Onde ficar em Mallorca (Espanha): Entenda as 6 melhores regiões

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 14/05/2020

Quem vai para uma ilha tão grande como Mallorca, na Espanha, com 3.640 km quadrados, deve pensar bem antes de decidir onde se hospedar. E, acima de tudo, saber quais regiões pretende visitar. Vai querer conhecer um pouco de cada região ou pretende se concentrar numa área? Vai com o intuito de curtir praias ou no inverno? Neste post eu explico um pouco mais sobre como decidir onde ficar em Mallorca.

De maneira bem resumida, para ficar bem colado numa praia boa de tomar banho, bonita e com boa infraestrutura, os melhores lugares ficar são as praias Del Muro, Cala Milor e Port de Pollença. Para economizar, a dica é a cidade de Colonia de Sant Jordi. E para quem não vai alugar carro ou vai numa época em que a praia não vai ser a maior atração, eu indico a cidade de Palma de Mallorca.

Quer saber mais por que dessas indicações? Fique comigo e leia o post. Se preferir, clique no índice para ir direto ao que interessa.

 

Onde fica Mallorca?

Antes de tudo, vamos explicar o básico: onde fica Mallorca? É uma ilha na Espanha, que, em relação ao continente, está mais próxima de Valência e Barcelona. É uma das 4 ilhas das Ilhas Baleares (as outras são Menorca, Ibiza e Formentera, todas visitadas por nós). Chega-se a Mallorca de avião (a ilha tem seu próprio aeroporto, que é grande) ou de ferry. Boa parte dos voos para Mallorca faz escala em Barcelona ou em Madrid, mas no alto verão (especialmente em julho e agosto) há voos diretos ligando Mallorca a outras cidades da Europa.

Quem vem de ferry pode pegar a embarcação em Menorca (como nós fizemos), Ibiza, Valencia ou Barcelona.

Leia também: Ilhas Baleares | Espanha: Qual a melhor? O que você PRECISA saber

 

Dica para economizar na passagem para Mallorca

Cheque os sites MaxMilhasViajanet, e Passagens Promo para ver promoções de passagens para Mallorca. Lembre-se que há lowcosts (empresas aéreas barateiras) que voam para Mallorca, como a Vueling e a Iberia Express (ambas pertencem ao grupo da Iberia).

Como o aluguel de carro influencia sobre onde ficar em Mallorca?

Você vai aproveitar muito mais e melhor a ilha se alugar um carro. Há ônibus apenas em alguns trechos de Mallorca (nós até usamos algumas vezes) e não há metrô. A gente alugou pelo site Rentcars.

Se você não for alugar um carro e quiser explorar as diferentes regiões da ilha, provavelmente a melhor opção de onde ficar em Mallorca será a cidade de Palma de Mallorca, principalmente porque me pareceu ser a mais bem servida de ônibus. Além disso, há muitos passeios que saem de Palma de Mallorca para outras regiões da ilha, como para Sóller, Port de Sollér e Valdemossa (na Serra Tramutana)e grutas de Cuevas de Drach e Hams.

Contudo, se você estiver em duas ou mais pessoas, as chances de você gastar menos com o aluguel de carro do que com passeios são grandes.

Leia também – Mallorca | Espanha: Guia completo com todas as dicas para sua viagem

Dividir ou não sua estadia em cidades diferentes?

Se você vai passar 6 ou mais dias em Mallorca, vale a pena considerar se hospedar uma parte dos dias em uma cidade e o restante em outra. A ilha é gigante e os deslocamentos diários para conhecê-la podem passar dos 200km rodados de carro por dia, dependendo da origem e destino.

Nós dividimos nossa hospedagem entre Colonia de Sant Jordi, para fica mais perto de praias, e Palma de Mallorca, para ficar mais perto do aeroporto, onde devolvemos o carro que alugamos e de onde saímos da ilha. Passamos 6 noites em Colonia de Sant Jordi e uma em Palma de Mallorca. No dia que passamos em Palma não precisamos do carro, porque o centro histórico é visitável a pé. Portanto, devolvemos o carro assim que fizemos check in no hotel Abelux, em Palma de Mallorca.

Veja aqui dicas de hotéis em toda a ilha de Mallorca (todas as cidades).

Onde ficar em Mallorca perto da praia

Apesar de Mallorca ter muitos atrativos além de praias, são elas que mais levam turistas à ilha. Eu rodei 7 dias inteirinhos pela ilha de carro, fui a praias de norte a sul, de leste a oeste. E vi que de maneira geral, muitas praias lindíssimas não têm nenhum núcleo de hospedagem por perto. Ou seja, são praias com menos “estrutura”. Outras podem ser ligeiramente menos bonitas, mas têm muitos hotéis.

Ganhe um segundo chip internacional grátis na compra do seu para usar até 2 anos da compra. Use o cupom VAIPASSAR até 14/06.

Portanto, no quesito “onde se hospedar em Mallorca para curtir praia” as minhas regiões preferidas são estas abaixo. Confira também algumas dicas de hotéis em Mallorca perto da praia. Para facilitar, coloquei um mapa com pins indicativos em diferentes cores acima.

Além disso, fiz simulações para o início de junho, no quarto duplo mais barato, todos em hotéis com ar-condicionado. Ah, vale dizer que muitos lugares se chamam “apartamentos” mas têm estrutura de hotel, com recepção e tudo.

Leia também: O que fazer em Mallorca (Espanha): Passeios e praias imperdíveis no roteiro

Cala Millor (nos pins roxos do mapa)

A Cala Millor é uma praia mais urbana, com calçadão e hotéis bem em frente à faixa de areia. Entretanto, ela não deixa nada a dever a praias mais “selvagens”. A água tem tons de azul e verde de cair o queixo e é quentinha. A faixa de areia é super longa. Por lá, é possível alugar cadeiras e guarda-sol.

Tem muito comércio a poucos metros da faixa de areia. Há opções de restaurantes para todos os bolsos. Tem um gostoso calçadão onde dá para caminhar e andar de bike. E tem chuveiros de água doce gratuitos também. Além disso, tem bastante vaga para estacionar de graça a umas duas quadras da praia.

Nós não nos hospedamos lá, mas se eu voltar a Mallorca, gostaria de me hospedar na Cala Millor.

Algumas dicas de hotéis na Calla Millor:

Veja mais opções de hotéis na Cala Millor.

Calla Millor onde ficar em mallorca

Calla Millor com prédios ao fundo. Foto: Maridão.

Playa del Muro (pin preto no mapa)

Dona da maior faixa de areia que vimos em Mallorca, a Playa del Muro em água azul em diferentes tons e, é até quentinha para os padrões maiorquinos. A temperatura é parecida com a do mar em Salvador (BA). A praia tem uma super estrutura, a maior que vimos. São hotéis, restaurantes, bares e até shopping center perto da praia. É possível alugar cadeira e guarda-sol.

As áreas de estacionamento são grandes e as vagas são gratuitas. Invejamos o pessoal que ao decidir onde ficar em Mallorca optou pela Praia del Muro.

Algumas dicas de hotéis na Playa del Muro:

Veja mais opções de hotéis na Playa del Muro.

praia do muro onde ficar em mallorca

Praia do Muro. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praia Port de Pollença

A praia da região de Port de Pollença, bem ao norte de Mallorca, é enorme. É uma praia mais urbana, mas com água em vários de tons de azul e bem refrescante, nem um pouco gelada.

A faixa de areia é enorme e há áreas para alugar cadeira e guarda-sol por 10 euros por dia. Mas venta bastante. A praia estacionamento farto e gratuito, vários bares e restaurantes bem na orla (onde almoçamos) e até banheiro público limpo.

Algumas dicas de hotéis em Port de Pollença:

Veja mais opções de hotéis na Praia de Port de Pollença.

praia port pollença onde ficar em mallorca

Praia de Port de Pollença. Foto: Marcelle Ribeiro.

Colonia de Sant Jordi (região dos pins amarelos no mapa)

Ao decidirmos onde ficar em Mallorca, optamos por uma cidade com uma praia não “aproveitável”, mas não nos arrependemos. A razão disso é que a cidade que escolhemos, Colonia de Sant Jordi, que fica na região de Santanyí, atendeu vários outros pré-requisitos nossos.

Em primeiro lugar, embora Colonia de Sant Jordi não tenha uma praia boa para banho (porque é de rochas), ela fica bem próxima das praias da região de Santanyí, onde estão várias das praias mais lindas de Mallorca. Ou seja, em poucos minutos dirigindo estávamos de cara com o marzão lindão de praias que não têm hotéis, como a de Cala Llombards ou as do Parque Natural de Mondragó. (Veja o que fazer em Mallorca e a lista das melhores praias)

Em segundo lugar, Colonia de Sant Jordí tem uma cara de cidade pequena, mas com muitos restaurantes reunidos em uma rua. O que significa que era facílimo achar onde comer sem nem ter que pegar o carro.

Em terceiro lugar, Colonia de Sant Jordí tem pousadas com ótimos preços e um bom custo x benefício. E, por fim, tinha algumas lojinhas, mercadinhos e era bem fácil (e grátis) estacionar.

Leia também: Mallorca | Espanha: Guia completo com todas as dicas para sua viagem

pôr do sol colonia sant jordi onde ficar em mallorca

Pôr do sol em Colonia Sant Jordi. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde ficar em Mallorca: nosso hotel em Colonia de Sant Jordí

Nós nos hospedamos no ótimo Hostal Doris. Vale uma explicação que “hostal” é como os espanhóis chamam um hotel mais com cara de Bed And Breakfast. Os quartos do Hostal Doris ficam nos fundos e no andar de cima de um restaurante/café que pertence ao mesmo dono. A recepção é o balcão do restaurante.

Pensem num atendimento excelente. Foi o que recebemos lá. Os donos são super simpáticos, nos deram mapa, nos explicaram tudo e responderam a mil perguntas. Nosso quarto não tinha grandes luxos, mas era bem decorado, com ar-condicionado que gelava direitinho, Tv, banheiro, tudo limpíssimo. Não tínhamos café da manhã incluído na diária, mas havia um supermercado a 200m de lá. E ainda era possível pagar para tomar café no restaurante do hotel.

Estacionamos nosso carro alugado a poucos passos do hotel de graça, todos os dias, sem problema. Íamos andando para os restaurantes. E de lá tínhamos um pôr do sol lindo! A nota do Hostal Doris no Booking é 9,2 (301 avaliações).

Outras opções em Colonia de Sant Jordi:

Veja mais opções de hotéis em Colonia Sant Jordi.

cama hostal doris onde ficar em mallorca

Hostal Doris, Foto: Booking.com.

Palma de Mallorca (pins azuis do mapa)

Você vai para curtir praia, vai alugar carro então por que ficar em Palma de Mallorca, que até tem praias, mas não tão incríveis como outras da ilha? Bom, essa é uma sugestão para quem tem poucos dias, tipo 4 ou 5 e quer focar nas praias mais do Sul da ilha. Ou ainda se você precisa ficar perto do aeroporto da ilha, que fica em Palma. Ou, por fim, se você pretende ficar em um hostel com quarto compartilhado, opção mais comum em Palma de Mallorca do que em outras regiões.

Palma de Mallorca tem cara de cidade grande, mas seu centro histórico é charmoso e é lá que é melhor se hospedar. Na cidade estão as lojas de grandes marcas, na região de Paseign del Born. Dá para passear pelos jardins do Hort del Rei, entrar na Catedral de Mallorca e na Igreja de Santa Eulália, caminhar no Parc de la Mar, e ver prédios modernistas e lojas de embutidos.

E onde ficar em Palma de Mallorca? Em primeiro lugar, é importante dizer que o melhor é ficar no centro histórico ou bem perto dele. Nós nos hospedamos no centro, no excelente hotel Abelux. Dava para ir a pé de lá até os pontos turísticos de Palma de Mallorca e nos sentimos seguros todo o tempo. Tem uma boa oferta de restaurantes. E foi fácil pegar um ônibus de lá até o porto.

O Abelux tem nota 7,7 no Booking (2.249 avaliações). O hotel era bem decorado, limpo e bem conservado.

Outras opções de onde ficar em Palma de Mallorca:

  1. Palma Port Hostel – Nota 8,4 (1189 avaliações), diária para 2 pessoas em quarto feminino compartilhado R$ 324.
  2. Hostal Pinar – Nota 8,2 (988 avaliações), diária a R$ 349.
  3. Mll Blue Bay – Nota 8 (1884 avaliações) e diária a R$ 384.

Veja mais opções de hotéis em Palma de Mallorca.

hotel abelux onde ficar em mallorca

Hotel Abelux. Foto: Booking.com

Onde ficar em Mallorca fora do verão

Palma de Mallorca (pins azuis do mapa)

Se você vai a Mallorca num período em que não é bom para curtir as praias, eu sugiro que você fique em Palma de Mallorca, que é a principal cidade da ilha e tem muitas atrações culturais e históricas.

As atrações principais de Palma de Mallorca, como falei são a Catedral, os Jardins do Hort del Rei, o Passeig del Born e suas lojas e prédios históricos, além do Parc de la Mar. Se tivéssemos mais tempo em Palma de Mallorca, teríamos ido também à Praia de Portals Vells (que fica perto do centro) e ao Museu da Fundação Pilar e Joan Miró. Outras opções são o Palma Aquarium, e o passeio às grutas Gênova. Aliás, há muitos outros passeios em Palma de Mallorca.

Como eu disse acima, nossa dica de onde ficar em Palma de Mallorca é o ótimo hotel Abelux (nota Booking 7,7). Dele era possível ir a pé até os pontos turísticos de Palma de Mallorca. É uma região segura, com restaurantes e boa oferta de transporte público.

Quem busca outras opções de onde ficar em Palma de Mallorca deve considerar também: Palma Port Hostel, Hostal Pinar e Mll Blue Bay.

Confira mais opções de hotéis em Palma de Mallorca.

onde ficar em mallorca palma igreja

Construção histórica em Palma de Mallorca. Foto: Marcelle Ribeiro.

Valldemossa e Sóller (pins vinhos do mapa)

Outras regiões com atrativos que não são praias são as cidades de Valldemossa e Sóller, que devem ser consideradas na hora de decidir onde ficar em Mallorca. As duas são vilas históricas pequenas e charmosas, com casas e construções de pedras, igrejas, muitas árvores, restaurantes e centrinhos compactos para caminhar. Em Valdemossa tem até um monastério que já foi residência de reis, a Cartuja de Valdemossa. Em Sóller, tem trenzinho turístico.

As duas ficam próximas da cidade de Deia, também com casario lindinho. A desvantagem de ficar nesta região é que ela fica numa serra. Ou seja, toda vez que você quiser sair das vilas vai ter que pegar estradas meio sinuosas.

Algumas opções de hotéis em Sóller:

Sugestões de hotéis em Valldemossa:

Veja mais opções de hotéis em Sóller e em Valldemossa.

trem valdemossa onde ficar em mallorca

Trem em Valdemossa. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Onde ficar em Mallorca – Conclusão

Em conclusão, escolher onde ficar em Mallorca não é a coisa mais simples do mundo, porque é preciso já ter uma ideia de seu roteiro de viagem antes. Mas com as dicas que dei, ficou mais fácil, né? E você, tem outras dicas de onde ficar em Mallorca? Fala para a gente!

Leia também:

Comentários

  1. José Alberto
    04 fev 2020

    Legal, tenho familiares em Mallorca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *