser conhecidos, como nas praias abaixo. Alguns têm piscina, outros não (têm espreguiçadeiras, camas e outros espaços gostosos na praia, além de música e restaurante).

10 – Dançar em uma das festas em Ibiza

As festas em Ibiza são conhecidas em todo o planeta! Elas reúnem os DJs mais famosos do mundo, como David Guetta e Calvin Harris, que arrastam milhares de fãs de música eletrônica para as casas noturnas.

Mas até quem não gosta tanto assim de ritmos eletrônicos pode curtir as boates. Elas são enormes, cheias de efeitos especiais e visitar uma delas é item quase obrigatório nas viagens.

Para ir à uma dessas baladas é preciso se programar bem. As casas noturnas fecham na baixa temporada (inverno) e mesmo na alta temporada elas não abrem todas nos mesmos dias. Para saber o que está rolando nas boates, é preciso ficar de olho nos sites delas, que vão atualizando as festas ao longo do ano. Já em Ibiza, é possível ver cartazes espalhados por toda a ilha para saber quem está tocando em qual boate e em qual dia.

Outra coisa importante é o preço: a entrada em cada casa noturna varia bastante e depende da atração principal. Se você faz questão de ver o David Guetta, por exemplo, pode preparar o bolso! Os ingressos chegam facilmente aos 60 euros.

Para garantir os ingressos, você pode entrar nos sites, comprar com os promoters que circulam pelas praias ou em vários pontos de venda em Ibiza. Tente comprar com antecedência porque algumas festas são muito disputadas e podem ficar lotadas rapidamente.

Leia também: Ilhas Baleares: Qual a melhor? O que você PRECISA saber

boate privelege o que fazer em ibiza

Boate Privilege. Foto: Ibiza Travel.

Festas em Ibiza: preços de bebidas

Uma pequena garrafa de água ou um simples refrigerante custam 10 euros dentro das casas noturnas. Foi isso que eu e o maridão pagamos na Usuhaia, um hotel-balada muito famoso de Ibiza. Lá, as festas são realizadas no entorno da piscina e muitos quartos têm as varandas viradas para o palco.

Uma boate que reúne algumas das melhores festas em Ibiza é a Pacha, considerada a mais cara da ilha. Ela tem os melhores DJs tocando regularmente e ficou tão famosa que se espalhou para o mundo.

Outras casas noturnas muito famosas da ilha são a Privilege e a DC10, montada em um antigo hangar perto do aeroporto de Ibiza. Não deixe de pesquisar também as festas na Amnesia e na Hï Ibiza, que também são muito concorridas.

Uma última dica: não se preocupe em como ir ou voltar para o hotel. Várias linhas de ônibus com ar-condicionado e confortáveis funcionam ao longo de toda a madrugada transportando os frequentadores das casas noturnas: é o Discobus. As passagens custam entre 3 e 4 euros.

11 – Curtir uma festa no barco

Essa é uma dica de o que fazer em Ibiza para a galera mais animada. Afinal, numa ilha famosa pelas praias e pelas festas, uma festa no barco tem tudo a ver, né? São várias as opções de festas em Ibiza que acontecem em lanchas, com direito a Dj, drinks e pôr do sol. Algumas incluem até um combo com ingresso para baladas ou beach clubes em terra firme depois do tour de barco, como Hï e Ibiza Rock Hotel.

Outras festas em barco incluem um pré-festa em um beach club antes de zarpar, barco com toboágua, trampolim, chuva de champagne e entradas para 3 baladas noturnas. Dê uma olhada no site da Get Your Guide.

Muitas festas em barco funcionam no esquema open bar, com parada para mergulho.

Roteiro em Ibiza

Quantos dias ficar em Ibiza? E como montar um roteiro? Olha, há tanto o que fazer em Ibiza, e tantas praias lindas, que eu recomendo você ficar pelo menos 4 dias inteiros. Se puder ficar mais que isso, dá para ficar tranquilamente uma semana.

O que fazer em Ibiza em 1 dia

Um dia é tão pouquinho para conhecer uma ilha tão cheia de atrações! Mas se você tiver 1 dia, vá a uma das melhores praias de Ibiza de manhã (escolha uma que seja fácil de chegar para você), veja o pôr do sol e depois vá a uma balada.

O que fazer em Ibiza em 2 dias

Um roteiro em Ibiza de 2 dias pode ser igual ao de 1 dia, acrescentando, porém, um bate-volta a Formentera no segundo dia.

praia formentera o que fazer em ibiza

Praia de Formentera. Foto: Maridão.

O que fazer em Ibiza em 3 dias

Decidir o que fazer em Ibiza em 3 dias não é tão difícil: em 2 dias você vai a 2 ou até 4 praias na ilha mesmo e curte balada também em uma das noites. Reserve o terceiro dia para um passeio para Formentera.

O que fazer em Ibiza em 4 dias

Um roteiro em Ibiza de 4 dias pode ser assim:

  • Dia 1 – Cala Vedella e Cala D’Hort (de carro alugado. Para alugar, a gente indica a Rentcars)
  • Dia 2 – Bate-volta para Formentera
  • Dai 3 – Cala Bassa e Cala Saladeta, com balada noturna
  • Dia 4 – Dormir até mais tarde e, à tarde, Cala Comte ou Cala Tarida.

 

palco balada ushuaia ibiza

Balada Ushuaia. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Ibiza em 5 dias

Nosso roteiro em Ibiza teve 5 dias. Fomos para lá em meados de um mês de junho. Como eu disse, na hora de decidir o que fazer em Ibiza, acabamos optando mais pelas praias que por outras atrações, porque a gente queria mesmo era curtir o sol e o mar.

Dia 1 – Chegamos em Ibiza no ferry vindo de Mallorca. Perdemos a manhã entre desembarque, ida até o hotel em Sant Antoni de Portmany (ficamos no Hostal Mari. Conto tudo sobre onde ficar em Ibiza neste post).

Almoçamos nas redondezas do hotel bem cedo e, logo após o almoço, pegamos um busão para a Cala Comte para curtir o sol.

Dia 2 – Fizemos um passeio bate-volta de dia inteiro para a ilha de Formentera.

Dia 3 – Fomos para a Cala Tarida. Assistimos o pôr do sol em um bar avarandado em Sant Antoni de Portmany.

Dia 4 – Curtimos praia na Cala Bassa. Tomamos um banho no hotel e pegamos o busão para curtir a famosa balada Ushuaia, que funciona num horário um pouco diferente das outras, do fim da tarde até meia-noite. “Jantamos” um hamburgão perto da balada, na praia Platja D’En Bossa.

Dia 5 – Fomos para a Cala Salada e Cala Saladeta e no fim da tarde pegamos um voo para ir embora de Ibiza.

Mapa de Ibiza

Todos os itens citados neste post estão no mapa de Ibiza, Espanha, abaixo.

Onde ficar em Ibiza

Agora que você já sabe que há muito o que fazer em Ibiza, precisa saber sobre hospedagem nesta ilha da Espanha. De maneira bem resumida, eu recomendo se hospedar nas regiões abaixo. Para saber mais, leia nosso post sobre Onde ficar em Ibiza.

 

Conclusão

Em conclusão, há muito o que fazer em Ibiza: passeios, festas e praias. E você, que dicas tem de lá?

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *