Meu roteiro de 5 dias de viagem em Foz do Iguaçu (PR)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2023

Foz do Iguaçu (PR) é um destino perfeito para quem tem 4 ou 5 dias de folga. Montar um roteiro para Foz de Iguaçu não é difícil, ainda mais considerando que há passeios de dia inteiro. Acho até que 4 ou 5 dias é o tempo perfeito para quem quer conhecer tudo com calma. Quem tem menos tempo não deve se preocupar: também dá para fazer um roteiro de viagem para Foz do Iguaçu de 3 dias super bacana.

Minha viagem para Foz do Iguaçu foi em um mês de maio e passei quase 5 dias lá. Fiz tudo que eu queria com calma, sem ter que acordar cedo demais em alguns dias (teve dia em que acordei às 9h, o que para mim é um luxo durante as viagens!). Dava até para ter passado menos tempo em Foz, mas preferi ficar 5 dias para pegar uma passagem de avião mais barata. Confira abaixo o índice com dicas de viagem para Foz do Iguaçu:

Melhor época para ir a Foz do Iguaçu
Como chegar
Como ir do aeroporto ao hotel
Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu
Roteiro de 5 dias em Foz do Iguaçu
Como se deslocar
Onde ficar
Onde trocar dinheiro

Melhor época para visitar Foz do Iguaçu

Antes de falar do roteiro em Foz do Iguaçu, vamos a uma coisa importante: quando ir para esse destino incrível.

A boa notícia é que dá para ir o ano todo.

roteiro foz do iguaçu cataratas

Vista das cataratas pelo lado brasileiro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os meses mais chuvosos em Foz do Iguaçu são outubro, janeiro e dezembro, de acordo com o site da Climatempo, em que você pode consultar a temperatura e média de chuvas.

Nos meses mais chuvosos, o volume de água vai estar maior nas cataratas, deixando o visual ainda mais incrível. Por outro lado, a coloração da água também pode ficar mais barrenta nessa época. Mesmo com chuva dá pra visitar as cataratas, porque você vai se molhar por lá mesmo, com as gotinhas das quedas que voam em você.

Os meses mais frios (em que talvez você precise de mais coragem para aguentar os os respingos inevitáveis durante o passeio) são junho e julho. Nesses meses, a temperatura mínima é de 10 °C e a máxima, de 23°C e 24ºC, respectivamente.

Por outro lado, os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, quando a temperatura mínima costuma ser 20°C e a máxima, 33°C.

roteiro foz do iguaçu clima

Dados de chuva e temperatura em Foz do Iguaçu. Foto: Reprodução/Climatempo

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas é bem conectado com os principais aeroportos do país. Então, você não terá dificuldade de encontrar passagens aéreas para lá.

Como economizar na passagem aérea

Para gastar menos no voo para Foz do Iguaçu, eu preferi passar mais uma noite na cidade. Procure passagens aéreas mais baratas no site Vai de Promo.

Como ir do aeroporto ao hotel

A distância do aeroporto de Foz do Iguaçu ao centro da cidade é de 14 Km. A maneira mais econômica de ir do aeroporto de Foz para o centro é de ônibus. Para isso, você pode pegar a Linha 120 – Parque Nacional. O preço é R$ 3,95 em 2020. Eu, por exemplo, peguei a linha 120 inclusive para ir ao aeroporto, de malinha de rodinha e tudo.

Leia mais: Saiba como se locomover em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú

Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu

Em primeiro lugar, eu acho que o tempo ideal para ficar em Foz do Iguaçu é de 4 dias. Ou seja, um feriadão é suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da região. Se você tiver só 3 dias, não desista da viagem, porque também dá para adaptar o roteiro de Foz do Iguaçu tranquilamente.

Eu fui a Foz em um mês de maio e passei quase 5 dias lá. Fiz tudo que eu queria com calma, sem ter que acordar cedo demais em alguns dias. Dava até para ter passado menos tempo em Foz, mas preferi ficar um dia a mais para pegar uma passagem de avião mais barata.

roteiro foz do iguaçu

Conhecer as cataratas de Foz do Iguaçu é incrível! Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Foz do Iguaçu em 5 dias

Confira minhas dicas para montar seu roteiro e veja o que fazer em foz do Iguaçu em 5 dias. O dia 1 foi só de chegada, tá?

Roteiro Foz do Iguaçu – Dia 1

Cheguei à noite no aeroporto de Foz, em um avião que pousou às 0h30. Peguei um táxi e fui para o albergue no Centro de Foz. (Veja onde se hospedar em Foz do Iguaçu)

Dia 2

Acordei por volta das 7h30 e fui para o Parque Nacional do Iguaçu, no lado brasileiro das Cataratas. Fui de ônibus de linha, comum (veja como economizar no transporte em Foz do Iguaçu). Andei pelas passarelas, vi a Garganta do Diabo e fiz o passeio de bote que passa perto das quedas, o Macuco Safári. Fiz um lanche reforçado lá como almoço.

Depois de passar boa parte do dia lá, por volta das 16h fui para o Parque das Aves, que fica ao lado do Parque Nacional do Iguaçu. Depois voltei para o albergue, tomei banho e jantei em Foz mesmo. (veja as dicas de restaurantes em Foz e região).

roteiro foz do iguaçu parque das aves

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Roteiro Foz do Iguaçu – Dia 3

Pela manhã, fui ao Templo Budista de Foz do Iguaçu. Fui e voltei de transporte público.

Em seguida, peguei um ônibus para o freeshop argentino, onde fiz umas comprinhas.  Na sequência, terminei de cruzar a fronteira com a Argentina e fui para a Puerto Iguaçu, almoçar. Terminei de almoçar no meio da tarde.

Logo após o almoço, fui para lojas de vinho da cidade comprar umas garrafas. Andei um pouco pela cidade em busca de lojas de roupas, mas não encontrei nada de muito interessante. Por fim, peguei o ônibus no terminal de Puerto Iguazú no final da tarde e comi numa lanchonete deliciosa de Foz.

roteiro foz do iguaçu templo budista

Buda no templo em Foz. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 4

Comecei este dia do meu roteiro de viagem em Foz do Iguaçu conhecendo o lado argentino das Cataratas e vendo as atrações obrigatórias do Parque Nacional Iguazú. O dia começou cedo, porque eu queria chegar no parque logo depois de ele abrir. Passei o dia inteiro lá. Caminhei por todas as trilhas e fiz o passeio de bote que vai pertinho da queda d’água, o Gran Aventura. Meu almoço foi um lanche no parque.

Depois, voltei de transporte público para tomar um banho no albergue em Foz, e peguei de novo um ônibus para ir para a Argentina, jantar. Voltei de táxi pra Foz.

Lado argentino das Cataratas também é sensacional. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Foz do Iguaçu – Dia 5

Acordei um pouco mais tarde e fui novamente para Parque Nacional Iguazú, na Argentina, mas desta vez para fazer a trilha do Sendero Macuco. Tomei banho de cachoeira, almocei uma massa bem fraquinha no parque e voltei para o albergue.

Aliás, até teria dado tempo de conhecer o bar de gelo de Puerto Iguazú. Neste Icebar você bebe e curte um bar onde o balcão, os bancos e as prateleiras são todas de gelo. Porém, eu esqueci de levar roupa para trocar e como eu estava com o biquíni molhado depois de ter tomado banho de cachoeira, fiquei com medo de ficar gripada e achei melhor voltar pro albergue. Lanchei em Foz mesmo.

roteiro foz do iguaçu cachoeira

Cachoeira Arrechea. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 6

Acordei super cedo porque tinha que estar na Usina Hidrelétrica de Itaipu para a visita às 8h30. E já tinha que deixar a mala pronta no albergue. Depois de fazer a visita à usina, que foi a última atração no meu roteiro turístico em Foz do Iguaçu, almocei em um comida a quilo perto do albergue. Na sequência, peguei a mala e fui para o aeroporto de ônibus urbano. Meu voo saiu de Foz por volta das 15h.

Observem que eu não fui ao Paraguai fazer compras, porque não é o tipo de passeio que curto. Mas, se eu quisesse, eu poderia ter ido no meu segundo dia de viagem, que foi mais livre. Fiz tudo que eu queria fazer lá. Só faltou ir ao Ice Bar, mas na verdade nem sei se ir sozinha para esse tipo de atração é bacana.

Como se deslocar

Precisa de carro?

Sem dúvida, um carro vai facilitar a vida, especialmente para ir pras atrações da Argentina. Porém, não é essencial para o roteiro de Foz do Iguaçu, já que a cidade é bem servida de transporte público, que funciona bem.

Se for alugar um carro, a minha indicação é sempre a Rentcars, site que reúne várias locadoras, de diversas cidades do mundo, e que eu já usei inúmeras vezes. Você compara preços e reserva online. 

Como se deslocar de transporte público

Eu viajei sozinha e achei super fácil andar de transporte público para as atrações do meu roteiro de Foz do Iguaçu e também em Puerto Iguazú. Além disso, foi bem seguro. Veja todos os detalhes sobre como se deslocar em Foz.

Onde trocar dinheiro

Não consegui trocar Reais por Pesos Argentinos no Centro de Foz do Iguaçu, porque não encontrei nenhuma casa de câmbio nas redondezas do meu hostel. E nos 4 dias em que estive em Foz, não vi nenhuma casa de câmbio nas ruas do Centro por onde passei. Por isso, acabei trocando meus Reais por Pesos Argentinos na casa de câmbio que fica anexa ao posto de Imigração na fronteira com Puerto Iguazú (Argentina), chamada Libres.

Dentro do Freeshop de Puerto Iguazú também há uma casa de câmbio, que fica aberta no mesmo horário de funcionamento do freeshop: das 10h às 21h, todos os dias. (Leia aqui as minhas dicas de compras em Puerto Iguazú, Foz e Paraguai).

Mas agora que as cataratas do lado argentino estão com venda online de ingressos, você nem precisa trocar pesos por reais. Ônibus de linha, bares, restaurantes, taxistas e lojas aceitam Reais e muitas vezes com uma cotação mais vantajosa que as das casas de câmbio.

Onde ficar

Em primeiro lugar, você deve levar em conta que os pontos turísticos não estão no centro de Foz do Iguaçu, mas a distância não é grande. O centro de Foz é um  bairro prático para quem quer andar de transporte público. Nesta região, um hotel 3 estrelas super tradicional é o Tarobá, indicado por um amigo.

Para quem quer ter uma vista inesquecível, o ideal é ficar no hotel que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Belmond Hotel Cataratas. Um luxo!

Já a Avenida das Cataratas é uma boa alternativa para quem quer hotéis com estrutura de lazer. Nesse sentido, um deles é o  Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.

Para saber mais sobre onde se hospedar, eu recomendo a leitura do post com todas as dicas de hotéis em Foz do Iguaçu.

Você também pode preferir se hospedar em Puerto Iguazú, na Argentina, para fazer seu roteiro por Foz do Iguaçu e arredores. Então, o Panoramic Grande Iguazú chama atenção no Booking, onde tem nota 8,5. Ampla piscina e área verde, vista para o rio e até cassino próprio são alguns dos diferenciais.

Roteiro Foz do Iguaçu – Conclusão

Em conclusão, seu roteiro para Foz do Iguaçu cabe em umas férias curtinhas ou um fim de semana prolongado. Você não vai se arrepender, porque as Cataratas do Iguaçu são completamente deslumbrantes. Recomendo que você se planeje para conhecer também o lado argentino do ponto turístico. Aliás, por lá, o passeio de barco é bem bacana, hein.

Além disso, no seu roteiro de Foz do Iguaçu, você também pode incluir almoços e jantar em Puerto Iguazú para se deliciar com a gastronomia argentina.

E você, tem alguma dica de viagem para Foz do Iguaçu? Escreva nos comentários!

Saiba mais sobre os parques nacionais. Assista ao vídeo!

Leia também:

Comentários

  1. Sunny
    26 fev 2015

    Marcelle, adorei seu roteiro e da forma que você detalhou. Já estou anotando todas as dicas aqui, pois pretendo seguir a maioria delas no fim de março. Vi também que tem vários relatos de outras viagens. Virei sua fã! kkkk Tbm sou viciada em viajar 😉

  2. Bruna Oliveira
    16 mar 2015

    Adorei todas as informações que você disponibilizou! Viajo este mês para Foz e suas dicas ajudaram a me organizar em relação pra onde ir em cada dia. 🙂

  3. Ludmila Fróes
    14 abr 2015

    Adoro suas dicas! Sou fã! Fiz todas suas sugestões da Ilha Grande e adorei!

  4. Lucas Santos
    16 jun 2015

    Marcelle,

    Pra voltar de Porto Iguazu a noite, como você fez? Vi que o último onibus é as 20hs. O táxi é caro?

    Obrigado pelas dicas.

  5. Lidia
    24 set 2015

    Marcelle estou indo a Foz agora em outubro e amei suas dicas.

  6. gracie
    27 set 2015

    boa tarde, adorei as dicas, da pra eu ir pra Porto Iguazu de transporte publico, visitar as cataratas, ir ao ice bar, passar pelo Duty free e lá pegar um taxi pra me levar pro centro de foz? alguém fez essa programação no mesmo dia?

    • 07 out 2015

      Oi, Gracie,
      Vai ficar beem puxado, pois o parque argentino demanda mais tempo que o brasileiro para conhecer. Chegue na hora em que o parque abre (às 8h), saia na hora em qe ele fecha (18h). Depois de ver o parque, vá para o Ice Bar, que fica aberto até às 23h30 e depois vá ao Duty Free, que já fica no caminho para Foz e funciona até às 21h.
      Abraço,

  7. Rafaelle
    28 set 2015

    Adorei suas dicas. Vou a Foz em janeiro e já salvei seu blog nos meus favoritos. Você pode me dizer quanto foi a entrada nas cataratas do lado Argentino?

    • 07 out 2015

      Rafaelle, em março de 2014, brasileiros, paraguaios, uruguaios e venezuelanos pagavam 150 pesos (adulto). Argentinos pagavam 80 pesos e pessoas de outras nacionalidades pagam 215 pesos. Só é possível pagar em dinheiro e em PESOS. Por isso, lembre-se de levar pesos para comprar o tíquete. Se você for visitar o parque no dia seguinte ao da primeira visita, você terá 50% de desconto no bilhete do segundo dia. Basta carimbar seu tíquete na bilheteria na hora de sair, no primeiro dia, e apresentá-lo na bilheteria novamente no dia seguinte.
      Mas na Argentina a inflação é alta, então o preço certamente subiu. Sugiro que mande email para o parque perguntando o preço.
      Abraço,

  8. elisabetedasilvamachado
    03 out 2015

    Adorei suas dicas pois passarei cinco dias em Foz, agora em Outubro. Valeu muuuuuuuuito. Abração.

  9. Rafael
    01 jun 2016

    ótimo post! parabéns, realmente Foz do Iguaçu é muito lindo. Existe um site que organiza as casas de cambio e mostra a melhor taxa, ele tem muitos resultados em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Paraguai. o nome do site é http://www.aquicambio.com vai ajudar muito para quem vai trocar dinheiro para compras nos tres países, usem!! eu economizei dinheiro, além que o site mostra no mapa onde estão localizadas as casas de cambio! bem show!!!

  10. Denise Passos
    09 dez 2022

    Olá !! Muito legal seu post me ajudou bastante, estou criando coragem para ir sozinha. Queria saber se pra vc foi uma experiência tranquila ? Se sentiu segura ? Os passeios também dá pra fazer sozinha ou vc teve que dividir com algum grupo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *