Para fanáticos por futebol na Argentina: museu do Boca Juniors e La Bombonera

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 03/09/2019
Compartilhar este artigo:

 

buenos-aires-bombonera3

Uma das taças do Boca no campo de La Bombonera. Foto: Marcelle Ribeiro.

A visita ao estádio La Bombonera, do Boca Juniors, time argentino, é considerada obrigatória por fanáticos por futebol que visitam Buenos Aires, como o meu marido. E como a viagem era o presente de aniversário dele, é claro, fomos lá conferir o estádio, com direito a tour guiado e passeio no Museo de la Pasión Boquense, o museu do Boca.

O estádio fica no bairro de La Boca, considerado perigoso para turistas, alvos fáceis para ladrões mesmo em plena luz do dia. O bairro é beeem caidinho, com ruas feinhas e sem muito movimento. Por isso, a única coisa que conhecemos lá foi a Bombonera e o Museo Boquense (porque meu marido não fazia a menor questão de conhecer o Caminito, a outra atração do bairro, e eu já não tinha achado graça do Caminito quando fui a Buenos Aires pela primeira vez). Fomos de táxi e voltamos de táxi.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

O Museo de La Pasión Boquense cobra 3 tipos de ingresso. Você pode conhecer apenas o museu (cujo ingresso está custando hoje 35 pesos), ou o museu + visita expressa (em que você tem uma vista panorâmica do estádio das arquibancadas populares, numa visita sem limite de tempo, mas que em geral dura 20 minutos. Hoje esse combo custa 45 pesos) ou o museu + estádio tour (que é uma visita guiada, que dura 1 hora. Este combo custa 50 pesos).

Nós fizemos o combo mais completo, o do museu + estádio tour. Não é necessário agendar a visita guiada. Na fila para comprar o ingresso, você verá uma plaquinha anunciando o horário do próximo estádio tour. Os tours acontecem de hora em hora, o primeiro às 11h e o último às 17h.

buenos-aires-bombonera2

Detalhes de La Bombonera, casa do Boca Juniors. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fizemos o tour antes de conhecer o museu. No tour, você visita as cadeiras especiais, a arquibancada, e pisa num micro pedaço do gramado. Também vê a área em que os jogadores dão entrevistas (que é um beco de passagem, horrível). Mas não vê o vestiário. A guia explica algumas histórias interessantes do time, em espanhol, português e inglês (ela primeiro fala em uma língua e depois traduz para as outras). Mas… honestamente? Achei fraquinho. Uma hora inteira para ver o estádio de todos os ângulos possíveis me pareceu demais.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Uma das poucas coisas que gostei foi saber da história do 12o integrante do Boca: a torcida organizada, que tem até lugar marcado na arquibancada.

buenos-aires-bombonera1

O número 12 mostra que aquele é o lugar da torcida organizada. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois da visita, fomos conhecer o museu propriamente dito. Levamos uma hora para ver tudo, mas só por que resolvemos ver os dois vídeos sobre o Boca Juniors disponíveis. O museu mesmo é bem fraquinho: umas telas com dados de todas as partidas já jogadas pelo Boca e vídeos de gol; um painel com fotos antigas de jogadores, um painel com o nome de pessoas que já ajudaram o Boca; camisas antigas do clube, taças antigas e estátua de Maradona. A única coisa mais legal foi um vídeo em que você assiste um jogo da perspectiva do jogador. O Museu do Futebol, em São Paulo, é bem mais legal.

Não assistimos a nenhum jogo lá, porque achávamos que não haveria nenhum jogo nos dias em que estaríamos em Buenos Aires. Mas chegando lá, descobrimos que haveria sim. Porém, também descobrimos que é bem difícil conseguir ingressos. Para quem quer assistir a um jogo do Boca na Bombonera, há uma empresa que vende para turistas um pacote com transfer do hotel + jogo, mas não estou conseguindo descobrir o nome agora (alguém sabe?), assim que lembrar, coloco aqui.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

Museo de la Pasión Boquense e La Bombonera
Endereço: Brandsen 805 – Boca.
Como chegar: Linhas de ônibus: Na Rua Brandsen passam o 25 / 46 / 86. Passam na Av Almirante Brown: 29 / 53 / 152 / 168 / 64. Passam na Av Patricios: 22/24 / 39 / 70 / 39.
Preços: Adultos – 35 pesos (só o museu), 45 pesos (visita express+ museu) ou 50 pesos (estádio tour + museu). Crianças: 20 pesos (só o museu), 25 pesos (visita express+ museu) ou 30 pesos (estádio tour + museu).
Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 10 às 18 horas. Há mudança de horário em dias de jogo em La Bombonera.
Telefone: Tel (54 11) 4362-1100

Leia também:

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 29 fev 2012

    Naveguei navegando e cheguei aqui no seu blog. Gostei. Tb olho promoções de passagens mesmo q não esteja pensando em viajar…vício…rsss
    eidia
    http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com

  2. 29 fev 2012

    Leda,
    Obrigada pela visita. Que bom que gostou. Volte sempre!
    Abraço,
    Marcelle

  3. Ademar
    15 abr 2012

    Oi, estou indo pra Buenos Aires no proximo mes, gostaria de assitir um jogo lá. Voce ja conseguiu o nome da empresa que vende o ingresso com transf hotel ? desde ja lhe agradeço…

  4. 03 jul 2012

    Oi Marcelle,
    Estou indo para BsAs semana que vem.Além de mim e do meu marido, estou indo com meus filhos. Estou pegando todas as dicas aqui para fazer o nosso roteiro.
    Duas duvdias: Ng aqui em casa gosta é apaixonado por futebol. Acha que vale a pena o tour mais rapido?
    Vc viu aquele onibus que tem traducao? Achei interessante por causa das crianças?

  5. 03 jul 2012

    Febecken, eu não iria ao Museu Boquense e ao estádio se não tivesse que agradar ao meu marido, que ama futebol. Tanto que da primeira vez que fui a Buenos Aires, nem entrei lá, apesar de ter ido no bairro La Boca. Se vocÊ já visitou o Museu do Futebol no estádio do Pacaembu, em São Paulo, vai ficar decepcionada com o estádio Bombonera. Eu já fui também ao estádio do Barcelona, que é excelente. Perto do Museu do Futebol e do Barcelona, o Museu Boquense e a La Bombonera são muuito caididinhos…
    Mas se você ficar com a pulga atrás da orelha, vá e faça o tour mais rápido. Se os seus filhos nunca entraram num estádio de futebol, provavelmente vão gostar. Depois escreva aqui para dizer o que achou, ok?
    Ah, não andei nesse ônibus com tradução em Buenos Aires não, nem sei como ele funciona. Sorry…
    Abraço,

  6. wellingthon campos
    25 ago 2016

    Vou para argentina em outubro, gostaria de ir no jogo do Boca Juniors como consigo ingresso? melhor comprar quando estiver lá, ou por aqui em alguma agencia no Brasil

    • 28 ago 2016

      Wellington,
      Se conseguir comprar pela internet ou por agência, melhor. Os ingressos do Boca são sempre super disputados, porque o estádio é beeeeem menor do que a torcida do Boca.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *