15 parques nacionais do Brasil para conhecer (+ lista completa)

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 01/07/2020

Para quem gosta de natureza, visitar um dos 74 parques nacionais do Brasil é um programa imperdível! Alguns parques não têm muita infraestrutura para receber turistas ou até nem são abertos ainda à visitação, mas outros são super visitados. Algumas vezes, você nem imagina que está dentro de um parque nacional. Vamos listar todos os parques neste post e falar um pouco sobre 15 entre os melhores parques nacionais do Brasil que já visitei. Separamos tudo por estado para facilitar a leitura.

Parques Nacionais no Rio de Janeiro
Parques Nacionais em São Paulo
Parques Nacionais em Minas Gerais
Parques Nacionais no Espírito Santo
Parques Nacionais na Bahia
Parques Nacionais no Ceará
Parques Nacionais em Pernambuco
Parques Nacionais no Rio Grande do Norte
Parques Nacionais no Piauí
Parques Nacionais no Maranhão
Parques Nacionais no Sergipe
Parques Nacionais no Paraná
Parques Nacionais no Rio Grande do Sul
Parques Nacionais em Santa Catarina
Parques Nacionais no Mato Grosso
Parques Nacionais no Mato Grosso do Sul
Parques Nacionais em Goiás
Parques Nacionais no Distrito Federal
Parques Nacionais no Tocantins
Parques Nacionais no Amazonas
Parques Nacionais no Pará
Parques Nacionais em Roraima
Parques Nacionais em Rondônia
Parques Nacionais no Amapá
Parques Nacionais no Acre

Parques Nacionais no Rio de Janeiro

1 – Parque Nacional da Tijuca

Localizado na capital do Rio de Janeiro, esse é um parques nacionais do Brasil que precisa estar na lista de qualquer turista (principalmente dos cariocas). Apesar de pequeno, ele é deslumbrante. Lá, você pode fazer trilhas de dificuldade média a difícil como a da trilha da Pedra Bonita e a do trilha do Pico da Tijuca.

Porém, o ponto alto de qualquer passeio no parque é a visita à estátua do Cristo Redentor, uma das maravilhas do mundo moderno. É um passeio lindo e fácil, que não requer trilha. Veja como visitar o Corcovado. E se você está planejando uma viagem ao Rio e quer deixar seu ingresso para o Cristo Redentor garantido, basta entrar no site da Get Your Guide.

Para conhecer tudo, você vai levar 3 ou 4 dias.

parques-nacionais-do-brasil-tijuca

O Cristo Redentor fica no Parque da Tijuca. Foto: Alexandre Macieira/Riotur

2 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Esse parque fica na Região Serrana e é muito procurado por suas trilhas e vistas. E opções não faltam: são mais de 200 quilômetros de trilhas dentro do parque, de dificuldade fácil a difícil! Algumas podem durar dias! Um dos pontos altos é o “Dedo de Deus”, uma montanha que é um símbolo do Estado do Rio de Janeiro. Mas existem várias outras atrações para todos os gostos e fôlegos.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem 3 sedes e eu já visitei as 3 (clique no nome da cidade para ver as informações): Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim (que ficam entre 65km a 97km da capital). Reserve 1 dia para cada sede, se não quiser fazer a travessia entre elas.

dedo-de-deus-serra-dos-orgaos

O Dedo de Deus é um dos símbolos da Serra dos Órgãos. Foto: Marcelle Ribeiro

3 – Parque Nacional de Itatiaia

O mais antigo entre todos os parques nacionais do Brasil, o de Itatiaia é um verdadeiro convite para quem gosta de natureza. Especialmente na Parte Baixa, é possível chegar às cachoeiras fazendo caminhadas curtas, de menos de 1 quilômetro. A Parte Alta tem trilhas mais puxadas.

O Parque fica na cidade de Itatiaia, a 183km da capital, na região sul, bem perto da divisa com São Paulo. Veja um roteiro de 3 dias em Itatiaia e Penedo.

parques-nacionais-do-brasil-itatiaia

O Parque Nacional de Itatiaia é o mais antigo do Brasil. Foto: Marcelle Ribeiro

4 – Parque Nacional Restinga de Jurubatiba

Parques Nacionais em São Paulo

5 – Parque Nacional da Serra da Bocaina

A  Serra da Bocaina tem cachoeiras lindas, mas ainda é um parque nacional do Brasil que vem sendo descoberto pelos turistas. Até pouco tempo, as estradas da região eram precárias e o acesso só era possível com carros com tração nas 4 rodas, mas isso tem mudado. Você conhece a região em 3 ou 4 dias.

As principais atrações ficam perto de São José do Barreiro e Bananal, que ficam em São Paulo, mas a 206 km da capital do Rio de Janeiro (e a 270km da capital paulista). Veja as melhores cachoeiras da Serra da Bocaina e um guia completo para você planejar sua viagem para lá.

serra-da-bocaina-vista

A Serra da Bocaina fica na divisa entre Rio e São Paulo. Foto: Marcelle Ribeiro

Parques Nacionais em Minas Gerais

6 – Parque Nacional da Serra da Canastra

7 – Parque Nacional da Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um dos parques nacionais do Brasil com cachoeiras de lá são deliciosas. Contudo, para chegar a algumas delas é preciso ter fôlego porque as trilhas são longas, mas planas. Porém, de dificuldade média em geral.

Além disso, a cidadezinha, a 97km de Belo Horizonte, também é um charme. Veja como ir, quando ir e onde ficar na Serra do Cipó. Eu fiz um roteiro de 4 dias nas cachoeiras da região, tempo necessário para conhecer as principais atrações de lá.

parques-nacionais-do-brasil-serra-do-cipo

A Serra do Cipó tem cachoeiras belíssimas. Foto: Marcelle Ribeiro

8 – Parque Nacional da Serra do Gandarela

9 – Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu

10 – Parque Nacional Grande Sertão Veredas

11 – Parque Nacional das Sempre-Vivas

Parques Nacionais no Espírito Santo

12 – Parque Nacional de Caparaó

Parques Nacionais na Bahia

13 – Parque Nacional da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos mais incríveis parques nacionais do Brasil. São 300 quilômetros de trilhas de nível fácil a difícil, com atrações como cachoeiras, canoagem, cavernas e pinturas rupestres. Veja como organizar uma visita para a Chapada Diamantina.

Normalmente, os turistas dividem sua estadia entre as cidades de Lençóis (a 430 km de Salvador) e Mucugê (a 480km da capital). Veja onde se hospedar na Chapada Diamantina e onde comer por lá. Para conhecer apenas as atrações próximas a esta duas cidades, você deve reservar 5 dias inteiros. Contudo, se quiser fazer trekkings pelas regiões do Vale do Capão ou Vale do Pati, reserve mais dias (e se prepare para dormir na casa de nativos).

Eu já estive lá algumas vezes e tenho vários posts sobre a Chapada Diamantina para você organizar seu roteiro por lá.

chapada-diamantina-vista

A Chapada Diamantina fica no estado da Bahia. Foto: Marcelle Ribeiro

14 – Parque Nacional do Descobrimento

15 – Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

16 – Parque Nacional do Monte Pascoal

17 – Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba

18 – Parque Nacional do Pau Brasil

19 – Parque Nacional da Serra das Lontras

20 – Parque Nacional do Alto Cariri

21 – Parque Nacional de Boa Nova

22 – Parque Nacional do Boqueirão da Onça

Parques Nacionais no Ceará

23 – Parque Nacional de Jericoacoara

Jericoacoara é bem diferente dos outros parques nacionais do Brasil porque tem praias lindas e outras paisagens, como a Pedra Furada, muito procuradas pelos turistas.

Há muito o que fazer em Jericoacoara, que é super adaptada ao turismo. Fiz vários posts sobre lá e tenho dicas sobre quando e como ir e onde ficar em Jericoacoara e além de onde comer. Reserve  4 dias pra conhecer.

parques-nacionais-do-brasil-jericoacoara

O lindo pôr-do-sol de Jericoacoara. Foto: Marcelle Ribeiro

24 – Parque Nacional de Ubajara

Parques Nacionais em Pernambuco

25 – Parque Nacional do Catimbau

26 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Toda a ilha de Fernando de Noronha é um grande parque nacional do Brasil, criado para proteger um ecossistema único e os animais que estão em extinção. É por isso que o turismo lá é controlado, com limite de visitantes por dia e controle de horário em algumas praias.

A ilha tem algumas das praias mais bonitas do país e trilhas de nível fácil a difícil com vistas impressionantes. Sem contar os passeios no mar para ver golfinhos, tubarões e outros animais.

Tenho vários posts sobre Fernando de Noronha onde explico as principais atrações e como montar um roteiro por lá. Reserve uma semana pra conhecer.

fernando-de-noronha-praia

Fernando de Noronha tem controle de visitantes. Foto: Marcelle Ribeiro

Parques Nacionais no Rio Grande do Norte

27 – Parque Nacional da Furna Feia

Parques Nacionais no Piauí

28 – Parque Nacional da Serra da Capivara

29 – Parque Nacional da Serra das Confusões

30 – Parque Nacional de Sete Cidades

Parques Nacionais no Maranhão

31 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Um dos mais diferentes parques nacionais do Brasil, os Lençóis Maranhenses são deslumbrantes porque os lagos criados pelas chuvas nas dunas de areia são únicos! Eles se espalham pelo Maranhão, mas as duas cidades que mais recebem os turistas são Barreirinhas e Santo Amaro. Atins também é muito procurada, principalmente pelos estrangeiros. Eu tenho dicas de onde ficar  nos Lençóis Maranhenses.

É importante saber quando ir aos Lençóis Maranhenses, para não se decepcionar na época errada. Além disso, eu tenho dicas de roteiros e muitas outras informações sobre os passeios e onde comer por lá. Fique de 5 a 6 dias.

Assista um vídeo com dicas dos Lençóis Maranhenses:

32 – Parque Nacional da Chapada das Mesas

Leia sobre a Chapada das Mesas no blog Mala de Aventuras.

Parques Nacionais no Sergipe

33 – Parque Nacional Serra de Itabaiana

Parques Nacionais no Paraná

34 – Parque Nacional do Iguaçu

É claro que as cataratas do Iguaçu estão entre os parques nacionais do Brasil mais visitados todos os anos. É maravilhoso lá!

Além das cataratas, a região, a 640 km de Curitiba, também tem o Parque das Aves, a Hidrelétrica de Itaipu e até um templo budista. Para completar, Foz do Iguaçu fica na fronteira com a Argentina, onde muitos brasileiros aproveitam para fazer compras e jantar.

Para quem está planejando uma viagem para Foz do Iguaçu, tenho dicas de onde ficar, como se locomover e até sugestão de roteiro. Fique de 4 a 5 dias.

Reserve seu passeio para Hidrelétrica de Itaipu

cataratas-brasileiras-iguacu

Todo brasileiro deveria conhecer as cataratas do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

35 – Parque Nacional dos Campos Gerais

36 – Parque Nacional Guaricana

37 – Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

38 – Parque Nacional de Saint Hilaire/Lange

39 – Parque Nacional do Superagui

Parques Nacionais no Rio Grande do Sul

40 – Parque Nacional de Aparados da Serra

Os parques nacionais de Aparados da Serra e o da Serra Geral são dois parques nacionais do Brasil que são vizinhos e podem ser visitados a partir de Cambará do Sul, cidade a 200km de Porto Alegre. Em 2 ou 3 dias inteiros você conhece os dois parques e faz os passeios mais legais.

No Aparados da Serra, os destaques são o Cânion do Itaimbezinho (dificuldade média) e a Trilha do Rio do Boi, que é feita na parte baixa do cânion, mas tem um nível alto de esforço.

Além disso, a região tem outros passeios para conhecer cachoeiras e até andar de cavalo. Eu fiz um post com um roteiro para sua viagem por lá e outro sobre onde comer na região.

parques-nacionais-do-brasil-aparados-da-serra

O cânion do Parque Nacional de Aparados da Serra. Foto: Marcelle Ribeiro

41 – Parque Nacional da Serra Geral

O grande destaque do parque é o cânion Fortaleza, o maior cartão-postal de Cambará do Sul, a a 200km de Porto Alegre. Em um dia claro, a visibilidade chega a 30 quilômetros!

Fora do parque, mas ainda na região de Cambará do Sul, é possível aproveitar diversas opções de turismo de aventura. Veja como chegar e onde ficar em Cambará do Sul.

serra-geral-vista-canion

A visibilidade na Serra Geral pode chegar a 30 quilômetros. Foto: Marcelle Ribeiro

42 – Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Parques Nacionais em Santa Catarina

43 – Parque Nacional das Araucárias

44 – Parque Nacional de São Joaquim

45 – Parque Nacional da Serra do Itajaí

Parques Nacionais no Mato Grosso

46 – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

É um parque enorme, que fica a 68km de Cuiabá, com cachoeiras, trilhas, cavernas e mirantes. Eu fiquei apenas um dia e meio por lá e preciso voltar para ver o que não consegui conhecer.

Um dos destaques é o Mirante da Cachoeira Véu de Noiva, onde além da queda d’água conseguimos ver araras vermelhas. O Circuito das Cachoeiras também é imperdível! Eu falo tudo sobre esses passeios em um post com todas as dicas do Parque. Também escrevi sobre onde ficar, onde comer e como chegar lá.

parques-nacionais-do-brasil-chapada-dos-guimaraes

A Chapada dos Guimarães tem cachoeiras lindas. Foto: Marcelle Ribeiro

47 – Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Parques Nacionais no Mato Grosso do Sul

48 – Parque Nacional de Ilha Grande

49 – Parque Nacional da Serra do Bodoquena

Parques Nacionais em Goiás

50 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Um dos mais legais parques nacionais do Brasil, a Chapada dos Veadeiros fica a 260 km de Brasília.

Por lá, você encontra cachoeiras incríveis, muitas trilhas e o Vale da Lua, que já foi até cenário de novela. Eu conto tudo no post onde detalho o meu roteiro por lá.

Existem 3 cidades que recebem turistas na Chapada: São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Passei 4 dias apenas conhecendo as atrações próximas de São Jorge, mas quero voltar para visitar as outras. Acho que para ver tudo, você deve reservar de 7 a 10 dias.

Veja onde ficar na Chapada dos Veadeiros  e também de onde comer!

chapada-dos-veadeiros-cachoeira

A Chapada do Veadeiros fica no Estado de Goiás. Foto: Marcelle Ribeiro

51 – Parque Nacional das Emas

Parques Nacionais no Distrito Federal

52 – Parque Nacional do Distrito Federal

Parques Nacionais no Tocantins

53 – Parque Nacional do Araguaia

Parques Nacionais no Amazonas

54 – Parque Nacional de Anavilhanas

Saiba mais sobre o parque de Anavilhanas no blog Let’s Fly Away, que escreveu sobre o que fazer na Floresta Amazônica.

55 – Parque Nacional dos Campos Amazônicos

56 – Parque Nacional do Jaú

Estive no Parque Nacional do Jaú, a um dia de barco de Manaus, em uma viagem de trabalho e, mesmo assim, pude conhecer algumas atrações de lá, como o passeio para ver os jacarés à noite e caminhadas pela floresta.

Veja como se preparar para uma viagem à Amazônia.

parques-nacionais-do-brasil-jau

O Parque Nacional do Jaú preserva a Floresta Amazônica. Foto: Marcelle Ribeiro

57 – Parque Nacional do Juruena

58 – Parque Nacional Mapinguari

59 – Parque Nacional Nascentes do Lago Jari

60 – Parque Nacional do Pico da Neblina

Parques Nacionais no Pará

61 – Parque Nacional da Amazônia

62 – Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

63 – Parque Nacional do Jamanxim

64 – Parque Nacional do Rio Novo

65 – Parque Nacional da Serra do Pardo

Parques Nacionais em Roraima

66 – Parque Nacional do Monte Roraima

67 – Parque Nacional Serra da Mocidade

68 – Parque Nacional do Viruá

Parques Nacionais em Rondônia

69 – Parque Nacional de Pacaás Novos

70 – Parque Nacional da Serra da Cutia

71 – Parque Nacional do Acari

Parques Nacionais no Amapá

72 – Parque Nacional do Cabo Orange

73 – Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Parques Nacionais no Acre

74 – Parque Nacional da Serra do Divisor

Curiosidades sobre os Parques Nacionais do Brasil

O que são parques nacionais?

Parques nacionais são áreas de conservação, ou seja, são áreas que têm como principal objetivo proteger ecossistemas naturais de grande importância ecológica. Os parques podem ser usados como atração turística, mas essa atividade não pode prejudicar a natureza.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é o órgão responsável por fiscalizar os parques nacionais brasileiros.

Quantos parques nacionais existem no Brasil?

Segundo o ICMBIO, existem 74 parques nacionais brasileiros divididos em 25 estados. Apenas Alagoas e Paraíba não possuem áreas de preservação desse tipo. A Paraíba já discute a criação do Parque Nacional da Serra do Teixeira, mas a iniciativa ainda não saiu do papel.

Qual foi o primeiro parque nacional criado no Brasil?

O primeiro parque nacional do Brasil foi o de Itatiaia (RJ). Ele foi criado no dia 14 de junho de 1937 por um decreto do então presidente Getúlio Vargas.

Já o parque nacional mais novo é o do Boqueirão da Onça, na Bahia, criado no dia 5 de abril de 2018.

Qual é o maior parque nacional do Brasil?

O maior entre todos os parques nacionais do Brasil é o Montanhas do Tumucumaque, no Amapá. Com mais de 3,8 milhões de hectares (o equivalente a 30 cidades do Rio de Janeiro), ele é o maior parque de floresta tropical do mundo.

Qual é o menor parque nacional do Brasil?

Já o menor entre todos os parques nacionais do Brasil é o da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele tem aproximadamente 40 quilômetros quadrados. Apesar disso, ele é o parque nacional mais visitado de todo o país. Um dos principais atrativos é a estátua do Cristo Redentor. Em 2019, mais de 2,9 milhões de pessoas estiveram por lá.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *