Como se locomover na Tailândia sem perrengue

postado por Marcelle Ribeiroe publicado em 01/09/2020

Apesar de não ser um país enorme, a Tailândia tem alguns desafios para quem deseja conhecer todo o país em uma viagem. Algumas cidades parecem próximas, mas há dificuldades de conexão entre elas e nem sempre dá pra ir de um ponto a outro no mesmo dia, especialmente se você pretende sair de uma costa para a outra. Além disso, é preciso se planejar para economizar nas viagens. Neste post, vamos te mostrar como se locomover na Tailândia e as melhores maneiras de evitar dores de cabeça nas férias!

Avião
Barco
Ônibus
Trem
Tíquete Combinado
Van
Grab
Táxi
Tuk Tuk
Metrô e Skytrain
Red Truck
Carro

Avião

É, de longe, a maneira mais confortável de como se locomover pela Tailândia. O país tem diversos aeroportos internacionais e isso facilita bastante se você vai combinar a viagem pela Tailândia com a visita a outros países do Sudeste Asiático. Nós, por exemplo, saímos de Bangkok (na Tailândia) para o Laos (país vizinho à Tailândia) e voltamos de lá direto para Chiang Mai (também na Tailândia), porque era uma rota que fazia sentido, pela proximidade e pelos hubs aéreos.

Isso ajuda muito a organizar o seu roteiro sem perder muito tempo com conexões.

Bangkok, por exemplo, tem dois aeroportos internacionais. As cidades de Chiang Mai, Krabi e Phuket, por exemplo, também recebem voos de outros países da região e até de outros continentes. Todos os terminais estão em bom estado e contam com uma boa estrutura para garantir conforto aos passageiros.

Outra grande vantagem é que existem muitas companhias aéreas no mercado tailandês. Com a grande concorrência, é bastante comum encontrar promoções e preços bem em conta até mesmo na alta temporada.

como se locomover na tailandia avião

Muitas empresas low cost operam na Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro

Companhias Low Cost

Outra característica do mercado aéreo da Tailândia é a existência de muitas companhias low cost, como a Air Asia, Nok Air e VietJet Air. Essas companhias são bem baratas, mas é preciso ficar atento porque muitas delas cobram o despacho de malas acima de 7 quilos. Mesmo assim, elas valem a pena!

Nós usamos a Air Asia e a Nok Air e não tivemos qualquer problema. As aeronaves estão em bom estado e os voos foram pontuais e sem qualquer transtorno.

Uma maneira de conseguir passagens de avião na promoção é ficar de olho nos sites MaxMilhasViajanet Passagens Promo.

Dentre as companhias mais “careiras” e “tradicionais” há a Bangkok Airways e a Thai Airways.

Como se locomover na Tailândia: Barco

Quando analisar como se locomover na Tailândia, você verá que os os barcos são muito usados no transporte entre as ilhas tailandesas, como Koh Phi Phi, Koh Lanta e Koh Lipe. Além disso, é a única maneira de se chegar a Railay Beach.

Os barcos fazem parte do meio de vida dos tailandeses. Em Bangkok, eles servem até como transporte público! Além disso, muitas pessoas usam os barcos até como comércio nos mercados flutuantes, super tradicionais no país.

Melhor maneira de ver horários e preços de barcos

São dezenas de companhias de barcos na Tailândia e muitas não têm site, ou só têm site em tailandês. E como se locomover na Tailândia com eles? A melhor forma é pelo site 12GoAsia, que reúne dezenas dessas empresas, não só e barco, mas também de transfer, ônibus, trem, van e até de táxi! Dá para ver horários, tempo de viagem e reservar online.

Long Tail

É o típico barco tailandês, feito de madeira e, muitas vezes, decorados com fitas. Ele é muito usado para passeios turísticos nas ilhas e até como transporte para pequenas distâncias. Normalmente, ele acomoda entre 8 e 10 pessoas e o barco balança, até porque não é uma embarcação grande.

Os preços variam muito e quase sempre dependem de negociação com os barqueiros. Para pequenas distâncias, pagamos cerca de 100 bath (US$ 3,21 ou R$ 17) por trecho e por pessoa. Se você pretende usar os long tails para passear, espere pagar mais caro do que em outros barcos, especialmente se for um passeio exclusivo.

long tail tailandia

Long tail é o barco tradicional da Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro

Ferry x Speed Boat

Os ferries são barcos maiores e mais confortáveis, mas mais lentos. Usamos ferries para chegar à Phi Phi e Ao Nang. Os nossos tinham ar-condicionado, bar e televisões exibindo filmes. Também tinham uma área externa, em que as pessoas usavam para pegar um sol.

Os barcos não balançaram muito e tivemos viagens bastante tranquilas. Não há limite de malas nem de peso por pessoa e a bagagem fica empilhada dentro da embarcação, numa ponta perto dos passageiros.

Já as lanchas rápidas (speed boats) são menores, e dizem que balança mais. Em compensação, as viagens ficam bem mais rápidas. Não chegamos a usá-las nos nossos deslocamentos na Tailândia.

Não se preocupe em tentar descobrir quais empresas de ferry ou de lancha rápida são melhores que as outras. Todas são bem parecidas. Vá na que tiver os melhores preços e horários para o seu planejamento de viagem. Você pode pesquisar as alternativas no site da 12GoAsia, que nós usamos no nosso planejamento e funciona super bem.

Powered by 12Go system
como se locomover na tailandia ferry

Interior de um ferry, que faz trajetos entre as ilhas da Tailândia. Foto: Marcelle Ribeiro

Barcos como transporte público

Em Bangkok, existem duas linhas de barcos no Rio Chao Phraya, principal rio da cidade: a azul e a laranja. Elas são as mais usadas pelos turistas e são ótimas para evitar os congestionamentos da capital tailandesa, especialmente no fim da tarde. Eu explico mais sobre esses barcos no post sobre como se locomover em Bangkok.

Como se locomover na Tailândia: Ônibus

Os ônibus são outra forma de como se locomover na Tailândia. Existem ônibus que ligam Bangkok e Chiang Mai,  por exemplo, mas a viagem é longa e há relato de furtos.

Um trecho de ônibus muito popular é entre Chiang Mai e Chiang Rai. Na minha opinião, é a melhor forma de fazer essa viagem. A distância entre as duas cidades é de quase 190 km e o trajeto pode ser feito em cerca de 3 horas.

O ônibus chamado VIP é confortável, limpo, com ar-condicionado e poltronas largas. Vale muito a pena! Eu falo mais sobre a nossa viagem de ônibus no post sobre o que fazer em Chiang Rai.

Mas também é preciso tomar cuidado porque algumas empresas, especialmente as que operam nas imediações da Khaosan Road, em Bangkok, não têm muita preocupação com segurança. Prefira comprar de empresas que saiam de terminais rodoviários, como o Mo Chit, também na capital tailandesa.

Uma curiosidade sobre os ônibus na Tailândia é que muitos deles têm a carroceria super decorada, com pinturas extravagantes. Parece até um carro alegórico!

No site da 12GoAsia também dá para comprar passagens online e ver horários e preços.

onibus chiang mai

O ônibus entre Chiang Mai e Chiang Rai é muito popular. Foto: Marcelle Ribeiro

Como se locomover na Tailândia: Trem

Existem vários trechos que podem ser realizados de trem e você pode considerá-los na hora de planejar como se locomover na Tailândia. Dois deles são mais famosos: a viagem entre Bangkok e Ayutthaya e entre Bangkok e Chiang Mai.

Entre Ayutthaya e Bangkok, por exemplo, existem 32 trens todos os dias. A viagem entre as duas cidades demora cerca de 1h30, mas os trens costumam atrasar.

Para Chiang Mai, uma alternativa para quem quer economizar pode ser comprar um assento no trem noturno. Como a viagem dura 13 horas, esse veículo oferece uma cama para os passageiros, poupando uma diária.

De Bangkok, os trens saem da estação Hua Lamphong.

Você pode comprar o bilhete na estação de trem ou pela internet. Se tiver dúvidas, a empresa que vende as passagens tem um passo a passo para fazer a compra pela internet.

Tíquete Combinado

Em várias viagens dentro da Tailândia, o turista precisa combinar diversos meios de transporte para chegar ao destino. Quem quer ir de Bangkok para Koh Phi Phi ou outra ilha turística, precisa pegar um avião, um transporte terrestre até o porto e um barco, por exemplo.

A maneira mais fácil para não ter que esquentar a cabeça para conciliar os horários de todos os meios de transporte é comprar um “joint ticket”, ou seja, um tíquete combinado. Assim, qualquer atraso em um desses meios de transporte é de responsabilidade da companhia que te vendeu o bilhete combinado. E dá certo, viu?

Eu usei o “joint ticket” algumas vezes lá e não apenas não teve atraso como até consegui fazer a viagem em menos tempo!

Onde ver empresas, horários e preços de transporte na Tailândia?

Como eu disse, a melhor maneira de ver todas as possibilidades de todos os meios de transporte na Tailândia é no site da 12GoAsia, um agregador de várias empresas não só na Tailândia, mas no Sudeste Asiático. Foi lá que eu fiz todas as minhas pesquisas.

O legal do site é que, além de ser prático, por reunir tudo num lugar só, você lê os comentários de quem já usou os serviços de cada companhia. Além disso dá para comprar online antecipadamente pagando uma pequena taxa de conveniência.

Dá para deixar para comprar a passagem avulsa ou mesmo a de joint ticket na hora também, em guichês das próprias empresas ou pequenas agências turísticas no aeroporto, no porto no centrinho turístico das cidades. Eu comparei preços que vi nestas agenciazinhas de turismo de rua e achei preços bem semelhantes ao do 12GoAsia.

como se locomover na tailandia van

Van é usada para passeios e nos tíquetes combinados. Foto: Marcelle Ribeiro

Van

As vans são muito usadas pelas agências de turismo para fazer passeios para lugares mais afastados. Normalmente, elas estão em bom estado e têm ar-condicionado.

Nós usamos as vans para conhecer o Parque Nacional Doi Inthanon e não tivemos problemas. Também usamos no nosso passeio para Ayutthaya e recomendamos, especialmente pelo conforto e pelo ar-condicionado em todos os deslocamentos.

Em alguns casos, as vans são usadas como transporte entre cidades na hora de como se locomover na Tailândia, como a que eu peguei para ir para Koh Lipe. Na prática, não tem como conferir o estado de conservação da van antes de fazer a compra. Tem que confiar e ver as reviews sobre as empresas no site da site da 12GoAsia,

Como se locomover na Tailândia: Grab

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que não existe Uber na Tailândia. Então, como se locomover na Tailândia com um carro de aplicativo? Basta baixar o app do Grab.

O aplicativo tem tradução para o inglês e você nem precisa de um cartão de crédito para pagar as corridas. Coloque os endereços de origem e destino, escolha o tipo de carro que quer e defina que o pagamento será feito em dinheiro.

O Grab manda a placa e o modelo do veículo e também uma foto do motorista. Dá para conversar com o motorista pelo sistema de mensagens do Grab, que traduz as suas mensagens automaticamente.

O preço já é definido pelo aplicativo e você não precisa ficar negociando com o motorista. Nós usamos muito!

Contudo, para nós, o Grab só funcionou no celular que estava com um chip comprado na Tailândia. Com o chip internacional comprado ainda no Brasil não funcionou.

Leia também: Melhor época para ir à Tailândia: Mês a mês, pra não errar

Táxi

Os táxis são relativamente baratos e bons, mas é preciso insistir para os taxistas ligarem os taxímetros antes do começo da corrida.

Muitos deles preferem ficar negociando um valor fechado para a corrida, o que costuma ficar mais caro que no taxímetro. Se ele insistir em negociar, saia do carro.

Tente levar o nome do seu destino escrito em tailandês ou esteja com seu tradutor do celular funcionando. Os motoristas de táxi não costumam entender inglês e não sabem ler o nosso alfabeto.

Como se locomover na Tailândia: Tuk Tuk

Tuk Tuks são aqueles carrinhos que parecem até motos adaptadas para passageiros e são meios tradicionais de como se locomover na Tailândia. Mas eu acho roubada, porque os tuk tuks são caros, calorentos, apertados, inseguros e ainda ficam presos no trânsito.

Eles são mais facilmente encontrados em pontos turísticos. Não há preço fixo e, por isso, é preciso negociar com os motoristas. O valor da corrida vai depender do trajeto e da sua disposição para barganhar.

Nós nos assustamos com os preços cobrados, principalmente na comparação com outros meios de transporte, como táxi e aplicativos. Usando em algumas cidades por falta de opção, mas não achamos muito confortável.

Leia também: Seguro viagem para a Tailândia: 10 razões para comprar

tuk tuk tailandia

O tuk tuk não é confortável e pode sair caro. Foto: Maridão

Metrô e Skytrain

O Skytrain, também conhecido como BTS, é um sistema de trens que circula em trilhos acima das ruas e avenidas de Bangkok. Ele cruza a capital tailandesa de norte a sul em duas linhas e funciona muito bem, principalmente se usado em conjunto com o metrô, conhecido como MRT.

No metrô, são duas linhas: a Azul e a Roxa. A mais importante para os turistas é a Linha Azul, que circula pelas regiões mais visitadas da cidade. Eu falo mais sobre o metrô e o skytrain no post sobre como se locomover em Bangkok.

Leia também: Roteiro Bangkok: De 1 a 7 dias, explicadinho e sem stress

como se locomover na tailandia skytrain

O skytrain ajuda a escapar do trânsito em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro

Como se locomover na Tailândia: Red Truck

O transporte público em Chiang Mai é realizado por picapes vermelhas e não por metrôs ou trens. As picapes são adaptadas e viram um “pau de arara” para transportar os passageiros.

É uma confusão, mas funciona. Algumas picapes (chamadas de red trucks) têm o destino escrito na frente do carro, mas com outros é possível negociar o itinerário. Basta fazer um sinal e o motorista encosta perto da calçada para você embarcar.

Trajetos curtos, principalmente dentro da Cidade Antiga, custam a partir de 30 bath (US$ 0,96 ou R$ 4,72), mas é preciso negociar as viagens mais longas.

Leia também: O que fazer em Chiang Mai: 14 atrações e roteiros prontos

red truck chiang mai

O Red Truck é o transporte coletivo em Chiang Mai. Foto: Marcelle Ribeiro

Carro

Infelizmente, alugar um carro não é uma alternativa de como se locomover na Tailândia, já que os estrangeiros são proibidos de dirigir no país mesmo que tenham uma carteira internacional de habilitação.

A Embaixada do Brasil em Bangkok explica que apenas as carteiras de motorista tailandesas são aceitas no país. O órgão diz ainda que empresas de aluguel de automóveis na Tailândia até alugam carros para estrangeiros. Mas em caso de acidentes, o seguro do veículo pode ser cancelado e o motorista pode ser processado por direção ilegal.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *