Istambul: Palácio Topkapi e Mesquita Suleymaniye

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/09/2019
Compartilhar este artigo:

O nosso último dia em Istambul começou com uma das atrações mais importantes da cidade, o Palácio Topkapi. Passamos quase três horas lá e olha que poderíamos ter ficado mais.O Tokpaki foi residência de sultões e suas esposas por mais de 400 anos. Ele foi construído entre 1459 e 1465, e é formado por vários pavilhões e jardins numa área imensa. Por isso, prepare-se, pois você vai andar bastante lá.

turquia-istambul33

Um dos pavilhões do palácio. Foto: Sabrina Andrade.

Depois de caminhar pelos jardins, nós vimos uma cama gigante onde o sultão recebia visitas e apreciamos a exposição de trajes imperiais, onde vimos as roupas enormes usadas pelos sultões. É bem curioso. Ficamos maravilhados com a área de Tesouro, onde há adagas, espadas, armaduras e armas de fogo cravejadas de diamantes e pedras preciosas.

Eu já vi muita arma bonita e diferente em viagens anteriores (meu marido adora ver exposições de armas e apetrechos de guerra), mas as que vi no Topkapi são de longe as mais impressionantes. Uma pena que não pode tirar foto lá dentro.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
turquia-istambul34

Azulejos lindos dentro do palácio. Foto: Sabrina Andrade.

Andamos por vários salões ornamentados com azulejos azuis feitos na cidade turca de Iznir e preciso confessar: fiquei louca com a beleza deles! Não parava de tirar fotos! Também não tiramos o dedo da máquina fotográfica nas áreas do palácio com vistas sensacionais para o Bósforo. O dia estava lindo e a água do estreito brilhava à beça.

Brincamos de “nadar” na piscina do vazia do sultão e fotografamos as várias inscrições escritas na grafia antiga otomana. Como já havíamos visto o harém no Palácio Dolmabahçe e como o meu cunhado havia nos dito que não achou nada demais o harém do Topkapi (pago à parte), decidimos não visitá-lo. Uma pena que a cozinha do palácio estava fechada, pois adoraria ter visto a prataria do sultão.

turquia-istambul35

Detalhes dourados no palácio. Foto: Sabrina Andrade.

Museu Arqueológico de Istambul: como é

Cansados, resolvemos almoçar num restaurante perto do palácio para depois ir ao Museu Arqueológico, que não me agradou muito. Ok, foi bom para eu descobrir que museus arqueológicos não são o meu tipo de passeio preferido.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Ver objetos antigos em pedaços não tem tanta graça para mim, desculpem-me (#prontofalei). Enfim, andamos pelo museu, que é bem grandinho e só consegui achar interessantes os sarcófagos mega decorados e a ala específica dos azulejos (e sabe o que tinha lá? Azulejos de Iznir, os mais lindos do mundo!!! Pois é, apaixonei!).

turquia-istambul36

Sarcófago no Museu Arqueológico de Istambul. Foto: Sabrina Andrade.

Mesquita Suleymaniye: como visitar

Saímos de lá ainda no meio da tarde e resolvemos visitar uma outra mesquita que tem destaque nos guias sobre Istambul, a mesquita de Suleymaniye. Ela fica um pouco mais distante, mas nada que pegar um bonde não resolva. Essa mesquita atrai menos turistas, mas vale a visita, porque é linda também.

turquia-istambul32

Fachada da Mesquita de Suleymaniye. Foto: Sabrina Andrade.

Depois desse passeio, fomos para o albergue descansar, porque no dia seguinte madrugamos para pegar um voo para a Capadócia. Conto em breve sobre as nossas aventuras no interior da Turquia, ok?

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!
turquia-istambul31

Mesquita de Suleymaniye. Foto: Sabrina Andrade.

Serviço:

Palácio Topkapi
(em turco é Topkapi Sarayi)
http://www.topkapisarayi.gov.tr
Endereço: Babihumayun Cad, perto da estação de bonde Sultanahmet.
Horário de funcionamento: 9h às 17h
Entrada: O ingresso do museu custa 20 liras turcas e o do harém, 15 liras.

Museu Arqueológico de Istambul
http://www.istanbularkeoloji.gov.tr/main_page
Entrada: 10 liras por pessoa
Endereço: Alemdar Cad. Osman Hamdi Bey Yoku?u Sk, 34122, perto da estação de bonde Gulhane, no bairro de Sultanahmet
Horário de funcionamento: Abre de terça a domingo, das 9h às 19h (última entrada às 18h)

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Mesquita de Suleymaniye
(em turco é Suleymaniye Camii)
Entrada: Grátis
Endereço: Prof. Siddik Sami Onar Caddesi Vefa. Você pode ir de bonde e saltar na estação Beyazit ou na Eminonu e andar mais 10 minutos.
Horário de funcionamento: Abre todos os dias, mas turistas não podem entrar nos horários de oração.
OBS: Na entrada da mesquita mulheres podem pegar lenços emprestados para cobrir a cabeça e as pernas.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 15 jul 2012

    Fotos lindas! Impecável! Adorei.
    bj
    Fabi Novello

  2. 08 out 2012

    Estou pesquisando pra fazer meu relato sobre a viagem que fiz esse ano a Turquia e descobri seu site lindo! Me identifiquei muito com o seu jeito de viajar, acho que somos bem parecidas! Vou ficar de olho nas suas aventuras! Um grande beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *