Mallorca | Espanha: Guia com tudo que você PRECISA saber antes de ir

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 07/06/2020

Eu tive dificuldade de achar informações quando comecei a planejar minha viagem para Mallorca, na Espanha. Não é um destino ainda muito frequentado por brasileiros, mas é incrível! Praias lindas, muita história, comida maravilhosa… Por isso eu montei esse guia especial com tudo que você precisa saber para organizar sua viagem para essa que foi a minha preferida entre as Ilhas Baleares. Fique comigo neste post ou clique no índice se preferir.

Clima e a temperatura em Mallorca, Espanha
Mapa de Mallorca
Mallorca ou Menorca: o que é melhor?
Mallorca ou Ibiza, qual a melhor ilha?
Como ir para Mallorca
Como se locomover em Mallorca
Onde se hospedar em Mallorca
Melhores praias de Mallorca
O que tem pra fazer em Mallorca além de praia?
Quantos dias ficar em Mallorca e como montar o roteiro?
Restaurantes em Mallorca
Quanto custa viajar para Mallorca

praia formentor mallorca espanha

Praia de Formentor, em Mallorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mallorca Clima e temperatura

Olhando os dados de clima e média mensal de temperatura e chuva de Mallorca fornecidos pela Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet), dá para perceber que a melhor época para ir para Mallorca para pegar praia é nos meses de junho, julho, agosto e setembro, quando a temperatura varia de 21ºC a 25ºC. Nesta época os dias são mais longos, com mais horas de sol. Durante todo o ano chove bem pouco. Em janeiro e fevereiro há chance de neve.

Nós fomos na primeira quinzena de junho e curtimos sol todos os dias. A temperatura da água do mar variava entre a fria e a boa, não chega a ser quente. Em algumas praias, achei a temperatura do mar parecida com a de Salvador (BA), em outras, com a do Rio de Janeiro (veja a descrição de cada praia no post sobre o que fazer em Mallorca).

MêsTemperatura média (ºC)Chuva mensal (em mm)
Janeiro9,537
Fevereiro9,832
Março11,326
Abril13,634
Maio17,532
Junho21,712
Julho24,85
Agosto25,117
Setembro22,250
Outubro18,562
Novembro13,755
Dezembro10,848

Pré-requisito para ir a Mallorca

Independentemente da época que você decidir ir pra Mallorca, o que não dá é pra ir pra lá sem seguro viagem. Ele  é obrigatório para ir para países da União Européia. Aqui no blog eu sempre indico a Seguros Promo, um portal em que você pode comparar seguros de várias empresas conhecidas do mercado, e compra online. Saiba mais sobre como escolher o melhor seguro viagem para Europa para você aqui.

[/div]

Mapa de Mallorca

Mallorca é uma das quatro Ilhas Baleares, na Espanha. Você confere um mapa de Mallorca com as principais atrações já marcadas abaixo.

Mallorca ou Menorca: o que é melhor?

Para onde é melhor ir Mallorca ou Menorca? Se tiver que escolher só uma ilha na Espanha, eu recomendo Mallorca. As praias são tão lindas quanto as de Menorca, o azul do mar é tão incrível quanto. Com a vantagem de que é bem mais fácil chegar nas praias de Mallorca que nas de Menorca, pois as de Mallorca de maneira geral não requerem fazer uma trilha para chegar até o mar (como é o caso de Menorca).

Leia também: Ilhas Baleares | Espanha: Qual a melhor? O que você PRECISA saber

Além disso, há mais praias em Mallorca com infraestrutura de guarda-sol para alugar, cadeira, lugar para comprar comida, etc. Há inclusive praias urbanas, com restaurantes e hotéis à beira-mar. Por outro lado, as praias de Menorca são mais roots, requerem mais trilhas, são mais “selvagens” (mas muitas mesmo assim são cheias).

Em Mallorca há mais famílias, especialmente com crianças. Em Menorca a galera é mais aventureira, da trilha e em praticamente todas as praias o nudismo é permitido (em Mallorca o comum é só o topless).

praia cala lombards mallorca espanha

Praia de Cala Lombards. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mallorca ou Ibiza, qual a melhor ilha?

Apesar de ter adorado Ibiza, se eu tivesse que escolher entre Mallorca ou Ibiza, iria para Mallorca, porque eu sou um pouco mais família (e até mais da trilha que da balada). Mesmo durante o dia, na areia da praia de Ibiza, sem beacj club por perto, você percebe que a vibe é mais da “balada”. As praias são mais cheias, a galera vai com aquela cara de ressaca…rsrsrs. Em TODO lugar você vê anúncios de festas em boates.

Masss…Ibiza é linda também, viu? E só de Ibiza dá para ir para a pequenina Formentera, a mais surreal de linda das Ilhas Baleares.

Leia também: Ibiza (Espanha): O que você tem que ler para planejar a viagem (GUIA)

Veja o vídeo sobre as melhores praias de Ibiza abaixo:

Como ir para Mallorca, na Espanha

É possível ir para Mallorca de avião ou de ferry. A vantagem de ir de ferry é que você não tem limite de bagagem. Considerando o tempo total de uma viagem de avião (em que você tem que chegar antes, esperar mala no final, etc), ir de ferry não é tão mais demorado para quem vai para as ilhas próximas.

Para ajudar vocês, fiz uma tabelinha simulando passagem para uma pessoa numa mesma data de junho. Coloquei os preços mais baratos que encontrei, o que no caso das companhias aéreas significa que não tem bagagem incluída. Escolhi os voos e ferrys que levavam menos tempo para fazer cada trajeto.

Mas tem MUITO mais opção de preços e tempos de viagens que esses, ok? Foi mais para dar uma ideia geral. Vou falar mais de como ir para Mallorca de ferry e de barco abaixo.

De ParaTempo de ferryTempo de AviãoPreço de FerryPreço de avião
MallorcaMenorca2h35min38 euros60 euros
MallorcaIbiza2h45min45 euros58 euros
MallorcaBarcelona7h4550min49 euros18 euros
MallorcaValencia9h451h48 euros18 euros
ferry balearia mallorca espanha

Ferry que vai para Mallorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Avião para Mallorca, Espanha

O Aeroporto de Mallorca é bem grande e fica na cidade de Palma de Mallorca. Ele recebe não apenas muitos voos por dia de Menorca e Ibiza (que também são Ilhas Baleares), mas também, voos de Madrid e Barcelona. Com menor frequência por dia, chegam voos de outras capitais europeias, especialmente no verão, como Londres.

Passagem promocional para Mallorca – Espanha

Uma maneira de conseguir uma passagem para Mallorca na promoção é ficar de olho nos sites MaxMilhasViajanet, e Passagens Promo. Na hora de comprar a a passagem para Mallorca também é importante saber que há várias companhias low costs que voam para lá, como a Vueling, Iberia Express, Air Europa e Ryan Air. A Vueling e a Iberia Express pertencem à companhia tradicional Ibéria.

Ferry para Mallorca, Espanha

Na hora de decidir como ir para Mallorca, optei pelo ferry, porque eu queria poder levar uma mala grande sem ter que pagar todos os dinheiross$$$ cobrados pelas companhias aéreas. E como eu fui de Menorca para Mallorca, levei até um guarda-sol!

Existem duas companhias de ferry que fazem o trajeto e ambas são bem elogiadas: a Trasmediterranea e a Balearia. E existem dois portos em Mallorca (nos dois chegam ferrys): Alcudia e Palma de Mallorca. As duas empresas operam em ambos os portos.

Nós fomos de Menorca para Mallorca de Balearia, que tinha horários e preços mais interessantes para nós. Em Mallorca, desembarcamos no porto de Alcudia.

O ferry é enorme, com espaço para carros (se você for alugar um carro numa ilha e só devolver em outra), e uma área super linda e confortável para os passageiros ficarem, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, mesas, banheiros e lanchonetes.

interior ferry mallorca espanha

Interior do ferry para Mallorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir de Mallorca para Ibiza

Para saber como ir de Mallorca para Ibiza basta você decidir entre avião e ferry. De ferry são 2h horas e de avião são 45min. Nós fomos de ferry da Balearia saindo de Mallorca (do porto de Palma) e foi super tranquilo. As vantagens e desvantagens de cada opção são essas que falei acima.

Como se locomover em Mallorca

A melhor maneira de se locomover em Mallorca é de carro alugado.  A ilha é bem grande, são 3.640 km quadrados e as há praias lindas em várias regiões distantes entre si. Além disso, ainda tem a parte cultural e histórica de Palma de Mallorca, e a parte da Serra da Tramutana, com vilarejos charmosos e um farol de onde se tem uma vista linda. Se você alugar um carro, vai poder conhecer um pouco de cada região.

E mesmo dentro de uma mesma região, visitar praias sem carro é complicado, porque não há fartura de transporte público. Por exemplo: a região de Santanyí (pins amarelos do mapa) é a que tem mais praias lindas. Mas por mais que ir de uma para a outra muitas vezes não leve mais que 30 minutos de carro, não vi ônibus por lá.

Eu aluguei carro pelo portal Rentcars, que permite comparar preços de várias locadoras e mesmo reservar por lá, agando em reais, sem IOF e até parcelado. Paguei 1,38 euros por litro de gasolina em junho de 2018.

As regiões mais bem servidas de ônibus são as com um núcleo urbano maior, como a cidade de Palma de Mallorca, ao Sul, onde fica o centro histórico, o aeroporto e um dos portos; Alcúdia, no extremo Norte, onde fica o outro porto; e a praias de Port de Pollença.

ônibus mallorca espanha

Os pontos de ônibus tem as informações de linhas e horários. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como andar de ônibus em Mallorca

Não há metrô, só ônibus. Nós pegamos ônibus para ir do porto de Alcúdia (por onde chegamos) ao aeroporto de Palma de Mallorca (onde alugamos o carro). Também usamos para ir do aeroporto ao centro de Mallorca, logo após devolvermos o carro. E, por fim, para ir do nosso hotel no centro histórico de Palma de Mallorca ao porto da cidade.

Os ônibus são novos, do tipo urbano mesmo, com ar-condicionado, super confortáveis. E olha que levamos nossas malas de 23kg neles sem problema nenhum. Se não me falha a memória, tinha espaço para colocar a mala mais recuado.

Para saber as linhas de ônibus e horário, dê uma olhada no site da Transportes Públicos de Mallorca (TIB). Clicando na imagem abaixo você consegue ampliar o mapa para ver as linhas de ônibus em Mallorca. Observe que possivelmente você terá que fazer baldeações dependendo de onde quiser ir.

mapa ônibus mallorca espanha

Clique para ver o mapa com as linhas de ônibus em mais detalhes.

 

Veja aqui os horário das linhas de ônibus em Mallorca, rotas e paradas.

A linha que liga várias regiões de Mallorca ao aeroporto é a Aerotib. Confira os trajetos de ônibus de e para o aeroporto de Mallorca. O site da TIB mostra ainda quais as atrações turísticas da ilha (inclusive praias) são possíveis de serem conhecidas de ônibus, com a linha que leva e tudo. Entre elas, as praias do Parque Natural de Mondragó, de Es Trenc, Del Muro, Formentor e Mesquida, além das vilas charmosas de Valdemossa, Déia e Soller e a cidade de Palma de Mallorca.

Mas fique atento, pois há algumas linhas que só funcionam de maio a outubro.

Veja os preços dos ônibus em Mallorca. Em junho de 2018, uma passagem de ônibus do porto de Alcudia para o aeroporto de Palma custava 9 euros por pessoa.

Mallorca Onde se Hospedar

Para quem faz questão de ficar bem colado numa praia boa de tomar banho, bonita e com boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e comércio, os melhores lugares para se hospedar em Mallorca são as praias Del Muro, Cala Milor e Port de Pollença.

Para quem não se importa de dirigir por 30min até chegar a praias lindas, quer economizar mas ao mesmo tempo se hospedar numa região com muitos restaurantes e hotéis, eu indico a cidade de Colonia de Sant Jordi. Eu fiquei lá, no ótimo Hostal Doris. Por sua vez, para quem não vai alugar carro ou vai numa época em que a praia não vai ser a maior atração, eu indico a cidade de Palma de Mallorca.

Quer saber a diferença de cada uma dessas regiões, vantagens e desvantagens e mais dicas de hotéis? Dá uma olhada no post sobre onde ficar em Mallorca.

mulher praia cala milor mallorca espanha

Cala Milor tem hotéis bem pertinho. Foto: Maridão.

Mallorca – Melhores praias

Há praias lindas em todas as regiões dessa ilha grandona. Mas quais são as melhores praias? Eu já postei um monte de fotos de Mallorca aqui no blog (e você pode ver mais no nosso Instagram) Eu conheci 11 praias e na minha opinião, as melhores praias de Mallorca são, em ordem da melhor para a pior:

  1. Cala Llombards
  2. Praias do Parque Natural de Mondragó
  3. Praia de Formentor
  4. Cala Varques
  5. Cala Millor
  6. Cala del Muro
  7. Port de Pollença
  8. Es Trenc
  9. Cala des Moro
  10. Es Cargols
  11. Torrent de Pareis

Quer saber por que umas são melhores que as outras e por que eu não gostei de umas da lista? Dá uma conferida no post sobre o que fazer em Mallorca.

praia parque mondrago mallorca espanha

Praia do Parque de Mondragó. Foto: Maridão

Mallorca, Espanha – O que fazer

Tá, você já sabe que Mallorca, na Espanha, é uma coisa linda. Mas o que fazer em Mallorca? Só tem praias? Olha, as praias são maravilhosas e eu definitivamente dedicaria 70% do meu tempo a elas. Masss….tem um monte de passeios em Mallorca! Eu fiz vários deles. Veja alguns

  1. Passar 1 manhã (ou mais!) curtindo a vila de Valldemossa, com seu centro histórico lindo, com construções de pedra, visitar a Cartuja (uma espécie de monastério + igreja + museu + jardim) e comer por lá.
  2. Conhecer o centro histórico da cidade de Sóller, vizinha a Valdemossa, em algumas horas.
  3. Visitar por algumas horas a também fofinha cidade de Déia, outra que tem casario de pedra bonito.
  4. Ir até o Cap Formentor, um farol numa ponta da ilha de onde se tem uma vista linda do mar e rochedos.
  5. Passar 1 dia (ou mais) no centro histórico da cidade de Palma de Mallorca. Onde são imperdíveis uma caminhada no Paseig del Born, nos jardins Hort del Rei e no Parc de la Mar, além de por outras ruas do centro; e uma visita à Catedral de Palma. Também recomendo compras por ali. Com mais tempo, dá para fazer
  6. Fazer um passeio de barco em Alcudia para ver os golfinhos no mar.
  7. Visitar uma das várias grutas da ilha. A mais famosa é a Cuevas del Drach, mas tem também as Cuevas de Hams e as Cuevas de Gênova.
  8. Passeio de barco ou snorkel.
  9. Degustação de vinhos.
igreja soller mallorca espanha

Igreja em Sóller, em Mallorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias ficar em Mallorca e como montar o roteiro?

Eu não recomendo ficar menos que 5 dias inteiros em Mallorca. Eu passei 7 dias inteiros e teria passado 10. Monte seu roteiro de forma a incluir dias de praias e dias de passeios nas vilas e parte histórica.

O meu de forma bem resumida ficou como explico abaixo. Para saber mais detalhes sobre ele, veja o post sobre O que Fazer em Mallorca.

  • Dia 1 – Chegada no fim do dia
  • Dia 2 – Praias Cala Es Caragol, Cala des Moro e Cala Es Trenc
  • Dia 3 – Praias de Cala Llombards e do Parque Natural de Mondragó (praias de S’Amarador e Sa Font de N’Alis)
  • Dia 4 – Vilas de Valdemossa e Sóller, fim de tarde na praia “mico” de Torrent de Pareis
  • Dia 5 – Platja de Formentor, Cap de Formentor e Praia de Port de Pollença
  • Dia 6 – Praias de Cala Varques e Cala Millor
  • Dia 7 – Parque Natural de Mondragó (praia de Calo des Burgit) e Playa del Muro
  • Dia 8 – Passeio pelo centro histórico de Palma de Mallorca
  • Dia 9 – Dia de ir embora cedinho

Restaurantes em Mallorca, Espanha

Como estávamos hospedados na cidade de Colonia Sant Jordi, comemos mais por lá. Todos os preços abaixo, de todos os restaurantes, são de junho de 2018. Em Colonia Sant Jordi, indicamos:

  • Jenny’s Restaurante: 1 menu do dia (entrada, prato principal e bebida) saiu a 13,75 euros por pessoa.
  • Ca’n Gori: 2 tapas + 2 cervejas + pão e aioli serviram para 2 pessoas e saíram a 17,40 euros por pessoa.
  • Antonio: couvert + paella maravilhosa e farta pra 2 pessoas + 2 cervejas + uma coca deu 43,30 euros por pessoa.
  • Sa Caleta: pagamos 13,98 euros por pessoa para comer 2 pratos individuais de massa, uma taça de vinho e uma coca.
  • Hostal Doris – O nosso hotel tem um café/restaurante bem agradável. Pagamos 16,50 euros por pessoa (pedimos 3 cervejas, 2 taças de vinho branco, uma panqueca de camarão, batatas bravas e uma tábua de jamón e queijo para nós 2).

Em Valdemossa, comemos American Grill, que apesar de bem localizado, bonitinho e com mesas na calçada, tinha uma comida ruim. Pagamos 15,55  euros por 1 menu dos dia e uma água.

Em Port de Pollença, almoçamos num restaurante de frente pro mar, o La Maina. Uma massa e uma coca saíram a 12 euros por pessoa.

No Parque Natural de Mondragó, comemos no restaurante Balneario, que é um quioscão de frente pro mar. Pagamos 14,43 euros por pessoa (nosso pedido pra 2 foi: uma coca, um smoothie, um omelete e uma salada mista).

Em Palma de Mallorca, cada lanche combo do Mc Donalds saiu 7,35 euros. Ainda em Palma, pagamos 10,20 euros por pessoa por cervejas, nuggets, vinho, água e churros no Dipt T Food.

tapas mallorca espanha

Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa viajar para Mallorca (Espanha)?

Para vocês terem uma ideia de quanto custa viajar para Mallorca, montei essa tabelinha abaixo. Todos os valores são de junho de 2018. Em resumo, gastamos 835 euros por pessoa para passar 7 dias inteiros lá (9 noites). Não considerei na tabela abaixo valores com:

  • Passagem aérea Brasil X Espanha – Mas para dar uma ideia, uma passagem ida e volta do Tio para Mallorca em junho de 2020 está custando 612 euros ou R$ 2889 (preço e cotação de 10/02/20).
  • Seguro viagem (que como eu disse é obrigatório para ir para Mallorca) – Para você ter ideia, um seguro com cobertura de 30 mil euros, que é o mínimo exigido para entrar na União Europeia, está custando R$ 110 para 10 dias (preço de fev/2020) pela Seguros Promo.
  • Chip de internet – Para quem já quer ter internet no celular mesmo antes de sair do avião, a Viaje Conectado, empresa que testamos e aprovamos, tem chips de US$ 70 válidos por um mês (preço de Fev/2020). Já se você preferir comprar lá na Espanha, saiba que em junho de 2018 eu paguei 20 euros num chip no aeroporto.
Custo em euros por pessoa
Alimentação226,28
Gasolina72,26
Aluguel de Carro222,31
Transporte público15,5
Estacionamento13,55
Hotel275,65
Entrada em atrações turísticas9,75
TOTAL835,3

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *