Um passeio pelo centro de Viena

postado por Marcelle Ribeiro em 13/10/2012 - Atualizado em: 08/02/2019
Compartilhar este artigo:
viena-stephansdom2

A Stephansdom, ou Catedral de Santo Estevão. Foto: Marcelle Ribeiro.

O nosso primeiro dia em Viena, na Áustria, foi cheio de atrações “obrigatórias” para qualquer turista. Chegamos na cidade no fim da manhã do dia 09 de junho e depois de fazermos check in no hotel, fomos logo dar uma volta.

Começamos o passeio no início da tarde visitando o Complexo Hofburg, que tem vários prédios históricos da época da família Habsburgo. São museus, palácios, biblioteca… enfim, muito para ver! Nós priorizamos as atividades. Entramos apenas na Silberkammer, onde fica prataria, as jóias e a porcelana do imperador; o Kaiserappartments, que tem peças usadas pela família real; e o Sissi Museum, que é um museu que conta a história da imperatriz Sissi. Os três são imperdíveis!!

viena-hofburg1

Maridão e parte da fachada do Complexo Hofburg. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ficamos impressionados com a prataria da família Habsburgo e demos boas risadas com os guardanapos de pano dobrados no formato de bichos. E olha que eu não costumo gostar de ver pratos e talheres, mas esses são de encher os olhos (mesmo sem comida dentro! rsrsrs).

Procurando hotel? O Booking  tem opções para todos os bolsos. Reserve por  esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
viena-hofburg3

O arranjo de mesa do imperador era feito de ouro. Foto: Marcelle Ribeiro.

O Sissi Museum é muito interessante, porque conta o mito em torno da imperatriz e todas as esquisitices dela.

Pena que não pode tirar foto nos Kaiserappartments e no Sissi Museum…

Lá no Complexo Hofburg ainda tem museu de instrumentos musicais, museu de armas e armaduras, museu de antiguidades gregas, capela onde os meninos de Viena cantam…

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!
viena-hofburg2

A prataria da família imperial austríaca. Foto: Marcelle Ribeiro.

viena-hofburg4

Guardanapos dobrados no formato de peixe e de ave. Foto: Marcelle Ribeiro.

Saímos de lá morrendo de fome e andamos um pouco para achar um restaurante a preços razoáveis. Já passava das 15h!

Depois de almoçar, mesmo com o tempo meganublado e com risco de chuva, resolvemos andar um pouco pela cidade.

Passamos na frente do Parlamento, e vimos um protesto meio louco. Tinha mais policial vigiando os manifestantes do que gente protestando. Como a gente não fala uma palavra de alemão, não entendemos sobre o que era a manifestação e acabamos esquecendo de olhar na internet. Mas mesmo com a situação um pouco tensa em frente ao Parlamento, deu para tirar fotos da fachada.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto! Atendimento 24h em português!
viena-parlamento

O Parlamento da Áustria. Foto: Marcelle Ribeiro.

A alguns passos do Parlamento, vimos o prédio da prefeitura (Rathaus), que é lindíssimo. Em frente a ele fica um teatro lindo. E ali logo ao lado, uma universidade.

viena-prefeitura

O lindo prédio da Prefeitura de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

viena-teatro

O Teatro de Viena fica bem em frente à Prefeitura. Foto: Marcelle Ribeiro.

viena-universidade

Fachada da Universidade de Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

Resolvemos pegar o metrô para ver a fachada do Secession (descemos na estação Karlsplatz), um espaço para exposições de arte temporárias. Não entramos, queríamos apenas ver a cúpula dourada da fachada.

viena-secession

A fachada do Secession, em Viena. Foto: Guilherme Calil.

Ali pertinho do Secession fica uma feira de rua, com comida e restaurantes interessantes, chamada Naschmarkt (estação de metrô Naschmarkt). Lá tem vários restaurantes onde o povo vai provar vinhos, muitos com mesinha na rua. Mas estava chuviscando, a gente já tinha almoçado, e estávamos doidos mesmo era para comer um doce com chocolate quente. Não achamos nada parecido com um café na feira (e olha que Viena é famosa por seus cafés!). Andamos mais um pouco e, perto do Secession, encontramos um lugar bem agradável para comer o nosso docinho, uma famosa torta vienense, chamada Sacher. Mas isso é papo para outro post…

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

De lá, fomos para outro Top 10 de Viena, a Stephansdom, ou Catedral de Santo Estevão. A fachada da igreja é linda, cheia de azulejos no topo e com detalhes meio góticos. Lá dentro um jogo de luzes cria um efeito interessante no teto e nos vitrais internos (que estão cobertos por uma película colorida). Não pudemos conhecer toda a igreja por dentro porque estava tendo uma missa quando chegamos, só pudemos entrar numa área limitada.

viena-stephansdom

Os vitrais da Stephansdom, em Viena. Foto: Marcelle Ribeiro.

Nesse dia, mortos de cansados, nem saímos para jantar, comemos no hotel mesmo.

Complexo Hofburg:
http://www.hofburg-wien.at/en.html
Horário de funcionamento: De setembro a junho, abre todos os dias, das 9h às 17h30. Em julho e agosto abre todos os dias dias, das 9h às 18h.
Endereço: Michaelerplatz, s/n. Perto da estação Stephanplatz do metrô.
Preço: Adultos pagam 10,50 euros com direito a audioguia. Estudantes de 19 a 25 anos de idade e pessoas que tenham o Vienna Card pagam 9,50 euros, também com direito a audioguia. Mas se você comprar o Sissi Ticket, que dá direito às três principais atrações do Hofburg (Silberkammer, Kaiserappartments e Sissi Museum), ao Palácio Schonbrunn (que também é imperdível) e à Coleção de Móveis Imperiais, você paga 23,50 euros (adulto).

Stephansdom, ou Catedral de Santo Estevão:
http://www.stephansdom.at/
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 6h às 22h e domingo das 7h às 22h.

Veja a lista com todos os posts sobre a Áustria

 

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Virgílio Agra
    17 set 2013

    Marcelle,
    Pretendo viajar no final do ano para Viena e gostei muito das informações contidas no seu sítio.
    Peço sua gentileza no sentido de me esclarecer alguns pontos sobre os valores dos ingressos para o Hofburg:
    a) Para cada atração do Hofburg (Silberkammer, Museu Sissi, etc.) é cobrado um novo ingresso no valor de 10,50 euros para cada atração?
    b) Li em outro lugar que o Vienna Card dá direito a “descontos em museus e gratuidade nos transportes públicos” o que seria, a princípio, interessante. No entanto, achei muito pequeno o desconto de apenas 1 euro para os portadores do Vienna Card. Você acha que, ainda assim, vale a pena compra-lo?
    Aguardo sua resposta e espero que você continue escrevendo, pois achei o seu sítio na internet um dos melhores, senão o melhor, que conheço.
    Saúde, sabedoria e paz!
    Virgílio Agra

    • 18 set 2013

      Oi, Virgílio,

      Com um único ingresso (chamado The Vienna Hofburg), você visita o Museu Sissi, os Imperial Apartments e a Silver Collection. Tudo isso sai por 11,50 euros (preço de hoje). Veja em http://www.imperial-austria.at/hofburg-vienna/hofburg-wien.html
      Para saber se vale a pena comprar o Vienna Card, você tem que decidir antes em que museus e atrações quer ir. Porque o desconto é pequeno mesmo, então pode ser que não valha a pena para você.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *