Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/11/2023

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana, que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. Renata Florio
    29 dez 2014

    Oi Marcelle, uma dúvida boba. As malas tem que ser despachadas em algum bagageiro do vagão ou se entra com a mala e lá dentro tem algum compartimento para guardá-las ? No caso de ter que despachar, nos dão algum ticket ou comprovante ? Obrigada,

    • 02 jan 2015

      Oi, Renata,
      As malas vão nos mesmos vagões de passageiros. Há espaços para colocá-las ao lado das cadeiras onde os passageiros sentam. Mas não é possível prendê-las ou trancá-las. São apenas prateleiras de ferro onde todo mundo coloca as malas. Não há qualquer tipo de recibo para as malas. E os próprios passageiros é que carregam as malas e colocam nas prateleiras. Não há nenhum funcionário para ajudar. Eu procuro sentar perto do local onde coloco as malas e fico de olho.
      Abraço,

  2. ALEXANDRE ARAUJO
    29 jan 2015

    Olá!
    Estou com passagem para Maio e só faltam as passagens de trem na Itália ( 3 adultos ).
    No site da Raileurope cobra 45 Euros de taxa, na Tremitalia ( site do Brasil ) cobra R$60,00 e na Trenitalia pelo que vi não cobra taxa só que apenas aceita quem tem residência ( cadastrados ) e para não cadastrados o email tem que ser .it não aceita .com.br nem .com. Você sabe como contornar isso?

    • 02 fev 2015

      Olá, Alexandre,
      O site da Trenitalia deve estar com algum problema, porque eles vendem passagens para pessoas que não moram na Itália. A compra também independe do email da pessoa. Tente mais tarde, vai dar certo. A RailEurope cobra mais caro porque não é ela que presta serviço, pois RailEurope é um site de revenda de passagens de trens de várias companhias do mundo. A Trenitalia é que é a empresa de trem mesmo.
      Abraço,

  3. Marcelo
    19 fev 2015

    Olá,

    O site Trenitalia solicita o cadastro para realizar a compra das passagens. Nesse cadastro, exigem um endereço italiano para entrega de um cartão. Alguém conseguiu comprar sem se cadastar?

  4. Mayte
    26 abr 2015

    Olá, td bem ?
    Estou tentando me cadastrar no site da tren Itália e não da certo, não aceita meu número de código fiscal, o que devo por nesse lugar ?
    Obrigada

    • 27 abr 2015

      Oi, Mayte,
      Tente novamente mais tarde. O site da Trenitália de vez em quando dá alguns problemas mesmo. A compra é segura, mas nem sempre é possível de primeira.
      Abraço,

  5. Andrew Zelinski
    03 maio 2015

    Olá, minha duvida é o seguinte, eu tenho que comprar os bilhetes de passagens de trem com horario. minha duvida é essa, como vou saber o horário das visitas… e se eu atrasar, perco o bilhete? ou posso comprar sem horario?
    Obrigado

    • 06 maio 2015

      Oi, Andrew,
      Depende de que cidade você vai visitar. Se você pegar os trens regionais (que normalmente ligam cidades pequenas), o tíquete serve para o dia todo. Você pode pegar o trem em qualquer horário. Apenas no caso dos trens rápidos (que ligam cidades grandes ou muito famosas, como Roma a Veneza. Nápoles a Roma) é que você tem que pegar o trem no horário marcado no tíquete.
      Abraço,

  6. Andrew Zelinski
    03 maio 2015

    Olá, tem algum trem que saia de Pompeia com destino Positano? ou algum outro meio de locomoção?
    Obrigado

  7. Luiza Ferreira
    07 maio 2015

    Oi Marcelle. Fantásticas as suas dicas. Objetivas e esclarecedoras.
    Como gostamos de tudo bemmmm esclarecido, rs rs, gostaria de alguns conselhos com relação ao meu roteiro e se devo comprar todos os trechos de trem com antecedência.
    Milão – Veneza
    Veneza – Florença
    Florença – Roma
    Em Florença e Roma pretendemos fazer alguns bate/volta em cidades próximas. Quais as suas sugestões. Obrigada.

    • 11 maio 2015

      Olá, Luiza,
      Compre esses trechos com antecedência sim, pois você usará o trem rápido para fazê-los, que oferece passagens com desconto se comprar com antecedência. Além disso, evita o risco de não encontrar passagem se deixar para comprar em cima da hora. Para os bate-volta para cidades menores, você usará os trens regionais. Daí nesse caso não é preciso comprara com antecedência.
      Abraço,
      Marcelle

  8. Fátima
    20 jun 2015

    Olá Marcelle,
    Estou no site da Trenitalia para comprar o trecho Roma – Firenze, dois adutos e 1 criança.
    A criança ficou gratuito mas não perguntam a idade, isso pode ser um problema depois, ele ocupa um lugar (6 anos).
    Obrigada Fátima

  9. Marco
    02 jul 2015

    Marcelle, Boa tarde, vou chegar em Milão no dia 15/09 e sair para Roma dia 16/09 as 16 horas. É um bom horário? Qual o preço mais em conta e qual trem. Pretendo chegar em Roma e alugar um carro para ir nas cidades do interior e principalmente na toscana, como Cortona, Verona, Pisa, Imola, Maranello e outras. Você acha interessante alugar um carro, ou ir de trem para esses lugares. O preço que aparece é pra duas pessoas e está em real ou euro.Fica mais em conta voltar também de trem ou alugar um carro em Roma e subir até Milão. Estamos com duas malas médias de viagem. Elas cabem normalmente na 2ª classe. Obrigado desde já e parabéns pelas dicas.

    • 04 jul 2015

      Oi, Marco,
      Nunca fui a Milão, não saberia te dizer se 1 dia é o suficiente para conhecer a cidade. Você consegue informações sobre trens (preços, horários, etc), no site da Trenitália, cujo link está no texto desse post.
      Quando fui à Toscana, fui de trem, pois meu marido não queria dirigir no exterior e eu não sei dirigir. Mas sei que muitas pessoas alugam carro por lá e parece ser uma opção interessante para quem quer ir a lugarejos onde o trem não chega. Nunca orcei aluguel de carro por lá. O ideal é você fazer uma simulação de aluguel de carro em sites de locadoras e simular também a compra de passagens no site da empresa de trem, para saber o que vale a pena. Não esqueça de adicionar o valor da gasolina (um ótimo site para isso é o da Michelin, que te informa quanto você vai gastar em combustível e pedágio para fazer os trajetos que quer – http://www.viamichelin.pt/web/Itinerarios).
      Os trens não têm limite de malas (nem de quantidade nem de peso). Você pode levar quantas quiser, desde que você mesmo consiga colocá-las no trem, pois não há ninguém para ajudar. Sim, há espaço para elas, mas o que pode acontecer é elas ficarem no mesmo vagão que o seu assento, mas só haver espaço para elas em outra ponta do vagão, não tão perto da sua vista.
      Abraço,

  10. PAULO COSTA
    10 set 2015

    Vejo sempre seu post, já anotei várias dicas, estou montando um roteiro pela Europa com a esposa, que será a primeira, e por isso muita insegurança. Vc pode indicar, qual seria a melhor opção para ir de Veneza a Salzburg de trem? Seria por Innsbruk, Munique ou Villac? não encontrei um trem direto para Salzburg. Obrigado.

    • 15 set 2015

      Oi, Paulo, no site da empresa de trem austríaca, a OBB (http://www.oebb.at/) aparecem opções mais rápidas do que as mostradas no site da empresa italiana (trenitalia.com). Mas todas fazem paradas no caminho, até porque o trecho é longo. Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *