Viagem de carro pelo Brasil – 1 mês em Santa Catarina

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 19/08/2019
Compartilhar este artigo:

Santa Catarina é um destino perfeito para quem quer fazer uma viagem de carro pelo Brasil e quer começar pelo Sul. E olha que eu só visitei as cidades de praia! Mas calma, neste post eu também dou dicas de outras cidades fora do litoral do estado que são lindas e valem a visita!

viagem de carro pelo brasil - ilha de campeche santa catarina

Ilha de Campeche: a praia mais bonita de Florianópolis

Florianópolis – Quando ir

Mas já aviso que para fazer esse roteiro os melhores meses são novembro, março e abril, em que a temperatura para ir à praia é agradável (não está frio ainda e dá para curtir um sol) e não é época de férias.

Isso porque os engarrafamentos na capital de dezembro a fevereiro são insuportáveis. Pior que São Paulo. Tipo: você leva 2h para fzer um trajeto que normalmente levaria 30min de carro.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

 

Quantos dias para conhecer Florianópolis?

Começando por Santa Catarina, uma viagem de carro pelo Brasil se inicia na cidade com o maior aeroporto: Florianópolis. Só em Floripa você pode ficar 1 semana. Mas divida a sua estadia em diferentes pontos da ilha. Ela é comprida e mesmo em épocas sem muito engarrafamento, ir de uma ponta à outra da ilha demora.

 

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Onde ficar em Florianópolis

Para escolher onde ficar em Florianópólis, você deve decidir se vai querer ficar em um bairro só, ou dividir a estadia em mais de 1  bairro.

Se decidir ficar em um só bairro, fique nas pousadas da Lagoa da Conceição. Além de ser um pólo de bares e restaurantes (você vai poder ir à pé), essa região é próxima de praias famosas como a Joaquina e Jurerê.

Quando fui pela primeira vez a Floripa foi na Lagoa da Conceição que fiquei hospedada, no delicioso Hotel Hola.

Da Lagoa da Conceição dá para ir às praias do Norte (as que eu mais gostei) e às do Sul (mais para surfistas) e para a Ilha do Campeche, onde você vai curtir a melhor praia de Florianópolis.

Ter um carro para circular em Florianópolis é super importante. O sistema de ônibus de lá é muito cheio de baldeações e você vai ter que conciliar os horários de vários ônibus para se locomover. E olha que lá eles divulgam os horários e os ônibus até que seguem o previsto! Além disso, você terá que ficar trocando de terminal de ônibus local com alguma frequência. Eu fui de carro a primeira vez e foi ótimo.

Para alugar carro, eu indico e uso a Rentcars. Compare preços em diversas locadoras e pague parcelado!

Na segunda vez, fui sem carro e sozinha e justamente porque sabia dessa restrição de transporte, montei base no Sul, na praia de Campeche, e fiz os passeios só do Sul, de ônibus. E pegando uber ou táxi eventualmente. Fiquei hospedada em um pousada ótima e super bem localizada na praia do Campeche, a Ilha Faceira (saiba mais aqui).

 

Roteiro de 1 semana em Florianópolis

Dia 1Praia de Jurerê + visita ao Forte São José da Ponta Grossa. Almoço no fim da tarde no bairro de Santo Antônio de Lisboa. Noite na Lagoa de Conceição;

Dia 2 Praia na Lagoinha de Ponta das Canas. Depois, pegue o barco para a Costa da Lagoa de Conceição e almoce por lá;

Dia 3 – Parte Leste: Praia Mole + fim de tarde na Lagoa da Conceição;

Dia 4 – Parte Leste: Praia da Joaquina + tarde no centro histórico, com parada no Mercadão;

Dia 5 – Se você surfa, fique na Praia do Campeche;

Dia 6 – Parte Sul de Floripa: Dia na Ilha do Campeche + Pôr do Sol na praia de Ribeirão da Ilha;

Dia 7 – Parte Sul de Floripa: Se você estiver disposto a fazer uma trilha para uma praia selvagem , vá na Lagoinha do Leste, super famosa. Ou então passe o dia na praia do Matadeiro. De qualquer forma, almoce na praia do Pântano Sul.

Depois de conhecer as melhores praias de Florianópolis, hora de continuar a viagem de carro pelo Brasil, mas especificamente por Santa Catarina!

viagem de carro pelo brasil florianopolis jurere

Jurerê, a praia mais famosa de Floripa. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Viagem de carro pelo Brasil – Sul de Santa Catarina

Desça até a Guarda do Embaú, a 54km de Floripa. A Guarda é uma vila praiana bem roots, onde você pega um barco para ir à praia.

Hospede-se ali por 5 dias. Em um deles, vá de carro até a Praia do Pinheira fazer a trilha.

Da Guarda do Embaú dá para fazer um bate-volta até Garopaba (a distância é de 54 KM) ou até mesmo ficar hospedado por lá. É que em Garopaba tem uma vila de praia gostosa, com muitas pousadas e restaurantes.

Na sequência, hora de ir ainda mais para o Sul de Santa Catarina, da Guarda do Embaú para famosa Praia do Rosa (são 47km de distância). Fique 2 dias nesse vilarejo charmoso, onde os ricos catarinenses costumam veranear. Eu fiquei numa pousada incrível na Praia do Rosa e conto tudo aqui.

Em conclusão, essa parte pelas praias do Sul de Santa Catarina do roteiro de viagem de carro pode ficar assim:

Dia 8 – Praia de Guarda do Embaú

Dia 9 – Trilha na Praia de Pinheira (bate-volta de Guarda do Embaú)

Dia 10 – Bate-volta de Guarda do Embaú para Garopaba (que fica a 54km)

Dia 11 – Praia do Rosa – Lado Norte

Dia 12 – Praia do Rosa – Lado Sul + Praia do Luz

roteiro de carro pelo brasil guarda do embau

Guarda do Embaú. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Viagem de carro pelo Brasil – Litoral Norte de SC

Após conhecer o Sul, hora de ir para as praias mais bonitas de Santa Catarina, mas dessa vez ao Norte do Estado.

Suba do Rosa até a cidade de Bombinhas, que tem as praias mais bonitas de Santa Catarina. (Veja aqui um resumo das melhores praias de Bombinhas).

Fique hospedado lá por 6 dias (leia sobre meu hotel em Bombinhas aqui).

Sugiro o seguinte roteiro:

Dia 16 – Bombinhas – Tour a pé por praias pequenininhas: Praia do Embrulho + Praia da Lagoinha + Praia da Sepultura. Almoce e caminhe na praia de Bombinhas (Veja aqui onde comer em Bombinhas);

Dia 17 – Bombinhas – Mirante Eco 360 + Praia da Tainha. Almoce na Praia de Zimbros;

Dia 18 – Bombinhas – Praia de Quatro Ilhas. Almoço e caminhada na praia de Bombas;

Dia 19 – Bombinhas – Bate-volta para um passeio de barco pra ilha de Porto Belo;

Dia 20 – Bombinhas – Praia de Canto Grande de Fora ou Mariscal. Almoço na praia de Canto Grande de Dentro, com pôr do sol;

Dia 21 – Bombinhas – Se você curte mergulho de cilindro, vá à Ilha do Arvoredo;

Praia da Sepultura, em Bombinhas

Praia da Sepultura, em Bombinhas. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Balneário Camboriú

Em seguida, vá de Bombinhas até Balneário Camboriú (são apenas 37 KM), cidade onde você deve passar 2 dias inteiros. Hospede-se no centro (veja aqui onde se hospedar em Balneário Camboriú)

Considere 3 dias se quiser conhecer o Parque Beto Carreiro. Como eu tenho problema de coluna, eu não conheci, mas os blogs Viajo com Filhos, Atravessar Fronteiras, Destinos por Onde Andei, Viagem em Detalhes e Mochilão Barato foram e contam aqui como foi.

Continuando nosso roteiro, ele ficaria assim:

Dia 22 – Balneário Camboriú – Parque Unipraias (bondinho) + Praia de Laranjeiras. Caminhada no Molhe Sul. Almoço no centrinho de Balneário (Veja aqui onde comer em Balneário Camboriú);

Dia 23 – Balneário Camboriú – Praia de ondas de Estaleirinho + almoço no centro da cidade + caminhada na Passarela Pontal Norte;

Dia 24 – Balneário Camboriú – Bate-volta ao Beto Carrero World;

 

Praia das Laranjeiras Balneário Camboriú

Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú. Foto: Marcelle Ribeiro.

Viagem de carro pelo Brasil: interior de SC

Vale do Itajaí

De Balneário Camboriú você pode retornar para Floripa e encerrar a viagem de carro pelo Brasil nesta parte catarinense.

Ou pode continuar viajando para o Norte, para conhecer o Vale do Itajaí e cidades como Blumenau e Pomerode, de colonização alemã, cachoeira em Doutor Pedrinho e rafting em Apiúna. Eu não fui ainda, mas o site Viagem e Turismo tem um roteiro de 5 dias prontinho para essa região. E também indico a leitura dos  blogs Vida de Turista e Casa de Doda.

Interior no Sul de Santa Catarina

O Sul de Santa Catarina também tem cidades no interior que valem a visita. Uma delas é Praia Grande, de onde saem passeios para os Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra. Veja como organizar um roteiro pelos cânions e cachoeiras da região.

Outra cidade fofa é Nova Veneza, que tem gôndola, museu do imigrante, construções históricas bonitas e mais. A  Daniela, do blog D&D Mundo Afora, conta o que fazer em Nova Veneza Santa Catarina.

 

Conclusão

Em conclusão: Santa Catarina tem atrações para quase um mês inteiro! E olha que se você quiser curtir cada praia, vai levar ainda mais tempo! Vale a pena demais! Ah, e a água é fria, mas eu, que sou baiana, curti bastante mesmo assim. Dá para entrar na água sim!! É só um pouquinho mais fria que o água da praia do Rio.

 

Leia mais:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Oi Marcelle,

    O post ficou ótimo, bem completo e com dicas dos principais lugares. Obrigada por citar o Casa de Doda!
    Beijo,
    Márcia

  2. 27 fev 2019

    Estou indo pela primeira vez para Florianópolis e o post me ajudará bastante a fazer as melhores escolhas na ilha. Pena que só ficarei dois dias, mas já prevejo um retorno para ver tantas atrações e belezas.
    Obrigada pela menção ao Destinos por onde andei… e por compartilhar este verdadeiro guia sobre Floripa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *