Ibiza (Espanha): O que você tem que ler para planejar a viagem (GUIA)

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 05/05/2020

Uma viagem para Ibiza (Espanha) é um tipo de turismo que não é só para baladeiros, como muita gente pensa. A ilha tem praias, ótimos passeios de barco, bate-voltas bacanas e até um centro histórico. Para ajudar você a viajar para Ibiza sem errar, montei esse post-guia, com o que você não pode deixar de ler. Tem tudo sobre Ibiza: fotos, mapas, atrações e mais. Se preferir, clique no índice abaixo para ver as dicas de Ibiza sobre o assunto que mais te interessa.

Onde fica Ibiza
Mapa de Ibiza
Temperatura e quando ir
Como ir para Ibiza
Quanto custa uma viagem para Ibiza
Onde se hospedar em Ibiza
O que fazer em Ibiza: praias, festas e passeios
Quantos dias ficar em Ibiza?
Onde comer em Ibiza
Transporte em Ibiza
Qual a língua que se fala em Ibiza?

praia cala tarida ibiza espanha

Cala Tarida. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde fica Ibiza

Antes de começar a dar as dicas de Ibiza, vamos ao básico. Onde fica Ibiza? Ela está localizada no litoral leste da Espanha, no conjunto de ilhas chamadas Ilhas Baleares. As outras três Ilhas Baleares são Formentera, Mallorca e Menorca. Considerando a parte continental da Espanha no mapa, a ilha de Ibiza fica mais próxima das cidades de Barcelona e Valencia. Veja abaixo no mapa.

Leia também: Ilhas Baleares | Espanha: Qual a melhor? O que você PRECISA saber

Ibiza, Espanha – Mapa

Para ajudar vocês a entenderem as regiões e atrações da ilha de Ibiza, coloquei alguns mapas. Para vê-los por inteiro, basta clicar na imagem.

Ibiza, Espanha – Mapa de praias

 

mapas praias ibiza espanha

Clique para ampliar. Foto: Ibiza Travel

Mapa de Ibiza Town (centro histórico)

mapas centro ibiza espanha

Clique para ampliar. Foto: Ibiza Travel

Outros mapas da ilha de Ibiza

Clique para ver outros mapas de Ibiza, especificamente de Talamanca, Dalt Vila, Sant Antoni de Portmany, Platja den Bossa, Santa Eulària des Riu, Es Canar, Cala Llonga e Portinatx

Ibiza – Temperatura e quando ir

Olhando os dados de clima e média mensal de temperatura e chuva de Ibiza fornecidos pela Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet), dá para perceber que a melhor época para ir para Ibiza para pegar praia é nos meses de junho, julho, agosto e setembro, quando a temperatura varia de 22ºC a 26ºC. Nesta época os dias são mais longos, com mais horas de sol. Durante todo o ano chove bem pouco.

Nós fomos na segunda quinzena de junho e curtimos sol todos os dias. A temperatura da água do mar variava entre a fria e a boa, não chega a ser quente. Em algumas praias, achei a temperatura do mar parecida com a de Salvador (BA), em outras, com a do Rio de Janeiro (veja a descrição de cada praia no post sobre as praias de Ibiza).

 

MêsTemperatura média (ºC)Chuva mensal (em mm)
Janeiro11,937
Fevereiro12,136
Março13,727
Abril15,631
Maio18,627
Junho22,611
Julho25,65
Agosto26,318
Setembro23,857
Outubro20,258
Novembro15,953
Dezembro13,152

Ibiza no inverno

Quem vai a Ibiza no inverno (de dezembro a março) encontra temperaturas entre 11ºC e 13ºC. Ou seja, não dá para ir pra praia, apesar de quase não chover. Em janeiro e fevereiro há chance de neve. Muitos hotéis e restaurantes fecham no inverno. E as festas de Ibiza não rolam nesta época do ano, apenas na temporada de verão, porque, com o pouco movimento, as baladas fecham. Ou seja, não é muito interessante ir para a ilha neste período.

Pré-requisito para uma viagem para Ibiza

Impossível fazer uma viagem para Ibiza sem seguro viagem, independentemente da época do ano escolhida. Ele  é obrigatório para ir para países da União Européia. Aqui no blog eu sempre indico a Seguros Promo, um portal em que você pode comparar seguros de várias empresas conhecidas do mercado, e compra online. Saiba mais sobre como escolher o melhor seguro viagem para Europa para você aqui.

cala tarida ibiza espanha

Cala Tarida, em Ibiza, Espanha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como ir para Ibiza

Dá para ir para Ibiza de avião ou de ferry. Indo de ferry você não tem, na prática, limite de bagagem. Na hora de avaliar como ir para Ibiza, considere o tempo total de uma viagem de avião (em que você tem que chegar antes, esperar mala no final, etc). Fazendo isso, você perceberá que muitas vezes vale a pena ir de ferry. Mas para ir do continente (como Barcelona ou Valencia), vale mais a pena ir de avião. Por exemplo: pra mim, na hora de analisar como ir de Ibiza para Maiorca, eu escolheria ir de ferry.

Passagem para Ibiza – Espanha de avião com desconto

Uma maneira de conseguir uma passagem para Ibiza de avião na promoção é ficar de olho nos sites MaxMilhasViajanet Passagens Promo. Na hora de comprar a a passagem para Ibiza também é importante saber que há várias companhias low costs que voam para lá, como a Vueling, Iberia Express, Air Europa e Ryan Air. A Vueling e a Iberia Express pertencem à companhia tradicional Ibéria.

Existem duas companhias de ferry que você pode escolher para viajar para Ibiza e ambas são bem elogiadas: a Trasmediterranea e a Balearia.

Para ajudar vocês, fiz uma tabelinha simulando passagem para uma pessoa numa mesma data de junho. Coloquei os preços mais baratos que encontrei, o que no caso das companhias aéreas significa que não tem bagagem incluída. Escolhi os voos e ferrys que levavam menos tempo para fazer cada trajeto.

Mas tem MUITO mais opção de preços e tempos de viagens que esses, ok? Foi mais para dar uma ideia geral.

Ah, tanto o porto de Ibiza quanto o aeroporto ficam na região de Ibiza Town (centro).

Garanta 30% de desconto no chip internacional para celular para usar até 2 anos da compra + 2º chip grátis. Use o cupom VAIPASSAR até 28/05.

 

TrajetoTempo de ferryTempo de aviãoPreço de ferryPreço de avião
Mallorca x Ibiza2h45min45 euros58 euros
Menorca x IbizaNão há ferry direto4h20Não há ferry direto54 euros
Formentera x Ibiza40minNão há11 eurosNão há
Barcelona x Ibiza9h1h1049 euros35 euros
Valencia x Ibiza5h1045min47 euros21 euros

Já para ir de Madrid para Ibiza você tem que pegar um voo e há muitos diretos. Há voos de 1h20 que custam 22 euros em low costs (sem bagagem).

praia sant antoni de Portmany ibiza espanha

Praia de San Antoni de Portmany. Foto: Ibiza Travel.

Ferry para Ibiza, Espanha

Na hora de decidir como ir para Ibiza, optei pelo ferry, porque eu queria poder levar uma mala grande sem ter que pagar todos os dinheiross $$$ cobrados pelas companhias aéreas. E como eu fui de Mallorca para a ilha de Ibiza, levei até um guarda-sol!

O ferry é enorme, com espaço para carros (se você for alugar um carro numa ilha e só devolver em outra), e uma área super linda e confortável para os passageiros ficarem, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis, mesas, banheiros e lanchonetes.

Um táxi do porto da ilha de Ibiza para o terminal de ônibus custa 5 euros.

ferry ibiza espanha

Ferry que vai para Ibiza. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quanto custa uma viagem para Ibiza – Espanha

Para ajudar vocês a entenderem quanto custa uma viagem para Ibiza, fiz uma tabela com os custos da viagem que fiz com o maridão em junho de 2018, de 5 dias inteiros (4 noites). Os valores de transporte na ilha, alimentação, balada, hospedagem e passeios foram os que realmente gastamos.

Por sua vez, as quantias de passagem aérea, seguro viagem e chip para celular são estimativas que fiz supondo que você vai sair do Rio de Janeiro e só vai viajar para Ibiza e mesmo assim com uma duração de 5 dias inteiros de viagem na ilha.

Considere que nosso café da manhã era comprado em supermercado, que quase não bebemos bebida alcoólica e que nossas refeições eram compostas de prato principal e refri ou água. Só fomos a uma balada e bebemos apenas uma água lá (é tudo caríssimo).

O “passeio” a que me refiro abaixo foi um bate-volta por conta própria a Formentera e inclui aluguel de bike.

Não gastamos com aluguel de guarda-sol ou cadeira de praia, porque levamos pra Ibiza os que compramos em outra ilha dias antes, em Menorca. Usamos o transporte público em 99% do nosso tempo (rachamos táxi só quando o busão nos deixou na mão).

 

Valor em euros
Passagem aérea520
Transporte na ilha41,3
Hospedagem100
Alimentação171,24
Balada40
Passeio42

Além dos gastos acima, você deve considerar uns 14 euros (R$ 75) de seguro saúde para a Europa (preço que você consegue na Seguros Promo, portal que reúne várias seguradoras). Leia aqui sobre como escolher o melhor seguro viagem Europa.

E mais 64 euros (US$ 69,90) de chip de viagem pela Viaje Conectado/ Yes Brasil.

Então, para concluir esse tópico, viajar para Ibiza sairia a 992,54 euros por pessoa em quarto duplo.

Onde se hospedar na ilha de Ibiza

Na minha opinião, esses abaixo são os melhores lugares para se hospedar na ilha de Ibiza (alguns pertencem à mesma cidade). Clique nos nomes para ver opções de hotéis em cada um deles.

Para decidir onde se hospedar em Ibiza, analise antes se vai alugar um carro ou não para conhecê-la. Eu optei por não alugar e mesmo de ônibus deu para conhecer praias lindas praticamente sem perrengue.

Porém, deixei de conhecer algumas praias e regiões da ilha por não ter alugado carro. Algumas regiões de Ibiza têm ônibus com mais facilidade, como Sant Antoni de Portmany (conhecida apenas como Sant Antoni) e Ibiza Town (ou Eivissa), onde ficam o porto, o aeroporto e o centro histórico e comercial de Ibiza.

Eu me hospedei em Sant Antoni de Portmany (veja o meu hotel) justamente para poder ficar mais fácil de pegar transporte público. E também porque é uma região super indicada para quem busca onde ficar em Ibiza barato. Vou falar um pouco mais dessa região aqui neste post.

Saiba mais sobre onde ficar em Ibiza neste post.

quarto hostal mari ibiza espanha

Hostal Mari: achei ok (podia estar mais limpo). Foto: Booking

Ibiza – O Que Fazer : praias, festas e passeios

A ilha de Ibiza tem muitas atrações, não só praia e balada. Dá uma olhada nestas dicas de Ibiza:

1 – Curtir as praias. Eu falo das 11 melhores praias de Ibiza neste post. Mas em resumo elas são: Cala Comte, Cala Tarida, Platja den Bossa, Cala Bassa, Cala Saladeta, Cala Saladeta, Cala D’Hort, Cala Vadella, Ses Saline, Cala de Sant Vicent e Benirras.

2 – Ver o pôr do sol num bar à beira-mar em San Antoni de Portmany ou num tour de barco.

3 – Fazer um bate-volta para lindíssima ilha de Formentera

praia formentera espanha

Praia da ilha de Formentera. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Visitar os pontos turísticos de Ibiza e a parte histórica. Dá para conhecer a região numa visita guiada de apenas 12 euros.

5 – Conhecer_o_Museu_de_Arte_Contemporânea de Ibiza

6 – Fazer um passeio de barco com snorkel, por ilhas como Es Vedra, Espalmador.

7 – Fazer um esporte aquático, como Stand Up Padle andar de jet ski, ou, ainda, fazer um passeio de parasail.

8 – Aproveitar um tour de bicicleta

9 – Curtir um beach club durante o dia

10 – Dançar em uma das festas nas baladas de Ibiza. Aliás, vale ver o filme Ibiza – Tudo pelo DJ, para sentir a vibe da ilha.

11 – Curtir uma festa no barco

Saiba mais no post sobre O que Fazer em Ibiza.

balada ushuaia ibiza espanha

Balada Ushuaia, e, Ibiza. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias devo ficar em Ibiza?

Eu recomendo você ficar pelo menos 4 dias inteiros na ilha de Ibiza. Se puder ficar mais que isso, dá para ficar tranquilamente uma semana. Eu montei sugestões de roteiros de 1, 2, 3, 4 e 5 dias na ilha e explico eles no post sobre O que Fazer em Ibiza.

Onde comer em Ibiza – Espanha

Em Sant Antoni de Portmany

Um dos restaurantes onde comemos foi o Bloom, por 9,90 euros por pessoa (frango com salada e fritas e uma água). Ele fica na Calle de Ramon e Cajal 20. Outro que experimentamos foi o El Bistrô de Stephan, que fica na Calle Bisbe Torres 3. Por 14,40 euros por pessoa comemos tapas, pão e aioli e refri.

Provamos também a paella do Besame Canalla, que, com refri, saiu a 24,60 euros por pessoa. O restaurante fica na orla de Sant Antoni, e é uma boa pedida para jantar depois de ver o pôr do sol na praia, já que por não ser no melhor point para ver o pôr do sol propriamente dito, tem preços bem mais em conta. Fica na Paseo de la Mar, 20.

Pagamos 14 euros por um prato individual com noodles e frango e um refrigerante no The Red Café, que fica na Travessia Miramar, 8. Outro que provamos foi o Flaherty’s, um pub irlandês/bar de esportes onde almoçamos por 13 euros por pessoa. Deve ser bem animado por lá à noite. Fica na Avenida Doctor Fleming, 3.

tapas espanhois ibiza espanha

Tortilla e almôndegas: típicas tapas espanholas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Em outros locais

Na Cala Tarida, comemos no restaurante de praia Can Yucas. Uma omelete e um suco de laranja saiu a 13,90 euros por pessoa.

Em Platja d’En Bossa, depois da balada fomos comer um hamburgão com fritas na lanchonete estilo fast food Steak n’ Shake. Pagamos 7,95 pelo lanche com refri e batata. Fica na Carretera Platja Den Bossa 16.

Transporte em Ibiza – Espanha

Se você puder alugar um carro para conhecer a ilha de Ibiza, vai ter mais conforto (porque não depende dos horários dos ônibus). Além disso, vai conseguir ir a algumas praias às quais o ônibus público não chega (ou até chega, mas há poucos horários ou horários ruins para curtir praia). No entanto, também dá para conhecer bem de transporte público.

Eu optei por não alugar porque o orçamento estava apertado e mesmo de ônibus deu para conhecer praias lindas praticamente sem perrengue. Porém, deixei de conhecer algumas praias e regiões da ilha.

Algumas regiões da ilha de Ibiza têm ônibus com mais facilidade, como Sant Antoni de Portmany (conhecida apenas como Sant Antoni) e Ibiza Town (ou Eivissa), onde ficam o porto, o aeroporto e o centro histórico e comercial de Ibiza. Por isso é que eu me hospedei em Sant Antoni (veja hotéis em Sant Antoni de Portmany  e confira qual foi o meu hotel).

Se você decidir por alugar um veículo, eu recomendo reservar pelo site Rentcars, onde você compara preços de várias locadoras de uma vez, reserva online e pode pagar em reais, sem IOF e parcelado.

A cidade tem placas e as estradas são asfaltadas. As praias que visitamos têm estacionamento, mesmo que nem sempre seja grande.

por do sol sant antoni portmany

Pôr do sol em Sant Antoni de Portmany. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como é usar o ônibus em Ibiza – Espanha

De maneira geral eu gostei do ônibus. Ele só nos deixou na mão uma vez, na volta de uma praia, pois simplesmente não passou. Fomos ao ponto antes da hora marcada, esperamos uns 40min e acabamos tendo que pegar um táxi para voltar ao hotel.

Para ver rotas, horários e preços atualizados de ônibus em Ibiza, veja o site Ibiza Bus, do concessionário do serviço.

preço do ônibus em Ibiza varia de acordo com a linha. Vale lembrar que algumas linhas só funcionam na época boa de ir para praia, sendo que algumas circulam de junho a meados de setembro, outras de maio a outubro…

Tem inclusive uma linha de ônibus para ir para as baladas, que passa pelas boates no final de tarde e durante toda a madrugada. Eles têm ar-condicionado e são confortáveis. É o Discobus. As passagens custam entre 3 e 4 euros.

Qual a língua que se fala em Ibiza?

Na ilha de Ibiza se fala catalão (já que a ilha pertence à Catalúnia), mas também espanhol. E muitos entendem inglês. As placas da cidade estão sempre em catalão e também em espanhol. Os cardápios costumam ter as três línguas.

 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *