Trilha da Pedra Bonita (Rio de Janeiro): É segura? Como fazer?

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 03/09/2020

A trilha da Pedra Bonita é, sem dúvida, uma das as melhores trilhas do Rio de Janeiro. Ouso a dizer que é a melhor. Localizada em São Conrado, de lá a gente tem vistas INCRÍVEIS das praias e das zonas Sul e Oeste da capital. E mais: não é uma trolha difícil, não precisa de guia, e não custa nada. Neste post eu vou dar dicas de como fazer a trilha e mais!

são conrado trilha da pedra bonita

Praia de São Conrado vista da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde fica a trilha da Pedra Bonita?

Fica na Estrada das Canoas, no bairro de São Conrado, finalzinho da Zona Sul do Rio de Janeiro, numa das montanhas dentro do Parque Nacional da Tijuca, no Setor C dele. A Estrada das Canoas é uma ladeira com pouquíssimas construções, geralmente mansões.

Quer o endereço da trilha Pedra Bonita para pedir um carro de aplicativo, um táxi ou colocar no GPS? Coloque “Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita”!

Trilha da Pedra Bonita (RJ): como ir?

O ideal é ir de carro, táxi ou de carro de aplicativo, pois ir de ônibus é mais perrengue.

De ônibus, você tem que pegar o 448 e andar 30 minutos até o início da Rampa de Voo Livre, que é bem pertinho do início da trilha da Pedra Bonita. Considerando que essa região é toda de ladeiras, isso significa que você terá esse esforço a mais antes mesmo de começar a trilha.

Nós fomos de carro e apenas seguimos as placas que indicavam para a Rampa de Voo Livre. Tem um estacionamento do próprio Parque Nacional da Tijuca ali, na subida pra rampa. Mas tinha fila quando fomos e ficamos sem querer esperar para estacionar lá dentro.

Paramos na rua mesmo, como uma galera fez. Só que ao terminar a trilha, vimos que todo mundo que estacionou na rua foi multado (e nós também 🙁 ).

Outra enorme vantagem de estacionar lá dentro, é que você vai percorrer de carro um trecho de ladeira (asfaltado) até o início da trilha propriamente dito. Nós, que estacionamos na rua, tivemos que subir tudo a pé, e quando a trilha começou, já estávamos mortos de cansados! Esse trecho de asfalto é bem mais cansativo que a trilha!! Além disso, percebemos que a fila de carros até anda rápido (ou seja, se tivéssemos esperado, teríamos evitado a multa, e economizado tempo e as perninhas!).

Numa outra vez fomos de carro de aplicativo, que nos deixou na entrada do estacionamento. Contudo, para retornar, não encontrávamos carro pra sair dali. Aí acabamos pegando um táxi que passou por ali.

montanhas trilha da pedra bonita

Montanhas e favela da Rocinha vistas da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Trilha Pedra Bonita: qual a dificuldade?

Nível médio de dificuldade, já que boa parte é subida.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como as trilhas do Rio de Janeiro são em sua maioria bem descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Quanto tempo demora para fazer a trilha da Pedra Bonita?

Cerca de 45 minutos para subir a partir do início dela, na guarita do vigilante. E mais o mesmo tempo para descer e, ainda, uns 30 minutos lá em cima para descansar e tirar fotos. Portanto, reserve 2h. Contudo, se você não estacionar dentro do Parque Nacional da Tijuca, acrescente mais 1h, pois você levará uns 30 minutos para ir da Estrada das Canoas até lá (e o mesmo tempo para retornar).

Como fazer a trilha da Pedra Bonita?

Para chegar ao alto da Pedra Bonita, você faz uma trilha de 1.257 metros, de cerca de 45 minutos por trajeto, como eu disse, de dificuldade média, já que boa parte é de subida. Mas lá do alto não tem como o seu queixo não cair. À esquerda você vê a praia de São Conrado, a Lagoa Rodrigo de Freitas e até o Cristo Redentor. À frente, a Pedra da Gávea, que muita gente curte subir (eu ainda não me aventurei, porque são cerca de 3h30 para ir, mais o mesmo tempo pra voltar). À direita, o visitante aprecia as praias e lagoas da Barra da Tijuca. Estonteante.

A trilha, como eu disse, fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, que é gigante, e tem entradas em vários bairros da cidade do Rio de Janeiro.

No início da trilha há uma placa e um vigilante do parque que pede seu nome, telefone de contato, telefone para contactar alguém em caso de emergência e anota o horário em que você entrou. Super organizado! Tudo isso para saber quantas pessoas estão lá em cima e ficar mais fácil para o caso de um problema, resgate, sei lá. Esse vigilante também vende água mineral.

A alguns metros da entrada da trilha, ladeira acima (!!), há um banheiro e a rampa de voo livre, onde é bacana ir também. Na volta, o vigilante pergunta o seu nome. Não é necessário ir com guia, pois o caminho não tem erro. Contudo, eu não iria sozinha, porque nunca é bom fazer trilhas sozinha, em qualquer lugar.

No caminho, ainda vimos uns micos fofos!

mico trilha da pedra bonita

Mico na Trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Trilha Pedra Bonita: preço

A entrada é grátis.

Porém, para quem não tem companhia para fazer a trilha, o ideal é contratar um guia, que pode te ajudar em qualquer eventualidade. No site Viator dá para reservar online um passeio que inclui transporte ida e volta saindo da estação do metrô da Barra, guia e fotos profissionais, por R$ 180 por pessoa.

Trilha Pedra Bonita: quantos km ela tem?

Tem 1.257 metros só de ida. O mesmo tanto de volta.

trilha da pedra bonita

Papi na trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Horário de funcionamento

Qual o horário de funcionamento da trilha da Pedra Bonita? É possível fazer a trilha diariamente, inclusive nos fins de semana e feriados. O Parque fica aberto das 8h às 17h, mas você não pode entrar muito perto do horário de fechamento. Por conta do horário, não dá para ver o nascer do sol lá.

Mas atenção!! Se você quer saber se trilha da Pedra Bonita esta aberta durante a pandemia do novo coronavírus, a resposta é não. Ela chegou a ficar aberta uns dias, mas como estava lotando de gente e as pessoas não estavam usando máscara, o acesso à trilha foi fechado.

praia da barra trilha da pedra bonita

Praia e lagoas da Barra da Tijuca. Foto: Marcelle Ribeiro.

A trilha da Pedra Bonita é perigosa?

Não. Não é perigoso nem por motivos de dificuldade da trilha, porque ela é de nível médio e não tem que fazer escalaminhadas, tanto porque não é comum ouvir notícias de assaltos na trilha. Não fica em favela, o acesso é controlado pelo Parque Nacional da Tijuca. Dá para fazer sem guia, como eu disse.

trilha da pedra bonita

Pedra da Gávea vista da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Leia também:

Comentários

  1. 07 out 2015

    OLá, Tatiana,
    Te respondi por email. Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *