Menorca, Espanha – Por que você tem que conhecer estas praias!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/10/2019
Compartilhar este artigo:

Menorca, Espanha: anote aí na sua lista destinos para as próximas férias. A mais tranquila das Ilhas Baleares tem algumas das praias mais bonitas de toda a Espanha. E definitivamente vale a visita!  Mas, o que fazer em Menorca? Como são as praias, o que fazer além de curtir o mar e onde ficar? Como se locomover e organizar um roteiro para lá? Eu tiro todas estas dúvidas neste post! Se preferir, clique no índice e vá direto ao que te interessa.

Menorca, Espanha – Mapa
Como chegar em Menorca
Como se locomover em Menorca
Menorca, Espanha – Praias
O que fazer em Menorca além das praias
Roteiro em Menorca
Onde ficar em Menorca
Menorca ou Maiorca?

macareleta menorca espanha praia

Para de Macareleta, em Menorca, Espanha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Menorca, Espanha – Mapa

Em que país fica Menorca? Espanha! Mas onde exatamente, você me pergunta. Menorca é uma das quatro Ilhas Baleares (as outras são Maiorca, Ibiza e Formentera). Menorca fica a 206km de Barcelona. É uma ilha pequena, de 216 km de costa. Mas de Norte a Sul a distância é de 17km.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Confira o mapa de Menorca com as atrações que eu cito neste post e o meu roteiro.

Como chegar em Menorca

Desde o continente

A melhor maneira de chegar em Menorca desde o continente espanhol é de avião. Há voos saindo de várias cidades da Espanha com destino a Menorca, especialmente de Madri e Barcelona. O aeroporto da ilha fica na cidade de Mahon. Algumas empresas que voam até Menorca: Iberia, Vuelling (low cost), Ryanair (low cost), Air Europa (low cost) e Iberia Express (Low cost). De Palma de Mallorca até Menorca são 45min de avião. De Madri o trajeto dura 1h35 e de Barcelona, 55min, ambos sem escalas.

Para aluguel de carro em qualquer lugar do mundo, eu recomendo a Rentcars. Pague parcelado e sem IOF.

Também dá para ir de barco para Menorca. A Transmediterranea tem saídas de Barcelona e Valência com destino à cidade de Mahon, em Menorca. Os barcos que saem de Valência fazem uma parada em Maiorca e passam a noite lá, então o trajeto demora 15h. E só há saídas de Valência aos sábados. Já os que saem de Barcelona vão direto, e a viagem dura 6h30, com duas saídas por dia.

A empresa Balearia faz o trecho Barcelona x Ciutadella, em Menorca em 3h30 nos barcos mais rápidos. Nos ferrys notunos, mais lentos, a viagem chega a durar 9h, mas a passagem custa metade do preço dos mais rápidos.

A vantagem dos barcos (ferrys) é que você pode levar o carro (mesmo nos rápidos) e o limite de peso da bagagem é bem maior (enquanto nas companhias aéreas, especialmente nas low cost, despachar sua mala vai ter um custo).

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Como ir de Maiorca para Menorca (ou de Menorca para Maiorca)

De barco

Outra opção é ir de Maiorca para Menorca de barco (ferry). As duas cidades têm dois portos cada. Maiorca tem Alcudia e Palma, em regiões opostas da ilha. Menorca tem Mahón e Ciutadella, também em pontos opostos, como já dissemos. Pela Transmediterranea as opções são as seguintes:

  • Alcudia (Maiorca) x Ciutadella (Menorca) – Duas saídas por dia, direto, 1h45min de viagem.
  • Palma (Maiorca) x Mahon (Menorca) – Só sai aos domingos, um único horário, direto, mas no fery lento, que leva 6h para fazer a viagem.

Já pela Balearia, os barcos saem de Alcudia (Maiorca) para Ciutadella (Menorca) quatro vezes ao dia. A viagem dura entre 1h15 e 2h.

De avião

vários voos por dia ligando Maiorca a Menorca. A viagem é direta e dura 40min. As companhias que operam o trecho são: Air Europa, Iberia, Vueling e Iberia Express.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Como se locomover em Menorca

Não há estradas ou ruas ligando uma praia à outra em Menorca. Para ir de carro, tem que ir e voltar por estradas. Para alugar carro lá, a gente usou o portal Rentcars. Por ele você vê preços de várias locadoras e aluga online, paga em reais, sem IOF e pode parcelar.

Não há engarrafamentos na ilha. As estradas principais são bem asfaltadas. As secundárias são de terra, mas boas, apesar de estreitas. É bom fazer o seguro do carro para evitar danos com pedrinhas que voam no vidro.

As praias têm estacionamento, organizado, com painéis elétricos mostrando se tem vaga ou não. Se não tiver vaga, vá para outra praia, porque em boa parte das praias não tem outro lugar para estacionar além dos estacionamentos oficiais.

Não vi nenhuma blitz de Lei Seca.

Acaba dia 11/10/19 a promoção de 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já internet. Clique aqui e use o cupom CUIDESE.

Os ônibus públicos de Menorca não levam a todos os lugares e não são fartos. Pegamos ônibus um único dia. A ilha não tem metrô.

Uma alternativa para quem curte trilhas é caminhar pelo Cami des Cavalls, uma trilha histórica e super bem sinalizada que liga as praias. Todas as que visitamos tinham placas informativas e com mapas. E tem muita gente fazendo as trilhas!

Menorca, Espanha – Praias

Segue abaixo a lista das melhores praias de Menorca, na minha opinião, em ordem da mais bonita para a menos bonita.

1 – Cala Galdana

cala galdana menorca espanha

Cala Galdana em Menorca, Espanha, tem uma ótima estrutura. Foto: Marcelle Ribeiro.

Uma das nossas preferidas, Cala Galdana tem aquele azul incrível e é bem calminha. A água é transparente, gelada (mas dá para entrar) e sem ondas. Ela é bem diferente de todas as outras praias de Menorca. Tem uma enorme faixa de areia fina e branquinha e alguns hotéis ficam quase na beira dela. Até por causa disso, a praia tem uma excelente estrutura, com banheiros públicos limpinhos, chuveiros e lava-pés gratuitos.

Além disso, dois bares ficam pertinho da areia e servem comidas e bebidas. Por lá, também existem espaços reservados para aluguel de cadeira (5 euros) e guarda-sol (7 euros), mas os preços caem para 4 euros cada depois das 15h. Há várias áreas para esticar seu próprio guarda-sol e canga.

Para completar, o estacionamento é gratuito.

Só tinha um porém: algumas águas-vivas estavam bem pertinho da faixa de areia quando fomos e é preciso ter cuidado na hora de mergulhar. Mas ó: esse negócio de águas-vivas varia dia a dia. Elas são comuns em Menorca, mas nunca dá para saber que praia vai ter água-viva ou não. Tem que chegar e ver na hora mesmo. Dizem que elas são mais comuns na primavera (época em que fomos).

Aliás, além de ser obrigatório ter seguro viagem para entrar na Europa, esta é uma das razões pelas quais a gente sempre recomenda ter esse tipo de proteção. Caso você tenha seguro, vai ser fácil conseguir atendimento médico em Menorca. A gente recomenda a Seguros Promo, parceira do blog.

2 – Macarela

Macarela tem uma água azul transparente, sem ondas (mas um pouquinho gelada), areia fina e branca e 1 restaurante grande que serve de tudo. Não tem chuveiro de água doce e ninguém para alugar guarda-sol ou cadeira, mas é possível alugar caiaques.

Não tem como chegar de carro, porque o estacionamento foi fechado pela prefeitura, já que a praia é a mais disputada da ilha.  Só tem como ir de ônibus, que você pode comprar antecipadamente neste site, marcando horário da ida e da volta (8.20 euros por pessoa). Nós compramos na noite anterior e tinha vaga para diversos horários. Em junho, o ônibus sai a cada 40 minutos. Na alta temporada, o intervalo cai para 20 minutos.

O ponto do ônibus fica no centrinho de Ciutadela, na Avenida Perimetral, onde tem estacionamento grátis e bem em frente. Dá para comprar a passagem direto com o motorista, mas primeiro ele deixa todo mundo que comprou pela internet entrar e depois é que preenche as cadeiras com quem está comprando na hora.

Não recomendo comprar na hora, porque, mesmo no início de junho (que não é alta temporada), vi gente ficando no ponto porque não tinha mais vaga. O ônibus é bem confortável, com ar-condicionado e cabem 20 pessoas.

O ônibus leva 40 minutos para fazer o percurso e para no estacionamento da praia. A partir dele, tem que fazer uma trilha tranquila de 15 minutos, com uma subida leve, até a praia.

Também dá para conhecer Macarela de lancha, mas elas não podem ir até a faixa de areia (as pessoas saltam no mar para mergulhar).

Pena que quando fomos a faixa de areia estava com muitas algas, porque havia chovido.

menorca espanha macarela

Olha o reflexo dos barcos na Praia de Macarela, Espanha. Foto: Marcelle Ribeiro.

3 – Macareleta

Já a praia de Macareleta é acessada por trilha a partir do canto direito de Macarela. Foi a praia mais bonita que conhecemos em Menorca. Do alto da trilha, você terá uma vista incrível da praia e dos barcos em Macarela. A trilha tem subida e descida, mas é fácil e se faz em 10 minutos. A areia é branquinha e fininha, a água não tem ondas e é fria, mas deu para tomar banho. Vimos algumas (poucas) águas-vivas. Você terá que levar seu guarda-sol e comida, porque só encontramos um vendedor de drinks por lá.

Como faixa de areia tem uns 100 metros só, cada centímetro de praia era disputado. Macareleta também permite o nudismo, mas não é obrigatório.

praia de Macareleta menorca espanha

Menorca, Espanha: Macareleta é bem concorrida. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Son Bous

Entrou para a nossa lista de preferidas porque a água, transparente, e com poucas ondas, era menos gelada que as outras, o que permitia um banho mais longo. Para completar, não vimos nenhuma água-viva.

A faixa de areia, branquinha e fininha, era grande, com bastante espaço para colocar o guarda-sol ou para alugar um.

O estacionamento fica a 1 minuto a pé da praia e é grátis. Além disso, a praia tem uma estrutura com restaurantes, comércio e chuveiro.

praia son bou menorca espanha

A areia em Son Bou é branquinha e fofinha! Foto: Marcelle Ribeiro.

5 – Son Saura

Água paradinha, transparente, areia fininha e branquinha como farofa! Delícia, né?

A faixa de areia é larga e tem espaço para todo mundo. Além disso, foi uma das poucas em que não vimos nenhuma água-viva.

O estacionamento (que é grátis) também é enorme e as placas da estrada informam se há vagas. Do estacionamento até a praia são só 10 minutinhos de caminhada plana numa estradinha.

É uma das praias de Menorca em que o nudismo é permitido e praticantes e não praticantes convivem lado a lado sem problemas. Não há qualquer estrutura de comércio ou de guarda-sol.

praia son saura menorca espanha

A “piscina” de Son Saura é uma delícia! Foto: Marcelle Ribeiro.

6 – Mitjana

Mitjana é uma das praias mais famosas de Menorca. Fica na costa sul da ilha e tem água com vários tons de azul, mas não chegamos a mergulhar porque estava com muitas algas. A areia é bem fininha e tem bastante espaço para colocar o guarda-sol e as cangas.

O estacionamento é gratuito e tinha espaço para todo mundo. Depois, basta seguir uma trilha tranquila de uns 15 minutos até a praia.

Não há qualquer estrutura de comércio, assim como não tem nenhum vendedor. Leve seu lanche, sua água, seu guarda-sol e aproveite!

mitjana praia de menorca

Mitjana é uma das praias mais famosas de Menorca.

7 – Mitjaneta

Já Mitjaneta é a linda “irmã menor” de Mitjana. Para chegar lá, basta seguir uma trilha de 5 minutos a partir de Mitjana.

A faixa de areia é minúscula, fina e branquinha. Para compensar, tem uma área em uma pedra acima onde dá pra ficar e até tem a sombra de uma árvore.

Assim como em Mitjana, a água é gelada e azul, mas essa tem um pouquinho mais de onda. A praia também não tem qualquer tipo de comércio.

banhistas praia mitjaneta menorca

Mitjaneta tem uma faixa de areia minúscula. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Turqueta

Areia fininha e branquinha, com água transparente e sem ondas, Turqueta tinha um mar gelado em junho, com algumas águas-vivas e algas, que só o maridão encarou.

Para ir de carro e conseguir vaga no estacionamento gratuito, é preciso chegar cedo. No máximo, às 9h30. Não tem como parar em ruas próximas porque elas não existem e o acesso é controlado pela Prefeitura. Na estrada principal, existe uma placa com informações sobre o estacionamento. Acredite nela!

Como não sabíamos disso, chegamos tarde e tivemos que estacionar em Son Saura e encarar uma  trilha de 4 quilômetros. O caminho é fácil, super sinalizado, e você vai margeando o mar. Levamos 1h para ir e outra para voltar.

Não há estrutura de guarda-sol ou de venda de comida ou bebida.

praia de turqueta menorca espanha

Turqueta tem um estacionamento concorrido. Foto: Marcelle Ribeiro.

9 – Binigaus

Tem uma faixa de areia bem extensa e super fofa, mas a cor dela é um pouco mais escura. A água estava com vários tons de azul e era uma das que tinha a temperatura mais gostosa de Menorca, Espanha. Além disso, não vimos nenhuma água-viva por lá.

Para chegar nesta praia, que permite o naturismo, é preciso colocar o GPS para Sant Tomas e estacionar o carro por lá. Daí, basta seguir uma trilha de uns 15 minutos. A praia de Binigaus começa um pouco depois do restaurante Es Bruc.

praia de binigaus menorca espanha

Binigaus não tem qualquer tipo de comércio. Foto: Marcelle Ribeiro.

10 – Cala En Bosch

Demos azar com  essa praia… Fomos lá logo quando chegamos e o dia estava chuvoso. Com isso, não vimos toda a sua beleza.

A praia é pequenininha, tem restaurante na beira da areia, chuveiro de água doce grátis e aluguel de guarda-sol e cadeira. Até por causa do mau tempo, a areia tinha muitas algas e a cor da água na beira não estava tão legal. Mas perto do paredão de pedras dava para tirar fotos do azul lindão.

mar praia cala en bosch menorca espanha

O azul de Cala en Bosch resiste até ao tempo nublado. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer em Menorca além das praias

1 – Passear em Ciutadella

Ciutadella é o centro histórico de Menorca, Espanha. Vale a pena ir lá depois de um dia de praia, à tarde, para andar pelas ruelas medievais, praças com plantas diferentes e fontes, castelos, igrejas e construções do século XVII em diante. Aproveite para jantar num dos restaurantes da região. Nesta região, veja:

  • Plaza del Borne – com obelisco do século XIX
  • Prédio da Prefeitura de Ciutadella
  • Catedral de Menorca
construção historica ciutadella menorca

O passeio em Ciutadella dura de 1h a 2h. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Fazer compras

Em Ciutadella há lojinhas graciosas. Entre os artigos típicos da ilha estão:

  • O sapato de pano e cordas, originário de Menorca, Espanha. São chamadas de avarcas e não têm salto. Tem masculina e feminina.
  • Queijos curados, fabricados na ilha. Maravilhosos!
  • Um doce chamado ensaimadas, que é uma espécie de mil folhas redondo, com açúcar de confeiteiro polvilhado. Pode vir sem recheio ou com. Levamos uma para a pousada, com recheio de creme, muito boa!

3 – Ver o pôr do sol e ouvir música (ou até dançar!) em Cova D’en Xoroi

Sabe um point para o fim de tarde em Menorca, Espanha? É Cova D’en Xoroi, um misto de bar com mirante, restaurante e área para show e balada encrustrado em uma rocha num penhasco à beira mar. Muito bacana!

Tiramos muitas fotos, curtimos um pocket show de música pop internacional com aquela vista e vimos o sol cair. Quem entra no final da tarde tem direito a ficar até pouco antes do início do horário da balada. O ingresso para a tarde (inclui o show do por do sol e uma bebida_) custa 15 euros por pessoa. A balada começa às 23h e custa 20 euros.

É possível ir de dia também. Para usufruir do lugar das 11h30 às 17h paga-se 10 euros com direito a um refrigerante.

bar cova den xoroi menorca

Cova D’En Xoroi: “varanda” na gruta. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Fazer trilhas

O Cami des Cavalls é uma trilha histórica e super bem sinalizada que liga as praias de Menorca, Espanha. É bem sinalizado e muitos turistas frequentam. Nós estávamos de carro e já gastamos bastante as perninhas nas trilhas de acesso às praias que necessariamente tínhamos que pegar, então deixamos pra próxima.

5 – Fazer Stand Up Paddle

Dá para fazer Stand Up Paddle por 15 euros nas calmas águas da Baía de Fornells, explorando os fiordes da região.

Roteiro em Menorca

Quantos dias ficar em Menorca? Nosso roteiro teve 6 dias e eu achei ideal. Muitas vezes almoçamos um sanduba que levamos para praia e jantamos no hotel.

Dia 1: Chegaremos às 13h30 no aeroporto de Mahón. Depois do check in, fomos no meio da tarde para a praia de Cala en Bosch. O tempo estava meio chuvoso. Só tiramos fotos e jantamos no hotel.

Dia 2: Praias Son Saura e Turqueta. Passeio no fim de tarde em Ciutadella.

Dia 3: Praias de Mitjana e Mitjaneta e depois almoçamos em Cala Galdana e curtirmos a tarde lá.

Dia 4: Praias Macarella, Macarelleta. Tomamos banho no hotel e fomos curtir o entardecer em Cova D’en Xoroi.

Dia 5: Praias Son Bou (e a caminho delas vimos as praias San Thomas e Sant Adeodat) e Binigaus.

Dia 6: Repetimos a praia Cala Galdana. Almoçamos no hotel. Devolvemos o carro no porto da Ciutadella. Às 17h pegamos nosso ferry rápido para Maiorca.

Onde ficar em Menorca

Pousada barata em Menorca, Espanha

Nós ficamos na praia de Cala Blanca, e escolhemos esta região pelos bons preços e por estar a apenas 8 km do centrinho de Ciutadella, onde sabíamos que iríamos passear. É um vilarejo de praia com uma meia dúzia de restaurantes, pousadas e casas de aluguel, que tem supermercado. A praia não é boa para banho porque tem rochas, mas de lá tem um pôr do sol lindo. Adoramos a região.

Fica perto de outras praias que estavam no nosso roteiro, como Cala en Bosc, Son Saura e Turqueta (marcamos essa região com pins amarelo no mapa do início do post).

A decisão de onde ficar em Menorca também foi acertada porque no Apartamentos Maribel tivemos ao mesmo tempo a estrutura de um hotel e de uma casa para alugar. Nosso “quarto” no Apartamentos Maribel na verdade era um apartamento com varanda e vista lateral para o mar, sala, cozinha 100% equipada, dois quartos, ar-condicionado e banheiro. Tudo limpo e bem decorado.

Pudemos cozinhar à vontade lá, o que nos fez economizar bastante. No final da tarde, pegávamos uma garrafa de vinho, uns queijos e íamos a pé fazer um piquenique na praia para ver o pôr do sol.

Tinha estacionamento de sobra e é num lugar bem tranquilo. Os restaurantes ficavam numa distância de 3 min a pé. Tem uma super piscina, sala de jogos, recepção 24h, lojinha… Enfim, perfeito!

por do sol praia cala blanca menorca espanha

Pôr do sol perto da nossa pousada. Foto: Marcelle Ribeiro.

Menorca, Espanha: Onde eu também recomendo ficar

Se você quer ficar perto de restaurantes, de lojinhas e de uma das melhores praias de Menorca, Espanha, seu lugar é Cala Galdana. Por lá, o Aparthotel Floramar, com nota 8,5 no Booking e piscina com vista pro mar parece uma ótima opção. O Meliá Cala Galdana tem piscina com borda infinita de frente pra praia, jacuzzi, espreguiçadeiras e nota 8,7 no Booking. Em meia dúzia de passos você está na praia.

Menorca ou Maiorca?

Menorca, Espanha, é para você que:

  • Não se importa de fazer trilhas curtas para chegar na areia da praia
  • Gosta de locais ainda não “descobertos” pelas multidões
  • Gosta de fazer nudismo ou não se importa em ver banhistas sem roupas na praia
  • Gosta de praias sem infraestrutura de bar, guarda-sol, barraca
  • Curte praias mais selvagens e trilhas

Maiorca é para você que:

  • Prefere uma praia com mais “conforto”, com bar, restaurante, espreguiçadeira na praia
  • É mais família, tem filhos pequenos
  • Não curte peladões ao seu lado na areia
  • Quer ficar numa ilha só para explorar por 10 dias sem ter que repetir lugar
  • Quer fazer compras em lojas de grandes marcas internacionais

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *