Ilha de Formentera – Espanha: o que você tem que saber (Guia Completo!)

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 05/05/2020

A ilha de Formentera tem as praias mais lindas que eu vi em toda a Espanha. E acho que até na Europa toda. É surreal. Você tem que ir, nem mesmo que seja para passar um dia a partir de Ibiza. Neste post eu dou todas as dicas sobre as praias de Formentera, onde ficar, como chegar e mais. Se preferir, clique direto no índice abaixo.

Onde fica Formentera
Como ir para Formentera
Como se locomover na ilha de Formentera
Mapa da Ilha de Formentera
O que fazer na Ilha de Formentera
Quanto tempo ficar na ilha de Formentera
Onde ficar em Formentera
Quanto custa ir para a ilha de Formentera?

praia illetes ilha de formentera

Praia de Illetes, na ilha de Formentera. Foto: Maridão.

Onde fica Formentera

A ilha de Formentera fica no litoral leste da Espanha, no conjunto de ilhas chamadas Ilhas Baleares. As outras três Ilhas Baleares são Ibiza (a mais próxima de Formentera), Mallorca e Menorca. Considerando a parte continental da Espanha, Formentera fica mais próxima das cidades de Barcelona e Valencia.

Leia também: Ilhas Baleares | Espanha: Qual a melhor? O que você PRECISA saber

Como ir para Formentera

Só tem uma maneira de ir para a ilha de Formentera: de barco. Não há aeroporto em Formentera, até porque a ilha é minúscula.

A grande maioria das embarcações saem de Ibiza ou param em Ibiza antes de ir ao porto de La Savina, em Formentera. Mas há algumas que fazem o trecho direto saindo da cidade de Denia e de Valencia.

Entre Ibiza e Formentera, você pode comprar o bilhete já com horário marcado (mais barato) ou em aberto (mais caro). As empresas em geral têm vários horários de partida em ambos os sentidos por dia, mas a oferta de horários é maior das embarcações que saem do Porto de Ibiza.

Algumas companhias oferecem tíquetes combinados de barco + ônibus ou bicicleta em Formentera.

Abaixo, os preços de 27/03/20 por pessoa, para viagem sem carro, em horário marcado (e nos horários mais baratos).

Para quem prefere comprar os bilhetes do catamarã antecipadamente e em site em português, dá para comprar os da Aquabus pelo site da Get Your Guide clicando aqui. Também é possível comprar os da Trasmapi pelo Get Your Guide.

Ibiza X FormenteraDuraçãoPreço (Euros)Local de saída
Balearia37min16,50Porto de Ibiza
Trasmapi30min20Porto de Ibiza
Mediterranea Pitiusa40min15Porto de Ibiza
AquabusNão informado – Mais lento15Porto de Ibiza
AquabusNão informado – Mais lento29Playa den Dossa e Figueretes
Ulisses Cat40min11Playa den Dossa e Figueretes

Ilha de Formentera – Mapa

Abaixo, segue um mapa de Formentera, com os pontos turísticos e as chamadas “Rotas Verdes (Rutas verdes)”, onde não podem circular carros, motos ou quadriciclos, apenas a pé ou de bicicleta. Clique na imagem para ampliar.

 

mapa ilha de formentera

Clique no mapa para ampliar.

Como se locomover na ilha de Formentera

Para conhecer as praias de Formentera, você pode alugar um carro, uma moto, um quadriciclo ou uma bicicleta. Ou ainda usar um ônibus tipo “executivo” com paradas em algumas das principais praias e horário marcado, como se fosse um “hop-on hop-off”.

Caso você opte por alugar carro ou moto, economiza tempo se optar por reservar online com antecedência no site da Rentcars, parceiro do blog que a gente sempre usa nas nossas viagens. Assim, fica com mais horas para aproveitar a ilha.

Sobre os ônibus na ilha de Formentera, há rotas turísticas e também linhas regulares. As rotas turísticas saem do porto de Formetera (chamado de La Savina). O site está em manutenção hoje, mas há 3 rotas turísticas de ônibus. Uma vai só para a praia de Illetes (8 euros). Outra para Illetes e Pujols (12 euros). E uma terceira passa nessas duas praias e ainda no farol e no mirante da ilha (15 euros). Os preços são por todo o trecho (e não por perna) e são de junho/2018.

Como foi conhecer a ilha de Formentera de bicicleta

Nós preferimos alugar uma bicicleta porque temos medo de moto e não queríamos gastar com aluguel de carro. O quadriciclo até seria boa opção se esse tipo de veículo não fosse proibido em algumas das praias mais lindas da ilha, que a gente fazia questão de conhecer. Descartamos o ônibus hop-on hop-off porque não queríamos ficar tão presos a horários fixos e ter mobilidade de ficar mais tempo em uma praia se gostássemos.

Garanta 30% de desconto no chip internacional para celular para usar até 2 anos da compra + 2º chip grátis. Use o cupom VAIPASSAR até 28/05.

Minha conclusão é de que foi uma boa decisão. Não pedalamos tanto a ponto de ficarmos exaustos e tomando o cuidado de proteger as costas do sol, não foi tão sofrido. Tivemos que pedalar nas ruas junto com os carros em boa parte do trajeto, mas até que foi bem tranquilo.

Pegamos correntes na loja de aluguel e prendíamos a bike em postes quando não achávamos estacionamento de bikes. Eles também nos deram um mapa e capacetes. Não tivemos problemas. Pagamos 10 euros por bicicleta (junho/2018) na Rent Pujols.

As lojas de aluguel de bicicleta já ficam no píer da ilha de Formentera, bem na saída do catamarã.

Se você quiser explorar mais a ilha de bicicleta, vale dar uma olhada no Guia de Rotas Verdes, que tem a duração de cada rota e sugestão de paradas, e no Mapa das Rotas Verdes.

ilha de formentera praia illetes

Praia de Illetes. Foto: Marcelle Ribeiro.

O que fazer na Ilha de Formentera

Praias de Formentera

Nós passamos 1 dia inteiro na ilha de Formentera. Chegamos bem cedo pela manhã e saímos no fim da tarde. Conseguimos, nesse período, conhecer, de bicicleta, três praias de Formentera, Illetes, Llevant e por último Es Pujols. Mas coloquei aqui também informações de outras praias.

Illetes

É com certeza a nossa preferida dentre as praias de Formentera. Aliás, é a praia mais espetacular que conhecemos em todo o litoral da Espanha (e acho que da Europa!). O azul da água é lindo e os tons vão mudando dependendo da profundidade. Linda! Para completar, a água é quente e lisinha, sem onda. A areia é lisinha e a praia é super extensa, permitindo que as pessoas fiquem acomodadas com tranquilidade.

A praia tem salva-vidas e alguns banheiros públicos, mas não vimos chuveiros. Vimos 3 restaurantes, mas os preços das comidas eram altos! Melhor trazer sua própria comida se não quiser pagar 40 euros (ou mais) por prato.

Illetes fica em um parque natural e o acesso aos veículos é controlado. Os carros precisam pagar 5 euros. As motos pagam 3 euros. Há estacionamentos em várias partes da praia. Bicicletas não pagam taxa para entrar.

Do porto de Formentera até pedalamos 20 minutos em uma estrada praticamente plana.

mulher praia illetes ilha de formentera

Praia de Illetes: parece uma piscina. Foto: Marcelle Ribeiro.

Llevant

Llevant é outra das praias de Formentera que fica no Parque Natural de Formentera. Também é muito bonita, mas perde para Illetes. A água é mais esverdeada e tem algumas pedras, mas nada que impeça um banho de mar. A areia é fininha e muito fofa e a faixa também é enorme!

Não vimos restaurante nessa praia, mas ela fica a 5 minutos de caminhada de Illetes. Essa praia permite o naturismo/nudismo. Por isso, não se assuste se você vir banhistas nus por lá. Os acessos são idênticos ao da praia de Illetes.

praia llevant ilha de formentera

Praia de Llevant. Foto: Marcelle Ribeiro.

Es Pujols

Es Pujols é uma praia menor, mas também uma das melhores praias de Formentera. Tem uma água azul com algumas áreas esverdeadas e é um pouco mais fria do que Illetes e Llevant, mas o banho também é bem gostoso. A faixa de areia (bem fininha) é razoavelmente grande e boa para tomar um banho de sol.

vários restaurantes na beira da praia e, até por isso, é uma opção bem mais em conta para as refeições em Formentera. Uma pizza dividida por duas pessoas e 2 águas custaram 18 euros em uma restaurante com vista para o mar.

Não vimos banheiros públicos e chuveiros, mas a praia tem vários estacionamentos (um deles é subterrâneo). Pedalar do porto até Es Pujols te tomará cerca de 35 minutos, em uma estrada asfaltada e em boas condições.

praia es pujols ilha de formentera

Praia de Es Pujols. Foto: Marcelle Ribeiro.

Es Arenals

Praia extensa, para quem quer tranquilidade, boa para crianças.

Es Calo

Outra das praias de Formentera que é bem tranquila e escondida, de um azul lindíssimo. Não conhecemos por falta de tempo. :(. Tem um restaurante por lá, o Es Caló.

Migjorn

A praia de Migjorn também tem um azul lindo, com mar paradinho e areia branquinha. Por isso, também está entre as melhores praias em Formentera.

praia migjorn ilha de formentera

Praia de Migjorn. Foto: Isabel Ferrer / via Flickr.

Calo des Mort

Pequena praia que é melhor visitada na maré baixa, quando há espaço para colocar a canga na areia. O acesso a ela é por uma escada rústica no topo de uma rocha. Por ali há um hotel que tem guarda-sol e espreguiçadeiras.

Cala Saona

Praia bem popular e concorrida, com faixa de areia de uns 500m e de azul impressionante. Mas pode estar cheia de algas, o que acaba fazendo com que vários pontos dela fiquem com a água escura. Por ali há o hotel Cala Saona & Spa.

Passeio de barco

É possível pegar um passeio de barco em Formentera para conhecer praias e outras regiões da ilha. Um exemplo de roteiro inclui o Farol Cap de Barberia, snorkel na praia Cala Saona, almoço no barco e parada na praia de Illetes. Inclui bebidas.

cala saona ilha de formentera

Cala Saona. Foto: Travelbusy.com

Mirante de Formentera

É um local onde muitos vão ver o pôr do sol e as praias do alto. Há um restaurante no topo.

Faro de La Mola

Bonito farol para ver a paisagem do mar. O ônibus turístico passa por aqui. É o farol mais famoso da ilha de Formentera.

Farol Es Cap de Barbaria 

Esse farol já foi cena do filme Lúcia e o Sexo e tem uma caverna acessível por um buraco no chão.

Centrinho de Sant Francesc Xavier

É um dos centrinhos históricos da ilha de Formentera, com torres de defesa, igrejas, moinhos, e casinhas típicas.

Quanto tempo ficar na ilha de Formentera

Em um dia cheio você consegue conhecer as praias principais da ilha de Formentera e, se estiver de veículo motorizado ou ônibus, ainda consegue ir até o mirante e o farol da ilha. Como estávamos de bike, nos concentramos em 3 praias. É muito comum as pessoas fazerem só um bate-volta desde Ibiza.

Mas se você quer uma experiência de viagem para Formentera mais completa, saiba que se puder pagar para dormir uma ou até duas noites na ilha (uma vez que os preços de hotéis em Formentera são bem mais elevados que os de Ibiza) consegue conhecer outras regiões e praias. Além disso, aproveita tudo com mais calma.

Onde ficar em Formentera

Para decidir onde ficar em Formentera, você precisa pensar em quanto está disposto a gastar.

Gecko Hotel ilha de formentera

Gecko Hotel. Foto: Booking.com.

Quem quer minimizar os custos com hospedagem e não se importa de não ficar numa das praias mais lindas, pode optar pelo Hostal La Savina, que fica no porto de La Savina, onde chegam os catamarãs. Ele tem nota 9,1 e os quartos duplos são bem bonitinhos. Diária para junho em torno de R$ 770.

A poucos metros da praia de Es Pujols fica o Hotel Sa Volta, com diária de R$ 800 para quarto duplo e nota 9,4 no Booking.

Localizado na praia de Migjorn, o Hotel Maysi oferece mais conforto que os anteriores, pois tem uma piscina e bonita área com ombrelones e belas espreguiçadeiras acolchoadas. Tem nota 8,4 no Booking e diária de R$ 830.

Se você prefere algo mais luxuoso ao pesquisar onde ficar em Formentera, o Gecko Hotel & Beach Club pode ser a pedida. Com uma bela e grande piscina com vista para o mar, ele também fica na praia de Migjorn. Ele tem suítes com piscina privativa, uma grande área com ombrelones e sofás ao ar livre em frente ao mar, bar com música, massagem, aula de yoga e mais mordomias.

Veja mais opções de hotéis na ilha de Formentera.

Quanto custa ir para a ilha de Formentera?

Nós gastamos 52 euros por pessoa para fazer um bate-volta desde a praia de Sant Antoni, em Ibiza, onde estávamos hospedados. Isso considera ônibus para o porto de Ibiza, catamarã, bikes, lanches e almoço. Preços de junho de 2018.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *