As melhores praias de Menorca

postado por Marcelle Ribeiro em 17/07/2018 - Atualizado em: 20/07/2018
Compartilhar este artigo:
menorca-macarela

Macarela tem o azul mais incrível de Menorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Menorca tem algumas das praias mais bonitas de toda a Espanha, mas é a menos famosa de todas as ilhas Baleares. Estivemos lá no começo de junho de 2018 e encontramos boas condições para aproveitar os dias tomando sol por lá.

Antes de falar das praias, algumas informações importantes. Não há estradas ou ruas ligando uma praia à outra em Menorca. Para ir de carro, tem que ir e voltar por estradas. Para alugar carro lá, a gente indica o portal Rentcars. Por ele você vê preços de várias locadoras.

Uma alternativa para quem curte trilhas é caminhar pelo Cami des Cavalls, uma trilha histórica e super bem sinalizada que liga as praias. Todas as que visitamos tinham placas informativas e com mapas. E tem muita gente fazendo as trilhas!

Segue abaixo a lista das melhores praias de Menorca, na minha opinião, em ordem da mais bonita para a menos bonita.

Ainda não reservou seu hotel em Menorca? Reserve pelo Booking clicando aqui, garanta o seu quarto e ajude o blog!

 

Cala Galdana

menorca-calagaldana

Cala Galdana tem uma ótima estrutura. Foto: Marcelle Ribeiro.

Uma das nossas preferidas, Cala Galdana tem aquele azul incrível e é bem calminha. A água é transparente, gelada (mas dá para entrar) e sem ondas. Ela é bem diferente de todas as outras praias de Menorca. Tem uma enorme faixa de areia fina e branquinha e alguns hotéis ficam quase na beira dela. Até por causa disso, a praia tem uma excelente estrutura, com banheiros públicos limpinhos, chuveiros e lava-pés gratuitos.

Além disso, dois bares ficam pertinho da areia e servem comidas e bebidas. Por lá, também existem espaços reservados para aluguel de cadeira (5 euros) e guarda-sol (7 euros), mas os preços caem para 4 euros cada depois das 15h. Se você quer levar seu próprio guarda-sol e canga, sem problemas! Há diversas áreas para quem leva tudo de casa.

Para completar, o estacionamento é gratuito.

Só tinha um porém: algumas águas-vivas estavam bem pertinho da faixa de areia quando fomos e é preciso ter cuidado na hora de mergulhar. Mas ó: esse negócio de águas-vivas varia dia a dia. Elas são comuns em Menorca, mas nunca dá para saber que praia vai ter água-viva ou não. Tem que chegar e ver na hora mesmo. Dizem que elas são mais comuns na primavera (época em que fomos).

 

Macarela e Macareleta

menorca-macareleta

Macareleta tem uma faixa de areia concorrida. Foto: Marcelle Ribeiro.

Pensa em duas praias deliciosas! Macarela é a maior e tem uma água azul transparente, sem ondas (mas um pouquinho gelada), areia fina e branca e 1 restaurante grande que serve de tudo. Não tem chuveiro de água doce e ninguém para alugar guarda-sol ou cadeira, mas é possível alugar caiaques.

Não tem como chegar de carro, porque o estacionamento foi fechado pela prefeitura, já que a praia é a mais disputada da ilha.  Só tem como ir de ônibus, que você pode comprar antecipadamente neste site, marcando horário da ida e da volta. A passagem de ida e volta custa 8.20 euros por pessoa. Nós compramos na noite anterior e tinha vaga para diversos horários. Em junho, o ônibus sai a cada 40 minutos. Na alta temporada, o intervalo cai para 20 minutos.

Clique aqui para garantir o seu hotel em Menorca pelo Booking e também ajudar o blog!

 

O ponto do ônibus fica no centrinho de Ciutadela, na Avenida Perimetral, onde tem estacionamento grátis e bem em frente. Dá para comprar a passagem direto com o motorista, mas primeiro ele deixa todo mundo que comprou pela internet entrar e depois é que preenche as cadeiras com quem está comprando na hora.

Não recomendo comprar na hora, porque, mesmo no início de junho (que não é alta temporada), vi gente ficando no ponto porque não tinha mais vaga. O ônibus é bem confortável, com ar-condicionado e cabem 20 pessoas.

O ônibus leva 40 minutos para fazer o percurso e para no estacionamento da praia. A partir dele, tem que fazer uma trilha tranquila de 15 minutos, com uma subida leve, até a praia.

Também dá para conhecer Macarela de lancha, mas elas não podem ir até a faixa de areia (as pessoas saltam no mar para mergulhar).

Pena que quando fomos a faixa de areia estava com muitas algas, porque havia chovido.

menorca-macareleta2

A linda (e gelada) água de Macareleta! Foto: Marcelle Ribeiro.

Já a praia de Macareleta é acessada por trilha a partir do canto direito de Macarela. Foi a praia mais bonita que conhecemos em Menorca. Do alto da trilha, você terá uma vista incrível da praia e dos barcos em Macarela. A trilha tem subida e descida, mas é fácil e se faz em 10 minutos. A areia é branquinha e fininha, a água não tem ondas e é fria, mas deu para tomar banho. Vimos algumas (poucas) águas-vivas. Você terá que levar seu guarda-sol e comida, porque só encontramos um vendedor de drinks por lá.

Como faixa de areia tem uns 100 metros só, cada centímetro de praia era disputado. Macareleta também permite o nudismo, mas não é obrigatório.

 

Son Bous

menorca-sonbou

A areia em Son Bou é branquinha e fofinha! Foto: Marcelle Ribeiro.

Entrou para a nossa lista de preferidas porque a água, transparente, e com poucas ondas, era menos gelada que as outras, o que permitia um banho mais longo. Para completar, não vimos nenhuma água-viva.

A faixa de areia, branquinha e fininha, era grande, com bastante espaço para colocar o guarda-sol ou para alugar um.

O estacionamento fica a 1 minuto a pé da praia e é grátis. Além disso, a praia tem uma estrutura com restaurantes, comércio e chuveiro.

 

Son Saura

menorca-sonsaura

A “piscina” de Son Saura é uma delícia! Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Água paradinha, transparente, areia fininha e branquinha como farofa! Delícia, né?

A faixa de areia é larga e tem espaço para todo mundo. Além disso, foi uma das poucas em que não vimos nenhuma água-viva.

O estacionamento (que é grátis) também é enorme e as placas da estrada informam se há vagas. Do estacionamento até a praia são só 10 minutinhos de caminhada plana numa estradinha.

É uma das praias em que o nudismo é permitido e praticantes e não praticantes convivem lado a lado sem problemas. Não há qualquer estrutura de comércio ou de guarda-sol.

 

Mitjana e Mitjaneta

menorca-mitjana

Mitjana é uma das praias mais famosas de Menorca. Foto: Guilherme Calil.

Mitjana é uma das praias mais famosas de Menorca. Fica na costa sul da ilha e tem água com vários tons de azul, mas não chegamos a mergulhar porque estava com muitas algas. A areia é bem fininha e tem bastante espaço para colocar o guarda-sol e as cangas.

O estacionamento é gratuito e tinha espaço para todo mundo. Depois, basta seguir uma trilha tranquila de uns 15 minutos até a praia.

Ainda não tem seguro internacional para a sua viagem? Faça pela Mondial por esse link e ganhe desconto.

 

Não há qualquer estrutura de comércio, assim como não tem nenhum vendedor. Leve seu lanche, sua água, seu guarda-sol e aproveite!

menorca-mitjaneta

Mitjaneta tem uma faixa de areia minúscula. Foto: Marcelle Ribeiro.

Já Mitjaneta é a linda “irmã menor” de Mitjana. Para chegar lá, basta seguir uma trilha de 5 minutos a partir de Mitjana.

A faixa de areia é minúscula, fina e branquinha. Para compensar, tem uma área em uma pedra acima onde dá pra ficar e até tem a sombra de uma árvore.

Assim como em Mitjana, a água é gelada e azul, mas essa tem um pouquinho mais de onda. A praia também não tem qualquer tipo de comércio.

 

Turqueta

menorca-turqueta

Turqueta tem um estacionamento concorrido. Foto: Marcelle Ribeiro.

Areia fininha e branquinha, com água transparente e sem ondas, Turqueta tinha um mar gelado em junho, com algumas águas-vivas e algas, que só o maridão encarou.

Para ir de carro e conseguir vaga no estacionamento gratuito, é preciso chegar cedo. No máximo, às 09h30. Não tem como parar em ruas próximas porque elas não existem e o acesso é controlado pela Prefeitura. Na estrada principal, existe uma placa com informações sobre o estacionamento. Acredite nela!

Alugue seu carro para conhecer Menorca pelo Rentcars. Você ganha um desconto e ainda ajuda o blog.

Como não sabíamos disso, chegamos tarde e tivemos que estacionar em Son Saura e encarar uma  trilha de 4 quilômetros. O caminho é fácil, super sinalizado, e você vai margeando o mar. Levamos 1h para ir e outra para voltar.

Não há estrutura de guarda-sol ou de venda de comida ou bebida.

 

Binigaus

menorca-binigaus

Binigaus permite o nudismo, mas não é obrigatório. Foto: Marcelle Ribeiro.

Tem uma faixa de areia bem extensa e super fofa, mas a cor dela é um pouco mais escura. A água estava com vários tons de azul e era uma das que tinha a temperatura mais gostosa de Menorca. Além disso, não vimos nenhuma água-viva por lá.

Para chegar nela, é preciso colocar o GPS para Sant Tomas e estacionar o carro por lá. Daí, basta seguir uma trilha de uns 15 minutos. A praia de Binigaus começa um pouco depois do restaurante Es Bruc. Na faixa de areia, não há qualquer tipo de comércio.

Um último detalhe: essa praia permite naturismo.

 

Cala En Bosch

menorca-calaenbosch

O azul de Cala en Bosch resiste até ao tempo nublado. Foto: Marcelle Ribeiro.

Demos azar com  essa praia… Fomos lá logo quando chegamos e o dia estava chuvoso. Com isso, não vimos toda a sua beleza.

A praia é pequenininha, tem restaurante na beira da areia, chuveiro de água doce grátis e aluguel de guarda-sol e cadeira. Até por causa do mau tempo, a areia tinha muitas algas e a cor da água na beira não estava tão legal. Mas perto do paredão de pedras dava para tirar fotos do azul lindão.

 

Ainda não reservou seu hotel em Menorca? Reserve pelo Booking clicando aqui, garanta o seu quarto e ajude o blog!

Já tem seguro de saúde internacional? Faça pela Mondial por esse link e ganhe desconto

Se quiser alugar um carro para conhecer Menorca, alugue pelo Rentcars. Você paga menos e ainda ajuda o blog.

 

Leia também:

Mais fotos e curiosidades da Espanha no nosso Facebook, Instagram , Twitter e Pinterest

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *